Plano de Aula

Plano de aula: Tabela simples e de dupla entrada

Plano 2 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Tabelas e gráficos de barras

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gisele Alves dos Santos

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF03MA26 EF03MA27) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).

Objetivos específicos

Comparar dados em tabelas simples e tabelas de dupla entrada comunicando suas impressões com argumentação própria.

Conceito-chave

Comparar tabela simples com tabelas de dupla entrada.

Recursos necessários

  • retroprojetor ou projetor multimídia;
  • cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
  • flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
  • folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Comparar dados em tabelas simples e tabelas de dupla entrada comunicando suas impressões com argumentação própria.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma e faça alguns questionamentos para que os alunos reflitam sobre o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem me dizer o que é uma tabela?
  • Quantos tipos de tabela você conhece?
  • Para que servem as tabelas?
  • Onde nós encontramos tabelas no nosso dia a dia?

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA