LETRA DA MÚSICA - Trem Bala
Plano de Aula
Plano de aula: VIDA EM FAMÍLIA
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Conhecendo as histórias da família e da comunidade
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: (Letra da música Trem bala impressa, papel A4, folhas de papel craft, tinta guache colorida, pincel, pincel piloto, fita adesiva, piloto para quadro branco)
Material complementar: Letra da música Trem Bala para impressão
Trecho da música para realização da atividade:
Para você saber mais:
O livro “A família de Sara”.
ANDRADE, Gisele Gama. A família de Sara. Clube de Autor Ebook. Brasil. 2017.
O livro conta a história de Sara, uma menina que faz parte de uma família sem pai. Ela é uma criança muito amada, cuidada e respeitada. E que tem o desafio de fazer um desenho da sua família para o Dia dos Pais. Ao mesmo tempo que o livro apresenta a possibilidade de diferentes tipos de família, ele traz as diferentes relações de afeto, cuidado e respeito entre os parentes da família da criança.
Assistir o filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, filme que conta a história da vida do jovem Kaspar Hauser, encontrado aos 15 anos sem saber andar ou falar por ter passado a vida isolado. A história do jovem promove reflexões sobre a importância da interação familiar e social para o melhor desenvolvimento humano.
HERGOZ, Werner(direção). Alemanha 1974. (110min). Acesso em 09 de mar. 2019.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wplj0ITkwho
Leitura do relato: “O perigo de uma história única.”
Apresentação da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie que trata da trajetória de vida dela saindo do seio familiar de cuidados e respeito para a vida fora de casa, na universidade. Ela conta da infância, da descoberta da diversidade entre os povos e o preconceito.
Disponível em:
<https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?nolanguage=ptbr#t-618248>.Acesso em 01de mar. 2019.
OLTRAMARI, F. E RAZERA,B. 2013. O afeto e o cuidado nas relações familiares: construindo os alicerces de uma nova casa. Disponível em: <http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/138_347.pdf>. Acesso em: 01 de março de 2019.
Destina-se a analisar como o afeto, o cuidado e o respeito amparam a formação familiar.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Em seguida, pergunte se alguém sabe o que é cuidado e respeito.
Nesse momento é possível que as crianças lembrem de situações que já viveram em família, com pais ou responsáveis que expressem cuidado, respeito como: insistir para que eles se alimentem, acompanhar ao médico, a escola, não levantar a voz diante das pessoas com mais idade e relatem situações diversas durante esse momento.
Diga para a turma que, para todo mundo ter certeza sobre o que é cuidado e respeito, vocês vão realizar a leitura da letra de uma música que traz como mensagem esses valores para dar continuação à aula.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Organize os alunos em círculo e se posicione no centro do mesmo para a leitura da música “Trem Bala” de Ana Vilela. Caso seja possível projete a mesma ou assista o clipe. Se preferir realize a impressão para distribuir para os alunos através do link:
Letra:
Clipe musical através do link:
https://www.youtube.com/watch?v=sWhy1VcvvgY
VILELA, Ana. Trem Bala. 2017.. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=sWhy1VcvvgY> Acesso em: 23 de fev. de 2019
Após a leitura da música pergunte se os alunos conhecem a mesma, escute seus posicionamentos e apresente a pergunta para que eles respondam sobre a mensagem que a música traz para interpretação:
- Quando é que sua família cuida de você?
- Em quais momentos você se sente respeitado pela sua família?
- Como é a sua convivência com a seus familiares?
- Conte-nos uma acontecimento que te marcou quando estava na companhia da sua família?
- Quando você e seus familiares costumam conversar?
Avalie a percepção do seu grupo e proponha ações como dançar ou representar trechos da música.
Para você saber mais: Assistir o filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, um filme que conta a história da vida do jovem Kaspar Hauser, encontrado aos 15 anos sem saber andar ou falar por ter passado a vida isolado. A história do jovem promove reflexões sobre a importância da interação familiar e social para o melhor desenvolvimento humano.
HERGOZ, Werner(direção). Alemanha 1974. (110min). Acesso em 09 de mar. 2019.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wplj0ITkwho
O livro “A família de Sara”.
ANDRADE, Gisele Gama. A família de Sara. Clube de Autor Ebook. Brasil. 2017.
O livro conta a história de Sara, uma menina que faz parte de uma família sem pai. Ela é uma criança muito amada, cuidada e respeitada. E que tem o desafio de fazer uma desenho da sua família para o Dia dos Pais. Ao mesmo tempo que o livro apresenta a possibilidade de diferentes tipos da , traz as diferentes relações de afeto, cuidado e respeito entre os parentes da família da criança.
OLTRAMARI, F. E RAZERA,B. 2013. O afeto e o cuidado nas relações familiares: construindo os alicerces de uma nova casa. Disponível em: <http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/138_347.pdf>. Acesso em: 01 de março de 2019.
Destina-se a analisar como o afeto, o cuidado e o respeito ampara a formação familiar.
Leitura do relato: “O perigo de uma história única.”
Apresentação da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie que trata da trajetória de vida dela saindo do seio familiar de cuidados e respeito para a vida fora de casa, na universidade. Ela conta da infância, e da descoberta da diversidade entre os povos e o preconceito.
Disponível em:
<https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?nolanguage=ptbr#t-618248>.Acesso em 01de mar. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos de no máximo 4 crianças.
Crie um cartaz com o trecho da música sugerido através do link abaixo e fixe no quadro.
Releia e cante esse trecho da música com os alunos.
Destine um tempo para uma breve interpretação oral das crianças, iniciada com o questionamento:
- O que vocês sentem quando são colocados no colo ou recebem algum tipo de carinho, afeto dos seus pais ou responsáveis?
- Vocês tem o hábito de abraçar e sorrir para seus pais ou responsáveis quando estão com eles?
- E seus pais ou responsáveis têm o hábito de sorrir quando estão na companhia de vocês?
- O que vocês entendem pela expressão: “ A vida é um trem bala…”, vocês sabem o que é um trem bala?
- Que atitude vocês realizariam hoje para demonstrar cuidado e respeito pelos seus pais ou responsáveis.
Em seguida, distribua para cada grupo uma folha de papel craft com a estrofe sugerida para o trabalho no link acima, colada no centro da folha de craft, formando assim um cartaz.
Solicite que ao redor da letra da música cada aluno crie uma imagem que represente quando a família cuida e respeita cada um deles.
Distribua para cada grupo tinta guache colorida para que criem uma imagem coletiva que represente a mensagem da estrofe sugerida para a produção do trabalho.
Após a criação das imagens coletivas pelos grupos, organize as produções de cada grupo em um espaço disponível na sala de aula.
Reorganize os alunos no centro da sala para a criação de uma coreografia coletiva do trecho da música orientados por você. Quando todos estiverem cientes da coreografia sugira uma apresentação breve para as famílias.
Para você saber mais: Leitura do relato “O perigo de uma história única.”
Apresentação da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie que trata da trajetória de vida dela saindo do seio familiar de cuidados e respeito para a vida fora de casa, na universidade. Ela conta da infância, e da descoberta da diversidade entre os povos e o preconceito.
Disponível em:
<https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?nolanguage=ptbr#t-618248>.Acesso em 01de mar. 2019.
O livro “A família de Sara”.
ANDRADE, Gisele Gama. A família de Sara. Clube de Autor Ebook. Brasil. 2017.
O livro conta a história de Sara, uma menina que faz parte de uma família sem pai. Ela é uma criança muito amada, cuidada e respeitada. E que tem o desafio de fazer uma desenho da sua família para o Dia dos Pais. Ao mesmo tempo que o livro apresenta a possibilidade de diferentes tipos da , traz as diferentes relações de afeto, cuidado e respeito entre os parentes da família da criança.
Assistir o filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, um filme que conta a história da vida do jovem Kaspar Hauser, encontrado aos 15 anos sem saber andar ou falar por ter passado a vida isolado. A história do jovem promove reflexões sobre a importância da interação familiar e social para o melhor desenvolvimento humano.
HERGOZ, Werner(direção). Alemanha 1974. (110min). Acesso em 09 de mar. 2019.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wplj0ITkwho
OLTRAMARI, F. E RAZERA,B. 2013. O afeto e o cuidado nas relações familiares: construindo os alicerces de uma nova casa. Disponível em: <http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/138_347.pdf>. Acesso em: 01 de março de 2019.
Destina-se a analisar como o afeto, o cuidado e o respeito ampara a formação familiar.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Solicite que os grupos permaneçam formados para a próxima etapa da atividade. Oriente que cada grupo releia a estrofe da música que trabalhou anteriormente e retire dela duas palavras mais significativas, as duas palavras-chave da estrofe, escrevendo cada uma numa folha de papel A4. Oriente cada grupo a escolher palavras que façam parte do contexto da aula em desenvolvimento: “Cuidado e Respeito”.
Cada grupo deve escolher dois representantes para ler as palavras-chave escolhidas para os demais colegas da classe e colar no mural construído por você em forma de círculo, formando um círculo, uma “Ciranda com as palavras”.
Após todas as palavras estarem coladas pergunte aos alunos:
- O que você aprendeu sobre o significado de cuidado e respeito?
- Como as famílias podem demonstrar cuidado e respeito pelas crianças que dela fazem parte?
- Como as crianças podem demonstrar respeito pelos seus pais ou responsáveis?
Divida o quadro em duas partes. De um lado do quadro escreva a palavra CUIDADO e do outro a palavra RESPEITO. Anote no quadro as falas dos alunos de acordo ao significado que elas expressam.
Solicite que os alunos anotem estas expressões em seus cadernos.
Para você saber mais:
OLTRAMARI, F. E RAZERA,B. 2013. O afeto e o cuidado nas relações familiares: construindo os alicerces de uma nova casa. Disponível em: <http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/138_347.pdf>. Acesso em: 01 de março de 2019.
Destina-se a analisar como o afeto, o cuidado e o respeito ampara a formação familiar.
O livro “A família de Sara”.
ANDRADE, Gisele Gama. A família de Sara. Clube de Autor Ebook. Brasil. 2017.
O livro conta a história de Sara, uma menina que faz parte de uma família sem pai. É ma criança muito amada, cuidada e respeitada. E que tem o desafio de fazer uma desenho da sua família para o Dia dos Pais. Ao mesmo tempo que o livro apresenta a possibilidade de diferentes tipos da , traz as diferentes relações de afeto, cuidado e respeito entre os parentes da família da criança.
Assistir o filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, um filme que conta a história da vida do jovem Kaspar Hauser, encontrado aos 15 anos sem saber andar ou falar por ter passado a vida isolado. A história do jovem promove reflexões sobre a importância da interação familiar e social para o melhor desenvolvimento humano.
HERGOZ, Werner(direção). Alemanha 1974. (110min). Acesso em 09 de mar. 2019.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wplj0ITkwho
Leitura do relato: “O perigo de uma história única.”
Apresentação da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie que trata da trajetória de vida dela saindo do seio familiar de cuidados e respeito para a vida fora de casa, na universidade. Ela conta da infância, e da descoberta da diversidade entre os povos e o preconceito.
Disponível em:
<https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?nolanguage=ptbr#t-618248>.Acesso em 01de mar. 2019.
Materiais complementares
#NovaEscolaEmCasa
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_02UND04
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, WhatsApp, print de tela.
- Optativas: Youtube, Padlet, Zoom, Skype ou demais aplicativos de videochamada.
Contexto
Neste plano o objetivo é compreender que cada família é construída por suas histórias. Considerando que para esta etapa do ensino é possível que as crianças ainda não estejam alfabetizadas, é importante que, a princípio, você possa compartilhar as instruções para execução das atividades através de arquivos de áudio via WhatsApp, ou outra ferramenta que esteja utilizando em suas aulas, desde que priorize arquivos de áudio. Compartilhe com os estudantes a letra da música “Trem Bala” (disponível aqui), assim como o link do clipe (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=sWhy1VcvvgY). Peça que os estudantes assistam o vídeo e/ou leiam a música. Repasse aos estudantes as seguintes perguntas (se os estudantes já forem alfabetizados repasse por escrito, e caso ainda não sejam, envie áudio ou vídeo via Whatsapp):
- Em que situações sua família cuida de você?
- Como se dá bem com seus familiares?
- Conte-nos um acontecimento que te marcou quando estava na companhia da sua família?
- Quando você e seus familiares costumam conversar?
Aos estudantes deve ser solicitado que respondam as perguntas também via áudio ou chamada de vídeo. A fim de otimizar o compartilhamento das respostas na ferramenta que você estiver utilizando, peça que as respostas tenham duração de, no máximo, 01 minuto.
Problematização
Compartilhe o arquivo de problematização (acesse aqui) e peça que os estudantes respondam as questões com desenhos. Dê um tempo para que os mesmos possam responder. Após isso, solicite que os estudantes mandem fotos das produções e indiquem uma palavra de afeição que represente a sua família.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização (acesse aqui). Nele o estudante irá produzir um bilhete onde deve expressar o seu carinho pelos membros da família, seguindo as regras desse tipo de gênero. Nesta sistematização é possível articular as disciplinas de História e Língua Portuguesa.
Convite às famílias
Para que as famílias ajudem os estudantes no estudo desta temática, é possível realizar a leitura do livro “A família de Sara”, que conta a história de Sara, uma menina que faz parte de uma família sem pai. Ela é uma criança muito amada, cuidada e respeitada e que tem o desafio de fazer um desenho da sua família para o Dia dos Pais. É possível, também, que as famílias assistam o filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, filme que conta a história da vida do jovem Kaspar Hauser, encontrado aos 15 anos sem saber andar ou falar por ter passado a vida isolado. A história do jovem promove reflexões sobre a importância da interação familiar e social para o melhor desenvolvimento humano.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI03 e EF01HI02. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: (EF01LP25), (EF12LP05), (EF12LP07), (EF02LP12), (EF15AR02), (EF15AR15), (EF02GE01), (EF04ER07) e (EF07ER01).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Midian Kelly Lessa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: Meu lugar no mundo
Objeto (s) de conhecimento: As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
Palavras-Chave: Família; diversidade; cuidado; respeito; relação