Plano de Aula

Plano de aula: Quem sou eu… pequeno: relato das minhas grandes memórias

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Lembranças particulares, da família e da comunidade

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade de possibilidades e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Projetor (caso deseje projetar os slides e vídeos) ou material impresso e quadro (para anotar as questões caso não vá projetar)

Folhas de sulfite, lápis de cor e/ou de cera em cores variadas, hidrocor e/ou canetas coloridas, papel craft ou pardo, fotografias dos alunos na fase de bebê

Impressão da letra da música “Eu sou um bebezinho”:https://docs.google.com/document/d/1w8I7lWstMpdPI1ovzIaUR61xyhV7Ay9KfkGgHUyF-iU/edit

Impressão da letra da música “Sambinha da fralda molhada”:

https://docs.google.com/document/d/1OOcaoVLqGpyu0bv7PL-KVdYxGtTq3mPyj7d5wlOEWT8/edit

Impressão de tabela com painel comparativo de memórias:

https://docs.google.com/document/d/1XT2nRTFBwcRCimJqOIA2WU-3RgKvNZk30xkkLCtzP68/edit

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gaxBzJ2TJVJQy3eyBjzJWMqDKQ4nmab9N9MAfu3ZqSr73jRfAjaHsuGVAZJK/his1-01und01-painel-comparativo-de-memorias.pdf,

Material Complementar:

Consultar e ouvir a música “Saiba” :

https://docs.google.com/document/d/1gIZrHz6k4RSEm207rG7aMhq-C33kLLghopASkniYdJE/edit

Clipe da música “Saiba” disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=yhg-yXrmJgM>. Acesso em 22/03/2019. Como complemento para maior embasamento sobre a proposta.

Além do vídeo colaborativo da palavra cantada que apresenta crianças em situações cotidianas ao som da música que será usada na aula - Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=dfd3hdw_llU> (Acesso em 22/03/2019)

Para saber mais:

Como apoio sobre a percepção da passagem do tempo em crianças da Educação Infantil em transição para o 1º ano do Ensino Fundamental, recomenda-se o seguinte vídeo:

ESCOLA,NOVA. Pensamento Infantil - A noção de tempo. 2009.(6m04s).

Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=nW04XyqpUSA>.Acesso em: 25 de fev.2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Este objetivo deve ser apresentado para os alunos. É possível que ele seja lido com as crianças, além da leitura o mesmo também pode ser escrito no quadro para que os alunos acompanhem por meio da leitura coletiva. Havendo possibilidade você pode realizar a projeção do slide para leitura coletiva e compreensão de todos.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA