17296
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Brincadeiras de origem africana

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre reconhecer as brincadeiras de origem africana como elemento formador da cultura local.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Karina Steluti Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e YouTube.

Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos

Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos o seguinte vídeo:
     - Amarelinha africana, disponível aqui.

Peça para registrarem se a conheciam ou não, e se já brincaram com essa amarelinha.

Contextualização
Encaminhe o slide da contextualização, apresentado no plano original, insira as perguntas e peça para fazerem o registro individualmente.

Encaminhe também o vídeo da música apresentado no slide e indicado como material complementar nas orientações do plano original.

Problematização
Encaminhe os slides da problematização, apresentados no plano original, e peça para fazerem o registro.

Ação propositiva
Encaminhe o texto previsto no plano original, disponível aqui.

Peça aos alunos que pesquisem imagens que retratem as brincadeiras apresentadas no texto, e façam um registro da imagem e do texto.

Veja o modelo a seguir:

 

Peça para acrescentarem outras brincadeiras que conheçam e não constem do texto.

Sistematização
A ideia é criar um jogo de memória que tenha, de um lado, a imagem da brincadeira e, do outro, o nome.

Exemplo:

 

Para elaborar o jogo da memória, todos os alunos alunos precisarão:
     1. Assistir ao tutorial “Crie um jogo da memória com imagens”, disponível aqui;
     2. Acessar o arquivo de imagens do plano original, disponível aqui;
     3. Criar o arquivo no PowerPoint;
     4. Copiar e colar as imagens pesquisadas na etapa anterior;
     5. Inserir os nomes das brincadeiras;
     6. Compartilhar o arquivo com professor.

Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
     - Influência dos saberes africanos na cultura lúdica brasileira – disponível aqui;
     - Roda africana – disponível aqui.

Leiam juntos o texto:
     - Brincadeiras africanas: Dia da Consciência Negra – disponível aqui. Este artigo é indicado no plano original.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_01UND07

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas