17068
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - As Brincadeiras são nossos patrimônios!

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre As Brincadeiras são nossos patrimônios!

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reconheçam que as brincadeiras tradicionais brasileiras (e os brinquedos) são consideradas fontes imateriais para a manutenção e preservação da nossa história.

Agende uma videoconferência, siga as orientações e os questionamentos propostos nesta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.

Caso ache interessante, envie aos alunos os links sobre o conteúdo apresentado:
- Cozinha das Geraes: sabores, segredos e tradiçoes (disponível aqui).

Problematização
Agende uma videoconferência para passar aos alunos as orientações sobre a tarefa, que é brincar e conhecer um pouco mais da história do Brasil.

Envie para os alunos os arquivos propostos neste Plano e os links abaixo, que contém brincadeiras que foram consideradas patrimônio cultural imaterial.

Os alunos deverão escolher uma das brincadeiras (ou brinquedos) do material enviado, fazer uma pesquisa na internet e conhecer a história desta brincadeira/brinquedo (origem, como passou de geração a geração, por que foi considerado patrimônio). Caso tenham escolhido um brinquedo, deverão construí-lo, gravar o passo a passo da elaboração ou de como se brinca e postar no grupo de Whatsapp da turma, fazendo um breve relato sobre o brinquedo em questão.

- Cartilha da Criança feliz (disponível aqui).
- Território do brincar (disponível aqui).

Sistematização
Agende uma videoconferência e abra uma discussão sobre a experiência de terem conhecido um pouco mais sobre a história do Brasil através dos brinquedos e brincadeiras.

Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).      
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).      
Google Docs (disponível aqui).  
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, relembrando as brincadeiras que faziam e os brinquedos que tinham quando crianças, ajudando a fazer a pesquisa da brincadeira/brinquedo que se tornou patrimônio cultural imaterial, construir o brinquedo, gravar o passo a passo da elaboração e do momento de brincar entre família.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_10UND08

(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas