Plano de aula: FAMÍLIA: IDENTIDADE E LAÇOS

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Lembranças particulares, da família e da comunidade

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: “ O Livro Eu te amo” de Tood Paar, imagens variadas de diferentes composições familiares atuais. Folhas de ofício A4, lápis de cor, lápis cera, tinta guache, hidrocor, lápis preto.

Material complementar:

PAAR, Tood. O Livro Eu Te Amo. São Paulo: Panda Books, 2010.

O Livro Eu Te Amo está disponível para projeção, leitura, ou impressão por você professor para desenvolvimento da aula com os alunos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gkrHBHRzk9QMmS2Em8zzBU3P8PmHB7W8j3BAe5PcApM6mtndvSf7VhdUcYFQ/his1-01und03-quem-nos-ama-em-qualquer-situacao.pdf

Imagens para impressão para análise dos alunos no segundo momento da aula:

Para você saber mais: Nesta aula como objetivo para o ensino de História, os alunos irão analisar que por meio de situações simples de afetividade da rotina familiar é possível perceber estruturas familiares diferentes da qual ele faz parte, como as relações afetivas permitem a construção da história da família.

Onde a compreensão sobre os que integram uma família não precisam ser iguais, nem desenvolver as mesmas atividades, nem pensar igual, ou manter a mesma rotina, com situações iguais, é de suma importância para a construção de uma identidade familiar no espaço e no tempo e assim a criança começa a localizar uma referência por meio da família que apoia seu processo de amadurecimento com o passar do tempo quando ele se recorda de situações vivenciadas em família quando era menor.

Ao perceber que famílias não são iguais e que mesmo diferentes uma das outras é possível manter uma estrutura, uma rotina de vivência que contribua para seu crescimento, a criança, terá a percepção sobre o tempo que viveu anos anteriores, quando ela era menor e perceberá que ao vivenciar: o tempo passa, ela cresce contribui para o contexto familiar, e aprende identificando fatores das mudanças que ocorrem em si mesmo, na sua vida, no seu corpo e no seu pensamento valorizando as lembranças que foram construídas ao longo do tempo, no ontem no hoje e no que ela vivenciar amanhã.

Para ampliação dos estudos: a leitura do livro “ O PAPAI É POP” de Marcos Piangers. O autor é jornalista e realiza palestras por todo país sobre relações familiares. Tal obra aborda que o que importa mesmo na relação familiar não é o ter, não é o dar, não é suprir os filhos com objetos, bens materiais. Aborda que para a história de uma família ser significativa e contribuir para o crescimento saudável dos filhos, construindo uma história familiar com boas relações afetivas, é preciso valorizar as vivências familiares construídas dia a dia e não o que se oferece às crianças materialmente. Que é importante viver a família, e está com os filhos entregue por inteiro, viver com eles cotidianamente de verdade. Uma leitura colaborativa para entender as relações e como estas contribuem para perceber os diferentes contextos familiares e as diferentes estruturas de família, a partir das relações afetivas construídas diariamente.

Orientações: Projete o objetivo aos alunos. Caso não disponha de projetor apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA