16658
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - As Transformações dos Meios de Comunicação

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer as transformações nos meios utilizados pelo homem para se comunicar.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane Bassani

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GEO06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: conjunto com imagens de 6 meios de comunicação a serem impressas para cada grupo de alunos, durex para fixar as imagens no quadro.

Material complementar:

Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hcC94HpwMYFm7Yf4tn7Ac6ybTWQCqp72EAgdqKmW4dfNXayhF7K9KmhmYM6J/geo5-06und04-contextualizacao-imagens.pdf

Para você saber mais:

Texto abordando a evolução dos meios de comunicação: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/meios-comunicacao.htm

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva o tema no quadro.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

Divida a sala em grupos e peça que registrem quais meios de comunicação eles conhecem. Trata-se de uma análise dos conhecimentos prévios dos alunos. É provável que surjam respostas relativas aos meios mais modernos, como e-mail, mensagens de texto e telefone celular. Registre no quadro as respostas dos alunos.

Em seguida, copie a linha do tempo no quadro e entregue um conjunto de 6 imagens de meios de comunicação (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hcC94HpwMYFm7Yf4tn7Ac6ybTWQCqp72EAgdqKmW4dfNXayhF7K9KmhmYM6J/geo5-06und04-contextualizacao-imagens.pdf) para cada grupo. A seguir, o grupo tentará identificar as imagens e à qual data se refere, a partir da linha de tempo apresentada no quadro.

Em seguida, organize no quadro a exposição dos grupos sobre a correlação das imagens e a linha do tempo e deixem que observem, comparando com a montagem correta. Após essa etapa, pergunte para cada meio de comunicação o período escolhido pelos grupos, para então fixar no quadro a imagem correspondente na época correta.

Abaixo, segue a montagem correta da linha do tempo.

2000 d.C. - Popularização da Internet no Brasil (data aproximada)

1990 d.C. - Popularização do Telefone Celular no Brasil (data aproximada)

1969 d.C. - Televisão Colorida (a TV em preto e branco data de 1928, mas a primeira transmissão, no Brasil, foi em 1950)

1893 d.C. - Rádio

1860 d.C. - Telefone

190 a.C. - Correio

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade da impressão para todos os grupos, realize a impressão de um conjunto com os 8 meios de comunicação e apresentar as imagens à sala.

Para você saber mais:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27785 acessado em 10 de janeiro de 2019 - história do correio

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou escreva a situação-problema no quadro. Peça que os grupos de alunos analisem quais os meios de comunicação que poderiam ser utilizados para solucionar a questão.

Em seguida, solicite que cada grupo leia sua lista, socializando as soluções encontradas com os demais. É importante que o professor, com base nas soluções encontradas pelos estudantes, discuta as transformações que os meios escolhidos trouxeram à vida das pessoas. Por exemplo: se a situação proposta ocorresse há 20 anos atrás, como as pessoas resolveriam a questão.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: O preenchimento da tabela busca que os grupos, para cada meio de comunicação listado na problematização, estimem o tempo que o amigo levaria para receber a informação, assim como as vantagens e desvantagens que cada meio possui. Assim, o envio do convite pelo correio poderia permitir o recebimento do convite físico, porém a demora para a entrega e o risco de extravio deve ser considerados. Da mesma forma, a comunicação por e-mail, por exemplo, permite a recepção da informação em poucos segundos, porém necessita de redes de internet ativas para o emissor e receptor.

Após o preenchimento, cada grupo socializa seus resultados com a sala, permitindo que argumentem sobre as vantagens e desvantagens encontradas, bem como os critérios para a estimativa do tempo.

É importante que o professor deixe claro que, apesar de parecer instantâneas, mesmo as “mensagens instantâneas” levam alguns segundos para chegar até o destinatário, devido à comunicação via satélite (ver seção Para Você Saber Mais).

Para você saber mais:

https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/eletronicos/seu-vizinho-grita-gol-antes-entenda-o-delay-na-transmissao,fb58ff8d8b8ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html , acessado em 10 de janeiro de 2019 - texto informando o caminho percorrido pela informação na comunicação via satélite.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Cada grupo de alunos, agora, responderá às perguntas projetadas, ou escritas no quadro, com o intuito de abordarem os meios de comunicação em cada época descrita, retomando a discussão da linha do tempo, bem como as discussões seguintes.

Abaixo, segue a expectativa de resposta de cada uma delas:

  • No Brasil, o jogo seria acompanhado através do rádio.
  • No Brasil, a novela seria acompanhada pela TV, porém, em preto e branco.
  • No Brasil, em 1800, seria utilizado o correio. Atualmente, o e-mail, mensagens instantâneas, telefone fixo ou celular.

A seguir, cada grupo apresenta para a sala suas respostas, possibilitando o debate entre as soluções encontradas. É importante que o professor, na comparação entre os meios utilizados em épocas anteriores e hoje, incentive o debate em relação às transformações surgidas na vida das pessoas, devido às mudanças apontadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GEO06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: conjunto com imagens de 6 meios de comunicação a serem impressas para cada grupo de alunos, durex para fixar as imagens no quadro.

Material complementar:

Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hcC94HpwMYFm7Yf4tn7Ac6ybTWQCqp72EAgdqKmW4dfNXayhF7K9KmhmYM6J/geo5-06und04-contextualizacao-imagens.pdf

Para você saber mais:

Texto abordando a evolução dos meios de comunicação: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/meios-comunicacao.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva o tema no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

Divida a sala em grupos e peça que registrem quais meios de comunicação eles conhecem. Trata-se de uma análise dos conhecimentos prévios dos alunos. É provável que surjam respostas relativas aos meios mais modernos, como e-mail, mensagens de texto e telefone celular. Registre no quadro as respostas dos alunos.

Em seguida, copie a linha do tempo no quadro e entregue um conjunto de 6 imagens de meios de comunicação (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hcC94HpwMYFm7Yf4tn7Ac6ybTWQCqp72EAgdqKmW4dfNXayhF7K9KmhmYM6J/geo5-06und04-contextualizacao-imagens.pdf) para cada grupo. A seguir, o grupo tentará identificar as imagens e à qual data se refere, a partir da linha de tempo apresentada no quadro.

Em seguida, organize no quadro a exposição dos grupos sobre a correlação das imagens e a linha do tempo e deixem que observem, comparando com a montagem correta. Após essa etapa, pergunte para cada meio de comunicação o período escolhido pelos grupos, para então fixar no quadro a imagem correspondente na época correta.

Abaixo, segue a montagem correta da linha do tempo.

2000 d.C. - Popularização da Internet no Brasil (data aproximada)

1990 d.C. - Popularização do Telefone Celular no Brasil (data aproximada)

1969 d.C. - Televisão Colorida (a TV em preto e branco data de 1928, mas a primeira transmissão, no Brasil, foi em 1950)

1893 d.C. - Rádio

1860 d.C. - Telefone

190 a.C. - Correio

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade da impressão para todos os grupos, realize a impressão de um conjunto com os 8 meios de comunicação e apresentar as imagens à sala.

Para você saber mais:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27785 acessado em 10 de janeiro de 2019 - história do correio

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou escreva a situação-problema no quadro. Peça que os grupos de alunos analisem quais os meios de comunicação que poderiam ser utilizados para solucionar a questão.

Em seguida, solicite que cada grupo leia sua lista, socializando as soluções encontradas com os demais. É importante que o professor, com base nas soluções encontradas pelos estudantes, discuta as transformações que os meios escolhidos trouxeram à vida das pessoas. Por exemplo: se a situação proposta ocorresse há 20 anos atrás, como as pessoas resolveriam a questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: O preenchimento da tabela busca que os grupos, para cada meio de comunicação listado na problematização, estimem o tempo que o amigo levaria para receber a informação, assim como as vantagens e desvantagens que cada meio possui. Assim, o envio do convite pelo correio poderia permitir o recebimento do convite físico, porém a demora para a entrega e o risco de extravio deve ser considerados. Da mesma forma, a comunicação por e-mail, por exemplo, permite a recepção da informação em poucos segundos, porém necessita de redes de internet ativas para o emissor e receptor.

Após o preenchimento, cada grupo socializa seus resultados com a sala, permitindo que argumentem sobre as vantagens e desvantagens encontradas, bem como os critérios para a estimativa do tempo.

É importante que o professor deixe claro que, apesar de parecer instantâneas, mesmo as “mensagens instantâneas” levam alguns segundos para chegar até o destinatário, devido à comunicação via satélite (ver seção Para Você Saber Mais).

Para você saber mais:

https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/eletronicos/seu-vizinho-grita-gol-antes-entenda-o-delay-na-transmissao,fb58ff8d8b8ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html , acessado em 10 de janeiro de 2019 - texto informando o caminho percorrido pela informação na comunicação via satélite.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Cada grupo de alunos, agora, responderá às perguntas projetadas, ou escritas no quadro, com o intuito de abordarem os meios de comunicação em cada época descrita, retomando a discussão da linha do tempo, bem como as discussões seguintes.

Abaixo, segue a expectativa de resposta de cada uma delas:

  • No Brasil, o jogo seria acompanhado através do rádio.
  • No Brasil, a novela seria acompanhada pela TV, porém, em preto e branco.
  • No Brasil, em 1800, seria utilizado o correio. Atualmente, o e-mail, mensagens instantâneas, telefone fixo ou celular.

A seguir, cada grupo apresenta para a sala suas respostas, possibilitando o debate entre as soluções encontradas. É importante que o professor, na comparação entre os meios utilizados em épocas anteriores e hoje, incentive o debate em relação às transformações surgidas na vida das pessoas, devido às mudanças apontadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano