Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando sobre a utilização dos algoritmos como técnicas para a resolução de operações. Explique que os algoritmos da adição e da subtração possuem regras em comum, por exemplo, a organização dos números de acordo com as ordens: unidade embaixo de unidade, dezena embaixo de dezena e assim por diante; que devemos começar a calcular pela ordem das unidades etc.
Propósito: Introduzir o assunto a ser abordado na aula e relembrar a utilização de algoritmos.
Discuta com a turma:
- O que são algoritmos?
- Para o que utilizamos?
- Em quais situações vocês já utilizaram um algoritmo?
- Vocês já resolveram alguma operação utilizando algoritmo?
- Como devemos “armar” um algoritmo?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o algoritmo convencional da subtração.
Discuta com a turma:
- Quais são as possibilidades de solução?
- O que devemos fazer para descobrir as senhas que abrem os cadeados?
- Quais operações deverão ser realizadas?
- A utilização do algoritmo pode auxiliá-los na resolução?
Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos resolvam os desafios realizando os cálculos. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão resolvendo os problemas, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6).
Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o algoritmo convencional da subtração.
Discuta com a turma:
- Quais são as possibilidades de solução?
- O que devemos fazer para descobrir as senhas que abrem os cadeados?
- Quais operações deverão ser realizadas?
- A utilização do algoritmo pode auxiliá-los na resolução?
Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos resolvam os desafios realizando os cálculos. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão resolvendo os problemas, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides de 6 a 9).
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como solucionaram os desafios propostos. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de outra forma?
- Por onde devemos começar?
- É possível subtrair 6 unidades de 5? O que é possível fazer nesse caso?
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Materiais complementares:
Acesse aqui a solução dessa atividade.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides de 7 a 10).
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “emprestar” refere-se ao desagrupamento e reagrupamento das dezenas e centenas.
Discuta com a turma:
- Por que “cortamos” o número 4 e acrescentamos o número 3 na ordem das dezenas? O que isso significa?
- É possível utilizar a mesma estratégia para a ordem das dezenas e centenas?
- Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma subtração?
- Já haviam pensado em realizar mais de uma reagrupamento?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides de 7 a 10).
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como solucionaram os desafios propostos. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides de 7 a 10).
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como solucionaram os desafios propostos. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.
Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade dizendo aos alunos que o algoritmo é apenas mais uma estratégia para a realização de cálculos e que as propriedades do sistema de numeração decimal são utilizadas na aplicação dessa técnica.
Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- Vocês já haviam pensado nessa maneira de resolver operações?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do algoritmo convencional da subtração.
Materiais Complementares:
Atividade Complementar
Atividade Raio X
Resolução da Atividade Complementar
Resolução da Atividade Raio X