Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Algoritmo convencional da adição com reagrupamentos
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias convencionais e não convencionais de cálculos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva
Mentora: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).
Conhecimentos prévios que a turma deve dominar
- Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
- Reconhecer os numerais e quantidades.
- Possuir noções a respeito do conceito de adição.
Objetivos específicos
Compreender o algoritmo convencional da adição com reagrupamentos.
Conceito-chave
Algoritmo da adição.
Recursos necessários
- Lápis.
- Papel.
- Ábaco aberto.
- Argolinhas coloridas.
- Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender o algoritmo convencional da adição com reagrupamentos.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento (slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando sobre a utilização do ábaco para a resolução da atividade da aula. Entregue o ábaco para os alunos (pode ser um por dupla) e as argolinhas correspondentes às ordens dos numerais. É importante entregar apenas 10 argolinhas de cada cor, para que o aluno sinta necessidade de efetuar as trocas para resolver as operações e representar os numerais. Explique sobre as cores e os valores de cada uma.
Oriente os alunos a explorarem o material e representarem o número citado. Deixe que eles pensem em como farão e intervenha se for necessário.
Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês já viram um ábaco como esse?
- O que representam estas hastes?
- Para o que vocês pensam que ele serve?
- Como vocês acham que ele poderá nos ajudar nesta aula?
- Quantas argolinhas verdes serão necessárias para representar esse numeral?
- Quantas argolas vermelhas serão necessárias?
- Utilizaremos argolas azuis neste caso?
- Em qual haste devemos colocar as argolas? Qual cor de argola ficará em cada haste?
Aquecimento (slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando sobre a utilização do ábaco para a resolução da atividade da aula. Entregue o ábaco para os alunos (pode ser um por dupla) e as argolinhas correspondentes às ordens dos numerais. É importante entregar apenas 10 argolinhas de cada cor, para que o aluno sinta necessidade de efetuar as trocas para resolver as operações e representar os numerais. Explique sobre as cores e os valores de cada uma.
Oriente os alunos a explorarem o material e representarem o número citado. Deixe que eles pensem em como farão e intervenha se for necessário.
Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês já viram um ábaco como esse?
- O que representam estas hastes?
- Para o que vocês pensam que ele serve?
- Como vocês acham que ele poderá nos ajudar nesta aula?
- Quantas argolinhas verdes serão necessárias para representar esse numeral?
- Quantas argolas vermelhas serão necessárias?
- Utilizaremos argolas azuis neste caso?
- Em qual haste devemos colocar as argolas? Qual cor de argola ficará em cada haste?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o ábaco e o algoritmo convencional.
Discuta com a turma:
- Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
- Qual é a operação que deve ser realizada?
- Como o ábaco pode nos ajudar a resolver o problema?
- Como vocês fariam para registrar essa operação utilizando o algoritmo convencional?
- Como vocês farão para somar as unidades no ábaco se temos somente 10 argolas?
- Quais são as possibilidades de solução?
Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos manipulem o material e tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão utilizando o material, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.
Para saber mais sobre a utilização dos algoritmos, acesse aqui.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o ábaco e o algoritmo convencional.
Discuta com a turma:
- Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
- Qual é a operação que deve ser realizada?
- Como o ábaco pode nos ajudar a resolver o problema?
- Como vocês fariam para registrar essa operação utilizando o algoritmo convencional?
- Como vocês farão para somar as unidades no ábaco se temos somente 10 argolas?
- Quais são as possibilidades de solução?
Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos manipulem o material e tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão utilizando o material, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.
Painel de soluções (Slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.
Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de outra forma?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
- Haveria outra forma de solucionar essa operação?
- Por onde devemos começar?
- Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
- O que é possível fazer?
- O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
- Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
- Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Painel de soluções (Slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.
Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de outra forma?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
- Haveria outra forma de solucionar essa operação?
- Por onde devemos começar?
- Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
- O que é possível fazer?
- O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
- Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
- Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Painel de soluções (Slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.
Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de outra forma?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
- Haveria outra forma de solucionar essa operação?
- Por onde devemos começar?
- Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
- O que é possível fazer?
- O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
- Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
- Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Painel de soluções (Slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.
Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de outra forma?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
- Haveria outra forma de solucionar essa operação?
- Por onde devemos começar?
- Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
- O que é possível fazer?
- O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
- Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
- Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Painel de soluções (Slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.
Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de outra forma?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
- Haveria outra forma de solucionar essa operação?
- Por onde devemos começar?
- Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
- O que é possível fazer?
- O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
- Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
- Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Painel de soluções (Slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o ábaco para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “vai um” refere-se ao reagrupamento das dezenas e unidades, assim como feito no ábaco. Ao concluir a soma, ressalte que deve-se somar também o número 1 (10) referente ao reagrupamento realizado.
Compare as estratégias utilizadas (ábaco e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de outra forma?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
- Haveria outra forma de solucionar essa operação?
- Por onde devemos começar?
- Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
- O que é possível fazer?
- O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
- Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
- Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.
Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade dizendo aos alunos que o algoritmo é apenas mais uma estratégia para a realização de cálculos, porém é importante compreendê-lo pois pode facilitar a resolução de problemas e operações.
Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- Vocês já haviam pensado nessa maneira de resolver operações?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do algoritmo convencional da adição.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_04NUM06
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
Ábaco, ábaco desenhado ou ábaco virtual
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Ábaco virtual
Vídeo: Adição com o ábaco
Vídeo: Ábaco
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é compreender o algoritmo convencional da adição com reagrupamentos. Para a realização da atividade, os alunos precisam ter acesso à situação problema do slide 5. Se estiver em uma videoconferência, apresente o slide com a situação problema. Caso esteja em uma aula assíncrona/síncrona por WhatsApp ou ferramenta semelhante, envie a situação por meio de um texto ou de um áudio para que os alunos a copiem no caderno. De todas as formas os alunos devem copiar a situação no caderno. Divida a turma em dois grupos: designe alguns alunos para resolver a situação da forma convencional e outros para resolvê-la com o ábaco. Questione os alunos:
- Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
- Qual é a operação que deve ser realizada?
- Como o ábaco pode nos ajudar a resolver o problema?
- Como vocês fariam para registrar essa operação utilizando o algoritmo convencional?
- Como vocês farão para somar as unidades no ábaco se temos somente 10 argolas?
- Quais são as possibilidades de solução?
Primeiramente, os alunos devem tentar responder individualmente e depois podem comentar com os alunos que estão no mesmo grupo. Os alunos também podem compartilhar suas primeiras impressões ao vivo, se for uma videoconferência, ou por meio de texto ou áudio, se for por WhatsApp. Peça aos alunos de ambos os grupos que fotografem as suas produções para a discussão das soluções.
Painel de soluções
Compartilhe ou fotografe os slides do painel de soluções e compartilhe via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando. Mostre cada um dos slides e dê um tempo para que os alunos analisem cada uma das soluções apresentadas. Os alunos dos grupos devem apresentar também as formas que realizaram a operação pelas fotografias ou de forma escrita. Depois, podem observar as soluções encontradas e escrever, fotografar ou enviar áudios respondendo ou comentando-as. Podem também comparar com as que foram encontradas por eles e, assim, complementar o painel de soluções. Estimule a discussão através de alguns questionamentos:
- Alguém pensou de outra forma?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
- Haveria outra forma de solucionar essa operação?
- Por onde devemos começar?
-Temos apenas 10 argolinhas de unidade. Como faremos para adicionar as 8 unidades do número 28?
- O que é possível fazer?
- O que significa o número 1 em cima da ordem das dezenas?
- Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma operação?
- Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?
Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los.
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade poderia ser no uso do ábaco, incentivando que os alunos representem os números e que realizem operações.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva
Mentora: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).
Conhecimentos prévios que a turma deve dominar
- Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
- Reconhecer os numerais e quantidades.
- Possuir noções a respeito do conceito de adição.
Objetivos específicos
Compreender o algoritmo convencional da adição com reagrupamentos.
Conceito-chave
Algoritmo da adição.
Recursos necessários
- Lápis.
- Papel.
- Ábaco aberto.
- Argolinhas coloridas.
- Atividades impressas.