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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Como medir a temperatura?

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Escala Celsius; instrumentos e unidade de medida de temperatura

Plano 06 de 7 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane Zanin

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano

MAT4_27PES06/ Como medir a temperatura?

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Zanin

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF04MA23) Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil ou no exterior ou, ainda, em discussões que envolvam problemas relacionados ao aquecimento global.

Objetivos específicos

  • Reconhecer a escala Celsius para medir temperatura e identificar o termômetro como instrumento para medição.
  • Conhecer diferentes instrumentos de medida de temperatura: termômetro digital, de mercúrio e de ambiente;
  • Interpretar a linha numérica do termômetro de mercúrio;
  • Adquirir noções básicas da temperatura do corpo humano.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete este slide ou imprima e entregue cópias para os alunos. Pergunte se eles identificam estas imagens, se já viram estes tipos de termômetros e se sabem para que servem. Provavelmente eles falarão que os termômetros servem para saber se está calor ou frio. Explique então que os termômetros servem para medir a temperatura do ambiente e de nosso corpo. O termômetro mais conhecido deles deve ser o digital. É provável que alguns alunos nunca tenham visto algum tipo de termômetro. Por isso, ao fazer as perguntas abaixo, ouça primeiro os alunos e depois esclareça as dúvidas quanto aos diferentes tipos de termômetros, e amplie seus conhecimentos. Se você tiver possibilidade, leve para a sala de aula modelos de termômetros para os alunos manusearem. Na resolução das atividades você encontra informações relativas a cada termômetro.

Propósito:

Espera-se que os alunos identifiquem os termômetros como instrumentos para medir a temperatura.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem estas imagens? Do que se trata? Já viram de perto?
  • Quais destes termômetros vocês conhecem?
  • Para que servem os termômetros?
  • Sabem como funcionam?
  • Qual é o mais usado? Por quê?

Materiais complementares:

Atividade aquecimento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yX7sc5UNdK7kCf9pprvpKQM6ACj4UqxpCBAvxu52HgQbAHd4NzAWj5Ba6Stt/atividade-aquecimento-mat4-27pes06

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v6Vx4HB2YAAx9GcWnN2EBQgTbBUB7gdBMYFBUGB7sWWFJWsY9V9cUC8cuK2Z/resolucao-das-atividades-mat4-27pes06.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: Projete a imagem ou leia o conteúdo dela para seus alunos. Pergunte se eles já tiveram febre. Inicialmente forneça algumas informações para eles, como: que a temperatura do nosso corpo pode fornecer informações sobre o estado da nossa saúde e que para medir temperaturas existem várias escalas. No Brasil a mais utilizada é a escala Celsius (ºC). A temperatura normal do corpo humano varia de 36ºC a 37ºC. Depois entregue as atividades impressas para cada aluno. Deixe que leiam os enunciados e pergunte se entenderam. Eles devem marcar nos termômetros, primeiro de mercúrio, depois digital, as temperaturas dos alunos da tabela. Em seguida analisá-las e responder as questões. É possível que eles não compreendam como os termômetros funcionam e não saibam fazer as marcações. Outras dificuldades poderão surgir, por isso consulte o guia de intervenções. Enquanto eles realizam as tarefas, caminhe entre eles e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem as temperaturas do corpo humano, marquem corretamente nos termômetros e reconheçam as que estão altas, de acordo com a escala Celsius.

Discuta com a turma:

  • Qual é a temperatura normal do corpo humano?
  • Como é a unidade de medida de temperatura?
  • Qual a escala que o Brasil segue para medir a temperatura?
  • Como podemos saber quando uma pessoa está com febre?
  • Que tipo de termômetro podemos usar para medir a temperatura do corpo humano?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k8xJw3Hb9797Mt4Zu6XPAnjG6XCDw8zAbVbYVxDXhVfExUryS85JbTzVJQ4X/atividade-principal-mat4-27pes06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v6Vx4HB2YAAx9GcWnN2EBQgTbBUB7gdBMYFBUGB7sWWFJWsY9V9cUC8cuK2Z/resolucao-das-atividades-mat4-27pes06.pdf

Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P3p6j89jJHEeZZhWdyK8wyjZqKD4cnVmcaKHqzpGAfpeKAMR7qGkpmBNd7xF/guia-de-intervencao-mat4-pes06.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: Projete a imagem ou leia o conteúdo dela para seus alunos. Pergunte se eles já tiveram febre. Inicialmente forneça algumas informações para eles, como: que a temperatura do nosso corpo pode fornecer informações sobre o estado da nossa saúde e que para medir temperaturas existem várias escalas. No Brasil a mais utilizada é a escala Celsius (ºC). A temperatura normal do corpo humano varia de 36ºC a 37ºC. Depois entregue as atividades impressas para cada aluno. Deixe que leiam os enunciados e pergunte se entenderam. Eles devem marcar nos termômetros, primeiro de mercúrio, depois digital, as temperaturas dos alunos da tabela. Em seguida analisá-las e responder as questões. É possível que eles não compreendam como os termômetros funcionam e não saibam fazer as marcações. Outras dificuldades poderão surgir, por isso consulte o guia de intervenções. Enquanto eles realizam as tarefas, caminhe entre eles e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem as temperaturas do corpo humano, marquem corretamente nos termômetros e reconheçam as que estão altas, de acordo com a escala Celsius.

Discuta com a turma:

  • Qual é a temperatura normal do corpo humano?
  • Como é a unidade de medida de temperatura?
  • Qual a escala que o Brasil segue para medir a temperatura?
  • Como podemos saber quando uma pessoa está com febre?
  • Que tipo de termômetro podemos usar para medir a temperatura do corpo humano?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: Projete a imagem ou leia o conteúdo dela para seus alunos. Pergunte se eles já tiveram febre. Inicialmente forneça algumas informações para eles, como: que a temperatura do nosso corpo pode fornecer informações sobre o estado da nossa saúde e que para medir temperaturas existem várias escalas. No Brasil a mais utilizada é a escala Celsius (ºC). A temperatura normal do corpo humano varia de 36ºC a 37ºC. Depois entregue as atividades impressas para cada aluno. Deixe que leiam os enunciados e pergunte se entenderam. Eles devem marcar nos termômetros, primeiro de mercúrio, depois digital, as temperaturas dos alunos da tabela. Em seguida analisá-las e responder as questões. É possível que eles não compreendam como os termômetros funcionam e não saibam fazer as marcações. Outras dificuldades poderão surgir, por isso consulte o guia de intervenções. Enquanto eles realizam as tarefas, caminhe entre eles e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem as temperaturas do corpo humano, marquem corretamente nos termômetros e reconheçam as que estão altas, de acordo com a escala Celsius.

Discuta com a turma:

  • Qual é a temperatura normal do corpo humano?
  • Como é a unidade de medida de temperatura?
  • Qual a escala que o Brasil segue para medir a temperatura?
  • Como podemos saber quando uma pessoa está com febre?
  • Que tipo de termômetro podemos usar para medir a temperatura do corpo humano?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: Projete a imagem ou leia o conteúdo dela para seus alunos. Pergunte se eles já tiveram febre. Inicialmente forneça algumas informações para eles, como: que a temperatura do nosso corpo pode fornecer informações sobre o estado da nossa saúde e que para medir temperaturas existem várias escalas. No Brasil a mais utilizada é a escala Celsius (ºC). A temperatura normal do corpo humano varia de 36ºC a 37ºC. Depois entregue as atividades impressas para cada aluno. Deixe que leiam os enunciados e pergunte se entenderam. Eles devem marcar nos termômetros, primeiro de mercúrio, depois digital, as temperaturas dos alunos da tabela. Em seguida analisá-las e responder as questões. É possível que eles não compreendam como os termômetros funcionam e não saibam fazer as marcações. Outras dificuldades poderão surgir, por isso consulte o guia de intervenções. Enquanto eles realizam as tarefas, caminhe entre eles e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem as temperaturas do corpo humano, marquem corretamente nos termômetros e reconheçam as que estão altas, de acordo com a escala Celsius.

Discuta com a turma:

  • Qual é a temperatura normal do corpo humano?
  • Como é a unidade de medida de temperatura?
  • Qual a escala que o Brasil segue para medir a temperatura?
  • Como podemos saber quando uma pessoa está com febre?
  • Que tipo de termômetro podemos usar para medir a temperatura do corpo humano?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientações: Escolha alguns alunos para apresentarem suas respostas. Você pode pedir que um aluno desenhe no quadro os termômetros digitais e complete com as respostas, escolher outro para fazer o mesmo com os termômetros de mercúrio. Promova um debate para ouvir as respostas das questões, complementando ou corrigindo conforme a necessidade da turma e de acordo com as respostas que aparecerem.

Propósito:

Compartilhar as respostas dos alunos para tirar dúvidas e consolidar a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual o aluno que estava com a temperatura mais baixa?
  • Teve algum aluno com febre?
  • Qual termômetro vocês acham que é mais fácil de manusear?
  • Qual termômetro é mais fácil de ler a temperatura?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P3p6j89jJHEeZZhWdyK8wyjZqKD4cnVmcaKHqzpGAfpeKAMR7qGkpmBNd7xF/guia-de-intervencao-mat4-pes06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v6Vx4HB2YAAx9GcWnN2EBQgTbBUB7gdBMYFBUGB7sWWFJWsY9V9cUC8cuK2Z/resolucao-das-atividades-mat4-27pes06.pdf

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientações: Escolha alguns alunos para apresentarem suas respostas. Você pode pedir que um aluno desenhe no quadro os termômetros digitais e complete com as respostas, escolher outro para fazer o mesmo com os termômetros de mercúrio. Promova um debate para ouvir as respostas das questões, complementando ou corrigindo conforme a necessidade da turma e de acordo com as respostas que aparecerem.

Propósito:

Compartilhar as respostas dos alunos para tirar dúvidas e consolidar a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual o aluno que estava com a temperatura mais baixa?
  • Teve algum aluno com febre?
  • Qual termômetro vocês acham que é mais fácil de manusear?
  • Qual termômetro é mais fácil de ler a temperatura?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientações: Escolha alguns alunos para apresentarem suas respostas. Você pode pedir que um aluno desenhe no quadro os termômetros digitais e complete com as respostas, escolher outro para fazer o mesmo com os termômetros de mercúrio. Promova um debate para ouvir as respostas das questões, complementando ou corrigindo conforme a necessidade da turma e de acordo com as respostas que aparecerem.

Propósito:

Compartilhar as respostas dos alunos para tirar dúvidas e consolidar a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual o aluno que estava com a temperatura mais baixa?
  • Teve algum aluno com febre?
  • Qual termômetro vocês acham que é mais fácil de manusear?
  • Qual termômetro é mais fácil de ler a temperatura?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete ou escreva o conteúdo deste slide no quadro. Leia com os alunos, certifique-se que não ficou nenhuma dúvida e depois peça que copiem em seus cadernos.

Propósito: Sistematizar os conceitos aprendidos na aula.

Discuta com a turma:

  • Qual escala é mais utilizada no Brasil para medir a temperatura?
  • Quais instrumentos usamos para medir a temperatura?
  • Que tipos de termômetros existem?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Retome a atividade desenvolvida e resuma a aprendizagem do dia.

Propósito: Resumir a aprendizagem do dia.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos. Deixe que leiam e resolvam sozinhos. Este é o momento de você avaliar a aprendizagem desta aula. Neste plano você encontra também outras atividades complementares a este assunto.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tqtvu7GQVWZtaEecs5tVCG8vnAEH4vWR5wKdTVbH8k7ererMRMH86Y6zHwQM/atividade-de-raio-x-mat4-27pes06.pdf

Atividades Complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vNzkn6KXdkqj67j9urX9sXrtcdgdWkyHUr5UqhehKnm6kjKjsNgWSUjyn2Sb/atividades-complementares-mat4-27pes06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v6Vx4HB2YAAx9GcWnN2EBQgTbBUB7gdBMYFBUGB7sWWFJWsY9V9cUC8cuK2Z/resolucao-das-atividades-mat4-27pes06.pdf

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


Sobre o plano

MAT4_27PES06/ Como medir a temperatura?

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Zanin

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF04MA23) Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil ou no exterior ou, ainda, em discussões que envolvam problemas relacionados ao aquecimento global.

Objetivos específicos

  • Reconhecer a escala Celsius para medir temperatura e identificar o termômetro como instrumento para medição.
  • Conhecer diferentes instrumentos de medida de temperatura: termômetro digital, de mercúrio e de ambiente;
  • Interpretar a linha numérica do termômetro de mercúrio;
  • Adquirir noções básicas da temperatura do corpo humano.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete este slide ou imprima e entregue cópias para os alunos. Pergunte se eles identificam estas imagens, se já viram estes tipos de termômetros e se sabem para que servem. Provavelmente eles falarão que os termômetros servem para saber se está calor ou frio. Explique então que os termômetros servem para medir a temperatura do ambiente e de nosso corpo. O termômetro mais conhecido deles deve ser o digital. É provável que alguns alunos nunca tenham visto algum tipo de termômetro. Por isso, ao fazer as perguntas abaixo, ouça primeiro os alunos e depois esclareça as dúvidas quanto aos diferentes tipos de termômetros, e amplie seus conhecimentos. Se você tiver possibilidade, leve para a sala de aula modelos de termômetros para os alunos manusearem. Na resolução das atividades você encontra informações relativas a cada termômetro.

Propósito:

Espera-se que os alunos identifiquem os termômetros como instrumentos para medir a temperatura.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem estas imagens? Do que se trata? Já viram de perto?
  • Quais destes termômetros vocês conhecem?
  • Para que servem os termômetros?
  • Sabem como funcionam?
  • Qual é o mais usado? Por quê?

Materiais complementares:

Atividade aquecimento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yX7sc5UNdK7kCf9pprvpKQM6ACj4UqxpCBAvxu52HgQbAHd4NzAWj5Ba6Stt/atividade-aquecimento-mat4-27pes06

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v6Vx4HB2YAAx9GcWnN2EBQgTbBUB7gdBMYFBUGB7sWWFJWsY9V9cUC8cuK2Z/resolucao-das-atividades-mat4-27pes06.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: Projete a imagem ou leia o conteúdo dela para seus alunos. Pergunte se eles já tiveram febre. Inicialmente forneça algumas informações para eles, como: que a temperatura do nosso corpo pode fornecer informações sobre o estado da nossa saúde e que para medir temperaturas existem várias escalas. No Brasil a mais utilizada é a escala Celsius (ºC). A temperatura normal do corpo humano varia de 36ºC a 37ºC. Depois entregue as atividades impressas para cada aluno. Deixe que leiam os enunciados e pergunte se entenderam. Eles devem marcar nos termômetros, primeiro de mercúrio, depois digital, as temperaturas dos alunos da tabela. Em seguida analisá-las e responder as questões. É possível que eles não compreendam como os termômetros funcionam e não saibam fazer as marcações. Outras dificuldades poderão surgir, por isso consulte o guia de intervenções. Enquanto eles realizam as tarefas, caminhe entre eles e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem as temperaturas do corpo humano, marquem corretamente nos termômetros e reconheçam as que estão altas, de acordo com a escala Celsius.

Discuta com a turma:

  • Qual é a temperatura normal do corpo humano?
  • Como é a unidade de medida de temperatura?
  • Qual a escala que o Brasil segue para medir a temperatura?
  • Como podemos saber quando uma pessoa está com febre?
  • Que tipo de termômetro podemos usar para medir a temperatura do corpo humano?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k8xJw3Hb9797Mt4Zu6XPAnjG6XCDw8zAbVbYVxDXhVfExUryS85JbTzVJQ4X/atividade-principal-mat4-27pes06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v6Vx4HB2YAAx9GcWnN2EBQgTbBUB7gdBMYFBUGB7sWWFJWsY9V9cUC8cuK2Z/resolucao-das-atividades-mat4-27pes06.pdf

Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P3p6j89jJHEeZZhWdyK8wyjZqKD4cnVmcaKHqzpGAfpeKAMR7qGkpmBNd7xF/guia-de-intervencao-mat4-pes06.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: Projete a imagem ou leia o conteúdo dela para seus alunos. Pergunte se eles já tiveram febre. Inicialmente forneça algumas informações para eles, como: que a temperatura do nosso corpo pode fornecer informações sobre o estado da nossa saúde e que para medir temperaturas existem várias escalas. No Brasil a mais utilizada é a escala Celsius (ºC). A temperatura normal do corpo humano varia de 36ºC a 37ºC. Depois entregue as atividades impressas para cada aluno. Deixe que leiam os enunciados e pergunte se entenderam. Eles devem marcar nos termômetros, primeiro de mercúrio, depois digital, as temperaturas dos alunos da tabela. Em seguida analisá-las e responder as questões. É possível que eles não compreendam como os termômetros funcionam e não saibam fazer as marcações. Outras dificuldades poderão surgir, por isso consulte o guia de intervenções. Enquanto eles realizam as tarefas, caminhe entre eles e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem as temperaturas do corpo humano, marquem corretamente nos termômetros e reconheçam as que estão altas, de acordo com a escala Celsius.

Discuta com a turma:

  • Qual é a temperatura normal do corpo humano?
  • Como é a unidade de medida de temperatura?
  • Qual a escala que o Brasil segue para medir a temperatura?
  • Como podemos saber quando uma pessoa está com febre?
  • Que tipo de termômetro podemos usar para medir a temperatura do corpo humano?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: Projete a imagem ou leia o conteúdo dela para seus alunos. Pergunte se eles já tiveram febre. Inicialmente forneça algumas informações para eles, como: que a temperatura do nosso corpo pode fornecer informações sobre o estado da nossa saúde e que para medir temperaturas existem várias escalas. No Brasil a mais utilizada é a escala Celsius (ºC). A temperatura normal do corpo humano varia de 36ºC a 37ºC. Depois entregue as atividades impressas para cada aluno. Deixe que leiam os enunciados e pergunte se entenderam. Eles devem marcar nos termômetros, primeiro de mercúrio, depois digital, as temperaturas dos alunos da tabela. Em seguida analisá-las e responder as questões. É possível que eles não compreendam como os termômetros funcionam e não saibam fazer as marcações. Outras dificuldades poderão surgir, por isso consulte o guia de intervenções. Enquanto eles realizam as tarefas, caminhe entre eles e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem as temperaturas do corpo humano, marquem corretamente nos termômetros e reconheçam as que estão altas, de acordo com a escala Celsius.

Discuta com a turma:

  • Qual é a temperatura normal do corpo humano?
  • Como é a unidade de medida de temperatura?
  • Qual a escala que o Brasil segue para medir a temperatura?
  • Como podemos saber quando uma pessoa está com febre?
  • Que tipo de termômetro podemos usar para medir a temperatura do corpo humano?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: Projete a imagem ou leia o conteúdo dela para seus alunos. Pergunte se eles já tiveram febre. Inicialmente forneça algumas informações para eles, como: que a temperatura do nosso corpo pode fornecer informações sobre o estado da nossa saúde e que para medir temperaturas existem várias escalas. No Brasil a mais utilizada é a escala Celsius (ºC). A temperatura normal do corpo humano varia de 36ºC a 37ºC. Depois entregue as atividades impressas para cada aluno. Deixe que leiam os enunciados e pergunte se entenderam. Eles devem marcar nos termômetros, primeiro de mercúrio, depois digital, as temperaturas dos alunos da tabela. Em seguida analisá-las e responder as questões. É possível que eles não compreendam como os termômetros funcionam e não saibam fazer as marcações. Outras dificuldades poderão surgir, por isso consulte o guia de intervenções. Enquanto eles realizam as tarefas, caminhe entre eles e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem as temperaturas do corpo humano, marquem corretamente nos termômetros e reconheçam as que estão altas, de acordo com a escala Celsius.

Discuta com a turma:

  • Qual é a temperatura normal do corpo humano?
  • Como é a unidade de medida de temperatura?
  • Qual a escala que o Brasil segue para medir a temperatura?
  • Como podemos saber quando uma pessoa está com febre?
  • Que tipo de termômetro podemos usar para medir a temperatura do corpo humano?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientações: Escolha alguns alunos para apresentarem suas respostas. Você pode pedir que um aluno desenhe no quadro os termômetros digitais e complete com as respostas, escolher outro para fazer o mesmo com os termômetros de mercúrio. Promova um debate para ouvir as respostas das questões, complementando ou corrigindo conforme a necessidade da turma e de acordo com as respostas que aparecerem.

Propósito:

Compartilhar as respostas dos alunos para tirar dúvidas e consolidar a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual o aluno que estava com a temperatura mais baixa?
  • Teve algum aluno com febre?
  • Qual termômetro vocês acham que é mais fácil de manusear?
  • Qual termômetro é mais fácil de ler a temperatura?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P3p6j89jJHEeZZhWdyK8wyjZqKD4cnVmcaKHqzpGAfpeKAMR7qGkpmBNd7xF/guia-de-intervencao-mat4-pes06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v6Vx4HB2YAAx9GcWnN2EBQgTbBUB7gdBMYFBUGB7sWWFJWsY9V9cUC8cuK2Z/resolucao-das-atividades-mat4-27pes06.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientações: Escolha alguns alunos para apresentarem suas respostas. Você pode pedir que um aluno desenhe no quadro os termômetros digitais e complete com as respostas, escolher outro para fazer o mesmo com os termômetros de mercúrio. Promova um debate para ouvir as respostas das questões, complementando ou corrigindo conforme a necessidade da turma e de acordo com as respostas que aparecerem.

Propósito:

Compartilhar as respostas dos alunos para tirar dúvidas e consolidar a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual o aluno que estava com a temperatura mais baixa?
  • Teve algum aluno com febre?
  • Qual termômetro vocês acham que é mais fácil de manusear?
  • Qual termômetro é mais fácil de ler a temperatura?

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Orientações: Escolha alguns alunos para apresentarem suas respostas. Você pode pedir que um aluno desenhe no quadro os termômetros digitais e complete com as respostas, escolher outro para fazer o mesmo com os termômetros de mercúrio. Promova um debate para ouvir as respostas das questões, complementando ou corrigindo conforme a necessidade da turma e de acordo com as respostas que aparecerem.

Propósito:

Compartilhar as respostas dos alunos para tirar dúvidas e consolidar a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual o aluno que estava com a temperatura mais baixa?
  • Teve algum aluno com febre?
  • Qual termômetro vocês acham que é mais fácil de manusear?
  • Qual termômetro é mais fácil de ler a temperatura?

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Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete ou escreva o conteúdo deste slide no quadro. Leia com os alunos, certifique-se que não ficou nenhuma dúvida e depois peça que copiem em seus cadernos.

Propósito: Sistematizar os conceitos aprendidos na aula.

Discuta com a turma:

  • Qual escala é mais utilizada no Brasil para medir a temperatura?
  • Quais instrumentos usamos para medir a temperatura?
  • Que tipos de termômetros existem?

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Retome a atividade desenvolvida e resuma a aprendizagem do dia.

Propósito: Resumir a aprendizagem do dia.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos. Deixe que leiam e resolvam sozinhos. Este é o momento de você avaliar a aprendizagem desta aula. Neste plano você encontra também outras atividades complementares a este assunto.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tqtvu7GQVWZtaEecs5tVCG8vnAEH4vWR5wKdTVbH8k7ererMRMH86Y6zHwQM/atividade-de-raio-x-mat4-27pes06.pdf

Atividades Complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vNzkn6KXdkqj67j9urX9sXrtcdgdWkyHUr5UqhehKnm6kjKjsNgWSUjyn2Sb/atividades-complementares-mat4-27pes06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v6Vx4HB2YAAx9GcWnN2EBQgTbBUB7gdBMYFBUGB7sWWFJWsY9V9cUC8cuK2Z/resolucao-das-atividades-mat4-27pes06.pdf

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