10245
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Estratégias pessoais para o cálculo da adição, subtração e multiplicação

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Desenvolver estratégias não convencionais de cálculo.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bruna Albieri Cruz da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar

  • Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
  • Reconhecer os numerais e quantidades.
  • Possuir noções a respeito do conceito de adição, subtração e multiplicação.
  • Conhecer as regras e objetivos de um jogo de boliche.

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias não convencionais de cálculo.

Conceito-chave

Estratégias de cálculo.

Recursos necessários

  • Pinos de boliche ou garrafas Pet coloridas (podem ser pintados ou decorados com fitas coloridas).
  • Bola.
  • Lápis ou canetinhas.
  • Cartolinas.
  • Atividades impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie questionando os alunos sobre o jogo de boliche, caso haja alguém que não conheça o jogo, explique sobre as regras gerais e o objetivo de um jogo de boliche. Informe também que eles terão que registrar os ponto feitos pela sua equipe. Deixe-os pensarem em como farão esses registros, e os cálculos que deverão ser realizados.

Propósito: Familiarizar os alunos com o conteúdo a ser explorado na aula.

Atividade principal (slides de 4 a 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.

Orientação: Divida a turma em três equipes e apresente aos alunos as regras do jogo. O jogo terá três rodadas. A cada rodada, a equipe deve anotar a quantidade de pinos derrubados e realizar os cálculos para descobrir a quantidade de pontos alcançados. Deixe-os à vontade para registrar da maneira que julgarem mais fácil. Eles podem utilizar números, desenhos, esquemas, entre outros.

Permita que os próprios alunos organizem suas equipes: quem serão os jogadores, quem deverá anotar os pontos, quem ajudará a realizar as operações e contagem dos pontos etc. Esse momento é importante para desenvolver o espírito de equipe, cooperação, liderança, resolução de conflitos e tomada de decisões.

Após a realização do jogo, as equipes devem apresentar seus resultados. Após a apresentação das equipes, proponha as questões para estimular a realização dos cálculos. Esse momento pode ser realizado individualmente ou coletivamente, na própria equipe. Em seguida, permita que os alunos apresentem suas respostas.

Propósito: Utilizar atividade lúdica para a realização de cálculos.

Discuta com a turma:

  • Quem serão os jogadores de cada rodada?
  • Quem ficará responsável por anotar os pontos no cartaz (ou no quadro)?
  • Será que toda a equipe pode ajudar a calcular os pontos?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal (slides de 4 a 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.

Orientação: Divida a turma em três equipes e apresente aos alunos as regras do jogo. O jogo terá três rodadas. A cada rodada, a equipe deve anotar a quantidade de pinos derrubados e realizar os cálculos para descobrir a quantidade de pontos alcançados. Deixe-os à vontade para registrar da maneira que julgarem mais fácil. Eles podem utilizar números, desenhos, esquemas, entre outros.

Permita que os próprios alunos organizem suas equipes: quem serão os jogadores, quem deverá anotar os pontos, quem ajudará a realizar as operações e contagem dos pontos etc. Esse momento é importante para desenvolver o espírito de equipe, cooperação, liderança, resolução de conflitos e tomada de decisões.

Após a realização do jogo, as equipes devem apresentar seus resultados. Após a apresentação das equipes, proponha as questões para estimular a realização dos cálculos. Esse momento pode ser realizado individualmente ou coletivamente, na própria equipe. Em seguida, permita que os alunos apresentem suas respostas.

Propósito: Utilizar atividade lúdica para a realização de cálculos.

Discuta com a turma:

  • Quem serão os jogadores de cada rodada?
  • Quem ficará responsável por anotar os pontos no cartaz (ou no quadro)?
  • Será que toda a equipe pode ajudar a calcular os pontos?

Atividade principal (slides de 4 a 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.

Orientação: Divida a turma em três equipes e apresente aos alunos as regras do jogo. O jogo terá três rodadas. A cada rodada, a equipe deve anotar a quantidade de pinos derrubados e realizar os cálculos para descobrir a quantidade de pontos alcançados. Deixe-os à vontade para registrar da maneira que julgarem mais fácil. Eles podem utilizar números, desenhos, esquemas, entre outros.

Permita que os próprios alunos organizem suas equipes: quem serão os jogadores, quem deverá anotar os pontos, quem ajudará a realizar as operações e contagem dos pontos etc. Esse momento é importante para desenvolver o espírito de equipe, cooperação, liderança, resolução de conflitos e tomada de decisões.

Após a realização do jogo, as equipes devem apresentar seus resultados. Após a apresentação das equipes, proponha as questões para estimular a realização dos cálculos. Esse momento pode ser realizado individualmente ou coletivamente, na própria equipe. Em seguida, permita que os alunos apresentem suas respostas.

Propósito: Utilizar atividade lúdica para a realização de cálculos.

Discuta com a turma:

  • Quem serão os jogadores de cada rodada?
  • Quem ficará responsável por anotar os pontos no cartaz (ou no quadro)?
  • Será que toda a equipe pode ajudar a calcular os pontos?

Painel De Soluções (slides de 7 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel De Soluções (slides de 7 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?

Painel De Discussões (slides de 7 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?

Painel De Discussões (slides de 7 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?

Painel De Discussões (slides de 7 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?

Painel De Discussões (slides de 7 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando aos alunos as aprendizagens desenvolvidas durante a aula.

Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês gostaram do jogo?
  • O que foi possível aprender com esse jogo?
  • Foi possível pensar em Matemática durante a realização do jogo?
  • Qual a importância dos cálculos na realização desse jogo?
  • Vocês já haviam pensado nessas estratégias para resolver operações?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de estratégias não convencionais de cálculo.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar

  • Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
  • Reconhecer os numerais e quantidades.
  • Possuir noções a respeito do conceito de adição, subtração e multiplicação.
  • Conhecer as regras e objetivos de um jogo de boliche.

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias não convencionais de cálculo.

Conceito-chave

Estratégias de cálculo.

Recursos necessários

  • Pinos de boliche ou garrafas Pet coloridas (podem ser pintados ou decorados com fitas coloridas).
  • Bola.
  • Lápis ou canetinhas.
  • Cartolinas.
  • Atividades impressas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie questionando os alunos sobre o jogo de boliche, caso haja alguém que não conheça o jogo, explique sobre as regras gerais e o objetivo de um jogo de boliche. Informe também que eles terão que registrar os ponto feitos pela sua equipe. Deixe-os pensarem em como farão esses registros, e os cálculos que deverão ser realizados.

Propósito: Familiarizar os alunos com o conteúdo a ser explorado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.

Orientação: Divida a turma em três equipes e apresente aos alunos as regras do jogo. O jogo terá três rodadas. A cada rodada, a equipe deve anotar a quantidade de pinos derrubados e realizar os cálculos para descobrir a quantidade de pontos alcançados. Deixe-os à vontade para registrar da maneira que julgarem mais fácil. Eles podem utilizar números, desenhos, esquemas, entre outros.

Permita que os próprios alunos organizem suas equipes: quem serão os jogadores, quem deverá anotar os pontos, quem ajudará a realizar as operações e contagem dos pontos etc. Esse momento é importante para desenvolver o espírito de equipe, cooperação, liderança, resolução de conflitos e tomada de decisões.

Após a realização do jogo, as equipes devem apresentar seus resultados. Após a apresentação das equipes, proponha as questões para estimular a realização dos cálculos. Esse momento pode ser realizado individualmente ou coletivamente, na própria equipe. Em seguida, permita que os alunos apresentem suas respostas.

Propósito: Utilizar atividade lúdica para a realização de cálculos.

Discuta com a turma:

  • Quem serão os jogadores de cada rodada?
  • Quem ficará responsável por anotar os pontos no cartaz (ou no quadro)?
  • Será que toda a equipe pode ajudar a calcular os pontos?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.

Orientação: Divida a turma em três equipes e apresente aos alunos as regras do jogo. O jogo terá três rodadas. A cada rodada, a equipe deve anotar a quantidade de pinos derrubados e realizar os cálculos para descobrir a quantidade de pontos alcançados. Deixe-os à vontade para registrar da maneira que julgarem mais fácil. Eles podem utilizar números, desenhos, esquemas, entre outros.

Permita que os próprios alunos organizem suas equipes: quem serão os jogadores, quem deverá anotar os pontos, quem ajudará a realizar as operações e contagem dos pontos etc. Esse momento é importante para desenvolver o espírito de equipe, cooperação, liderança, resolução de conflitos e tomada de decisões.

Após a realização do jogo, as equipes devem apresentar seus resultados. Após a apresentação das equipes, proponha as questões para estimular a realização dos cálculos. Esse momento pode ser realizado individualmente ou coletivamente, na própria equipe. Em seguida, permita que os alunos apresentem suas respostas.

Propósito: Utilizar atividade lúdica para a realização de cálculos.

Discuta com a turma:

  • Quem serão os jogadores de cada rodada?
  • Quem ficará responsável por anotar os pontos no cartaz (ou no quadro)?
  • Será que toda a equipe pode ajudar a calcular os pontos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.

Orientação: Divida a turma em três equipes e apresente aos alunos as regras do jogo. O jogo terá três rodadas. A cada rodada, a equipe deve anotar a quantidade de pinos derrubados e realizar os cálculos para descobrir a quantidade de pontos alcançados. Deixe-os à vontade para registrar da maneira que julgarem mais fácil. Eles podem utilizar números, desenhos, esquemas, entre outros.

Permita que os próprios alunos organizem suas equipes: quem serão os jogadores, quem deverá anotar os pontos, quem ajudará a realizar as operações e contagem dos pontos etc. Esse momento é importante para desenvolver o espírito de equipe, cooperação, liderança, resolução de conflitos e tomada de decisões.

Após a realização do jogo, as equipes devem apresentar seus resultados. Após a apresentação das equipes, proponha as questões para estimular a realização dos cálculos. Esse momento pode ser realizado individualmente ou coletivamente, na própria equipe. Em seguida, permita que os alunos apresentem suas respostas.

Propósito: Utilizar atividade lúdica para a realização de cálculos.

Discuta com a turma:

  • Quem serão os jogadores de cada rodada?
  • Quem ficará responsável por anotar os pontos no cartaz (ou no quadro)?
  • Será que toda a equipe pode ajudar a calcular os pontos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando aos alunos as aprendizagens desenvolvidas durante a aula.

Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês gostaram do jogo?
  • O que foi possível aprender com esse jogo?
  • Foi possível pensar em Matemática durante a realização do jogo?
  • Qual a importância dos cálculos na realização desse jogo?
  • Vocês já haviam pensado nessas estratégias para resolver operações?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de estratégias não convencionais de cálculo.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano