GEO2_03UND03 - Atividade Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Meios de Transporte Individuais e Coletivos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Uso dos lugares e responsabilidade individual e coeltiva.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, lápis, borracha, figuras de meios de transporte solicitadas previamente à criança.
Material complementar:
Quadro Meios de Transporte (Problematização):
Atividade Sistematização:
Para você saber mais:
CÔRREA, Carine. Setor de transporte é o que causa mais impactos na qualidade do ar. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/informma/item/6191-setor-de-transporte-e-o-que-causa-mais-impactos-na-qualidade-do-ar>. Acesso em: 20 mai 2019.
Quem mora na capital da Índia perde dez anos de vida por causa da poluição do ar. O Globo, 20/11/2018. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/quem-mora-na-capital-da-india-perde-dez-anos-de-vida-por-causa-da-poluicao-do-ar-23246541>. Acesso em: 20 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete a pergunta na tela ou escreva no quadro. Deixe que as crianças façam as indicações de qual meio de transporte acham que seria melhor. Indique algumas situações iniciais para que deem seus palpites. Por exemplo: Se você quisesse chegar em casa rapidamente, que meio utilizaria? Iria a pé? Como faria?
Contextualização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Projete o vídeo. Converse com as crianças sobre ele: A história de Aladim oferece algumas situações em que o meio de transporte facilitaria as coisas. Por exemplo: no deserto andando três dias e três noites… Se ele tivesse um camelo ou algum meio de transporte adequado ao deserto, poderia ter ido embora, sem depender do gênio.
Discuta questões como o perigo de se confiar em estranhos, o valor de pessoas queridas, das responsabilidades sobre as escolhas que são feitas, etc.
Vídeo disponível em:
Aladim: Histórias infantis em português. Youtube, 2015 (9min29seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Oolek2_M6mA>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextualização
Orientações: Conte a seguinte história para as crianças:
“Aladim estava andando pela cidade pensando na melhor maneira de encontrar Jasmim no jardim do palácio. Ele estava bem pertinho, mas, se fosse andando iria demorar um bocado… O jardim ficava num lugar muito bonito, mas, a Índia, país onde Aladim mora, estava muito poluída, sabe? Cheia de fumaça de carros. (Pergunte aos alunos: O nosso país tem lugares assim? Vocês conhecem algum?)
A fumaça é causada porque os carros usam combustível para se locomover e a queima dos combustíveis liberam gases tóxicos que contaminam o ar que respiramos. No meio dessa fumaça toda, uma outra fumacinha saiu da lâmpada e Aladim encontrou o Gênio.
O gênio ofereceu-lhe três desejos, mas, disse que ele só poderia fazer pedidos que fossem relacionados às palavras de uma lista.
Na lista havia todas essas palavras:
BICICLETA, TAPETE MÁGICO, TELETRANSPORTE, CARRO, ÔNIBUS, AVIÃO, MÁQUINA DO TEMPO, METRÔ
Aladim pensou, pensou… O que seriam essas palavras? O que significariam?
O que conseguimos fazer com elas? O que ele poderia pedir?
Como isso iria ajudar a encontrar Jasmim? ”
- Você consegue ajudar o Aladim?
Deixe que as crianças pensem… Ajude-as perguntando: O que essas palavras têm em comum?
A conclusão é de que todas são meios de transporte, alguns imaginários outros reais. Incentive as crianças a descobrir, ajude-as fazendo perguntas sobre cada meio de transporte.
Para saber mais:
CÔRREA, Carine. Setor de transporte é o que causa mais impactos na qualidade do ar. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/informma/item/6191-setor-de-transporte-e-o-que-causa-mais-impactos-na-qualidade-do-ar>. Acesso em: 20 mai 2019.
Quem mora na capital da Índia perde dez anos de vida por causa da poluição do ar. O Globo, 20/11/2018. Disponível em:
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Tomando como aporte para discussão a história de Aladim, busque trazer a questão presente no slide, citando exemplos que possam conduzir o aluno a refletir as diferenças entre os meios de transportes. Você pode continuar a discussão com a história contada, relatando: Temos que ajudar o Aladim a fazer os três pedidos e encontrar Jasmim. Para isso, vamos pensar:
- Qual dos meios de transporte o Aladim poderia utilizar para encontrar a Jasmim?
- Qual existe de verdade?
- Qual seria o mais eficiente?
- O mais rápido?
- O que não polui a atmosfera e não causa problemas de saúde?
- Aquele que leva muitas pessoas?
- Percorre distâncias grandes ou pequenas?
Divida as crianças em grupos de 4 pessoas e oriente-as a conversar e escolher o melhor meio de transporte para Aladim.
Oriente-as a preencher o quadro e diga-as que depois terão que explicar o porquê do meio de transporte que escolheram.
Avalie nas respostas o que as crianças levaram em consideração nas escolhas que fizeram. Faça perguntas, atuando na Zona de Desenvolvimento Proximal, de modo a fazê-las refletir sobre as melhores alternativas.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Converse com os estudantes:
Agora é você! Mas, você não está na Índia. Está no Brasil e precisa pensar sobre os meios de transporte que temos aqui…
Temos teletransporte? Temos tapete mágico? Temos máquina do tempo?
Então vamos pensar com os meios de transporte que temos.
Entregue às crianças as figuras coletadas por elas previamente.
Lembre-se de levar figuras também para o caso de algumas crianças não levarem.
Lembrem-se que temos meios de transporte individuais e coletivos. Quais será que são os melhores e os que poluem menos?
Vou dizer as situações e vocês devem me apresentar o melhor meio de transporte para cada uma delas, tudo bem?
Indique a situação e os estudantes entregarão a figura correspondente que será afixada no quadro ou em outro espaço com a separação entre individuais e coletivos:
- Meio de transporte mais rápido para ir para a escola.
- Vou para o Rio de Janeiro (substituir por uma cidade qualquer distante da sua) e quero chegar rápido.
- Quero transportar muitas pessoas e diminuir o consumo de combustível.
- Não quero gerar poluição.
- Quero ficar tranquilo e curtir a paisagem enquanto viajo.
Acrescente outras situações conforme as opções de sua região.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Os estudantes realizarão uma atividade com os meios de transporte adequados para cada situação vivenciada.
Observe se ligaram corretamente os meios de transporte à sua especificidade - velocidade, carga, não poluição, etc e se identificaram corretamente os individuais e os coletivos.
Observe e faça comparações em relação aos meios de transporte individuais e coletivos e sua funcionalidade e consequências ambientais de ambos.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO2_03UND03
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, Youtube, Google Desenhos, Paint.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compararem meios de transporte individuais e coletivos e as consequências do uso de cada um. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material.Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e deixe que as crianças façam as indicações de qual meio de transporte acham que seria melhor. Indique algumas situações iniciais para que deem seus palpites. Por exemplo: Se você quisesse chegar em casa rapidamente, que meio utilizaria? Iria a pé? Como faria?
Contextualização (35 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Envie o vídeo do Aladim.
- Aladim: Histórias infantis em português. Youtube, 2015 (9min29seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Oolek2_M6mA>. Acesso em 23/06/2020.
Converse com as crianças sobre ele: A história de Aladim oferece algumas situações em que o meio de transporte facilitaria as coisas. Por exemplo: no deserto andando três dias e três noites… Se ele tivesse um camelo ou algum meio de transporte adequado ao deserto, poderia ter ido embora, sem depender do gênio. Discuta questões como o perigo de se confiar em estranhos, o valor de pessoas queridas, das responsabilidades sobre as escolhas que são feitas, etc.
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, tomando como aporte para discussão a história de Aladim, busque trazer a questão presente no slide do plano original, citando exemplos que possam conduzir o aluno a refletir as diferenças entre os meios de transportes. Você pode continuar a discussão com a história contada, relatando: Temos que ajudar o Aladim a fazer os três pedidos e encontrar Jasmim. Para isso, vamos pensar:
- Qual dos meios de transporte o Aladim poderia utilizar para encontrar a Jasmim?
- Qual existe de verdade?
- Qual seria o mais eficiente?
- O mais rápido?
- O que não polui a atmosfera e não causa problemas de saúde?
- Aquele que leva muitas pessoas?
- Percorre distâncias grandes ou pequenas?
Oriente-as a conversar e escolher o melhor meio de transporte para Aladim.
Oriente-as a preencher o quadro e diga-as que depois terão que explicar o porquê do meio de transporte que escolheram.
Envie a atividade para os estudantes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wFyBc8tyRvcPneP93cT3S5DQWgtFuy5bh2n4PGMSK7TUwsVUR94Kj9Zh6pjN/geo2-03und03-quadro-meios-de-transporte-problematizacao.pdf. Acesso em 23/06/2020.
Peça que encaminhem as respostas por fotos, utilizando uma das ferramentas sugeridas no inicio do plano.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, faça a seguinte pergunta:
Converse com os estudantes: Agora é você! Mas, você não está na Índia. Está no Brasil e precisa pensar sobre os meios de transporte que temos aqui…
Temos teletransporte? Temos tapete mágico? Temos máquina do tempo?
Então vamos pensar com os meios de transporte que temos.
Lembrem-se que temos meios de transporte individuais e coletivos. Quais será que são os melhores e os que poluem menos?
Vou dizer as situações e vocês devem me apresentar o melhor meio de transporte para cada uma delas, tudo bem?
- Meio de transporte mais rápido para ir para a escola.
- Vou para o Rio de Janeiro (substituir por uma cidade qualquer distante da sua) e quero chegar rápido.
- Quero transportar muitas pessoas e diminuir o consumo de combustível.
- Não quero gerar poluição.
- Quero ficar tranquilo e curtir a paisagem enquanto viajo.
Acrescente outras situações conforme as opções de sua região. Peça que as respostas sejam feitas em desenho, utilizando o Google Desenhos ou o Paint.
Sistematização (35 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa, e diga que estudantes realizarão uma atividade com os meios de transporte adequados para cada situação vivenciada.
Atividade- https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EUpxhdSPh85RyzRMxkHGhNGH52dUDJq9h3r8GgpGBmT768eqSU5GkvGtZYRR/geo2-03und03-atividade-sistematizacao.pdf. Acesso em 23/06/2020. Acesso em 23/06/2020.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças as sugestões de vídeos que seguem abaixo.
- Meios de transporte aéreos para crianças - https://www.youtube.com/watch?v=ZFsMOaXZRao. Acesso em 23/06/2020.
- Meios de transporte aquáticos para crianças – Vocabulário: https://www.youtube.com/watch?v=oRbOej0gpvU. Acesso em 23/06/2020.
- Os Meios de Comunicação | Vídeos Educativos para Crianças https://www.youtube.com/watch?v=9_CQ-nrwqyU - . Acesso em 23/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elaine Ap. Paraguai
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Comparar meios de transporte individuais e coletivos e as consequências do uso de cada um.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.