Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_24PES04
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (deve ser a última opção neste momento).
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Papel quadriculado
Mentimeter
O que é e como usar o mentimeter
Zoom
Como fazer uma enquete no Zoom.
Álbum virtual
Jogo online: Gráficos e tabelas
Jogo online: That quiz
Artigo: Gráficos e tabelas para organizar informações
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco da aula deve ser a atividade principal, entretanto, a atividade de retomada vai sugerir a criação de um gráfico a partir de atividades realizadas pelos alunos durante o final de semana. Você pode fazer uma enquete com os alunos antes da aula onde vai apresentar a atividade principal. Você pode realizar essa enquete perguntando pelo WhatsApp ou pode realizar pelo mentimeter. Você precisa entrar na ferramenta, criar um slide com a pergunta e a opção de gráficos. Você tem que disponibilizar o link (menti.com) para os alunos e o código da atividade. Se você estiver no Zoom, pode utilizar a opção de enquete e realizá-la na hora da aula ao vivo por ele. Ambas ferramentas já vão transformar as respostas dos alunos em um gráfico que você poderá disponibilizar para os alunos pelo link ou por imagem se estiver utilizando o WhatsApp, por exemplo.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é representar dados em gráfico e interpretá-lo. Os alunos precisam ter acesso aos dados da situação presente no slide 4. As imagens do slide não são necessárias. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar todos os slides para os alunos em sequência, ler a situação problema e pedir que elaborem um gráfico a partir delas. Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode contar a situação problema por meio de um vídeo (os alunos vão gostar de ver o professor em um vídeo contando a situação problema como se fosse uma história) ou de um áudio e enviar a imagem dos gráficos tirando um print do slide ou enviando o arquivo da atividade principal pelo WhatsApp, e-mail ou similar. Se for possível, os alunos devem realizar o gráfico em um papel quadriculado para que consigam colocar e visualizar as informações de forma mais fácil. Caso não tenham papel quadriculado, os alunos podem fazer no próprio caderno. Os alunos precisarão de um tempo para responder. Enquanto estiverem realizando o gráfico, questione para guiar um pouco a realização da tarefa:
- Quais informações você irá representar no gráfico?
- Me explique como está organizando essas informações no gráfico.
- Tem algum elemento que está faltando nesse gráfico?
- Que escala você irá utilizar para organizar as informações no eixo vertical.
- De que outra forma poderíamos representar os dados no eixo horizontal?
Peça que os alunos apresentem seus gráficos por fotografias ou vídeos explicando como o gráfico foi realizado. Você pode montar um álbum virtual com todas as fotografias de gráficos e compartilhar com toda a turma. Você pode pedir que eles escrevam legendas para os seus gráficos.
A partir do gráfico realizado, apresente os questionamentos sobre o gráfico e peça que os alunos respondam ao vivo, se estiver em videoconferência ou por escrito ou áudio se estiver via WhatsApp.
Discuta com os alunos as respostas e peça que eles comentem as respostas uns dos outros, concordando, discordando ou complementando as informações dadas.
O trabalho com gráficos e tabelas é importante para o desenvolvimento de um tipo de leitura que está presente na vida dos alunos dentro e fora da escola.
Discussão das soluções
Compartilhe o slide com o gráfico com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça aos alunos que observem o gráfico e as soluções e comparem com os que realizaram. Apresente as perguntas para que os alunos discutam entre eles e ajudem uns aos outros:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
- Os gráficos ficaram iguais? As informações contidas nos gráficos são as mesmas? A fonte dos dados são as mesmas?
Eles podem compartilhar suas conclusões através de texto ou de áudio e comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Peça que os alunos complementem com informações que não foram contempladas no slide.
Raio X
A atividade de Raio X retoma a confecção de gráficos. Você pode enviá-la pelo mesmo meio que envia as outras atividades. Os alunos podem devolver as atividades pelos mesmos meios também. Você também pode escolher e enviar dentre as atividades complementares, as que são mais adequadas a sua turma.
Convite às famílias
Envie uma mensagem por texto, áudio ou vídeo para a família mostrando o que está sendo trabalhado em sala de aula e incentive-a a participar desse momento de aprendizado junto com os alunos. Os gráficos estão presentes no dia a dia dos alunos e a família pode explorar gráficos e seus elementos encontrados em jornais, revistas ou mesmo os que aparecem nos telejornais, ou seja, podem utilizar dados concretos para que eles possam perceber a utilidade dos gráficos.