17265
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Fake news: notícias criadas e falseadas

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Fake news: notícias criadas e falseadas

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: canetas hidrográficas, lápis de cor, folhas sulfite, projetor, computador, textos impressos.

Material complementar:

Para você saber mais:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: projete o slide ou apenas leia o objetivo da aula para os alunos. Durante essa leitura os alunos irão lembrar do termo fake news e poderão abordar exemplos que veem em casa, na televisão, na internet e em rede sociais.

Organize os alunos em uma roda de conversa para que eles possam discutir sobre possíveis consequências das fake news na sociedade, ou ainda como essas notícias falsas podem causar conflitos familiares.

Para você saber mais:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e deixe que eles façam uma leitura breve da notícia. A estrutura textual deve ser levada em consideração. O título em destaque para causar um alerta ao leitor, o texto que afirma algo que tem haver com o cotidiano das crianças: a vacinação contra o HPV que é obrigatória em crianças a partir de 10 anos de idade. E em letras minúsculas a fonte da notícia.

O título do slide é uma composição artística do termo fake news formando a palavra “news” do termo em inglês que significa nova, e no sentido jornalísticos quer dizer novidades. imagem disponível em: https://pixabay.com/es/vectors/noticias-falsas-propaganda-enga%C3%B1o-3801637/. Acesso em 28 de março de 2019.

Explore também a imagem da menina com a interrogação, que deve ser interpretada como a dúvida sobre a veracidade das informações da notícia.

Levanta alguns questionamentos:

  • Essa notícia é verdadeira ou falsa?
  • Quais elementos são indícios de falsidade?
  • Quais as reações das crianças ao lerem esse tipo de notícia?
  • Quais as reações dos adultos ao lerem esse tipo de notícia?
  • Como essa notícia seria “espalhada” para a população em geral?
  • Como as mídias sociais ajudam na disseminação de falsas notícias?

Outra proposta aqui seria levar os alunos para o laboratório de informática com acesso à internet, ou ainda, usar as redes sociais dos próprios alunos para procurar outras notícias falsas e então fazer os mesmos questionamentos.

Para você saber mais:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos. Organize a turma em 3 grupos para a leitura de algumas informações sobre as fake news. Serão impressos três textos que serão entregues aos grupos. Os textos devem ser redistribuídos de forma que todos os grupos tenham lido todos os textos.

Para impressão dos textos:

A leitura de cada um dos textos deve ser seguida de uma breve discussão entre o grupo para que cada um exponha suas ideias diante do que foi exposto pelo material. Se os alunos optarem podem fazer breves anotações dessas discussões.

Para você saber mais:

Problematização - continuação select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos e imprima os textos para discussão.

Fake news pela História - disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pyfmkggQnEgw5cFJzqebZJa6Wfd7FNRuCdx3AdvauaDhnWC8mupDuXuNwdr2/his5-09und03-fake-news-pela-historia.pdf

Distribua os textos para leitura entre os grupos. Nesse momento intervenha informando os fatos históricos reais que aconteceram por causa das fake news. No texto Campanha Antivacinação retome a contextualização relacionando possíveis acontecimentos se esse tipo de notícia fosse publicada.

A leitura de cada um dos textos deve ser seguida de uma breve discussão entre o grupo para que cada um exponha suas ideias diante do que foi exposto pelo material. Se os alunos optarem podem fazer breves anotações dessas discussões.

Para você saber mais:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: mantenha o agrupamento dos alunos em três grupos. Nesse momento os alunos vão produzir uma campanha educativa na escola para evitar a disseminação das fake news. Cada grupo terá uma orientação:

  • Grupo 1: Panfletos educativos - entregue aos alunos folhas em branco para produção dos panfletos. Eles podem usar lápis de cor ou caneta hidrográfica. Esse grupo pode se basear nas informações dos textos debatidos para criarem informações importantes sobre as fake news.
  • Grupo 2: Produção de paródia - os alunos irão produzir uma paródia de uma música a escolha do grupo, sobre os malefícios das fake news para a sociedade ou para a família.
  • Grupo 3: Cartazes - entregue a esse grupo cartolinas ou papel pardo. Esse grupo irá produzir frases de conscientização sobre as fake news, esses cartazes serão afixados nos ambientes comuns da escola.

Para complementar o material de discussão os alunos podem acessar À internet (pode ser no laboratório de informática ou no próprio smartphone) meios de como denunciar as fake news e de como comprovar a veracidade das notícias.

Se a escola oferecer suporte, os alunos poderão produzir os panfletos e cartazes no computador e transmitir as imagens nas redes sociais.

Para você saber mais:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: canetas hidrográficas, lápis de cor, folhas sulfite, projetor, computador, textos impressos.

Material complementar:

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: projete o slide ou apenas leia o objetivo da aula para os alunos. Durante essa leitura os alunos irão lembrar do termo fake news e poderão abordar exemplos que veem em casa, na televisão, na internet e em rede sociais.

Organize os alunos em uma roda de conversa para que eles possam discutir sobre possíveis consequências das fake news na sociedade, ou ainda como essas notícias falsas podem causar conflitos familiares.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e deixe que eles façam uma leitura breve da notícia. A estrutura textual deve ser levada em consideração. O título em destaque para causar um alerta ao leitor, o texto que afirma algo que tem haver com o cotidiano das crianças: a vacinação contra o HPV que é obrigatória em crianças a partir de 10 anos de idade. E em letras minúsculas a fonte da notícia.

O título do slide é uma composição artística do termo fake news formando a palavra “news” do termo em inglês que significa nova, e no sentido jornalísticos quer dizer novidades. imagem disponível em: https://pixabay.com/es/vectors/noticias-falsas-propaganda-enga%C3%B1o-3801637/. Acesso em 28 de março de 2019.

Explore também a imagem da menina com a interrogação, que deve ser interpretada como a dúvida sobre a veracidade das informações da notícia.

Levanta alguns questionamentos:

  • Essa notícia é verdadeira ou falsa?
  • Quais elementos são indícios de falsidade?
  • Quais as reações das crianças ao lerem esse tipo de notícia?
  • Quais as reações dos adultos ao lerem esse tipo de notícia?
  • Como essa notícia seria “espalhada” para a população em geral?
  • Como as mídias sociais ajudam na disseminação de falsas notícias?

Outra proposta aqui seria levar os alunos para o laboratório de informática com acesso à internet, ou ainda, usar as redes sociais dos próprios alunos para procurar outras notícias falsas e então fazer os mesmos questionamentos.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos. Organize a turma em 3 grupos para a leitura de algumas informações sobre as fake news. Serão impressos três textos que serão entregues aos grupos. Os textos devem ser redistribuídos de forma que todos os grupos tenham lido todos os textos.

Para impressão dos textos:

A leitura de cada um dos textos deve ser seguida de uma breve discussão entre o grupo para que cada um exponha suas ideias diante do que foi exposto pelo material. Se os alunos optarem podem fazer breves anotações dessas discussões.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos e imprima os textos para discussão.

Fake news pela História - disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pyfmkggQnEgw5cFJzqebZJa6Wfd7FNRuCdx3AdvauaDhnWC8mupDuXuNwdr2/his5-09und03-fake-news-pela-historia.pdf

Distribua os textos para leitura entre os grupos. Nesse momento intervenha informando os fatos históricos reais que aconteceram por causa das fake news. No texto Campanha Antivacinação retome a contextualização relacionando possíveis acontecimentos se esse tipo de notícia fosse publicada.

A leitura de cada um dos textos deve ser seguida de uma breve discussão entre o grupo para que cada um exponha suas ideias diante do que foi exposto pelo material. Se os alunos optarem podem fazer breves anotações dessas discussões.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: mantenha o agrupamento dos alunos em três grupos. Nesse momento os alunos vão produzir uma campanha educativa na escola para evitar a disseminação das fake news. Cada grupo terá uma orientação:

  • Grupo 1: Panfletos educativos - entregue aos alunos folhas em branco para produção dos panfletos. Eles podem usar lápis de cor ou caneta hidrográfica. Esse grupo pode se basear nas informações dos textos debatidos para criarem informações importantes sobre as fake news.
  • Grupo 2: Produção de paródia - os alunos irão produzir uma paródia de uma música a escolha do grupo, sobre os malefícios das fake news para a sociedade ou para a família.
  • Grupo 3: Cartazes - entregue a esse grupo cartolinas ou papel pardo. Esse grupo irá produzir frases de conscientização sobre as fake news, esses cartazes serão afixados nos ambientes comuns da escola.

Para complementar o material de discussão os alunos podem acessar À internet (pode ser no laboratório de informática ou no próprio smartphone) meios de como denunciar as fake news e de como comprovar a veracidade das notícias.

Se a escola oferecer suporte, os alunos poderão produzir os panfletos e cartazes no computador e transmitir as imagens nas redes sociais.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano