Plano de aula: FAMÍLIA: UNIVERSO DIVERSO

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Conhecendo as histórias da família e da comunidade

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: (Folhas de papel A4, cartolina, papel metro, papelão, lápis cera, fita adesiva, cola branca, quadro, caderno, lápis e borracha)

Material complementar:

Como sugestão, imprima e distribua para os alunos ou projete a imagem no quadro " Família de Pretos" de Inês Correia da Costa disponível no link abaixo e proponha aos alunos que desenvolvam a atividade.

Para você saber mais:

Como indicação para leitura, o livro “As mães e os pais da gente - A família é uma nave azul”, de Wagner Costa é um livro muito interessante que possibilita a ampliação do olhar do educador. Ele conta a história de dois irmãos que fazem parte de uma família que enfrenta uma crise e a necessidade uma nova configuração familiar. E atrelado a isso os altos e baixos das relações familiares ao longo do tempo.

COSTA, Wagner. As mães e os pais da gente: (a família é uma nave azul). Ilustr: MATIAS, Simone. 1 ed. São Paulo: moderna, 2017.

O filme “Procurando Nemo” traz uma mensagem muito interessante sobre a diversidade das configurações familiares e como as famílias constroem sua história ao longo do tempo.

PROCURANDO NEMO.Walt Disney Pictures Pixar Animation Studios. Animação 3D. TÍtulo Original: Finding Nemo. EUA, 2003 DVD: 100 min. Lançamento: 30 de Maio de 2003 (EUA); 4 de Julho de 2003 (Brasil). DIREÇÃO: Andrew Stanton. ROTEIRO: Andrew Stanton. PRODUÇÃO: Graham Walters. MÚSICA: Thomas Newman. Disponível em:

<https://www.youtube.com/results?search_query=procurando+nemo>. Acesso em 09 de mar.2019.

Para leitura do professor e também para que o professor leia para os alunos: “O livro da Família” de Tood Parr. Traz uma história pertinente ao tema trabalhado quando ele apresenta variadas configurações familiares que se desenvolvem na sociedade ao longo do tempo atendendo as necessidades específicas de cada uma, mas sem esquecer o principal sentimento que mantém uma família feliz: o amor.

TOOD, Parr. O livro da família.São Paulo. Panda Books. 1ªed.2003.

Tempo sugerido: (5 minutos)

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Em seguida, pergunte se alguém já viu uma imagem de uma família antiga, uma família do século passado.

É possível que as crianças digam que já viram algumas fotografias antigas dos seus familiares ou que já viram algumas imagens representadas em jornais e revistas.

Diga para a turma que eles terão a possibilidade de visualizar uma imagem pintada por uma artista brasileira chamada Inês Correia da Costa que retrata uma família por meio de uma pintura em quadro, para conhecerem uma realidade familiar existente no passado.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA