16649
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Poluição visual no ambiente escolar

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar formas de poluição visual.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Andrade,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF05GE1): Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha avulsa, lápis de cor e atividade impressa.

Material complementar:

Atividade da ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Str4TfZNKUv4enhAgJDrHgXntE32f2J22N2adnvqGZfqFa89BJeqnxU8ZZxP/geo5-11und04-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/poluicao-visual.htm acesso em 11/01/2019

http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/polui%C3%A7%C3%A3o-visual-0 acesso em 11/01/2019

Contextos prévios: Espera-se que o conceito de poluição visual já tenha sido trabalhado em sala de aula.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Espere por algumas respostas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos. Peça aos alunos para darem exemplos do que eles consideram como poluição visual. Incentive os alunos a relacionarem os exemplos com o conceito do slide, por exemplo: “a poluição é a quantidade de outdoor na avenida, afeta a segurança pois o motorista se distrai e pode sofrer um acidente.”. É importante que fique claro, também, que diferentemente dos outros tipos de poluição, os impactos, ou seja, os prejuízos causados pela poluição visual gera incômodos que muitas vezes não são percebidos ou logo diagnosticados.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta para os alunos. Espere por algumas respostas.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Peça aos alunos para formarem grupos de 4 a 5 alunos. Distribua as imagens disponíveis em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Str4TfZNKUv4enhAgJDrHgXntE32f2J22N2adnvqGZfqFa89BJeqnxU8ZZxP/geo5-11und04-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Peça para os grupos classificarem as imagens como: com poluição visual e sem poluição visual. Depois peça aos grupos para comparar as classificações, foque nas imagens que foram classificadas em categorias diferentes pelos grupos. Peça para os grupos justificarem a classificação, assim desencadeará um debate sobre as classificações.

Como adequar à sua realidade: Se for possível tire fotos de poluição visual em áreas no bairro da escola e das casas dos alunos e apresente junto com as imagens da atividade, fazendo com que a aula fique com um escala definida.

Ou você pode pedir aos alunos que tirem as fotos quando estiverem se deslocando para a escola e para casa. E ao apresentá-las na sala você pode trocar as fotos entre os grupos. Assim as fotos que um grupo classificou como poluição visual pode ser classificada como sem poluição visual por outro, o que desencadeará um debate sobre as classificações.

Se não for possível imprimir as imagens, elas podem ser projetadas e as classificações registradas no caderno.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Distribua uma folha avulsa por aluno. Peça que cada aluno faça um registro pessoal, na folha, sobre poluição visual. Fale que o registro pode ser uma frase e/ou um desenho.

Explique que o registro pessoal deles será usado na criação de um mural/uma exposição. Se possível exponha os registros pessoais do lado de fora da sala, para os outros alunos da escola possam ver. Os alunos podem ajudar na montagem do mural.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF05GE1): Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha avulsa, lápis de cor e atividade impressa.

Material complementar:

Atividade da ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Str4TfZNKUv4enhAgJDrHgXntE32f2J22N2adnvqGZfqFa89BJeqnxU8ZZxP/geo5-11und04-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/poluicao-visual.htm acesso em 11/01/2019

http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/polui%C3%A7%C3%A3o-visual-0 acesso em 11/01/2019

Contextos prévios: Espera-se que o conceito de poluição visual já tenha sido trabalhado em sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Espere por algumas respostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos. Peça aos alunos para darem exemplos do que eles consideram como poluição visual. Incentive os alunos a relacionarem os exemplos com o conceito do slide, por exemplo: “a poluição é a quantidade de outdoor na avenida, afeta a segurança pois o motorista se distrai e pode sofrer um acidente.”. É importante que fique claro, também, que diferentemente dos outros tipos de poluição, os impactos, ou seja, os prejuízos causados pela poluição visual gera incômodos que muitas vezes não são percebidos ou logo diagnosticados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta para os alunos. Espere por algumas respostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Peça aos alunos para formarem grupos de 4 a 5 alunos. Distribua as imagens disponíveis em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Str4TfZNKUv4enhAgJDrHgXntE32f2J22N2adnvqGZfqFa89BJeqnxU8ZZxP/geo5-11und04-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Peça para os grupos classificarem as imagens como: com poluição visual e sem poluição visual. Depois peça aos grupos para comparar as classificações, foque nas imagens que foram classificadas em categorias diferentes pelos grupos. Peça para os grupos justificarem a classificação, assim desencadeará um debate sobre as classificações.

Como adequar à sua realidade: Se for possível tire fotos de poluição visual em áreas no bairro da escola e das casas dos alunos e apresente junto com as imagens da atividade, fazendo com que a aula fique com um escala definida.

Ou você pode pedir aos alunos que tirem as fotos quando estiverem se deslocando para a escola e para casa. E ao apresentá-las na sala você pode trocar as fotos entre os grupos. Assim as fotos que um grupo classificou como poluição visual pode ser classificada como sem poluição visual por outro, o que desencadeará um debate sobre as classificações.

Se não for possível imprimir as imagens, elas podem ser projetadas e as classificações registradas no caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Distribua uma folha avulsa por aluno. Peça que cada aluno faça um registro pessoal, na folha, sobre poluição visual. Fale que o registro pode ser uma frase e/ou um desenho.

Explique que o registro pessoal deles será usado na criação de um mural/uma exposição. Se possível exponha os registros pessoais do lado de fora da sala, para os outros alunos da escola possam ver. Os alunos podem ajudar na montagem do mural.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano