Textos para problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Fake news: notícias criadas e falseadas
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cotidiano no tempo presente
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: canetas hidrográficas, lápis de cor, folhas sulfite, projetor, computador, textos impressos.
Material complementar:
- Textos para problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjfSHeb7zTEN3fNDADkXMJKSFdRDGcQehrCd7SMVjbwNtq7yxdWYr8XQzZwv/his5-09und03-textos-para-problematizacao.pdf
- Fake news pela História - disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pyfmkggQnEgw5cFJzqebZJa6Wfd7FNRuCdx3AdvauaDhnWC8mupDuXuNwdr2/his5-09und03-fake-news-pela-historia.pdf
Para você saber mais:
- RIBEIRO, Márcio Moretto, e ORTELLADO, Pablo. O que são e como lidar com as notícias falsas. Revista Internacional de Direitos Humanos. Julho de 2018. Disponível em: https://sur.conectas.org/o-que-sao-e-como-lidar-com-as-noticias-falsas/. Acesso em 28 de março de 2019.
- BATISTA, Rafael. Fake News. Mundo Educação UOL. Disponivel em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm. Acesso em 28 de março de 2019.
- O que são fake news? Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm. Acesso em 28 de março de 2019.
- OLIVEIRA, Tory. O que move as fake news? Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11824/o-que-move-as-fake-news?gclid=Cj0KCQjw4fHkBRDcARIsACV58_GTnp2sUELgAikB8G4AURe_-J7rwcOnotXfpLN9r1D7aQe61dmPELsaArgmEALw_wcB. Acesso em 30 de março de 2019.
- DELMAZO, Caroline, e VALENTE, Jonas C. L. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo vol.18 no.32 Lisboa abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100012. Acesso em 30 de março de 2019.
- LINCOLINS, Thiago. Boatos que matam: os 10 casos mais destrutivos de fake news na história. Aventuras na história. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/10-fake-news-historia.phtml. Acesso em 30 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: projete o slide ou apenas leia o objetivo da aula para os alunos. Durante essa leitura os alunos irão lembrar do termo fake news e poderão abordar exemplos que veem em casa, na televisão, na internet e em rede sociais.
Organize os alunos em uma roda de conversa para que eles possam discutir sobre possíveis consequências das fake news na sociedade, ou ainda como essas notícias falsas podem causar conflitos familiares.
Para você saber mais:
- RIBEIRO, Márcio Moretto, e ORTELLADO, Pablo. O que são e como lidar com as notícias falsas. Revista Internacional de Direitos Humanos. Julho de 2018. Disponível em: https://sur.conectas.org/o-que-sao-e-como-lidar-com-as-noticias-falsas/. Acesso em 28 de março de 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS