Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Familiarizar os alunos com o conteúdo a ser explorado na aula.
Orientações: Professor, inicie explorando o conceito de multiplicação e permita que os alunos exponham seus conhecimentos a respeito do conceito a ser trabalhado, a fim de verificar os conhecimentos prévios dos estudantes. Esclareça que podem existir diversas formas de realizar cálculos, inclusive de multiplicação, introduzindo o assunto a ser abordado na aula.
Discuta com a turma:
- Como podemos resolver essa operação?
- Vocês conseguem pensar em estratégias para a resolução dessa operação?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Deixe que eles realizem a leitura individualmente. Em seguida, faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão dos alunos em relação à situação posta.
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
- Qual é a operação que deve ser realizada?
- Quais estratégias podemos utilizar?
- Quantos dias há em uma semana?
Após o levantamento dos dados, deixe que tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão resolvendo o problema, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Painel De Soluções (slides de 5 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem no quadro, para o restante da sala, as estratégias que utilizaram para realizar a operação. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram em cada solução apresentada.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou da mesma forma?
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- O que elas têm de diferente?
- Alguém utilizou desenhos para registrar o cálculo?
- De quantas formas é possível realizar esta operação?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Painel De Soluções (slides de 5 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: É possível que os alunos optem pela realização de desenhos e esquemas para a resolução dos cálculos. Neste caso, inicialmente descobre-se quantos ovos as galinhas botam por dia. Em seguida, calcula-se quantos ovos serão postos em 7 dias.
Discuta com a turma:
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- Por onde começamos a resolução neste caso?
- Alguém mais utilizou desenhos diferentes?
Painel De Soluções (slides de 5 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Neste caso, buscou-se relacionar a quantidade de ovos postos por cada galinha e a quantidade de dias propostos no problema.
Discuta com a turma:
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- Por onde começamos a resolução neste caso?
- Qual o primeiro dado a ser considerado?
Painel De Soluções (slides de 5 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Aqui, buscou-se inicialmente descobrir quantos ovos uma galinha bota em 7 dias. Em seguida, calculou-se quantos ovos as 12 galinhas botariam em 7 dias.
Discuta com a turma:
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- Por onde começamos a resolução neste caso?
- Qual o primeiro dado a ser considerado?
Painel De Soluções (slides de 5 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Nos casos seguintes, os cálculos são realizados com base nas operações de adição de parcelas iguais e decomposição dos numerais. Caso estratégias como essa não tenham sido apresentadas pelos alunos, é importante que o professor apresente as várias formas de realizar os cálculos, a fim de repertoriá-los.
Discuta com a turma:
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- Quais operações temos que realizar?
- Somamos vários números iguais. Há outra operação que pode ser realizada?
- Decompor os numerais pode nos ajudar a realizar os cálculos?
Painel De Soluções (slides de 5 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Nos casos seguintes, os cálculos são realizados com base nas operações de adição de parcelas iguais e decomposição dos numerais. Caso estratégias como essa não tenham sido apresentadas pelos alunos, é importante que o professor apresente as várias formas de realizar os cálculos, a fim de repertoriá-los.
Discuta com a turma:
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- Quais operações temos que realizar?
- Somamos vários números iguais. Há outra operação que pode ser realizada?
- Decompor os numerais pode nos ajudar a realizar os cálculos?
Painel De Soluções (slides de 5 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Nos casos seguintes, os cálculos são realizados com base nas operações de adição de parcelas iguais e decomposição dos numerais. Caso estratégias como essa não tenham sido apresentadas pelos alunos, é importante que o professor apresente as várias formas de realizar os cálculos, a fim de repertoriar o aluno.
Discuta com a turma:
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- Quais operações temos que realizar?
- Somamos vários números iguais. Há outra operação que pode ser realizada?
- Decompor os numerais pode nos ajudar a realizar os cálculos?
Materiais complementares:
Para saber mais, acesse aqui um artigo que discute estratégias de multiplicação.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.
Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.
Orientação: Encerre a atividade reforçando aos alunos as aprendizagens desenvolvidas durante a aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- Vocês já haviam pensado nessas estratégias para resolver operações?
RAIO X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de estratégias de cálculo da multiplicação.
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar