Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Interpretando gráfico e seus elementos
Plano 3 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Tabelas e gráficos de barras
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentora: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA26 EF0327) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).
Objetivos específicos
Interpretar gráficos de barras verticais e seus elementos (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; eixos de dados).
Conceito-chave
Analisar elementos do gráfico e interpretá-lo.
Conhecimentos prévios
Reconhecer os elementos do gráfico de barras (variáveis categóricas, legenda, título, fonte de dados, eixos dos dados).
Recursos necessários
- retroprojetor ou projetor multimídia;
- cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Interpretar gráficos de barras verticais e seus elementos (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; eixos de dados).
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 ao 6)
Orientação: Organize os alunos em grupos produtivos e perguntar a eles se já brincaram de cobra cega.
Explicar aos alunos que irão realizar uma adaptação da brincadeira cobra cega com um gráfico.
Questionar os alunos sobre as regras da brincadeira original e explicar que irá escolher um representante de cada grupo que estará com os olhos vendados.
Este aluno deverá pegar uma tarja contendo um elemento do gráfico e os colegas do grupo deverão guiá-lo para que localize no gráfico projetado ou afixado na lousa o elemento que foi retirado colando a palavra no local adequado.
Os demais componentes do grupo poderão dar pistas de localização espacial (direita, esquerda, para cima, etc) ou pistas sobre o elemento do gráfico , por exemplo nome do gráfico caso a tarja esteja escrito título, mas não poderão dizer a palavra escrita na tarjeta.
Propósito: Instigar os alunos a refletir sobre a localização dos elementos do gráfico.
Discuta com a turma:
- Quais outras brincadeiras você conhece?
- Todos os alunos gostam da mesma brincadeira?
- Como saber qual a preferência de brincadeiras numa sala?
Materiais complementares:
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 ao 6)
Orientação: Organize os alunos em grupos produtivos e perguntar a eles se já brincaram de cobra cega.
Explicar aos alunos que irão realizar uma adaptação da brincadeira cobra cega com um gráfico.
Questionar os alunos sobre as regras da brincadeira original e explicar que irá escolher um representante de cada grupo que estará com os olhos vendados.
Este aluno deverá pegar uma tarja contendo um elemento do gráfico e os colegas do grupo deverão guiá-lo para que localize no gráfico projetado ou afixado na lousa o elemento que foi retirado colando a palavra no local adequado.
Os demais componentes do grupo poderão dar pistas de localização espacial (direita, esquerda, para cima, etc) ou pistas sobre o elemento do gráfico , por exemplo nome do gráfico caso a tarja esteja escrito título, mas não poderão dizer a palavra escrita na tarjeta.
Propósito: Instigar os alunos a refletir sobre a localização dos elementos do gráfico.
Discuta com a turma:
- Quais outras brincadeiras você conhece?
- Todos os alunos gostam da mesma brincadeira?
- Como saber qual a preferência de brincadeiras numa sala?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 ao 6)
Orientação: Organize os alunos em grupos produtivos e perguntar a eles se já brincaram de cobra cega.
Explicar aos alunos que irão realizar uma adaptação da brincadeira cobra cega com um gráfico.
Questionar os alunos sobre as regras da brincadeira original e explicar que irá escolher um representante de cada grupo que estará com os olhos vendados.
Este aluno deverá pegar uma tarja contendo um elemento do gráfico e os colegas do grupo deverão guiá-lo para que localize no gráfico projetado ou afixado na lousa o elemento que foi retirado colando a palavra no local adequado.
Os demais componentes do grupo poderão dar pistas de localização espacial (direita, esquerda, para cima, etc) ou pistas sobre o elemento do gráfico , por exemplo nome do gráfico caso a tarja esteja escrito título, mas não poderão dizer a palavra escrita na tarjeta.
Propósito: Instigar os alunos a refletir sobre a localização dos elementos do gráfico.
Discuta com a turma:
- Quais outras brincadeiras você conhece?
- Todos os alunos gostam da mesma brincadeira?
- Como saber qual a preferência de brincadeiras numa sala?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 ao 6)
Orientação: Organize os alunos em grupos produtivos e perguntar a eles se já brincaram de cobra cega.
Explicar aos alunos que irão realizar uma adaptação da brincadeira cobra cega com um gráfico.
Questionar os alunos sobre as regras da brincadeira original e explicar que irá escolher um representante de cada grupo que estará com os olhos vendados.
Este aluno deverá pegar uma tarja contendo um elemento do gráfico e os colegas do grupo deverão guiá-lo para que localize no gráfico projetado ou afixado na lousa o elemento que foi retirado colando a palavra no local adequado.
Os demais componentes do grupo poderão dar pistas de localização espacial (direita, esquerda, para cima, etc) ou pistas sobre o elemento do gráfico , por exemplo nome do gráfico caso a tarja esteja escrito título, mas não poderão dizer a palavra escrita na tarjeta.
Propósito: Instigar os alunos a refletir sobre a localização dos elementos do gráfico.
Discuta com a turma:
- Quais outras brincadeiras você conhece?
- Todos os alunos gostam da mesma brincadeira?
- Como saber qual a preferência de brincadeiras numa sala?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)
Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.
A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.
Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?
Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.
Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.
Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.
Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).
Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.
Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.
Discuta com a turma:
- Por que fazemos uma pesquisa?
- Como realizamos esta pesquisa?
- Quem são os envolvidos na pesquisa?
- Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
- As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
- Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
- Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
- Onde iremos expor os resultados?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)
Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.
A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.
Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?
Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.
Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.
Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.
Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).
Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.
Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.
Discuta com a turma:
- Por que fazemos uma pesquisa?
- Como realizamos esta pesquisa?
- Quem são os envolvidos na pesquisa?
- Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
- As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
- Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
- Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
- Onde iremos expor os resultados?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)
Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.
A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.
Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?
Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.
Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.
Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.
Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).
Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.
Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.
Discuta com a turma:
- Por que fazemos uma pesquisa?
- Como realizamos esta pesquisa?
- Quem são os envolvidos na pesquisa?
- Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
- As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
- Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
- Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
- Onde iremos expor os resultados?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)
Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.
A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.
Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?
Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.
Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.
Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.
Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).
Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.
Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.
Discuta com a turma:
- Por que fazemos uma pesquisa?
- Como realizamos esta pesquisa?
- Quem são os envolvidos na pesquisa?
- Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
- As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
- Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
- Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
- Onde iremos expor os resultados?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)
Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.
A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.
Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?
Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.
Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.
Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.
Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).
Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.
Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.
Discuta com a turma:
- Por que fazemos uma pesquisa?
- Como realizamos esta pesquisa?
- Quem são os envolvidos na pesquisa?
- Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
- As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
- Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
- Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
- Onde iremos expor os resultados?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)
Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.
A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.
Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?
Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.
Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.
Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.
Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).
Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.
Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.
Discuta com a turma:
- Por que fazemos uma pesquisa?
- Como realizamos esta pesquisa?
- Quem são os envolvidos na pesquisa?
- Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
- As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
- Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
- Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
- Onde iremos expor os resultados?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)
Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.
A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.
Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?
Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.
Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.
Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.
Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).
Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.
Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.
Discuta com a turma:
- Por que fazemos uma pesquisa?
- Como realizamos esta pesquisa?
- Quem são os envolvidos na pesquisa?
- Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
- As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
- Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
- Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
- Onde iremos expor os resultados?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas que elementos não encontraram no gráfico.
Neste momento faça plaquinhas com os elementos do gráfico e chame alguns alunos para identificá-los no gráfico analisado colando as plaquinhas nos locais correspondentes.
Realize alguns questionamentos e vá anotando as respostas dos alunos nos locais correspondentes do gráfico que estará projetado ou afixado na lousa.
Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.
Discuta com a turma:
- Alguém poderia dar um outro título a este gráfico?
- Qual é a fonte de dados do gráfico?
- O que é uma legenda? Poderia haver outra legenda para representar este gráfico?
- O que significa o eixo horizontal? E o eixo vertical?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia esta frase com o grupo para que possa introduzir a linguagem matemática a ser utilizada nas aulas.
Após a realização da leitura questione alguns alunos sobre a compreensão do contexto.
Propósito: Introduzir a linguagem matemática dos conceitos estudados.
Discuta com a turma: Quem pode me explicar com suas palavras o que compreendeu desta frase?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje.
Retome o objetivo e verifique se ele foi atingido.
Propósito:
Discuta com a turma:
- Existem vários tipos de gráfico?
- Quais tipos de gráfico você conhece?
- Quais as diferenças entre um gráfico de barras verticais e os de barras horizontais? E quais semelhanças?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 17 e 18)
Orientações:
Professor organize sua turma individualmente para realizarem a tarefa que segue.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.
Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem quem são as pessoas consideradas idosas?
- Qual é o título deste gráfico?
- Qual é a fonte ( quem é o reponsável pelos dados e pela apresentação destes) ?
- O que este gráfico nos mostra sobre a saúde dos idosos?
Materiais complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 17 e 18)
Orientações:
Professor organize sua turma individualmente para realizarem a tarefa que segue.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.
Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem quem são as pessoas consideradas idosas?
- Qual é o título deste gráfico?
- Qual é a fonte ( quem é o reponsável pelos dados e pela apresentação destes) ?
- O que este gráfico nos mostra sobre a saúde dos idosos?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_24PES03
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (deve ser a última opção neste momento).
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo online: Gráficos e tabelas
Jogo online: That quiz
Artigo: Gráficos e tabelas para organizar informações
Artigo: Gráficos
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é analisar elementos do gráfico e interpretá-lo. Os alunos precisam ter acesso ao gráfico dos slides 10 e 11, ou seja, acesso aos dois gráficos. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar todos os slides para os alunos, ler a situação problema e pedir que observem os gráficos, copiem os questionamentos e os respondam oralmente, abrindo os seus microfones, ou por escrito, pelo bate-papo. Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode contar a situação problema por meio de um vídeo (os alunos vão gostar de ver o professor em um vídeo contando a situação problema como se fosse uma história) ou de um áudio e enviar a imagem dos gráficos tirando um print do slide ou enviando o arquivo da atividade principal pelo WhatsApp, e-mail ou similar. Não é necessário que copiem os gráficos, você pode pedir que copiem os questionamentos no caderno e respondam, primeiramente, individualmente. Os alunos precisarão de um tempo para responder. Depois, peça que os alunos compartilhem as suas respostas por meio de texto, fotos ou áudios.
Você pode utilizar estas perguntas para guiar a discussão:
- Por que fazemos uma pesquisa?
- Como realizamos esta pesquisa?
- Quem são os envolvidos na pesquisa?
- Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
- As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
- Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
- Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
- Onde iremos expor os resultados?
Discuta com os alunos as respostas e peça que eles comentem as respostas uns dos outros, concordando, discordando ou complementando as informações.
O trabalho com gráficos e tabelas é importante para o desenvolvimento de um tipo de leitura que está presente na vida dos alunos dentro e fora da escola.
Discussão das soluções
Compartilhe o slide com o gráfico com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça aos alunos que observem as soluções e comparem com as que realizaram. Apresente as perguntas para que os alunos discutam entre eles, retomando os elementos de um gráfico e seus significados:
- Alguém poderia dar outro título a este gráfico?
- Qual é a fonte de dados do gráfico?
- O que é uma legenda? Poderia haver outra legenda para representar este gráfico?
- O que significa o eixo horizontal? E o eixo vertical?
Eles podem compartilhar suas conclusões através de texto ou de áudio e comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.
Sistematização dos conceitos
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Peça aos alunos complementem com informações que não foram contempladas no slide.
Raio X
A atividade de Raio X retoma a análise de gráficos. Você pode enviá-la pelo mesmo meio que envia as outras atividades. Os alunos podem devolver as atividades pelos mesmos meios também. Você também pode escolher e enviar dentre as atividades complementares, as que são mais adequadas a sua turma.
Convite às famílias
Envie uma mensagem por texto, áudio ou vídeo para a família mostrando o que está sendo trabalhado em sala de aula e incentive-a a participar desse momento de aprendizado junto aos alunos. Os gráficos estão presentes no dia a dia dos alunos e a família pode explorar gráficos e seus elementos encontrados em jornais, revistas ou mesmo os que aparecem nos telejornais, ou seja, podem utilizar dados concretos para que eles possam perceber a utilidade dos gráficos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentora: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA26 EF0327) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).
Objetivos específicos
Interpretar gráficos de barras verticais e seus elementos (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; eixos de dados).
Conceito-chave
Analisar elementos do gráfico e interpretá-lo.
Conhecimentos prévios
Reconhecer os elementos do gráfico de barras (variáveis categóricas, legenda, título, fonte de dados, eixos dos dados).
Recursos necessários
- retroprojetor ou projetor multimídia;
- cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.