Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Tabela simples
Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Tabelas e gráficos de barras
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA26 EF0327) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).
Objetivos específicos
Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples comunicando suas compreensões com argumentação própria.
Conceito-chave
Classificação de dados de pesquisas e representação em tabela simples.
Conhecimentos prévios
Conhecer tabelas simples e suas propriedades (colunas, linhas, variáveis)
Recursos necessários
- retroprojetor ou projetor multimídia;
- cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples comunicando suas compreensões com argumentação própria.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Organize, antecipadamente, a sala em U. Neste momento é importante ressaltar que, em momento posterior, os alunos trabalharão em duplas produtivas, portanto você deverá atentar-se à organização prévia destas duplas que neste momento estarão sentados um ao lado do outro.
Deixe os alunos listarem quais estratégias utilizam para classificar os dados e organizá-los.
Neste momento caminhe pela sala e observe quais estratégias os alunos estão utilizando para registrar as informações dadas pela professora. Observe alguns alunos que estão utilizando estratégias variadas (lista, desenhos, tabelas, etc).
Então, peça a alguns alunos para que socializem os recursos que utilizaram , entre eles desenhos, listar, frases ou pequenos textos, tabela.
Propósito: Instigar os alunos a refletir sobre o uso da tabela (função).
Discuta com a turma:
- Todas as estratégias utilizadas pelos alunos atendem o objetivo de organizar os dados?
- Quais são os elementos da tabela?
- O que são as linhas? E as colunas? E células?
- Precisa de título? E de fonte? Para que servem o título e a fonte?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).
Orientação: Peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.
Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Diga aos alunos para observarem a tabela criada, suas linhas, colunas , células e as informações que contém em cada célula, a maneira como as células estão atreladas, como realizamos a leitura destas informações.
Professor peça aos alunos para que individualmente organizem as novas informações que serão acrescentadas a tabela.
Neste momento circule na sala de aula e faça questionamentos a um grupo de alunos para que reflitam sobre o processo de resolução (metacognição). É importante que você observe algum aluno que cometeu algum erro e elogie o esforço desta criança e o caminho que percorreu até aquele momento identificando qual foi o impedimento para que conseguisse prosseguir.
Professor peça agora para que seus alunos organizem-se novamente nas duplas para elaboração de uma nova tabela ou para a inclusão de novas colunas na tabela inicial contendo os novos dados organizados.
Propósito: Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples.
Discuta com a turma:
- Como você fez para chegar a estes novos dados?
- Você sabe quais são os elementos da tabela?
- O que está te impedindo de prosseguir?
- Que caminho percorreu até aqui? Me conte!
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).
Orientação: Peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.
Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Diga aos alunos para observarem a tabela criada, suas linhas, colunas , células e as informações que contém em cada célula, a maneira como as células estão atreladas, como realizamos a leitura destas informações.
Professor peça aos alunos para que individualmente organizem as novas informações que serão acrescentadas a tabela.
Neste momento circule na sala de aula e faça questionamentos a um grupo de alunos para que reflitam sobre o processo de resolução (metacognição). É importante que você observe algum aluno que cometeu algum erro e elogie o esforço desta criança e o caminho que percorreu até aquele momento identificando qual foi o impedimento para que conseguisse prosseguir.
Professor peça agora para que seus alunos organizem-se novamente nas duplas para elaboração de uma nova tabela ou para a inclusão de novas colunas na tabela inicial contendo os novos dados organizados.
Propósito: Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples.
Discuta com a turma:
- Como você fez para chegar a estes novos dados?
- Você sabe quais são os elementos da tabela?
- O que está te impedindo de prosseguir?
- Que caminho percorreu até aqui? Me conte!
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).
Orientação: Peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.
Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Diga aos alunos para observarem a tabela criada, suas linhas, colunas , células e as informações que contém em cada célula, a maneira como as células estão atreladas, como realizamos a leitura destas informações.
Professor peça aos alunos para que individualmente organizem as novas informações que serão acrescentadas a tabela.
Neste momento circule na sala de aula e faça questionamentos a um grupo de alunos para que reflitam sobre o processo de resolução (metacognição). É importante que você observe algum aluno que cometeu algum erro e elogie o esforço desta criança e o caminho que percorreu até aquele momento identificando qual foi o impedimento para que conseguisse prosseguir.
Professor peça agora para que seus alunos organizem-se novamente nas duplas para elaboração de uma nova tabela ou para a inclusão de novas colunas na tabela inicial contendo os novos dados organizados.
Propósito: Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples.
Discuta com a turma:
- Como você fez para chegar a estes novos dados?
- Você sabe quais são os elementos da tabela?
- O que está te impedindo de prosseguir?
- Que caminho percorreu até aqui? Me conte!
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).
Orientação: Peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.
Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Diga aos alunos para observarem a tabela criada, suas linhas, colunas , células e as informações que contém em cada célula, a maneira como as células estão atreladas, como realizamos a leitura destas informações.
Professor peça aos alunos para que individualmente organizem as novas informações que serão acrescentadas a tabela.
Neste momento circule na sala de aula e faça questionamentos a um grupo de alunos para que reflitam sobre o processo de resolução (metacognição). É importante que você observe algum aluno que cometeu algum erro e elogie o esforço desta criança e o caminho que percorreu até aquele momento identificando qual foi o impedimento para que conseguisse prosseguir.
Professor peça agora para que seus alunos organizem-se novamente nas duplas para elaboração de uma nova tabela ou para a inclusão de novas colunas na tabela inicial contendo os novos dados organizados.
Propósito: Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples.
Discuta com a turma:
- Como você fez para chegar a estes novos dados?
- Você sabe quais são os elementos da tabela?
- O que está te impedindo de prosseguir?
- Que caminho percorreu até aqui? Me conte!
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 , 9 e 10).
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem as soluções deles, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.
Discuta com a turma:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
- Quem poderia dar uma dica ou fazer um esquema ou desenho para ajudar o colega a resolver esta situação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8, 9 e 10).
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem as soluções deles, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.
Discuta com a turma:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
- Quem poderia dar uma dica ou fazer um esquema ou desenho para ajudar o colega a resolver esta situação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8, 9 e 10).
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem as soluções deles, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.
Discuta com a turma:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
- Quem poderia dar uma dica ou fazer um esquema ou desenho para ajudar o colega a resolver esta situação?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia esta frase com o grupo para que possa introduzir a linguagem matemática a ser utilizada nas aulas.
Após a realização da leitura questione alguns alunos sobre a compreensão do contexto.
Propósito: Introduzir a linguagem matemática dos conceitos estudados.
Discuta com a turma: Quem pode me explicar com suas palavras o que compreendeu desta frase?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje. Retome o objetivo e verifique se ele foi atingido.
Deixe os alunos dizerem em uma frase ou uma palavra o que aprenderam na aula.
Propósito: Utilizar linguagem própria para socializar as aprendizagens adquiridas ou sistematizadas.
Discuta com a turma:
- Quais são os elementos da tabela?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 13, 14 e 15).
Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.
Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.
Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.
Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.
Discuta com a turma:
- Quem são os envolvidos na pesquisa?
- Quais informações nós iremos colocar nesta tabela?
- Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 13, 14 e 15).
Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.
Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.
Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.
Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.
Discuta com a turma:
- Quem são os envolvidos na pesquisa?
- Quais informações nós iremos colocar nesta tabela?
- Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 13, 14 e 15).
Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.
Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.
Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.
Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.
Discuta com a turma:
- Quem são os envolvidos na pesquisa?
- Quais informações nós iremos colocar nesta tabela?
- Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_24PES01
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Papel quadriculado
Celular, computador ou tablet
Jogo online: Gráficos e tabelas
Artigo: Gráficos e tabelas para organizar informações
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela vai começar a fazer com que o aluno pense na organização de dados, em como podem organizar os dados de uma pesquisa. Você pode tirar um print do slide para que apareça a personagem com o questionamento e enviar para os alunos de forma remota, por WhatsApp, por exemplo, para que os alunos comecem a pensar sobre o tema. Envie os questionamentos por texto ou áudio e peça que respondam às situações, levantando, assim, as suas hipóteses ou conclusões.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a classificação de dados de pesquisas e representação em tabela simples. Os alunos precisam ter acesso aos dados do slide 4 e a tabela do slide 5 para conseguir, depois, organizar os novos dados e fazer as tabelas. Se seus alunos tiverem acesso a computadores em casa, eles podem fazer as tabelas utilizando alguma ferramenta de planilha, caso não tenham, você pode sugerir que façam em papel quadriculado ou mesmo no caderno com régua. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar os slides para os alunos e pedir que leiam tanto a situação que apresenta os dados quanto as tabelas. Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode enviar a imagem dos slides tirando um print ou enviando o arquivo da atividade principal. Não é necessário que a cópia dessa parte no caderno. Em ambas situações, peça aos alunos que relacionem as informações dadas com a forma que foram colocadas na tabela. Depois, apresente os novos dados do slide 6 por vídeo, imagem, áudio ou texto e peça que os alunos elaborem uma nova tabela. Os alunos precisarão de um tempo para a execução da tarefa, pois deverão desenhar e completar uma nova tabela. Peça aos alunos que compartilhem as suas tabelas através de fotografia ou vídeo explicativo. Faça os questionamentos e deixe que discutam como fizeram, como organizaram as informações na tabela. Observe se as tabelas ficaram de acordo com o enunciado. As questões do slide 7 podem ser apresentadas uma a uma através de texto ou de áudio e deixe que os alunos discutam entre eles para chegar a uma resposta. O trabalho com gráficos e tabelas é importante para o desenvolvimento de um tipo de leitura que está presente na vida dos alunos dentro e fora da escola.
Discussão das soluções
Compartilhe os slides da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça que os alunos observem as soluções e as tabelas mostradas e comparem com as que realizaram. Eles podem compartilhar suas conclusões através de texto ou de áudio e comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.
Sistematização
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula: a definição de tabela e as suas partes. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade de Raio X retoma a elaboração de tabelas a partir de dados e pode ser uma forma de avaliação da compreensão dos alunos sobre o assunto. Você pode enviá-las pelo mesmo meio que envia as outras atividades. Os alunos podem devolver as atividades pelos mesmos meios também. Você também pode escolher e enviar dentre as atividades complementares, as que são mais adequadas a sua turma.
Convite às famílias
Envie uma mensagem para a família mostrando o que está sendo trabalhado em sala de aula e incentive-a a participar desse momento de aprendizado junto com os alunos. As tabelas estão presentes no dia a dia deles e a família pode incentivá-los a elaborar tabelas para controle dos mantimentos que há em casa, dos materiais escolares que possuem, dos brinquedos, livros…, ou seja, utilizar dados concretos para que eles possam perceber a utilidade das tabelas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA26 EF0327) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).
Objetivos específicos
Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples comunicando suas compreensões com argumentação própria.
Conceito-chave
Classificação de dados de pesquisas e representação em tabela simples.
Conhecimentos prévios
Conhecer tabelas simples e suas propriedades (colunas, linhas, variáveis)
Recursos necessários
- retroprojetor ou projetor multimídia;
- cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.