Guia de Intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Tabela simples e de dupla entrada
Plano 2 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Tabelas e gráficos de barras
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA26 EF03MA27) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).
Objetivos específicos
Comparar dados em tabelas simples e tabelas de dupla entrada comunicando suas impressões com argumentação própria.
Conceito-chave
Comparar tabela simples com tabelas de dupla entrada.
Recursos necessários
- retroprojetor ou projetor multimídia;
- cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Comparar dados em tabelas simples e tabelas de dupla entrada comunicando suas impressões com argumentação própria.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma e faça alguns questionamentos para que os alunos reflitam sobre o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem me dizer o que é uma tabela?
- Quantos tipos de tabela você conhece?
- Para que servem as tabelas?
- Onde nós encontramos tabelas no nosso dia a dia?
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA