Plano de Aula

Plano de aula: Afro-americanos e racismo: pluralidades étnicas no mundo globalizado

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Diversidade

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI36) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor (caso este não esteja disponível, você poderá imprimir as imagens e manchetes do Contexto e da Problematização, podendo imprimir apenas uma de cada, dimensionando-as ao tamanho da folha, para que todos os estudantes possam visualizá-las sem muita dificuldade). Na Problematização há resumos que caso não possam ser projetados, pode-se utilizar a mesma metodologia anterior de impressão ou ainda, serem transcritos no quadro. Você também poderá fazer mais cópias dessas fontes para serem entregues aos estudantes, dependendo da sua disponibilidade em relação ao número de fotocópias.

Material complementar:

Presidente Barack Obama falando ao telefone.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/STU4v4ssDzPHqmgKjVTnUqvnSbCFWSfrSafSg73HtHxNvs3gHpveDbV9JGdX/his9-36und03-contexto-3-presidente-barack-obama-falando-ao-telefone.pdf

Mulheres que mudaram a história: Rosa Parks.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/neGGGvWUwakFbxBp7jyRp2gZzRaXmbCrvgGh6gtu3ZCyAux5wPs8ShCeawvH/his9-36und03-contexto-1-rosa-parks.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/swTA3FsJe7EPentNzwdUvFA6CtHRfaDjUFKMPg5nbUZa9NK3rKnhUKs7BbZj/his9-36und03-contexto-2-rosa-parks.pdf

Biografia do presidente Obama: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cKr84gnFvyfDqd3sBed3F3FKa3RmKGhcPxYRstXtkfksmpsbv7nkRechaveX/his9-36und03-material-complementar-a-casa-branca-presidente-barack-obama.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jdFHFHu4fhDkmrGT4kWuSEA46EAVYwyJHU5hFWmKUbTxh4bPCBNuQpEJxAkB/his9-36und03-contexto-4-biografia-de-barack-obama.pdf

Em 1° de dezembro de 1955 a americana Rosa Parks venceu o racismo e entrou para a história.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3BJ3yeCkRDA5HXF5Z8MCH73eqgJQutuVbdBrBZWX2YaKMt39dXzmWpbwxTAj/his9-36und03-problematizacao-2-texto-sobre-a-condecoracao-de-rosa-parks.pdf

Racismo nos Estados Unidos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EvGE4mtXVM3aVVEb9vfDXG22ErxmH3TSJwXPw6wqHYAsrqaZbtqjWpQNA8ep/his9-36und03-problematizacao-1-racismo-nos-estados-unidos.pdf

Direitos civis: boicote do ônibus em Montgomery.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xjvqeDAPqh3B7quCcShUWZqrz8z8pWPFX8cgQts7VT9r8qaCFRcsf2buUfHK/his9-36und03-material-complementar-direitos-civis-boicote-do-onibus-em-montgomery.pdf

Para você saber mais:

Glossário:

Diversidade: conceito que compreende a pluralidade de elementos de um determinado grupo.

Preconceito: juízo/conceito pré-concebido sobre algo ou alguém, que se materializa em ações discriminatórias, autoritárias e intolerantes.

Globalização: processo de aproximação de pessoas, sociedades e nações, que se integram nos mais diferentes segmentos (sociais, econômicos, culturais, etc), mas em especial essa interligação se dá nos mercados de produção e consumo.

Racismo: teoria que se baseia na superioridade de um grupo em relação à outro/outros, ocasionando atitudes hostis e discriminatórias.

Vale ressaltar que apesar de muitas pessoas utilizarem a palavra raça, há várias discussões entre os teóricos sobre os termos raça e etnia.

OLIVEIRA, Lucas. Raça e etnia. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/raca-etnia.htm>. Acesso em: 25 nov 2018.

CORDEIRO, Tiago. Mulheres que mudaram a história: Rosa Parks. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/mulheres-que-mudaram-a-historia-rosa-parks/>. Acesso em: 09 dez 2018.

Caso queira se aprofundar:

O que é diversidade. Disponível em: <https://www.significados.com.br/diversidade/>. Acesso em: 08 dez 2018.

O que é globalização. Disponível em: <https://www.significados.com.br/globalizacao/>. Acesso em: 01 dez 2018.

PRECONCEITO. Dicionário Priberam (on-line). Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/preconceito>. Acesso em: 22 nov 2018.

RACISMO. Dicionário Priberam (on-line). Disponível em: https://dicionario.priberam.org/racismo>. Acesso em: 01 dez 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o objetivo da aula utilizando este slide, outra alternativa é transcrevê-lo no quadro, caso queira, realizando a leitura do mesmo ou pedindo para que algum estudante o faça.

Sugere-se a disposição das carteiras e cadeiras em semicírculo pois permite uma melhor discussão do tema, enriquecendo o diálogo, pois todos ficam em posição de igualdade.

Vale frisar que a postura de desobediência de Rosa Parks para sua época do ponto de vista da segregação racial nos Estados Unidos, iniciou um movimento de contestação da ordem vigente no que tange o racismo estruturado naquela nação, sendo o ponto de partida para manifestações contrárias ao racismo, que de modo indireto, contribuíram com a eleição de Barack Obama como presidente deste mesmo país, muito tempo depois.

O objetivo da aula é que ao final da mesma os alunos percebam que o racismo é um problema atual em diversas nações e assim como no Brasil (mas em cada local ele se manifesta com características diferentes), ele foi construído socialmente devido a diversos fatores, entre eles a escravidão, mas que pode ser superado, desde que sejam tomadas certas medidas para combatê-lo e a atuação de Rosa Parks merece ser reconhecida como uma inspiração para todos que lutam pela igualdade de direitos.

Para você saber mais:

Vale lembrar que, tratando-se da herança negativa da escravidão, independente da nação, deve-se evitar a expressão “escravo”, mas utilizar “escravizado” devido ao fato de que ninguém nasce escravo por condições biológicas, mas é escravizado durante sua vida por imposição, ou seja, numa condição social imposta. A palavra “escravo” dá um sentido de naturalização dessa condição, enquanto “escravizado” permite uma compreensão de que este estaria nessa condição, demonstrando a arbitrariedade e violência desse processo.

KARKOT-DE-LA-TAILLE, E.; RODRIGUES, A. Sobre escravos e escravizados: percursos discursivos da conquista da liberdade. In: Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade (SIDIS). Disponível em: <https://www.iel.unicamp.br/sidis/anais/pdf/HARKOT_DE_LA_TAILLE_ELIZABETH.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados