Atividade de sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: FAMÍLIA: UNIVERSO DIVERSO
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Conhecendo as histórias da família e da comunidade
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: (Folhas de papel A4, cartolina, papel metro, papelão, lápis cera, fita adesiva, cola branca, quadro, caderno, lápis e borracha)
Material complementar:
Como sugestão, imprima e distribua para os alunos ou projete a imagem no quadro " Família de Pretos" de Inês Correia da Costa disponível no link abaixo e proponha aos alunos que desenvolvam a atividade.
https://artsandculture.google.com/asset/fam%C3%ADlia-de-pretos/kgHt4_zW3y9uhA
Para você saber mais:
Como indicação para leitura, o livro “As mães e os pais da gente - A família é uma nave azul”, de Wagner Costa é um livro muito interessante que possibilita a ampliação do olhar do educador. Ele conta a história de dois irmãos que fazem parte de uma família que enfrenta uma crise e a necessidade uma nova configuração familiar. E atrelado a isso os altos e baixos das relações familiares ao longo do tempo.
COSTA, Wagner. As mães e os pais da gente: (a família é uma nave azul). Ilustr: MATIAS, Simone. 1 ed. São Paulo: moderna, 2017.
O filme “Procurando Nemo” traz uma mensagem muito interessante sobre a diversidade das configurações familiares e como as famílias constroem sua história ao longo do tempo.
PROCURANDO NEMO.Walt Disney Pictures Pixar Animation Studios. Animação 3D. TÍtulo Original: Finding Nemo. EUA, 2003 DVD: 100 min. Lançamento: 30 de Maio de 2003 (EUA); 4 de Julho de 2003 (Brasil). DIREÇÃO: Andrew Stanton. ROTEIRO: Andrew Stanton. PRODUÇÃO: Graham Walters. MÚSICA: Thomas Newman. Disponível em:
<https://www.youtube.com/results?search_query=procurando+nemo>. Acesso em 09 de mar.2019.
Para leitura do professor e também para que o professor leia para os alunos: “O livro da Família” de Tood Parr. Traz uma história pertinente ao tema trabalhado quando ele apresenta variadas configurações familiares que se desenvolvem na sociedade ao longo do tempo atendendo as necessidades específicas de cada uma, mas sem esquecer o principal sentimento que mantém uma família feliz: o amor.
TOOD, Parr. O livro da família.São Paulo. Panda Books. 1ªed.2003.
Objetivo
Tempo sugerido: (5 minutos)
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Em seguida, pergunte se alguém já viu uma imagem de uma família antiga, uma família do século passado.
É possível que as crianças digam que já viram algumas fotografias antigas dos seus familiares ou que já viram algumas imagens representadas em jornais e revistas.
Diga para a turma que eles terão a possibilidade de visualizar uma imagem pintada por uma artista brasileira chamada Inês Correia da Costa que retrata uma família por meio de uma pintura em quadro, para conhecerem uma realidade familiar existente no passado.
Contexto
Tempo sugerido: (25 minutos)
Orientações: Apresente para os alunos a imagem da obra de Inês Correia da Costa : Família de Pretos, impressa - uma cópia por aluno se possível - ou projetada, através do link:
https://artsandculture.google.com/asset/fam%C3%ADlia-de-pretos/kgHt4_zW3y9uhA (Acesso 02 de abril de 2019)
Deixe um tempo determinado para os alunos apreciarem a obra. Perceba suas reações e falas.
Na sequência solicite aos alunos que descrevam oralmente o que elas visualizam na obra apreciada. Iniciando:
- O que vocês estão vendo nessa imagem?
- O que a imagem está retratando?
- O que lhe chamou mais atenção na imagem?
- Você acha que as pessoas na imagem estão felizes ou tristes?
- A quantidade de pessoas na imagem se aproxima da quantidade de pessoas da sua família?
- A maneira como estão vestidos se aproxima da maneira como nos vestimos hoje?
- Por que será que os seus rostos estão tão sérios?
Imagem do slide- Fonte da imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso 21 fev 2019.
Para você saber mais:
Como indicação para leitura, o livro “As mães e os pais da gente - A família é uma nave azul - de Wagner Costa é um livro muito interessante que possibilita a ampliação do olhar do educador. Ele conta a história de dois irmãos que fazem parte de uma família que enfrenta uma crise e a necessidade uma nova configuração familiar. E atrelado a isso os altos e baixos das relações familiares ao longo do tempo.
COSTA, Wagner. As mães e os pais da gente: (a família é uma nave azul). Ilustr: MATIAS, Simone. 1 ed. São Paulo: moderna, 2017.
O filme “Procurando Nemo” traz uma mensagem muito interessante sobre a diversidade das configurações familiares e como as famílias constroem sua história ao longo do tempo.
PROCURANDO NEMO.Walt Disney Pictures Pixar Animation Studios. Animação 3D. TÍtulo Original: Finding Nemo. EUA, 2003 DVD: 100 min. Lançamento: 30 de Maio de 2003 (EUA); 4 de Julho de 2003 (Brasil). DIREÇÃO: Andrew Stanton. ROTEIRO: Andrew Stanton. PRODUÇÃO: Graham Walters. MÚSICA: Thomas Newman. Disponível em:
<https://www.youtube.com/results?search_query=procurando+nemo>. Acesso em 09 de mar.2019.
Para leitura do professor e também para que o professor leia para os alunos: “O livro da Família” de Tood Parr. Traz uma história pertinente ao tema trabalhado quando ele apresenta variadas configurações familiares que se desenvolvem na sociedade ao longo do tempo atendendo as necessidades especificar de cada uma,mas sem esquecer o principal sentimento que mantém uma família feliz o amor.
TOOD, Parr. O livro da família.São Paulo. Panda Books. 1ªed.2003.
Problematização
Tempo sugerido: (35 minutos)
Orientações: Os alunos irão comparar a imagem da obra de Inês Correia da Costa ”Família de Pretos” disponibilizada anteriormente e também abaixo com a imagem construída por eles da própria família nesta etapa da atividade.
https://artsandculture.google.com/asset/fam%C3%ADlia-de-pretos/kgHt4_zW3y9uhA (acesso em 2 de abril de 2019)
Inicie a atividade: distribua folhas de papel A4 para cada uma das crianças e explique que irão desenhar a sua família utilizando o giz de cera. Quando concluírem os desenhos, solicite que os alunos identifiquem as pessoas da sua família que desenhou.
Na sequência distribua para os alunos uma folha de papel metro, papelão, cartolina, ou ofício A4, num tamanho que possa construir um pequeno cartaz onde ele cole as duas imagens uma ao lado da outra para estabelecer uma comparação entre as duas. Após as imagens estarem coladas os alunos irão criar um quadro comparativo com as duas imagens, ou mini cartaz colando uma imagem ao lado da outra.
Quando as duas imagens estiverem coladas formando um mini cartaz, peça para os alunos que observem e comparem as duas imagens: a criada por uma artista de acordo com o seu imaginário e a que representa uma família atual criada pelo aluno. Os alunos irão precisar de um breve momento para comparar as duas imagens, destine no máximo 5 minutos. Sugere-se que façam isso sozinhos e em silêncio. O objetivo dessa aula é que os alunos possam comparar a estrutura da sua família que pertence a atual conjuntura social a uma possível estrutura familiar do passado expressa por uma obra de arte social que traz nos seus personagens características simples, com aparência fechada e rostos maltratados.
Logo após esse momento apresente as perguntas abaixo. Que você pode ler, projetar ou escrever no quadro:
- A família da obra de arte é uma família atual?
- Existe alguma coisa parecida entre a sua família e a família retratada na imagem?
- As pessoas da sua família já estiveram em algum momento com a expressão parecida com as pessoas da imagem?
- As famílias são sempre felizes?
- Em que momentos as famílias costumam ser felizes?
- E em quais situações as famílias expressam tristeza?
- Quais famílias eram mais felizes as de antigamente como a da obra de arte ou as de hoje como a sua?
Concluída essa fase de reflexão, solicite que os alunos colem os mini-cartazes com seu auxílio num local determinado por você para exposição das produções. Pode ser o quadro, uma parede e como título sugere-se: “História de famílias em diferentes tempos.”
Para você saber mais:
Como indicação para leitura, o livro “As mães e os pais da gente - A família é uma nave azul - de Wagner Costa é um livro muito interessante que possibilita a ampliação do olhar do educador. Ele conta a história de dois irmãos que fazem parte de uma família que enfrenta uma crise e a necessidade uma nova configuração familiar. E atrelado a isso os altos e baixos das relações familiares ao longo do tempo.
COSTA, Wagner. As mães e os pais da gente: (a família é uma nave azul). Ilustr: MATIAS, Simone. 1 ed. São Paulo: moderna, 2017.
Para leitura do professor e também para que o professor leia para os alunos: “O livro da Família” de Tood Parr. Traz uma história pertinente ao tema trabalhado quando ele apresenta variadas configurações familiares que se desenvolvem na sociedade ao longo do tempo atendendo as necessidades especificar de cada uma,mas sem esquecer o principal sentimento que mantém uma família feliz o amor.
TOOD, Parr. O livro da família.São Paulo. Panda Books. 1ªed.2003.
O filme “Procurando Nemo” traz uma mensagem muito interessante sobre a diversidade das configurações familiares e como as famílias constroem sua história ao longo do tempo.
PROCURANDO NEMO.Walt Disney Pictures Pixar Animation Studios. Animação 3D. TÍtulo Original: Finding Nemo. EUA, 2003 DVD: 100 min. Lançamento: 30 de Maio de 2003 (EUA); 4 de Julho de 2003 (Brasil). DIREÇÃO: Andrew Stanton. ROTEIRO: Andrew Stanton. PRODUÇÃO: Graham Walters. MÚSICA: Thomas Newman. Disponível em:
<https://www.youtube.com/results?search_query=procurando+nemo> Acesso em: 09 de mar.2019.
Imagem do slide- Fonte da imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso 21 fev 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: (35 minutos)
Orientações: Convide três alunos para socializar os minis cartazes produzidos oralmente. Para essa socialização peça que expliquem quem são as pessoas que aparecem na imagens. Quando o alunos se referirem a obra analisada essa será uma interpretação pessoal, mas quando se referirem a sua produção eleS irão relatar quem retrataram.
Em seguida, crie uma tabela no quadro. De uma lado escreva o título: “Família de Pretos” e na outra “Minha Família”.
Retome com a classe o que eles trouxeram como informação anteriormente na descrição oral da imagem “Família de Pretos”.
Os alunos podem trazer como semelhança o descontentamento com algo que desagrada, a insatisfação revelada por meio das expressões. Que é bem característico de uma família que sofre por algo que tem uma ligação grande e que tem aspecto de uma família de trabalhadores, assim como as famílias deles.
Os alunos precisam entender que cada uma das famílias analisadas pertencem a momentos históricos diferentes, que a sociedade antigamente traziam outras características para a formação de uma estrutura familiar e que isso foi se modificando com o passar do tempo de acordo as necessidades que as próprias pessoas foram apresentando.
Peça que cada aluno registre esse aprendizado no caderno.
Para você saber mais: Para leitura do professor e também para que o professor leia para os alunos: “O livro da Família” de Tood Parr. Traz uma história pertinente ao tema trabalhado quando ele apresenta variadas configurações familiares que se desenvolvem na sociedade ao longo do tempo atendendo as necessidades especificar de cada uma,mas sem esquecer o principal sentimento que mantém uma família feliz o amor.
TOOD, Parr. O livro da família.São Paulo. Panda Books. 1ªed.2003.
Como indicação para leitura, o livro “As mães e os pais da gente - A família é uma nave azul - de Wagner Costa é um livro muito interessante que possibilita a ampliação do olhar do educador. Ele conta a história de dois irmãos que fazem parte de uma família que enfrenta uma crise e a necessidade uma nova configuração familiar. E atrelado a isso os altos e baixos das relações familiares ao longo do tempo.
COSTA, Wagner. As mães e os pais da gente: (a família é uma nave azul). Ilustr: MATIAS, Simone. 1 ed. São Paulo: moderna, 2017.
O filme “Procurando Nemo” traz uma mensagem muito interessante sobre a diversidade das configurações familiares e como as famílias constroem sua história ao longo do tempo.
PROCURANDO NEMO.Walt Disney Pictures Pixar Animation Studios. Animação 3D. TÍtulo Original: Finding Nemo. EUA, 2003 DVD: 100 min. Lançamento: 30 de Maio de 2003 (EUA); 4 de Julho de 2003 (Brasil). DIREÇÃO: Andrew Stanton. ROTEIRO: Andrew Stanton. PRODUÇÃO: Graham Walters. MÚSICA: Thomas Newman. Disponível em:
<https://www.youtube.com/results?search_query=procurando+nemo>. Acesso em 09 de mar.2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_02UND03
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, WhatsApp, print de tela.
- Optativas: Youtube, Google Classroom, Google Meet, Zoom, Skype ou demais aplicativos de videochamadas, Padlet.
Contexto
Neste plano o objetivo é compreender que cada família é construída por suas histórias. Considerando que para esta etapa do ensino é possível que as crianças ainda não estejam alfabetizadas, é importante que, a princípio, você possa compartilhar as instruções para execução das atividades através de arquivos de áudio via WhatsApp, ou outra ferramenta que esteja utilizando em suas aulas, desde que priorize arquivos de áudio. Compartilhe com os estudantes o arquivo com a obra de arte “Família de pretos” (disponível em https://artsandculture.google.com/asset/fam%C3%ADlia-de-pretos/kgHt4_zW3y9uhA). Você também pode compartilhar um print de tela com a imagem. Solicite que eles observem a imagem. Por áudio, ou videochamada, questione:
- O que vocês estão vendo nessa imagem?
- Você acha que as pessoas na imagem estão felizes ou tristes? Por quê?
- A quantidade de pessoas na imagem se aproxima da quantidade de pessoas da sua família?
- A maneira como estão vestidos se aproxima da maneira como nos vestimos hoje?
Solicite que respondam as perguntas também via áudio ou chamada de vídeo, a fim de otimizar o compartilhamento das respostas na ferramenta que você estiver utilizando.
Problematização
Compartilhe o arquivo de problematização (disponível aqui) e peça que nele os estudantes desenhem suas famílias e identifiquem os membros com os nomes deles. Solicite ainda que as crianças comparem os desenhos de suas famílias à imagem da etapa anterior.
Sistematização
Nesta etapa os estudantes irão produzir uma análise comparativa. Para isso, você pode ainda organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200). Em um arquivo de áudio ou, se possível, em uma videochamada, envie as seguintes questões:
- A família da obra de arte é uma família atual?
- Existe alguma coisa parecida entre a sua família e a família retratada na imagem?
- As famílias são sempre felizes?
- Em que momentos as famílias costumam ser felizes?
- E em quais situações as famílias expressam tristeza?
Solicite que os estudantes enviem vídeos (máximo de 30 segundos) com a análise da comparação. Envie um vídeo de 1 minuto comentando de forma geral as respostas ou, se for possível, dê retorno em momento síncrono.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar as crianças lendo alguns livros e vendo filmes com os estudantes. O livro “As mães e os pais da gente - A família é uma nave azul” de Wagner Costa é um livro muito interessante que conta a história de dois irmãos que fazem parte de uma família que enfrenta uma crise e a necessidade uma nova configuração familiar. O filme “Procurando Nemo” traz uma mensagem muito interessante sobre a diversidade das configurações familiares e como as famílias constroem sua história ao longo do tempo.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03 e EF03HI01. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: (EF01LP25), (EF12LP05), (EF12LP07), (EF02LP12), (EF15AR02), (EF15AR15), (EF02GE01), (EF04ER07) e (EF07ER01).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Midian Kelly Lessa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: Meu lugar no mundo
Objeto (s) de conhecimento: As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
Palavras-Chave: Família; Diversidade; Tempo e história