Plano de aula: PERCEBER AO MEU REDOR: OLHAR O MUNDO

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Lembranças particulares, da família e da comunidade

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cartaz, papel A4, papel metro branco ou pardo, fotografias do cotidiano escolar dos alunos, fita adesiva, piloto em qualquer cor, autorização escrita assinada pelos pais ou responsáveis pelos alunos, quadro branco, cadernos, lápis, borracha, lápis de cor e giz de cera colorido, canetinhas hidrocor.

Material complementar:

Esta autorização deve ser entregue a família e/ou responsável pelo aluno com até 4 dias que antecedem a data da visita escolhida por você em combinação com a gestão escolar. Isso é para que os pais tenham tempo de reenviar devidamente assinadas e para que a gestão possa organizar a estrutura de funcionários que irão oferecer suporte durante a atividade para a turma. Sente e combine tudo com a gestão com pelo menos uma semana de antecedência, para que as autorizações possam ser preparadas e encaminhadas até você para anexar as agendas em tempo hábil.

No caso da escola não dispor de impressão, se organize ainda com um tempo maior para escrever as autorizações individualmente nas agendas dos alunos. Mas as mesmas não podem deixar de ser encaminhadas pois os alunos estarão sobre a sua responsabilidade e responsabilidade da escola no espaço externo ao ambiente escolar e para isso a família precisa dar permissão.

Para você saber mais: Como sugestão para ampliação do olhar sobre o uso da fotografia em atividades desenvolvidas na sala de aula, na escola, bem como fotografar os alunos durante atividades escolares, existe o vídeo de André Carrieri que é um documentário que traz o uso da fotografia para o trabalho do educador como ampliação do olhar do docente para o fazer pedagógico da criança, despertando o professor para a utilização de um recurso histórico que torna a interpretação do educador mais sensibilizada para conhecer e entender como a criança está se desenvolvendo. Também é uma oportunidade da própria criança de realizar uma retrospectiva histórica sobre o que está vivendo, experienciando e aprendendo por meio da análise de uma situação que aconteceu em um dado momento do seu passado.

O trabalho com fotografia segundo o vídeo oferece uma mudança de postura tanto no educador como nas crianças, já que por meio desse documento histórico o aluno se mostra sempre mais, a fotografia sempre tem para revelar além do que se vê no próprio fazer das atividades realizadas.

Ateliê de Fotografia:

https://www.youtube.com/watch?v=cV_5rOyLKcU (Acesso em 4 de março de 2019)

Acesse aqui mais uma sugestão de vídeo para uma melhor preparação para aula assistindo o documentário que reflete sobre a análise de fotografias na escola. O documentário foi realizado pela Fundação Victor Civita em conjunto com a TV Cultura sobre um projeto intitulado “Imagens no tempo” do professor Rogério Bettoni, realizado em 2006, com os alunos do colégio Efigênia Vidgal, em Belo Horizonte. O projeto foi um dos vencedores, estando entre os 10 melhores do Prêmio Educador Nota 10, promovido pela fundação Victor Civita e pela Revista Nova Escola.

IMAGENS no tempo. In: FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA “ROGÉRIO BETTONI; Prêmio Victor Civita, 2007. Disponível em https://novaescola.org.br. Acesso em 13/02/2019.

Traz como desafio sensibilizar e motivar os alunos para aprender por meio da análise fotográfica em atividades escolares diversas.

https://novaescola.org.br/conteudo/3935/projeto-une-fotografia-cinema-e-analises-dos-alunos (Acesso em 4 de março de 2019)

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Em seguida, solicite que os alunos reflitam lançando o seguinte questionamento:

• Estamos na escola. O que encontramos quando saímos dela, no caminho para casa?

Com ele é possível que as crianças lembrem dos lugares que visualizam no caminho da escola para casa e de casa para escola, como casas de comércio, lojas, residências, restaurantes, supermercados, empresas, outras escolas, praças, ambientes associados aos momentos de lazer e a algumas atividades realizadas por pessoas da sua família.

Solicite às crianças que lembrem do caminho que fazem de casa para escola e da escola para casa e contem sobre lugares que costumam frequentar com familiares ou responsáveis.

Cite alguns exemplos de espaços e ambientes que existam no entorno da escola, somente para que os alunos consigam recordar do que existe no entorno( mercado, praça…) Na medida que os alunos forem compartilhando a sua lembrança, questione-os sobre para que serve este lugar, o que se faz nele, o que “eu” faço nele, ou seja, o que cada um deles fazem naquele lugar.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA