Livro O mundo inteiro
Plano de Aula
Plano de aula: EU E VOCÊ: O MUNDO SOMOS NÓS
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Lembranças particulares, da família e da comunidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01H01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: (Livro “O mundo inteiro” de Liz Garton Scanlon e Marla Firazee; revistas usadas, jornais usados, folha de papel A4, tesouras de ponta redonda, cola branca, canetas hidrocor coloridas, pincel piloto na cor que estiver disponível, fita adesiva, dupla face ou durex, quadro branco, piloto para quadro branco, cadernos, lápis e borracha)
Material complementar: (HIS1_01UND04 - Livro “O mundo inteiro.”
HIS1_01UND04 - Imagens que representam as principais frases da história.
HIS1_01UND04 - Principais frases do livro
Para você saber mais:Acesse aqui mais conteúdos sobre a temática para se preparar para a aula:
https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4 (Acesso em 4 de março de 2019)
Este vídeo mostra a história e memória histórica, as lembranças da rotina da vida de uma criança, que ao passar dos anos cresce e vivencia com seus descendentes as mesmas atitudes diárias dos seus antepassados que lhe tolhem de expandir a sua idéia de mundo, as suas ações no próprio mundo para que sua história ganhasse outro percurso. O conhecimento histórico de Maria ficou resumido ao meio, as mesmas atividades que seus antepassados vinham desenvolvendo ao longo da história, a memória familiar de Maria reproduz a história sofrida que seus antepassados tiveram e lhe ensinaram. O costume, o diálogo, as atividades, os lugares frequentados, as ações, o exemplo familiar a vida que Maria construiu ao longo da sua história foi influenciada pelas relações com os membros da sua família no contexto em que ela viveu e possivelmente colaborou para a história dos que viviam ao seu redor.
O filme retrata como o sujeito histórico em formação está suscetível a internalizar os eventos e as experiências vividas em diferentes etapas da sua vida que podem vir a ser determinantes para formação daquela pessoa no futuro.
No curta-metragem, a menina Maria foi arrancada do que representava seu mundo naquele momento, quando sua mãe chama atenção de Maria por estar rabiscando o próprio nome, ela corta da vida da filha a possibilidade de sonhar com um futuro diferente, de desejar viver em novos contextos e ambientes, de ter sonhos, podando-lhe o imaginário, e os objetivos de uma vida com diferentes experiências das que foram vividas pelos seus antepassados e do que está sendo vivido no momento presente. Por meio dessa análise surge a necessidade de discussão com os alunos sobre a importância de experiências diversas em contextos diversos adequados a sua realidade com quem eles convivem para a formação do conhecimento e do sujeito histórico.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o objetivo aos alunos. Caso não disponha de projetor apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 35 minutos
Imagem do slide- Fonte da imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso 23 mar 2019.
Orientações: Chame os alunos para organização da sala para o momento de leitura. Oriente os alunos a organizarem as cadeiras da sala de aula formando um círculo, caso não seja possível dispor as cadeiras em círculo, organize junto com os alunos da maneira que melhor possa adaptar para um ambiente de leitura. A sala estando organizada, socialize com os alunos que irão realizar um momento de leitura. O momento de leitura de um livro, de uma história. Se coloque no centro do círculo de pé e circule no interior deste enquanto estiver se dirigindo aos alunos.
Pergunte se algum aluno consegue ler sozinho o título do livro, caso exista, após a leitura do aluno, ou alunos, caso seja mais de um a identificar, parabenize-o(os) e reforce o nome do título, relendo-o em voz alta: “O Mundo inteiro” . Dando continuidade ainda no centro do círculo, se movimente o tempo inteiro, deixe o livro à mostra, apresente, compartilhe com os alunos as informações do livro existentes na capa, como a imagem, nome da autora e ilustradora.
Comunique aos alunos que iniciará a leitura e inicie em tom de voz alta, permanecendo no centro do círculo e movimentando-se sempre para que todas as crianças possam ouvir bem. À medida que for lendo em voz alta e com cautela, apresente as imagens para as crianças para que todas possam visualizar e interagir com a leitura. O livro “O mundo inteiro” já foi disponibilizado para impressão e ou projeção no primeiro slide conforme realidade disponível para execução do plano em desenvolvimento através do link:
Após a leitura, socialize o livro na roda para as crianças manusearem, relerem (caso queiram) para comentarem e visualizarem as imagens livremente; para esse momento determine um tempo, acompanhe para que os alunos não se desarticulem o tempo só manuseando o livro de leitura. Retome a atividade lançando questionamentos para as crianças, tais questionamentos devem ser lidos uma um. Destine um tempinho para os alunos externarem suas reflexões oralmente. Dê um tempo para que os alunos levantem hipóteses para responder as perguntas. Na sequência, peça que compartilhem o que acham.
1- Que lugares vocês costumam visitar, que se parecem com os lugares da história? ( Com esse questionamento os alunos precisam compreender sobre o universo externo além do muro das suas casas, que o mundo é um ambiente vasto, cheio de possibilidades e aprendizados, que ao saírem de suas casas, estão conhecendo o novo, interagindo, contribuindo para a história daquele local e consequentemente para a sua história e dos que os acompanham. Estão aprendendo com as contribuições históricas de diferentes locais frequentados, culturas destes locais e pessoas que os acompanham. Estarão no propósito de construção da memória histórica por meio da influência de diferentes agentes existentes em diferentes espaços sociais. Os alunos irão analisar o passado, pelo ato de já terem frequentado lugares similares aos ambientes trazidos pela história do livro e principalmente por frequentarem comumente diferentes situações nos espaços como os citados pelo livro juntamente com familiares no tempo presente na tentativa de analisar, examinar as possibilidades de uma aprendizagem histórica por meio de diferentes vivências.)
2- Com quem vocês costumam passear? (Com essa pergunta os alunos devem ser direcionados a perceber que as pessoas com quem convivem, com quem se relacionam e vivem diferentes situações e interagem, são as que contribuem para a formação da sua história pessoal em diferentes etapas da sua vida e vice-versa. Os alunos também precisam perceber que eles também contribuem para história dessas pessoas, ambos estarão no resgate do conhecimento histórico, identificando, relembrando e projetando o que viveram e com quem viveram, ontem, o que vivem e com quem vivem hoje e o que planejam, sonham em viver e com quem viver amanhã. As pessoas com quem as crianças vivem essas experiências, mesmo indiretamente auxiliam os alunos na construção da idéia de passado, quando elas param para recordar, refletir as lembranças dos momentos vividos com estas em diferentes contextos. Ou seja, essa reflexão fará uma ponte entre as pessoas que a experiência foi vivida e a própria recordação da experiência, permitindo assim a construção do conhecimento histórico. E no presente ao fazer este link os alunos terão a percepção se houveram mudanças ou permanências referente a experiência e ao contexto do passado. )
3- As pessoas da sua família costumam se reunir? (Com essa pergunta os alunos devem chegar a conclusão que quando pessoas se reúnem, familiares, amigos, em ambientes diferenciados, em suas casas ou num espaço externo a elas, é porque estão construindo uma história, uma identidade social, uma memória pessoal e coletiva. Contribuindo uns com os outros para o crescimento interno e externo de cada um e do meio. À medida que esses momentos se repetem muitas vezes ao ano e por anos por exemplo, marcam e contribuem para a formação da memória histórica daquele indivíduo, daquele grupo familiar, daqueles amigos em diferentes contextos e diferentes épocas da sua vida. Quando o aluno é levado a refletir sobre os momentos de reuniões familiares e/ou com amigos no passado ele está sendo estimulado a buscar um objeto do passado, desenvolvendo a noção de relação entre o passado e o presente, por meio de lembranças vividas em família. Esta reflexão permitirá a aproximação do alunos das influências dos elementos históricos, ideológicos, culturais e políticos vividos em cada encontro familiar que já aconteceu no passado.)
O livro “O mundo inteiro” pode ser adquirido. Algumas escolas devem possuir o livro, pois o mesmo foi disponibilizado pelo Programa Nacional do Livro Didático, programa do Governo Federal, alguns educadores também foram contemplados com ele gratuitamente pelo projeto Leia para uma criança - da Fundação Itaú e o mesmo também pode ser projetado, caso disponha na escola do recurso para tal, ou impresso via link disposto neste material:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QwtdVwf2arA4wnDmNQu2WB4BUQ8paxeBTuUZASBDKNQFKuZNCmBFh2Wd8jkn/his1-01und04-livro-o-mundo-inteiro.pdf (Acesso em 4 de março de 2019)
Para saber mais:
https://www.youtube.com/watch?v=XThqF5CLbo0
Um vídeo curto que explica como as crianças vêem o mundo até os sete anos de idade e sua percepção sobre o seu redor.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Imagem do slide- Fonte da imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso 23 mar 2019.
Orientações: Reorganize a sala com os alunos, agora criando um semi-círculo. Compartilhe quatro frases do livro “O Mundo inteiro” por meio da leitura com os alunos sentados em semicírculo.
As quatro frases devem ser lidas por você junto com os alunos claramente, estabelecendo um breve recorte das ideias principais da história. À medida que forem lendo as frases, apresente a imagem correspondente do livro para cada uma delas disposta no link para as crianças refletirem sobre ambas.
Antes da leitura escreva as frases do livro no quadro, se possível imprima- as através do link já disponibilizado anteriormente e cole-as no quadro ou em uma parede disponível na sala que permita boa visibilidade dos alunos.
Frases a serem trabalhadas:
1- O mundo inteiro Somos eu e você!
2- O mundo inteiro é tudo isso. Tudo isso somos eu e você!
3- O mundo inteiro é um vasto lugar!
4- O mundo inteiro é novo e antigo!
5- O mundo inteiro segue em movimento!
Quando a leitura das frases for concluída no coletivo, dê um tempo para que os alunos levantem hipóteses sobre cada uma das frases como reflexão e também das imagens caso elas tenham sido apresentadas. Na sequência, peça que compartilhem o que acham. Pode ser que eles não verbalizem uma reflexão clara sobre cada uma das frases/imagens e ainda estabeleçam um pouco de confusão entre elas. A noção de mundo ainda está sendo formada na consciência crítica de cada um deles.
E devido ao poder de complexidade e aos processo de elaboração sobre o conceito de história pessoal e o mundo ao redor, espera-se que uns complementem as respostas dos outros, por isso a importância de visualizarem as imagens e relacioná-las com as frases, pois as imagens do livro trazem cenas que facilitarão o processo de reflexão sobre a construção da história pessoal por meio de vivências que aconteceram em fases de vida diferentes, passado e presente.
Explique que as imagens são de diferentes ambientes, de diferentes situações vivenciadas por cada um deles durante a vida fora do ambiente escolar, de situações que acontecem todos os dias, que possivelmente eles já tenham vivido ou visualizado situações parecidas com as trazidas no livro, mas que já estão tão envolvidas na construção da história diária de cada um que por vezes nem se percebe.
Explique que ao lembrar de situações que eles já viveram no passado, elas podem se parecer com as cenas trazidas nas imagens do livro, por que as imagens do livro trazem situações e cenas vividas pelas pessoas no dia a dia. E que relembrar os espaços frequentados, momentos vividos com amigos e familiares permite que eles percebam o que mudou nele mesmo, nos ambientes e nas pessoas produzindo assim conhecimento histórico. A memória, o relembrar do quanto ele cresceu, por meio de espaços frequentados e situações vividas com amigos e familiares, permite que o alunos identifiquem aspectos do seu crescimento, que retomem as lembranças particulares com membros da família e da comunidade.
Frases para impressão:
Imagens para impressão:
Concluída a leitura das frases e correlação com as imagens, distribua revistas e jornais que possam ser reutilizados para recorte e colagem e se possuir disponibilidade distribua imagens diversas impressas retiradas de sites para que as crianças criem sua própria imagem representando “O mundo inteiro”.
À medida que os alunos forem concluindo solicite que coloquem na frente da sala, colando no quadro ou em uma parede da sala disponível o painel que cada um criou representando: “O mundo inteiro”.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Imagem do slide- Fonte da imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso 23 mar 2019.
Orientações: Selecione cinco dos alunos para que que cada um deles explique para a classe a atividade anterior realizada. Ou seja, para que cada um apresente para os demais colegas da classe a imagem que criou com recortes de jornais, revistas e imagens impressas. Tendo como tema o título da história lida no início da aula: “O mundo inteiro”. Antes que os alunos comecem a explanar sobre suas produções oriente-os para que falem com base na produção do seu painel sobre: o que é o mundo inteiro.
Durante as apresentações dos alunos é possível que surjam outras crianças que queiram falar e que complementem a apresentação dos colegas que estão se apresentando. No momento da apresentação espera-se que os alunos possam dizer por exemplo que o mundo inteiro são as casas, os parques, os animais, a natureza, as pessoas, os lugares, a praia, a sua própria casa, amigos, familiares, o sol, lua, vento, chuva, tudo o que se vê, sente, pega, vive, enfim, tudo o que existe. Eles devem concluir que a relação entre as pessoas em diferentes contextos e lugares contribui para a formação da história, da memória pessoal e coletiva. A construção da história deles e dos que compartilham com eles os momentos vividos.
Em seguida, convide a turma para elaborar junto com você uma frase coletiva partindo da seguinte reflexão: O que é o Mundo inteiro? Seja o escriba. Após a criação coletiva da frase os alunos devem anotar a mesma em seus cadernos. Auxile-os a montar um mural com as produções da turma na sala de aula.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_01UND04
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela e WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Zoom, Skype e demais aplicativos de videochamada.
Contexto
Neste plano o objetivo é compreender como a relação em família em diferentes contextos contribui para a formação da história de seus integrantes. Considerando que para esta etapa do ensino é possível que as crianças ainda não estejam alfabetizadas, é importante que, a princípio, você possa compartilhar as instruções para execução das atividades em arquivos de áudio via WhatsApp ou utilizando outra ferramenta que por ventura esteja fazendo uso para as suas aulas, desde que priorize áudio. Solicite previamente que os estudantes, junto a suas famílias, leiam o livro que o plano disponibiliza (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QwtdVwf2arA4wnDmNQu2WB4BUQ8paxeBTuUZASBDKNQFKuZNCmBFh2Wd8jkn/his1-01und04-livro-o-mundo-inteiro.pdf). Dê um tempo para que os estudantes façam o que foi pedido. Após esse período peça para que estudantes relacionem a leitura às questões abaixo:
- Vocês costumam visitar lugares? Se sim, algum deles se parece com os lugares da história?
- Com quem vocês costumam passear?
- As pessoas da sua família costumam se reunir em alguma situação?
Os estudantes podem fazer relatos da leitura encaminhando áudios de WhatsApp ou, se possível, você pode realizar um momento síncrono com eles para que possam conversar sobre a leitura.
Problematização
Compartilhe, pela ferramenta que estiver usando, o arquivo de problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nZ2awKcP5HKhVrpFDRBfkSQMHCdQcUtZUHmfh8DUryDqGQpWEdvDYCCTg8aC/his1-und04-frases-do-livro-o-mundo-inteiro.pdf). Caso esteja utilizando grupos de WhastApp, indique ou sorteie algumas crianças para que respondam às questões propostas. Elas podem gravar áudios ou vídeos para responder.
Sistematização
Peça aos estudantes que façam uma entrevista (https://docs.google.com/document/d/1usTCgCCbmlgma765zeP6V8xU-VbrpQhq3Xfx35fl_AI/edit) com algum familiar ou pessoa mais velha com quem tenha contato. Solicite que gravem um vídeo com a entrevista ou façam em arquivo de áudio e compartilhem com o grupo de WhatsApp da turma. A ideia é que as crianças possam perceber que todos nós temos uma trajetória de vida, que resulta em quem somos e no que vivemos hoje. Promova o debate sobre as respostas dos estudantes para que eles percebam as diferentes histórias de vida.
Convite às famílias
As famílias podem assistir com as crianças o vídeo “Vida de Maria” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4. Acesso em 04 de junho de 2020). Neste vídeo, Maria tem sua trajetória de vida marcada pelas limitações impostas pelas condições familiares. É importante chamar atenção para a importância que as formas de agir e pensar fomentadas no contexto sociofamiliar tem na formação da história de vida dos sujeitos.
Outras Sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI06, EF03HI02 e EF04HI01. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: (EF01GE01), (EF15AR01), (EF15AR02), (EF15AR04), (EF15AR05) (EF15AR09), (EF15AR15), (EF15AR23), (EF69AR04), (EF01CI04), (EF01MA01), (EF01ER01) e (EF01ER05).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Midian Kelly Lessa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: meu lugar no mundo
Objeto (s) de conhecimento: As fases da vida e a idéia de temporalidade(passado, presente, futuro)
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e /ou de sua comunidade.
Palavras-Chave: Mundo; família; contexto; relações; experiências
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA