Letra da Música Família: Rita Rameh
Plano de Aula
Plano de aula: FAMÍLIA: DIFERENTE?
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Conhecendo as histórias da família e da comunidade
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Quadro, pincel piloto, folhas de papel A4, fita adesiva ou durex, canetas coloridas, lápis de cor, de cera, material reciclável diverso: palitos de picolé, de fósforo, cordões, fita, pedaços de tecido, lã e tampinhas de garrafas, gravetos, canetas coloridas, forminhas de doces, algodão, papéis diversos, cola branca ou de isopor.
Material Complementar: Vídeo instrucional que ensina com criar bonequinhas simples utilizando palitos de picolé e sorvete.
https://www.youtube.com/watch?v=9xw4IATpFgU (Acesso em 25 de março de 2019)
SOUZA, Yasmim Pinheiro de. Como fazer bonecas de palito de sorvete. 2017. (9m21s). Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=9xw4IATpFgU> Acesso em:16 de fev. 2019.
Letra da música “Família” de Rita Rameh e Luiz Waack para impressão para leitura com os alunos:
Vídeo da Música “Família” de Rita Rameh e Luiz Waack:
https://www.youtube.com/watch?v=EpDKjnRvWqM (Acesso em 25 de março de 2019)
RAMEH, Rita. WAACK, Luiz. Música “Família” - Álbum: Por que?. 2017. (1m59s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EpDKjnRvWqM>. Acesso em: 17 de fev. 2019.
Para você saber mais: Como material de suporte sugere-se a leitura do texto por meio do link abaixo que trará uma análise da diversidade da estrutura das famílias brasileiras e como estas estruturas tão únicas e diferentes permeiam a educação das crianças. Quem tem nessas famílias seus responsáveis na escola e na vida.
Retratos de família:
https://novaescola.org.br/conteudo/8045/retratos-de-familia (Acesso em 25 de março de 2019)
Também recomenda-se a leitura do livro de Ruth Rocha: ”A família do Marcelo”:
A família do Marcelo de Ruth Rocha - Editora: Salamandra, Ano: 2011
Este livro traz a discussão a realidade da estrutura familiar de várias crianças que são amigas e que desde muito pequenas por conta das necessidades familiares de cada um ampliam o olhar sobre o conceito de família e percebem que existem diferenciadas estruturas de família ao seu redor.
SOUZA. Danielle Fernandes de. Diversidade familiar: um desafio para a escola contemporânea. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2017. (Acesso em 25 de março de 2019)
Sugere-se a leitura do livro abaixo que trata da temática o universo diverso das estruturas familiares como suporte para realização da aula e aprofundamento no tema:
http://files.grupo-educacional-vanguard8.webnode.com/200000024-07a9b08a40/Livro%20PHILIPPE-ARIES-Historia-social-da-crianca-e-da-familia.pdfAcesso em: 16 de fev.2019.
ARIES. Philippe. História social da criança e da família. Trad. FLASKSMAN, Dora. 2 ed. 1981. Rio de Janeiro. Editora LTC.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Organize a turma em uma grande roda interativa e convide-os para ouvir a leitura da música “ Família” de Rita Rameh realizada em um tom de voz adequado à turma.
Distribua a letra da música para os alunos e inicie leitura. Cante a música caso queira, ou projete-a para que os alunos assistam ao clipe da mesma caso seja possível.
Lance as perguntas aos alunos. Destine um tempo para que os alunos apresentem suas opiniões, pois eles trarão diversas possibilidades de respostas. Após ouvir a opinião dos alunos sobre o tema, esclareça que irão conversar sobre como cada família pode está formada:
- Sobre o que a música fala?
- Todas as famílias são iguais a família que aparece na música? Ou são diferentes?
- Com quem vocês moram?
- Quais as famílias que aparecem na música?
- Você conhece famílias que são diferentes da sua?
Finalize a roda de conversa com os alunos falando sobre essa diversidade existente no que se refere a constituição de diferentes tipos de família. É importante preparar os alunos para perceberem esse fator real nas configurações familiares atuais e respeitar a estrutura familiar de cada um sem exceção.
Para você saber mais:
Como material de suporte sugere-se a leitura do texto por meio do link abaixo que trará uma análise da diversidade da estrutura das famílias brasileiras e como estas estruturas tão únicas e diferentes permeiam a educação das crianças. Quem tem nessas famílias seus responsáveis na escola e na vida.
Retratos de família:
https://novaescola.org.br/conteudo/8045/retratos-de-familia (Acesso em 25 de março de 2019)
Também recomenda-se a leitura do livro de Ruth Rocha: ”A família do Marcelo”:
A família do Marcelo de Ruth Rocha - Editora: Salamandra, Ano: 2011
Este livro traz à discussão a realidade da estrutura familiar de várias crianças que são amigas e que desde muito pequenas por conta das necessidades familiares de cada um ampliam o olhar sobre o conceito de família e percebem que existem diferenciadas estruturas de família ao seu redor.
SOUZA. Danielle Fernandes de. Diversidade familiar: um desafio para a escola contemporânea. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2017. (Acesso em 25 de março de 2019)
Sugere-se a leitura do livro abaixo que trata da temática o universo diverso das estruturas familiares como suporte para realização da aula e aprofundamento no tema:
http://files.grupo-educacional-vanguard8.webnode.com/200000024-07a9b08a40/Livro%20PHILIPPE-ARIES-Historia-social-da-crianca-e-da-familia.pdfAcesso em: 16 de fev.2019.
ARIES. Philippe. História social da criança e da família. Trad. FLASKSMAN, Dora. 2 ed. 1981. Rio de Janeiro. Editora LTC.
Problematização
Tempo sugerido: 45 minutos
Orientações: Explique aos alunos que agora todos farão sua própria família.
O objetivo desta atividade é sentir como o aluno se posicionará em relação às diferenças entre sua família e a família do outro, nesse caso, a dos colegas. Convide os alunos para construir cada um a sua família com sucatas, utilizando palitos de picolé, de fósforo, cordões, fita, pedaços de tecido, lã e tampinhas de garrafas, gravetos, canetas coloridas, forminhas de doces, algodão, papéis diversos, cola branca ou de isopor, além de qualquer outro material reciclável que tenha disponível e que estimule a criatividade dos alunos para a construção dos seus próprios bonecos.
Veja como fazer um boneco ou uma boneca de sucata e quais são os materiais necessários neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9xw4IATpFgU (Acesso em 25 de março de 2019)
Demonstre brevemente para os alunos como eles podem criar os integrantes mais próximos da sua família. Após sua breve demonstração e durante a elaboração deles, oriente-os sempre que necessário.
À medida que os alunos concluírem, solicite que cada um coloque o nome das pessoas da sua família que foram criadas de material reciclável em suas produções e que coloquem o material produzido em um espaço destinado para demonstração das estruturas familiares elaboradas com sucatas por cada um deles. O painel pode se chamar: “Família - Estrutura diversa!!”
Como adequar à sua realidade: Utilize o material reciclável, a sucata que considerar pertinente, acessível e possível diante da realidade dos alunos. O objetivo é que eles com qualquer material que tenha sido disponibilizado tenham a percepção de criar os integrantes da sua família, para relacionar a estrutura familiar dele com a dos colegas.
Se possível, convide algum familiar dos alunos, ou um integrante da comunidade para vir falar como está estruturada a sua família e construir com os alunos a sua família por meio dos bonecos de sucata também.
Se possível peça para esse convidado contar como é morar com seus familiares. Se for o caso, peça para contar também um pouco da sua relação com as pessoas com quem convive em casa. O principal é que os alunos, ao criar a sua família com os bonecos de sucata, percebam que cada um vive a sua realidade familiar e que mesmo diferente é a qual ele faz parte, a que contribui para a formação da sua história enquanto sujeito que vive em sociedade.
Para você saber mais:
Como material de suporte sugere-se a leitura do texto por meio do link abaixo que trará uma análise da diversidade da estrutura das famílias brasileiras e como estas estruturas tão únicas e diferentes permeiam a educação das crianças.
Retratos de família: https://novaescola.org.br/conteudo/8045/retratos-de-familia (Acesso em 25 de março de 2019)
Também recomenda-se a leitura do livro de Ruth Rocha: ”A família do Marcelo”:
A família do Marcelo de Ruth Rocha - Editora: Salamandra, Ano: 2011
Este livro traz a discussão a realidade da estrutura familiar de várias crianças que são amigas e que desde muito pequenas por conta das necessidades familiares de cada uma ampliam o olhar sobre o conceito de família e percebem que existem diferenciadas estruturas de família ao seu redor.
SOUZA. Danielle Fernandes de. Diversidade familiar: um desafio para a escola contemporânea. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2017. (Acesso em 25 de março de 2019)
Sugere-se a leitura do livro abaixo que trata do universo diverso das estruturas familiares como suporte para realização da aula e aprofundamento no tema:
http://files.grupo-educacional-vanguard8.webnode.com/200000024-07a9b08a40/Livro%20PHILIPPE-ARIES-Historia-social-da-crianca-e-da-familia.pdfAcesso em: 16 de fev.2019.
ARIES. Philippe. História social da criança e da família. Trad. FLASKSMAN, Dora. 2 ed.
1981. Rio de Janeiro. Editora LTC.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Selecione cinco alunos para que cada um apresente para a classe a estrutura da sua família criada com material reciclável. Peça que eles verbalizem como foi a experiência de produzir a sua própria família, de produzirem as pessoas com quem moram com materiais recicláveis, ou seja, como foi recriar por meio de sucatas e objetos variados as pessoas que estão diretamente ligadas a elas e que elas possuem afetividade. Falando qual o valor dessa produção para elas.
Em seguida, escreva no quadro: “Percebendo as diferenças entre as variadas famílias dos integrantes da sala”.
Faça uma breve retrospectiva com os alunos sobre o que os alunos aprenderam sobre a existência de diferenças na formação estrutural da sua família e a dos seus colegas e anote no quadro. Os alunos podem falar por exemplo que o número de pessoas em várias famílias são diferentes, que existem famílias que têm mais filhos, outras tem apenas um, que tem famílias onde todos os filhos são todos homens, ou são apenas mulheres, que quem famílias sem pai, ou sem mãe, que algumas famílias são os avós e as crianças, ou que os avós moram com os pais e as crianças, ou seja, os alunos podem apresentar inúmeras diferenças entre as famílias e que independente de como elas estejam organizadas, o importante é que as pessoas se relacionem bem e convivam felizes.
Os alunos devem concluir que tem famílias onde o pai e a mãe moram juntos, outras não, mas que independente das diferenças de cada família todas devem ser valorizadas, respeitadas em sua estrutura e diferenças por todos e pela sociedade.
A medida que os alunos forem verbalizando suas opiniões, registre no quadro cada uma delas criando um texto coletivo. Por fim, peça que cada aluno registre esse aprendizado, o texto coletivo em seus próprios cadernos.
Destine o tempo restante da aula para que os alunos possam visitar o mural com as produções e apreciar cada uma delas.
Para você saber mais:
Como material de suporte sugere-se a leitura do texto por meio do link abaixo que trará uma análise da diversidade da estrutura das famílias brasileiras e como estas estruturas tão únicas e diferentes permeiam a educação das crianças. Quem tem nessas famílias seus responsáveis na escola e na vida.
Retratos de família: https://novaescola.org.br/conteudo/8045/retratos-de-familia (Acesso em 25 de março de 2019)
Também recomenda-se a leitura do livro de Ruth Rocha: ”A família do Marcelo”:
A família do Marcelo de Ruth Rocha - Editora: Salamandra, Ano: 2011
Este livro traz a discussão a realidade da estrutura familiar de várias crianças que são amigas e que desde muito pequenas por conta das necessidades familiares de cada uma ampliam o olhar sobre o conceito de família e percebem que existem diferenciadas estruturas de família ao seu redor.
SOUZA. Danielle Fernandes de. Diversidade familiar: um desafio para a escola contemporânea. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2017. (Acesso em 25 de março de 2019)
Sugere-se a leitura do livro abaixo que trata da temática o universo diverso das estruturas familiares como suporte para realização da aula e aprofundamento no tema:
http://files.grupo-educacional-vanguard8.webnode.com/200000024-07a9b08a40/Livro%20PHILIPPE-ARIES-Historia-social-da-crianca-e-da-familia.pdfAcesso em: 16 de fev.2019.
ARIES. Philippe. História social da criança e da família. Trad. FLASKSMAN, Dora. 2 ed. 1981. Rio de Janeiro. Editora LTC.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_02UND02
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, WhatsApp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Google Classroom, Google Meet, Padlet, Skype ou demais aplicativos de videochamadas.
Contexto
O objetivo deste plano é perceber a existência de diferenças na formação estrutural de cada família. Considerando que para esta etapa do ensino é possível que as crianças ainda não estejam alfabetizadas, é importante que você possa compartilhar as instruções para execução das atividades através de arquivos de áudio via WhatsApp, ou outra ferramenta à sua escolha, desde que priorize arquivos de áudio. Compartilhe com os estudantes o áudio da música “Família” (https://www.youtube.com/watch?v=EpDKjnRvWqM), assim como a sua letra (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pRvrZUxkxNe8TBADpUfRcVznzWBkDRpfPSVRfZPTvetWx23r3QrE4nSPGNgY/his1-02und02-letra-da-musica-familia-rita-rameh.pdf). Solicite que eles leiam a letra da música ou vejam o clipe. Questione via áudio:
- Sobre o que a música fala?
- Todas as famílias são iguais à família que aparece na música? Ou são diferentes?
- Com quem vocês moram?
- Quais as famílias que aparecem na música?
- Você conhece famílias que são diferentes da sua?
Solicite que respondam às perguntas também via áudio. A fim de otimizar o compartilhamento das respostas na ferramenta que você estiver utilizando, é importante que o arquivo não tenha mais de 01 minuto.
Problematização
Em trios peça, via áudio, que os estudantes falem das suas famílias. Dê um tempo para que eles possam fazer isso de modo privado no WhatsApp. Eleja um representante de cada trio para que externe o que foi percebido. Peça que esse representante responda as questões abaixo via vídeo ou áudio de, no máximo, 01 minuto:
- Sua família se parece com a dos seus colegas?
- O que foi visto de semelhante?
- O que foi visto de diferente?
A ideia aqui é fazer com que os estudantes reflitam sobre as diferenças existentes entre as famílias dos colegas e as suas próprias famílias.
Sistematização
Peça a cada aluno que desenhe uma família que seja diferente da sua. Via áudio, solicite que eles pensem em configurações familiares múltiplas: crianças que moram com mãe, pai e irmãos, ou que moram apenas com mãe, sem irmãos, com mãe e irmãos, com pai, com avô, com duas mães, dois pais, etc. Seja criativo nos exemplos, pois é preciso que criem desenhos de configurações diferentes das suas, que representem essas diversas configurações. Solicite que gravem um vídeo explicando o desenho ou que publiquem no mural do Padlet (veja aqui como fazer um: https://youtu.be/ahrXd0Kqwso). Estimule o compartilhamento das produções, a ideia é fazer com que os estudantes percebam as diferenças entre as respostas, ou ainda, se for possível, exponham através de videochamada. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (como criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes com a pesquisa e leitura sobre livros que abordam a questão da diversidade entre as famílias. O canal “Varal de Histórias” traz várias contações de histórias, umas delas tem o título de “As famílias do mundinho” (https://www.youtube.com/watch?v=PAq8OTpIqX8) que fala sobre a diversidade das famílias ao redor do mundo. O canal “Quintal da cultura” também traz o vídeo “Minha família” (https://www.youtube.com/watch?v=1ZM5EUcv2js).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03 e EF03HI01. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: (EF01LP25), (EF12LP05), (EF12LP07), (EF02LP12) (EF15AR02), (EF15AR15), (EF02GE01), (EF04ER07), (EF07ER01).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Midian Kelly Lessa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: Meu lugar no mundo
Objeto (s) de conhecimento: As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
Palavras-Chave: Família; Diferenças; Estrutura; Entrevista; Convivência