Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva
Mentora: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).
Conhecimentos prévios que a turma deve dominar
- Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
- Reconhecer os numerais e quantidades.
- Possuir noções a respeito do conceito de adição, subtração e multiplicação.
- Conhecer as regras e objetivos de um jogo de boliche.
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias não convencionais de cálculo.
Conceito-chave
Estratégias de cálculo.
Recursos necessários
- Pinos de boliche ou garrafas Pet coloridas (podem ser pintados ou decorados com fitas coloridas).
- Bola.
- Lápis ou canetinhas.
- Cartolinas.
- Atividades impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Inicie questionando os alunos sobre o jogo de boliche, caso haja alguém que não conheça o jogo, explique sobre as regras gerais e o objetivo de um jogo de boliche. Informe também que eles terão que registrar os ponto feitos pela sua equipe. Deixe-os pensarem em como farão esses registros, e os cálculos que deverão ser realizados.
Propósito: Familiarizar os alunos com o conteúdo a ser explorado na aula.
Atividade principal (slides de 4 a 6)
Tempo sugerido:15 minutos.
Orientação: Divida a turma em três equipes e apresente aos alunos as regras do jogo. O jogo terá três rodadas. A cada rodada, a equipe deve anotar a quantidade de pinos derrubados e realizar os cálculos para descobrir a quantidade de pontos alcançados. Deixe-os à vontade para registrar da maneira que julgarem mais fácil. Eles podem utilizar números, desenhos, esquemas, entre outros.
Permita que os próprios alunos organizem suas equipes: quem serão os jogadores, quem deverá anotar os pontos, quem ajudará a realizar as operações e contagem dos pontos etc. Esse momento é importante para desenvolver o espírito de equipe, cooperação, liderança, resolução de conflitos e tomada de decisões.
Após a realização do jogo, as equipes devem apresentar seus resultados. Após a apresentação das equipes, proponha as questões para estimular a realização dos cálculos. Esse momento pode ser realizado individualmente ou coletivamente, na própria equipe. Em seguida, permita que os alunos apresentem suas respostas.
Propósito: Utilizar atividade lúdica para a realização de cálculos.
Discuta com a turma:
- Quem serão os jogadores de cada rodada?
- Quem ficará responsável por anotar os pontos no cartaz (ou no quadro)?
- Será que toda a equipe pode ajudar a calcular os pontos?
Materiais complementares:
Atividade principal (slides de 4 a 6)
Tempo sugerido:15 minutos.
Orientação: Divida a turma em três equipes e apresente aos alunos as regras do jogo. O jogo terá três rodadas. A cada rodada, a equipe deve anotar a quantidade de pinos derrubados e realizar os cálculos para descobrir a quantidade de pontos alcançados. Deixe-os à vontade para registrar da maneira que julgarem mais fácil. Eles podem utilizar números, desenhos, esquemas, entre outros.
Permita que os próprios alunos organizem suas equipes: quem serão os jogadores, quem deverá anotar os pontos, quem ajudará a realizar as operações e contagem dos pontos etc. Esse momento é importante para desenvolver o espírito de equipe, cooperação, liderança, resolução de conflitos e tomada de decisões.
Após a realização do jogo, as equipes devem apresentar seus resultados. Após a apresentação das equipes, proponha as questões para estimular a realização dos cálculos. Esse momento pode ser realizado individualmente ou coletivamente, na própria equipe. Em seguida, permita que os alunos apresentem suas respostas.
Propósito: Utilizar atividade lúdica para a realização de cálculos.
Discuta com a turma:
- Quem serão os jogadores de cada rodada?
- Quem ficará responsável por anotar os pontos no cartaz (ou no quadro)?
- Será que toda a equipe pode ajudar a calcular os pontos?
Atividade principal (slides de 4 a 6)
Tempo sugerido:15 minutos.
Orientação: Divida a turma em três equipes e apresente aos alunos as regras do jogo. O jogo terá três rodadas. A cada rodada, a equipe deve anotar a quantidade de pinos derrubados e realizar os cálculos para descobrir a quantidade de pontos alcançados. Deixe-os à vontade para registrar da maneira que julgarem mais fácil. Eles podem utilizar números, desenhos, esquemas, entre outros.
Permita que os próprios alunos organizem suas equipes: quem serão os jogadores, quem deverá anotar os pontos, quem ajudará a realizar as operações e contagem dos pontos etc. Esse momento é importante para desenvolver o espírito de equipe, cooperação, liderança, resolução de conflitos e tomada de decisões.
Após a realização do jogo, as equipes devem apresentar seus resultados. Após a apresentação das equipes, proponha as questões para estimular a realização dos cálculos. Esse momento pode ser realizado individualmente ou coletivamente, na própria equipe. Em seguida, permita que os alunos apresentem suas respostas.
Propósito: Utilizar atividade lúdica para a realização de cálculos.
Discuta com a turma:
- Quem serão os jogadores de cada rodada?
- Quem ficará responsável por anotar os pontos no cartaz (ou no quadro)?
- Será que toda a equipe pode ajudar a calcular os pontos?
Painel De Soluções (slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
- Alguém pensou da mesma forma?
- Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Painel De Soluções (slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
- Alguém pensou da mesma forma?
- Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?
Painel De Discussões (slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
- Alguém pensou da mesma forma?
- Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?
Painel De Discussões (slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
- Alguém pensou da mesma forma?
- Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?
Painel De Discussões (slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
- Alguém pensou da mesma forma?
- Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?
Painel De Discussões (slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
- Alguém pensou da mesma forma?
- Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade reforçando aos alunos as aprendizagens desenvolvidas durante a aula.
Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- Vocês gostaram do jogo?
- O que foi possível aprender com esse jogo?
- Foi possível pensar em Matemática durante a realização do jogo?
- Qual a importância dos cálculos na realização desse jogo?
- Vocês já haviam pensado nessas estratégias para resolver operações?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de estratégias não convencionais de cálculo.
Materiais Complementares: