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Plano de aula - Pesquisa e construção de gráfico

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre pesquisa, tabela e gráficos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane Zanin

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano - MAT3_24PES06 / Pesquisa e construção de gráfico

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Zanin

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  • Coletar dados, registrar em tabela e construir gráfico.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Projete este slide ou escreva no quadro a pergunta. Ouça as respostas dos alunos e só faça intervenção, no caso deles não saberem a resposta. Eles devem citar os seguintes elementos: título, eixos de dados, fonte dos dados e legenda. No caso deles não citarem, você pode complementar ainda que os eixos representam as variáveis categóricas. Explique também, que só alguns gráficos têm legenda.

Quanto à segunda pergunta do slide, os alunos devem dizer que um gráfico serve para organizar e melhor visualizar informações coletadas em pesquisas e registradas em tabelas. Depois de ouvir os alunos e debaterem as respostas do primeiro slide, entregue uma atividade impressa para cada aluno, ou projete-a.

Diga então, que devem analisar o gráfico apresentado e responder as perguntas sobre a função de cada elemento. Eles devem notar, que este gráfico tem legenda, então, questione-os se há necessidade. Eles devem perceber que não precisaria de legenda, pois as variáveis estão representadas por números e desenhos, tornando a leitura compreensível.

Seria necessária legenda, se não tivesse os desenhos e as colunas fossem uma de cada cor. Quanto à fonte, eles devem dizer que os dados levantados foram através de uma pesquisa feita entre as meninas dos 3º anos da escola.

Propósito:

Relembrar os elementos que compõem os gráficos e suas funções.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de gráfico é este?
  • Quais os elementos que o compõe?
  • Qual é o título deste gráfico? Para que serve?
  • O que representa a linha horizontal deste gráfico?
  • E a vertical?
  • Para que serve a legenda? Neste caso específico, há necessidade de legenda?
  • De onde foram coletados esses dados representados no gráfico? Qual é o elemento que descreve isso?
  • Quantas pessoas responderam a pesquisa? Como podemos saber disso?

Materiais complementares:

Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/29kjAPJTSRCJM79RyREEmQeFdhssVtqZ7z57tJYPsbQkWB8B8PTTQmHUTzad/atividade-de-retomada-mat3-24pes06.pdf

Resolução das atividades:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wDSWYUF56MA3D6P6TCV7frGJqF7UFKESMwbqSwf59DbkuAWtsYmSGcP7yfA5/resolucao-das-atividades-mat3-24pes06.pdf

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Projete este slide ou escreva no quadro a pergunta. Ouça as respostas dos alunos e só faça intervenção, no caso deles não saberem a resposta. Eles devem citar os seguintes elementos: título, eixos de dados, fonte dos dados e legenda. No caso deles não citarem, você pode complementar ainda que os eixos representam as variáveis categóricas. Explique também, que só alguns gráficos têm legenda.

Quanto à segunda pergunta do slide, os alunos devem dizer que um gráfico serve para organizar e melhor visualizar informações coletadas em pesquisas e registradas em tabelas. Depois de ouvir os alunos e debaterem as respostas do primeiro slide, entregue uma atividade impressa para cada aluno, ou projete-a.

Diga então, que devem analisar o gráfico apresentado e responder as perguntas sobre a função de cada elemento. Eles devem notar, que este gráfico tem legenda, então, questione-os se há necessidade. Eles devem perceber que não precisaria de legenda, pois as variáveis estão representadas por números e desenhos, tornando a leitura compreensível.

Seria necessária legenda, se não tivesse os desenhos e as colunas fossem uma de cada cor. Quanto à fonte, eles devem dizer que os dados levantados foram através de uma pesquisa feita entre as meninas dos 3º anos da escola.

Propósito:

Relembrar os elementos que compõem os gráficos e suas funções.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de gráfico é este?
  • Quais os elementos que o compõe?
  • Qual é o título deste gráfico? Para que serve?
  • O que representa a linha horizontal deste gráfico?
  • E a vertical?
  • Para que serve a legenda? Neste caso específico, há necessidade de legenda?
  • De onde foram coletados esses dados representados no gráfico? Qual é o elemento que descreve isso?
  • Quantas pessoas responderam a pesquisa? Como podemos saber disso?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)

Orientações:

Desafie os alunos a fazer pesquisas entre os alunos da escola, sobre a preferência de brincadeira no horário do recreio. Divida-os em grupos de quatro.

Explique que cada grupo ficará responsável por uma turma: 1º, 2º, 3º ou 4º ano. Entregue uma tabela e uma malha quadriculada para cada grupo. Leia com eles a tabela e esclareça as dúvidas. Peça então que cada grupo elabore o título e a pergunta a ser feita para a turma pesquisada.

Oriente-os para que se organizem na hora da pesquisa: quem vai fazer a pergunta, quem ficará responsável pela contagem dos votos, pelo registro, a forma da pesquisa, se é por exemplo, para levantar a mão na hora da resposta da sua preferência, ou se farão a pergunta um a um. É importante nestes casos de pesquisa, que você chame atenção de seus alunos quanto às questões, como, pedir permissão para entrar na sala de aula e de agradecimento. É aconselhável também que você combine previamente com a direção e professores da escola, evitando assim, possíveis transtornos e/ou imprevistos. Enquanto os alunos se organizam, ande entre os grupos e faça as intervenções necessárias, principalmente quanto a forma de pesquisa, no coletivo, ou no individual.

Depois de prontos, peça que se dirijam até a sala da turma que será pesquisada e procedam a pesquisa. De volta para a sala de aula, eles devem fazer o levantamento dos dados e iniciar a construção do gráfico. Neste momento, cada grupo completará os elementos do gráfico, de acordo com seus dados tabelados. Fale que se preferirem, podem construir legenda.

Neste momento, caminhe pela sala e observe o desempenho dos grupos e suas dúvidas. Consulte sugestões no guia de intervenção. Diga que depois, eles deverão apresentar seus resultados para a turma, e se você preferir, e houver possibilidade, avise que este trabalho ficará exposto no mural da escola.

Propósito:

Pesquisar, registrar dados e construir gráfico.

Discuta com a turma:

  • Sobre o que será a nossa pesquisa?
  • O que é importante perguntar?
  • Como pode ser o título da pesquisa?
  • O que registrar na linha dos “outras”?
  • O que escrever na “Fonte de dados”?
  • O que vamos escrever nos eixos de dados?
  • Qual altura das colunas?
  • Que cor pintar as colunas?
  • Será necessário fazer legenda?
  • Em que situações usamos legenda?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wDe4MP4zbjzaMYF9TV24zA9XfFq7FwJyT6ZHWN7hUEPGVWaqsuZjHXFww6Ta/atividade-principal-mat3-24pes06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wDSWYUF56MA3D6P6TCV7frGJqF7UFKESMwbqSwf59DbkuAWtsYmSGcP7yfA5/resolucao-das-atividades-mat3-24pes06.pdf

Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Tszwy9aXM6q5N3678ZnMWhFfwNzT2bJKWQ3Mha4esEn6WUqxZ8UBRNP7hxd/guia-de-intervencao-mat3-24pes06.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)

Orientações:

Desafie os alunos a fazer pesquisas entre os alunos da escola, sobre a preferência de brincadeira no horário do recreio. Divida-os em grupos de quatro.

Explique que cada grupo ficará responsável por uma turma: 1º, 2º, 3º ou 4º ano. Entregue uma tabela e uma malha quadriculada para cada grupo. Leia com eles a tabela e esclareça as dúvidas. Peça então que cada grupo elabore o título e a pergunta a ser feita para a turma pesquisada.

Oriente-os para que se organizem na hora da pesquisa: quem vai fazer a pergunta, quem ficará responsável pela contagem dos votos, pelo registro, a forma da pesquisa, se é por exemplo, para levantar a mão na hora da resposta da sua preferência, ou se farão a pergunta um a um. É importante nestes casos de pesquisa, que você chame atenção de seus alunos quanto às questões, como, pedir permissão para entrar na sala de aula e de agradecimento. É aconselhável também que você combine previamente com a direção e professores da escola, evitando assim, possíveis transtornos e/ou imprevistos. Enquanto os alunos se organizam, ande entre os grupos e faça as intervenções necessárias, principalmente quanto a forma de pesquisa, no coletivo, ou no individual.

Depois de prontos, peça que se dirijam até a sala da turma que será pesquisada e procedam a pesquisa. De volta para a sala de aula, eles devem fazer o levantamento dos dados e iniciar a construção do gráfico. Neste momento, cada grupo completará os elementos do gráfico, de acordo com seus dados tabelados. Fale que se preferirem, podem construir legenda.

Neste momento, caminhe pela sala e observe o desempenho dos grupos e suas dúvidas. Consulte sugestões no guia de intervenção. Diga que depois, eles deverão apresentar seus resultados para a turma, e se você preferir, e houver possibilidade, avise que este trabalho ficará exposto no mural da escola.

Propósito:

Pesquisar, registrar dados e construir gráfico.

Discuta com a turma:

  • Sobre o que será a nossa pesquisa?
  • O que é importante perguntar?
  • Como pode ser o título da pesquisa?
  • O que registrar na linha dos “outras”?
  • O que escrever na “Fonte de dados”?
  • O que vamos escrever nos eixos de dados?
  • Qual altura das colunas?
  • Que cor pintar as colunas?
  • Será necessário fazer legenda?
  • Em que situações usamos legenda?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientações:

Peça que cada grupo apresente sua pesquisa, fazendo a leitura da tabela e mostrando o gráfico. Nestes slides há exemplos de possíveis respostas, porém você deve explorar os números apresentados por seus alunos. Abaixo tem sugestões de perguntas e comparações entre as pesquisas feitas, no entanto, use de acordo com os dados apresentados pela turma.

A discussão das soluções é importante pois os alunos percebem nitidamente a relação entre os dados da tabela com o gráfico e concluem que os dois são uma forma de apresentar os resultados da pesquisa. Na pesquisa apresentada do 1º ano, como fictícia solução encontrada, os alunos pintaram no gráfico, uma coluna de cada cor e não escreveram a variável com os tipos de brincadeiras levantadas. Se aparecer alguma solução assim, questione a turma sobre o entendimento da pesquisa no gráfico e retome a necessidade da legenda.

Os alunos devem perceber que desta forma apresentada, não é possível saber das preferências do 1º ano, olhando o gráfico isolado, apresentado pelo grupo. Neste caso, pergunte à turma, o que poderia ser feito para melhorar a compreensão.

Se não aparecer nenhuma resposta correta, então, fale para o grupo que eles podem criar uma legenda com quadradinhos das mesmas cores usadas nas colunas e escrever qual brincadeira ela representa. Ou então, que registrem verticalmente abaixo das colunas, qual brincadeira elas representam.

Na apresentação do outro grupo, que neste exemplo, pesquisou o 4º ano, perceba que os alunos usaram apenas uma cor para todas as colunas, e escreveram as variáveis, não sendo necessário usar legenda neste caso. Faça essa comparação entre as apresentações dos grupos, caso apareçam exemplos assim.

Veja também que nos exemplos apresentados os números das preferências pelas brincadeiras mudaram, de acordo com a faixa etária. Se for o caso de seus alunos apresentarem também gráficos com numeração diferenciada assim, faça as perguntas de acordo com essa informação.

Ao final das apresentações dos grupos, proponha uma exposição dos trabalhos e faça novas perguntas, envolvendo todas as pesquisas.

Propósito:

É esperado que os alunos percebem a relação entre a tabela e o gráfico, e reconheçam todos os elementos apresentados.

Discuta com a turma:

  • Quantas pessoas participaram da pesquisa do seu grupo?
  • Qual a brincadeira mais votada? E a menos?
  • Como foi fazer a pesquisa na turma? Tiveram alguma dificuldade?
  • Qual a semelhança que podemos observar entre as pesquisas realizadas por vocês?
  • E as diferenças? Todas as turmas gostam das mesmas brincadeiras?
  • Qual a brincadeira preferida entre todas as turmas pesquisadas?
  • Teve alguma brincadeira que não recebeu nenhum voto?
  • Seria possível fazer um novo levantamento de dados das preferências entre todas as turmas pesquisadas? Como ficaria?
  • E o gráfico mudaria alguma coisa também?
  • E a “Fonte de dados”, seria a mesma?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Tszwy9aXM6q5N3678ZnMWhFfwNzT2bJKWQ3Mha4esEn6WUqxZ8UBRNP7hxd/guia-de-intervencao-mat3-24pes06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wDSWYUF56MA3D6P6TCV7frGJqF7UFKESMwbqSwf59DbkuAWtsYmSGcP7yfA5/resolucao-das-atividades-mat3-24pes06.pdf

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientações:

Peça que cada grupo apresente sua pesquisa, fazendo a leitura da tabela e mostrando o gráfico. Nestes slides há exemplos de possíveis respostas, porém você deve explorar os números apresentados por seus alunos. Abaixo tem sugestões de perguntas e comparações entre as pesquisas feitas, no entanto, use de acordo com os dados apresentados pela turma.

A discussão das soluções é importante pois os alunos percebem nitidamente a relação entre os dados da tabela com o gráfico e concluem que os dois são uma forma de apresentar os resultados da pesquisa. Na pesquisa apresentada do 1º ano, como fictícia solução encontrada, os alunos pintaram no gráfico, uma coluna de cada cor e não escreveram a variável com os tipos de brincadeiras levantadas. Se aparecer alguma solução assim, questione a turma sobre o entendimento da pesquisa no gráfico e retome a necessidade da legenda.

Os alunos devem perceber que desta forma apresentada, não é possível saber das preferências do 1º ano, olhando o gráfico isolado, apresentado pelo grupo. Neste caso, pergunte à turma, o que poderia ser feito para melhorar a compreensão.

Se não aparecer nenhuma resposta correta, então, fale para o grupo que eles podem criar uma legenda com quadradinhos das mesmas cores usadas nas colunas e escrever qual brincadeira ela representa. Ou então, que registrem verticalmente abaixo das colunas, qual brincadeira elas representam.

Na apresentação do outro grupo, que neste exemplo, pesquisou o 4º ano, perceba que os alunos usaram apenas uma cor para todas as colunas, e escreveram as variáveis, não sendo necessário usar legenda neste caso. Faça essa comparação entre as apresentações dos grupos, caso apareçam exemplos assim.

Veja também que nos exemplos apresentados os números das preferências pelas brincadeiras mudaram, de acordo com a faixa etária. Se for o caso de seus alunos apresentarem também gráficos com numeração diferenciada assim, faça as perguntas de acordo com essa informação.

Ao final das apresentações dos grupos, proponha uma exposição dos trabalhos e faça novas perguntas, envolvendo todas as pesquisas.

Propósito:

É esperado que os alunos percebem a relação entre a tabela e o gráfico, e reconheçam todos os elementos apresentados.

Discuta com a turma:

  • Quantas pessoas participaram da pesquisa do seu grupo?
  • Qual a brincadeira mais votada? E a menos?
  • Como foi fazer a pesquisa na turma? Tiveram alguma dificuldade?
  • Qual a semelhança que podemos observar entre as pesquisas realizadas por vocês?
  • E as diferenças? Todas as turmas gostam das mesmas brincadeiras?
  • Qual a brincadeira preferida entre todas as turmas pesquisadas?
  • Teve alguma brincadeira que não recebeu nenhum voto?
  • Seria possível fazer um novo levantamento de dados das preferências entre todas as turmas pesquisadas? Como ficaria?
  • E o gráfico mudaria alguma coisa também?
  • E a “Fonte de dados”, seria a mesma?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientações:

Peça que cada grupo apresente sua pesquisa, fazendo a leitura da tabela e mostrando o gráfico. Nestes slides há exemplos de possíveis respostas, porém você deve explorar os números apresentados por seus alunos. Abaixo tem sugestões de perguntas e comparações entre as pesquisas feitas, no entanto, use de acordo com os dados apresentados pela turma.

A discussão das soluções é importante pois os alunos percebem nitidamente a relação entre os dados da tabela com o gráfico e concluem que os dois são uma forma de apresentar os resultados da pesquisa. Na pesquisa apresentada do 1º ano, como fictícia solução encontrada, os alunos pintaram no gráfico, uma coluna de cada cor e não escreveram a variável com os tipos de brincadeiras levantadas. Se aparecer alguma solução assim, questione a turma sobre o entendimento da pesquisa no gráfico e retome a necessidade da legenda.

Os alunos devem perceber que desta forma apresentada, não é possível saber das preferências do 1º ano, olhando o gráfico isolado, apresentado pelo grupo. Neste caso, pergunte à turma, o que poderia ser feito para melhorar a compreensão.

Se não aparecer nenhuma resposta correta, então, fale para o grupo que eles podem criar uma legenda com quadradinhos das mesmas cores usadas nas colunas e escrever qual brincadeira ela representa. Ou então, que registrem verticalmente abaixo das colunas, qual brincadeira elas representam.

Na apresentação do outro grupo, que neste exemplo, pesquisou o 4º ano, perceba que os alunos usaram apenas uma cor para todas as colunas, e escreveram as variáveis, não sendo necessário usar legenda neste caso. Faça essa comparação entre as apresentações dos grupos, caso apareçam exemplos assim.

Veja também que nos exemplos apresentados os números das preferências pelas brincadeiras mudaram, de acordo com a faixa etária. Se for o caso de seus alunos apresentarem também gráficos com numeração diferenciada assim, faça as perguntas de acordo com essa informação.

Ao final das apresentações dos grupos, proponha uma exposição dos trabalhos e faça novas perguntas, envolvendo todas as pesquisas.

Propósito:

É esperado que os alunos percebem a relação entre a tabela e o gráfico, e reconheçam todos os elementos apresentados.

Discuta com a turma:

  • Quantas pessoas participaram da pesquisa do seu grupo?
  • Qual a brincadeira mais votada? E a menos?
  • Como foi fazer a pesquisa na turma? Tiveram alguma dificuldade?
  • Qual a semelhança que podemos observar entre as pesquisas realizadas por vocês?
  • E as diferenças? Todas as turmas gostam das mesmas brincadeiras?
  • Qual a brincadeira preferida entre todas as turmas pesquisadas?
  • Teve alguma brincadeira que não recebeu nenhum voto?
  • Seria possível fazer um novo levantamento de dados das preferências entre todas as turmas pesquisadas? Como ficaria?
  • E o gráfico mudaria alguma coisa também?
  • E a “Fonte de dados”, seria a mesma?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientações:

Peça que cada grupo apresente sua pesquisa, fazendo a leitura da tabela e mostrando o gráfico. Nestes slides há exemplos de possíveis respostas, porém você deve explorar os números apresentados por seus alunos. Abaixo tem sugestões de perguntas e comparações entre as pesquisas feitas, no entanto, use de acordo com os dados apresentados pela turma.

A discussão das soluções é importante pois os alunos percebem nitidamente a relação entre os dados da tabela com o gráfico e concluem que os dois são uma forma de apresentar os resultados da pesquisa. Na pesquisa apresentada do 1º ano, como fictícia solução encontrada, os alunos pintaram no gráfico, uma coluna de cada cor e não escreveram a variável com os tipos de brincadeiras levantadas. Se aparecer alguma solução assim, questione a turma sobre o entendimento da pesquisa no gráfico e retome a necessidade da legenda.

Os alunos devem perceber que desta forma apresentada, não é possível saber das preferências do 1º ano, olhando o gráfico isolado, apresentado pelo grupo. Neste caso, pergunte à turma, o que poderia ser feito para melhorar a compreensão.

Se não aparecer nenhuma resposta correta, então, fale para o grupo que eles podem criar uma legenda com quadradinhos das mesmas cores usadas nas colunas e escrever qual brincadeira ela representa. Ou então, que registrem verticalmente abaixo das colunas, qual brincadeira elas representam.

Na apresentação do outro grupo, que neste exemplo, pesquisou o 4º ano, perceba que os alunos usaram apenas uma cor para todas as colunas, e escreveram as variáveis, não sendo necessário usar legenda neste caso. Faça essa comparação entre as apresentações dos grupos, caso apareçam exemplos assim.

Veja também que nos exemplos apresentados os números das preferências pelas brincadeiras mudaram, de acordo com a faixa etária. Se for o caso de seus alunos apresentarem também gráficos com numeração diferenciada assim, faça as perguntas de acordo com essa informação.

Ao final das apresentações dos grupos, proponha uma exposição dos trabalhos e faça novas perguntas, envolvendo todas as pesquisas.

Propósito:

É esperado que os alunos percebem a relação entre a tabela e o gráfico, e reconheçam todos os elementos apresentados.

Discuta com a turma:

  • Quantas pessoas participaram da pesquisa do seu grupo?
  • Qual a brincadeira mais votada? E a menos?
  • Como foi fazer a pesquisa na turma? Tiveram alguma dificuldade?
  • Qual a semelhança que podemos observar entre as pesquisas realizadas por vocês?
  • E as diferenças? Todas as turmas gostam das mesmas brincadeiras?
  • Qual a brincadeira preferida entre todas as turmas pesquisadas?
  • Teve alguma brincadeira que não recebeu nenhum voto?
  • Seria possível fazer um novo levantamento de dados das preferências entre todas as turmas pesquisadas? Como ficaria?
  • E o gráfico mudaria alguma coisa também?
  • E a “Fonte de dados”, seria a mesma?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Projete este slide ou fale o seu conteúdo, retome as atividades desenvolvidas, revisando a aprendizagem da aula.

Propósito:

É esperado que os alunos saibam como pode ser feito uma pesquisa e como apresentar os resultados dela.

Discuta com a turma:

  • O que nós queríamos descobrir com a pesquisa feita?
  • Qual foi o primeiro passo?
  • Onde registramos as respostas dadas pelos pesquisados?
  • Como apresentamos as respostas das pesquisas de cada grupo aos colegas da turma?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slide 12 e 13)

Orientações:

Entregue esta tabela impressa e uma folha de papel quadriculado para cada aluno. Se preferir, você pode desenhar a tabela no quadro ou projetá-la. Leia o enunciado com os alunos e explique que eles devem preencher a tabela com o nome de quatro times mais populares da região e depois construir um gráfico sem esquecer de nenhum elemento, utilizando os dados da tabela. Certifique-se que eles entenderam o que é para fazer e deixe que façam sozinhos, pois este é o momento de avaliar a aprendizagem da aula. Neste plano você encontra também atividades complementares para aplicar com seus alunos e dar continuidade a este conteúdo.

Propósito:

Espera-se que os alunos construam o gráfico corretamente e apresentem todos os elementos.

Discuta com a turma:

  • Qual é o assunto da pesquisa realizada?
  • Quais são as variáveis?
  • Com quem foi realizada esta pesquisa?
  • O que quer dizer “outro”? E “nenhum”?

Materiais complementares:

Atividade para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qHd8TsxnhBB4XJRMzBFKBd79GYe6yCECebAw5pQB23wCCHBNQk3JpHtjsUg6/atividade-raio-x-mat3-24pes06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wDSWYUF56MA3D6P6TCV7frGJqF7UFKESMwbqSwf59DbkuAWtsYmSGcP7yfA5/resolucao-das-atividades-mat3-24pes06.pdf

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slide 12 e 13)

Orientações:

Entregue esta tabela impressa e uma folha de papel quadriculado para cada aluno. Se preferir, você pode desenhar a tabela no quadro ou projetá-la. Leia o enunciado com os alunos e explique que eles devem preencher a tabela com o nome de quatro times mais populares da região e depois construir um gráfico sem esquecer de nenhum elemento, utilizando os dados da tabela. Certifique-se que eles entenderam o que é para fazer e deixe que façam sozinhos, pois este é o momento de avaliar a aprendizagem da aula. Neste plano você encontra também atividades complementares para aplicar com seus alunos e dar continuidade a este conteúdo.

Propósito:

Espera-se que os alunos construam o gráfico corretamente e apresentem todos os elementos.

Discuta com a turma:

  • Qual é o assunto da pesquisa realizada?
  • Quais são as variáveis?
  • Com quem foi realizada esta pesquisa?
  • O que quer dizer “outro”? E “nenhum”?

Materiais complementares:

Atividades Complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f2ZebY4yYVXVgaSpZqfJepQtS4jcfe5qYduXw9r3XA5C36rtvuHw7B4xFzrJ/atividades-complementares-mat3-24pes06.pdf

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


Sobre o plano - MAT3_24PES06 / Pesquisa e construção de gráfico

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Zanin

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  • Coletar dados, registrar em tabela e construir gráfico.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Projete este slide ou escreva no quadro a pergunta. Ouça as respostas dos alunos e só faça intervenção, no caso deles não saberem a resposta. Eles devem citar os seguintes elementos: título, eixos de dados, fonte dos dados e legenda. No caso deles não citarem, você pode complementar ainda que os eixos representam as variáveis categóricas. Explique também, que só alguns gráficos têm legenda.

Quanto à segunda pergunta do slide, os alunos devem dizer que um gráfico serve para organizar e melhor visualizar informações coletadas em pesquisas e registradas em tabelas. Depois de ouvir os alunos e debaterem as respostas do primeiro slide, entregue uma atividade impressa para cada aluno, ou projete-a.

Diga então, que devem analisar o gráfico apresentado e responder as perguntas sobre a função de cada elemento. Eles devem notar, que este gráfico tem legenda, então, questione-os se há necessidade. Eles devem perceber que não precisaria de legenda, pois as variáveis estão representadas por números e desenhos, tornando a leitura compreensível.

Seria necessária legenda, se não tivesse os desenhos e as colunas fossem uma de cada cor. Quanto à fonte, eles devem dizer que os dados levantados foram através de uma pesquisa feita entre as meninas dos 3º anos da escola.

Propósito:

Relembrar os elementos que compõem os gráficos e suas funções.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de gráfico é este?
  • Quais os elementos que o compõe?
  • Qual é o título deste gráfico? Para que serve?
  • O que representa a linha horizontal deste gráfico?
  • E a vertical?
  • Para que serve a legenda? Neste caso específico, há necessidade de legenda?
  • De onde foram coletados esses dados representados no gráfico? Qual é o elemento que descreve isso?
  • Quantas pessoas responderam a pesquisa? Como podemos saber disso?

Materiais complementares:

Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/29kjAPJTSRCJM79RyREEmQeFdhssVtqZ7z57tJYPsbQkWB8B8PTTQmHUTzad/atividade-de-retomada-mat3-24pes06.pdf

Resolução das atividades:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wDSWYUF56MA3D6P6TCV7frGJqF7UFKESMwbqSwf59DbkuAWtsYmSGcP7yfA5/resolucao-das-atividades-mat3-24pes06.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Projete este slide ou escreva no quadro a pergunta. Ouça as respostas dos alunos e só faça intervenção, no caso deles não saberem a resposta. Eles devem citar os seguintes elementos: título, eixos de dados, fonte dos dados e legenda. No caso deles não citarem, você pode complementar ainda que os eixos representam as variáveis categóricas. Explique também, que só alguns gráficos têm legenda.

Quanto à segunda pergunta do slide, os alunos devem dizer que um gráfico serve para organizar e melhor visualizar informações coletadas em pesquisas e registradas em tabelas. Depois de ouvir os alunos e debaterem as respostas do primeiro slide, entregue uma atividade impressa para cada aluno, ou projete-a.

Diga então, que devem analisar o gráfico apresentado e responder as perguntas sobre a função de cada elemento. Eles devem notar, que este gráfico tem legenda, então, questione-os se há necessidade. Eles devem perceber que não precisaria de legenda, pois as variáveis estão representadas por números e desenhos, tornando a leitura compreensível.

Seria necessária legenda, se não tivesse os desenhos e as colunas fossem uma de cada cor. Quanto à fonte, eles devem dizer que os dados levantados foram através de uma pesquisa feita entre as meninas dos 3º anos da escola.

Propósito:

Relembrar os elementos que compõem os gráficos e suas funções.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de gráfico é este?
  • Quais os elementos que o compõe?
  • Qual é o título deste gráfico? Para que serve?
  • O que representa a linha horizontal deste gráfico?
  • E a vertical?
  • Para que serve a legenda? Neste caso específico, há necessidade de legenda?
  • De onde foram coletados esses dados representados no gráfico? Qual é o elemento que descreve isso?
  • Quantas pessoas responderam a pesquisa? Como podemos saber disso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)

Orientações:

Desafie os alunos a fazer pesquisas entre os alunos da escola, sobre a preferência de brincadeira no horário do recreio. Divida-os em grupos de quatro.

Explique que cada grupo ficará responsável por uma turma: 1º, 2º, 3º ou 4º ano. Entregue uma tabela e uma malha quadriculada para cada grupo. Leia com eles a tabela e esclareça as dúvidas. Peça então que cada grupo elabore o título e a pergunta a ser feita para a turma pesquisada.

Oriente-os para que se organizem na hora da pesquisa: quem vai fazer a pergunta, quem ficará responsável pela contagem dos votos, pelo registro, a forma da pesquisa, se é por exemplo, para levantar a mão na hora da resposta da sua preferência, ou se farão a pergunta um a um. É importante nestes casos de pesquisa, que você chame atenção de seus alunos quanto às questões, como, pedir permissão para entrar na sala de aula e de agradecimento. É aconselhável também que você combine previamente com a direção e professores da escola, evitando assim, possíveis transtornos e/ou imprevistos. Enquanto os alunos se organizam, ande entre os grupos e faça as intervenções necessárias, principalmente quanto a forma de pesquisa, no coletivo, ou no individual.

Depois de prontos, peça que se dirijam até a sala da turma que será pesquisada e procedam a pesquisa. De volta para a sala de aula, eles devem fazer o levantamento dos dados e iniciar a construção do gráfico. Neste momento, cada grupo completará os elementos do gráfico, de acordo com seus dados tabelados. Fale que se preferirem, podem construir legenda.

Neste momento, caminhe pela sala e observe o desempenho dos grupos e suas dúvidas. Consulte sugestões no guia de intervenção. Diga que depois, eles deverão apresentar seus resultados para a turma, e se você preferir, e houver possibilidade, avise que este trabalho ficará exposto no mural da escola.

Propósito:

Pesquisar, registrar dados e construir gráfico.

Discuta com a turma:

  • Sobre o que será a nossa pesquisa?
  • O que é importante perguntar?
  • Como pode ser o título da pesquisa?
  • O que registrar na linha dos “outras”?
  • O que escrever na “Fonte de dados”?
  • O que vamos escrever nos eixos de dados?
  • Qual altura das colunas?
  • Que cor pintar as colunas?
  • Será necessário fazer legenda?
  • Em que situações usamos legenda?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wDe4MP4zbjzaMYF9TV24zA9XfFq7FwJyT6ZHWN7hUEPGVWaqsuZjHXFww6Ta/atividade-principal-mat3-24pes06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wDSWYUF56MA3D6P6TCV7frGJqF7UFKESMwbqSwf59DbkuAWtsYmSGcP7yfA5/resolucao-das-atividades-mat3-24pes06.pdf

Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Tszwy9aXM6q5N3678ZnMWhFfwNzT2bJKWQ3Mha4esEn6WUqxZ8UBRNP7hxd/guia-de-intervencao-mat3-24pes06.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)

Orientações:

Desafie os alunos a fazer pesquisas entre os alunos da escola, sobre a preferência de brincadeira no horário do recreio. Divida-os em grupos de quatro.

Explique que cada grupo ficará responsável por uma turma: 1º, 2º, 3º ou 4º ano. Entregue uma tabela e uma malha quadriculada para cada grupo. Leia com eles a tabela e esclareça as dúvidas. Peça então que cada grupo elabore o título e a pergunta a ser feita para a turma pesquisada.

Oriente-os para que se organizem na hora da pesquisa: quem vai fazer a pergunta, quem ficará responsável pela contagem dos votos, pelo registro, a forma da pesquisa, se é por exemplo, para levantar a mão na hora da resposta da sua preferência, ou se farão a pergunta um a um. É importante nestes casos de pesquisa, que você chame atenção de seus alunos quanto às questões, como, pedir permissão para entrar na sala de aula e de agradecimento. É aconselhável também que você combine previamente com a direção e professores da escola, evitando assim, possíveis transtornos e/ou imprevistos. Enquanto os alunos se organizam, ande entre os grupos e faça as intervenções necessárias, principalmente quanto a forma de pesquisa, no coletivo, ou no individual.

Depois de prontos, peça que se dirijam até a sala da turma que será pesquisada e procedam a pesquisa. De volta para a sala de aula, eles devem fazer o levantamento dos dados e iniciar a construção do gráfico. Neste momento, cada grupo completará os elementos do gráfico, de acordo com seus dados tabelados. Fale que se preferirem, podem construir legenda.

Neste momento, caminhe pela sala e observe o desempenho dos grupos e suas dúvidas. Consulte sugestões no guia de intervenção. Diga que depois, eles deverão apresentar seus resultados para a turma, e se você preferir, e houver possibilidade, avise que este trabalho ficará exposto no mural da escola.

Propósito:

Pesquisar, registrar dados e construir gráfico.

Discuta com a turma:

  • Sobre o que será a nossa pesquisa?
  • O que é importante perguntar?
  • Como pode ser o título da pesquisa?
  • O que registrar na linha dos “outras”?
  • O que escrever na “Fonte de dados”?
  • O que vamos escrever nos eixos de dados?
  • Qual altura das colunas?
  • Que cor pintar as colunas?
  • Será necessário fazer legenda?
  • Em que situações usamos legenda?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientações:

Peça que cada grupo apresente sua pesquisa, fazendo a leitura da tabela e mostrando o gráfico. Nestes slides há exemplos de possíveis respostas, porém você deve explorar os números apresentados por seus alunos. Abaixo tem sugestões de perguntas e comparações entre as pesquisas feitas, no entanto, use de acordo com os dados apresentados pela turma.

A discussão das soluções é importante pois os alunos percebem nitidamente a relação entre os dados da tabela com o gráfico e concluem que os dois são uma forma de apresentar os resultados da pesquisa. Na pesquisa apresentada do 1º ano, como fictícia solução encontrada, os alunos pintaram no gráfico, uma coluna de cada cor e não escreveram a variável com os tipos de brincadeiras levantadas. Se aparecer alguma solução assim, questione a turma sobre o entendimento da pesquisa no gráfico e retome a necessidade da legenda.

Os alunos devem perceber que desta forma apresentada, não é possível saber das preferências do 1º ano, olhando o gráfico isolado, apresentado pelo grupo. Neste caso, pergunte à turma, o que poderia ser feito para melhorar a compreensão.

Se não aparecer nenhuma resposta correta, então, fale para o grupo que eles podem criar uma legenda com quadradinhos das mesmas cores usadas nas colunas e escrever qual brincadeira ela representa. Ou então, que registrem verticalmente abaixo das colunas, qual brincadeira elas representam.

Na apresentação do outro grupo, que neste exemplo, pesquisou o 4º ano, perceba que os alunos usaram apenas uma cor para todas as colunas, e escreveram as variáveis, não sendo necessário usar legenda neste caso. Faça essa comparação entre as apresentações dos grupos, caso apareçam exemplos assim.

Veja também que nos exemplos apresentados os números das preferências pelas brincadeiras mudaram, de acordo com a faixa etária. Se for o caso de seus alunos apresentarem também gráficos com numeração diferenciada assim, faça as perguntas de acordo com essa informação.

Ao final das apresentações dos grupos, proponha uma exposição dos trabalhos e faça novas perguntas, envolvendo todas as pesquisas.

Propósito:

É esperado que os alunos percebem a relação entre a tabela e o gráfico, e reconheçam todos os elementos apresentados.

Discuta com a turma:

  • Quantas pessoas participaram da pesquisa do seu grupo?
  • Qual a brincadeira mais votada? E a menos?
  • Como foi fazer a pesquisa na turma? Tiveram alguma dificuldade?
  • Qual a semelhança que podemos observar entre as pesquisas realizadas por vocês?
  • E as diferenças? Todas as turmas gostam das mesmas brincadeiras?
  • Qual a brincadeira preferida entre todas as turmas pesquisadas?
  • Teve alguma brincadeira que não recebeu nenhum voto?
  • Seria possível fazer um novo levantamento de dados das preferências entre todas as turmas pesquisadas? Como ficaria?
  • E o gráfico mudaria alguma coisa também?
  • E a “Fonte de dados”, seria a mesma?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Tszwy9aXM6q5N3678ZnMWhFfwNzT2bJKWQ3Mha4esEn6WUqxZ8UBRNP7hxd/guia-de-intervencao-mat3-24pes06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wDSWYUF56MA3D6P6TCV7frGJqF7UFKESMwbqSwf59DbkuAWtsYmSGcP7yfA5/resolucao-das-atividades-mat3-24pes06.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientações:

Peça que cada grupo apresente sua pesquisa, fazendo a leitura da tabela e mostrando o gráfico. Nestes slides há exemplos de possíveis respostas, porém você deve explorar os números apresentados por seus alunos. Abaixo tem sugestões de perguntas e comparações entre as pesquisas feitas, no entanto, use de acordo com os dados apresentados pela turma.

A discussão das soluções é importante pois os alunos percebem nitidamente a relação entre os dados da tabela com o gráfico e concluem que os dois são uma forma de apresentar os resultados da pesquisa. Na pesquisa apresentada do 1º ano, como fictícia solução encontrada, os alunos pintaram no gráfico, uma coluna de cada cor e não escreveram a variável com os tipos de brincadeiras levantadas. Se aparecer alguma solução assim, questione a turma sobre o entendimento da pesquisa no gráfico e retome a necessidade da legenda.

Os alunos devem perceber que desta forma apresentada, não é possível saber das preferências do 1º ano, olhando o gráfico isolado, apresentado pelo grupo. Neste caso, pergunte à turma, o que poderia ser feito para melhorar a compreensão.

Se não aparecer nenhuma resposta correta, então, fale para o grupo que eles podem criar uma legenda com quadradinhos das mesmas cores usadas nas colunas e escrever qual brincadeira ela representa. Ou então, que registrem verticalmente abaixo das colunas, qual brincadeira elas representam.

Na apresentação do outro grupo, que neste exemplo, pesquisou o 4º ano, perceba que os alunos usaram apenas uma cor para todas as colunas, e escreveram as variáveis, não sendo necessário usar legenda neste caso. Faça essa comparação entre as apresentações dos grupos, caso apareçam exemplos assim.

Veja também que nos exemplos apresentados os números das preferências pelas brincadeiras mudaram, de acordo com a faixa etária. Se for o caso de seus alunos apresentarem também gráficos com numeração diferenciada assim, faça as perguntas de acordo com essa informação.

Ao final das apresentações dos grupos, proponha uma exposição dos trabalhos e faça novas perguntas, envolvendo todas as pesquisas.

Propósito:

É esperado que os alunos percebem a relação entre a tabela e o gráfico, e reconheçam todos os elementos apresentados.

Discuta com a turma:

  • Quantas pessoas participaram da pesquisa do seu grupo?
  • Qual a brincadeira mais votada? E a menos?
  • Como foi fazer a pesquisa na turma? Tiveram alguma dificuldade?
  • Qual a semelhança que podemos observar entre as pesquisas realizadas por vocês?
  • E as diferenças? Todas as turmas gostam das mesmas brincadeiras?
  • Qual a brincadeira preferida entre todas as turmas pesquisadas?
  • Teve alguma brincadeira que não recebeu nenhum voto?
  • Seria possível fazer um novo levantamento de dados das preferências entre todas as turmas pesquisadas? Como ficaria?
  • E o gráfico mudaria alguma coisa também?
  • E a “Fonte de dados”, seria a mesma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientações:

Peça que cada grupo apresente sua pesquisa, fazendo a leitura da tabela e mostrando o gráfico. Nestes slides há exemplos de possíveis respostas, porém você deve explorar os números apresentados por seus alunos. Abaixo tem sugestões de perguntas e comparações entre as pesquisas feitas, no entanto, use de acordo com os dados apresentados pela turma.

A discussão das soluções é importante pois os alunos percebem nitidamente a relação entre os dados da tabela com o gráfico e concluem que os dois são uma forma de apresentar os resultados da pesquisa. Na pesquisa apresentada do 1º ano, como fictícia solução encontrada, os alunos pintaram no gráfico, uma coluna de cada cor e não escreveram a variável com os tipos de brincadeiras levantadas. Se aparecer alguma solução assim, questione a turma sobre o entendimento da pesquisa no gráfico e retome a necessidade da legenda.

Os alunos devem perceber que desta forma apresentada, não é possível saber das preferências do 1º ano, olhando o gráfico isolado, apresentado pelo grupo. Neste caso, pergunte à turma, o que poderia ser feito para melhorar a compreensão.

Se não aparecer nenhuma resposta correta, então, fale para o grupo que eles podem criar uma legenda com quadradinhos das mesmas cores usadas nas colunas e escrever qual brincadeira ela representa. Ou então, que registrem verticalmente abaixo das colunas, qual brincadeira elas representam.

Na apresentação do outro grupo, que neste exemplo, pesquisou o 4º ano, perceba que os alunos usaram apenas uma cor para todas as colunas, e escreveram as variáveis, não sendo necessário usar legenda neste caso. Faça essa comparação entre as apresentações dos grupos, caso apareçam exemplos assim.

Veja também que nos exemplos apresentados os números das preferências pelas brincadeiras mudaram, de acordo com a faixa etária. Se for o caso de seus alunos apresentarem também gráficos com numeração diferenciada assim, faça as perguntas de acordo com essa informação.

Ao final das apresentações dos grupos, proponha uma exposição dos trabalhos e faça novas perguntas, envolvendo todas as pesquisas.

Propósito:

É esperado que os alunos percebem a relação entre a tabela e o gráfico, e reconheçam todos os elementos apresentados.

Discuta com a turma:

  • Quantas pessoas participaram da pesquisa do seu grupo?
  • Qual a brincadeira mais votada? E a menos?
  • Como foi fazer a pesquisa na turma? Tiveram alguma dificuldade?
  • Qual a semelhança que podemos observar entre as pesquisas realizadas por vocês?
  • E as diferenças? Todas as turmas gostam das mesmas brincadeiras?
  • Qual a brincadeira preferida entre todas as turmas pesquisadas?
  • Teve alguma brincadeira que não recebeu nenhum voto?
  • Seria possível fazer um novo levantamento de dados das preferências entre todas as turmas pesquisadas? Como ficaria?
  • E o gráfico mudaria alguma coisa também?
  • E a “Fonte de dados”, seria a mesma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientações:

Peça que cada grupo apresente sua pesquisa, fazendo a leitura da tabela e mostrando o gráfico. Nestes slides há exemplos de possíveis respostas, porém você deve explorar os números apresentados por seus alunos. Abaixo tem sugestões de perguntas e comparações entre as pesquisas feitas, no entanto, use de acordo com os dados apresentados pela turma.

A discussão das soluções é importante pois os alunos percebem nitidamente a relação entre os dados da tabela com o gráfico e concluem que os dois são uma forma de apresentar os resultados da pesquisa. Na pesquisa apresentada do 1º ano, como fictícia solução encontrada, os alunos pintaram no gráfico, uma coluna de cada cor e não escreveram a variável com os tipos de brincadeiras levantadas. Se aparecer alguma solução assim, questione a turma sobre o entendimento da pesquisa no gráfico e retome a necessidade da legenda.

Os alunos devem perceber que desta forma apresentada, não é possível saber das preferências do 1º ano, olhando o gráfico isolado, apresentado pelo grupo. Neste caso, pergunte à turma, o que poderia ser feito para melhorar a compreensão.

Se não aparecer nenhuma resposta correta, então, fale para o grupo que eles podem criar uma legenda com quadradinhos das mesmas cores usadas nas colunas e escrever qual brincadeira ela representa. Ou então, que registrem verticalmente abaixo das colunas, qual brincadeira elas representam.

Na apresentação do outro grupo, que neste exemplo, pesquisou o 4º ano, perceba que os alunos usaram apenas uma cor para todas as colunas, e escreveram as variáveis, não sendo necessário usar legenda neste caso. Faça essa comparação entre as apresentações dos grupos, caso apareçam exemplos assim.

Veja também que nos exemplos apresentados os números das preferências pelas brincadeiras mudaram, de acordo com a faixa etária. Se for o caso de seus alunos apresentarem também gráficos com numeração diferenciada assim, faça as perguntas de acordo com essa informação.

Ao final das apresentações dos grupos, proponha uma exposição dos trabalhos e faça novas perguntas, envolvendo todas as pesquisas.

Propósito:

É esperado que os alunos percebem a relação entre a tabela e o gráfico, e reconheçam todos os elementos apresentados.

Discuta com a turma:

  • Quantas pessoas participaram da pesquisa do seu grupo?
  • Qual a brincadeira mais votada? E a menos?
  • Como foi fazer a pesquisa na turma? Tiveram alguma dificuldade?
  • Qual a semelhança que podemos observar entre as pesquisas realizadas por vocês?
  • E as diferenças? Todas as turmas gostam das mesmas brincadeiras?
  • Qual a brincadeira preferida entre todas as turmas pesquisadas?
  • Teve alguma brincadeira que não recebeu nenhum voto?
  • Seria possível fazer um novo levantamento de dados das preferências entre todas as turmas pesquisadas? Como ficaria?
  • E o gráfico mudaria alguma coisa também?
  • E a “Fonte de dados”, seria a mesma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Projete este slide ou fale o seu conteúdo, retome as atividades desenvolvidas, revisando a aprendizagem da aula.

Propósito:

É esperado que os alunos saibam como pode ser feito uma pesquisa e como apresentar os resultados dela.

Discuta com a turma:

  • O que nós queríamos descobrir com a pesquisa feita?
  • Qual foi o primeiro passo?
  • Onde registramos as respostas dadas pelos pesquisados?
  • Como apresentamos as respostas das pesquisas de cada grupo aos colegas da turma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slide 12 e 13)

Orientações:

Entregue esta tabela impressa e uma folha de papel quadriculado para cada aluno. Se preferir, você pode desenhar a tabela no quadro ou projetá-la. Leia o enunciado com os alunos e explique que eles devem preencher a tabela com o nome de quatro times mais populares da região e depois construir um gráfico sem esquecer de nenhum elemento, utilizando os dados da tabela. Certifique-se que eles entenderam o que é para fazer e deixe que façam sozinhos, pois este é o momento de avaliar a aprendizagem da aula. Neste plano você encontra também atividades complementares para aplicar com seus alunos e dar continuidade a este conteúdo.

Propósito:

Espera-se que os alunos construam o gráfico corretamente e apresentem todos os elementos.

Discuta com a turma:

  • Qual é o assunto da pesquisa realizada?
  • Quais são as variáveis?
  • Com quem foi realizada esta pesquisa?
  • O que quer dizer “outro”? E “nenhum”?

Materiais complementares:

Atividade para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qHd8TsxnhBB4XJRMzBFKBd79GYe6yCECebAw5pQB23wCCHBNQk3JpHtjsUg6/atividade-raio-x-mat3-24pes06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wDSWYUF56MA3D6P6TCV7frGJqF7UFKESMwbqSwf59DbkuAWtsYmSGcP7yfA5/resolucao-das-atividades-mat3-24pes06.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slide 12 e 13)

Orientações:

Entregue esta tabela impressa e uma folha de papel quadriculado para cada aluno. Se preferir, você pode desenhar a tabela no quadro ou projetá-la. Leia o enunciado com os alunos e explique que eles devem preencher a tabela com o nome de quatro times mais populares da região e depois construir um gráfico sem esquecer de nenhum elemento, utilizando os dados da tabela. Certifique-se que eles entenderam o que é para fazer e deixe que façam sozinhos, pois este é o momento de avaliar a aprendizagem da aula. Neste plano você encontra também atividades complementares para aplicar com seus alunos e dar continuidade a este conteúdo.

Propósito:

Espera-se que os alunos construam o gráfico corretamente e apresentem todos os elementos.

Discuta com a turma:

  • Qual é o assunto da pesquisa realizada?
  • Quais são as variáveis?
  • Com quem foi realizada esta pesquisa?
  • O que quer dizer “outro”? E “nenhum”?

Materiais complementares:

Atividades Complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f2ZebY4yYVXVgaSpZqfJepQtS4jcfe5qYduXw9r3XA5C36rtvuHw7B4xFzrJ/atividades-complementares-mat3-24pes06.pdf

Slide Plano Aula

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