Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Gráficos horizontais e verticais
Plano 5 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Tabelas e gráficos de barras
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentora: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA26 EF0327) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).
Objetivos específicos
Comparar gráficos de barras horizontais e verticais , interpretando dados, seus elementos e comunicando sua compreensões com linguagem adequada
(variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; eixos de dados).
Conceito-chave
Comparação de gráficos de colunas e gráfico de barras.
Conhecimentos prévios
Reconhecer os elementos do gráfico de barras (variáveis categóricas, legenda, título, fonte de dados, eixos dos dados).
Recursos necessários
- retroprojetor ou projetor multimídia;
- cópias da atividade principal, atividade complementar, atividade de aquecimento e atividade de raio X;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Comparar gráficos de barras horizontais e verticais , interpretando dados, seus elementos e comunicando sua compreensões com linguagem adequada
(variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; eixos de dados).
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Organizar a sala em semicírculo e projetar na lousa as imagens do slide 3 ou imprima as imagens em um tamanho que os alunos possam visualizá-las e pedir para que o grupo inicialmente só observem as imagens sem fazer considerações.
Pedir aos alunos para que analisem cada parte da imagem e a imagem como um todo.
Em seguida, peça para os alunos comparar as duas imagens e responder alguns questionamentos.
Ouça os alunos e estimule-os a realizar outras comparações. Este olhar de comparação será indispensável para que realizem a atividade principal da aula de hoje e alcancem o objetivo da aula.
Propósito:Estimular os alunos a realizar comparações de imagens.
Discuta com turma:
- Que formas vocês conseguem identificar nestas imagens?
- Que cores estão presentes nas imagens?
- As duas figuras estão na mesma posição?
Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Organizar a sala em semicírculo e projetar na lousa as imagens do slide 3 ou imprimar as imagens em um tamanho que os alunos possam visualizá-las e pedir para que o grupo inicialmente só observe as imagens sem fazer considerações por enquanto.
Pedir aos alunos para que analisem cada parte da imagem e a imagem como um todo.
Diga aos alunos que agora deverão comparar as duas imagens e responder a alguns questionamentos.
Ouça os alunos e estimule-os a realizar outras comparações além daquelas que respondem aos questionamentos. Este olhar de comparação será indispensável para que realizem a atividade principal da aula de hoje e alcancem o objetivo da aula.
Propósito:Estimular os alunos a realizar comparações de imagens.
Discuta com turma:
- Que formas vocês conseguem identificar nestas imagens?
- Que cores estão presentes nas imagens?
- As duas figuras estão na mesma posição?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 5 ao 9)
Orientações:
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado. Peça aos alunos para que resolvam inicialmente sozinhos e que depois irão socializar com o colega da direita.
Pode ser necessário retomar o conceito de animais e sua classificação em relação ao corpo e alimentação.
Para isso retome os conceitos com os alunos e crie na lousa um quadro que auxilie os alunos para resolver a situação, contendo o conceito e alguns exemplos de cada tipo de animal.
Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente.
Peça aos alunos para que observem os dois gráficos e façam a comparação dos dados apresentados neles assim como fizeram no início da aula com as imagens.
Diga a eles que precisam observar todos os elementos dos gráficos ( título, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas, legenda).
Fale para as crianças que deverão resolver os questionamentos após terem analisado e comparado os dois gráficos.
Diga então para que junto ao colega da direita, deverão comparar as respostas e argumentar o porquê da escolha daquela resposta caso haja alguma divergência entre as respostas.
Durante a realização da atividade você deve caminhar entre os alunos e observar as estratégias que estão utilizando elencando um grupo de alunos para fazer questionamentos intervindo a cada aula com um grupo de alunos diferenciado para que todos tenham a oportunidade, em um determinado espaço de tempo, de participar de suas intervenções.
Observe durante estas intervenções alunos que tenham cometido algum erro na execução da proposta e faça a ele questionamentos para que possa refletir sobre o processo de resolução que utilizou e identifique onde houve a dificuldade (impedimento).
Propósito:Analisar e comparar semelhanças e diferenças entre gráficos.
Discuta com a turma:
- Quais são as semelhanças e diferenças entre os dois gráficos?
- Existem elementos que são obrigatórios nos gráficos?
- Qual gráfico você acha que seria o gráfico de colunas? Porque acha isto?
- Qual seria o gráfico de barras? Que outro nome você daria a este tipo de gráfico?
- Como você pensou para chegar a este resultado? Qual caminho você percorreu? Pode me explicar.
- Me diga como você chegou até este ponto, que jeito você fez? O que te impede de continuar a partir daqui?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 5 ao 9)
Orientações:
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado. Peça aos alunos para que resolvam inicialmente sozinhos e que depois irão socializar com o colega da direita.
Pode ser necessário retomar o conceito de animais e sua classificação em relação ao corpo e alimentação.
Para isso retome os conceitos com os alunos e crie na lousa um quadro que auxilie os alunos para resolver a situação, contendo o conceito e alguns exemplos de cada tipo de animal.
Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente.
Peça aos alunos para que observem os dois gráficos e façam a comparação dos dados apresentados neles assim como fizeram no início da aula com as imagens.
Diga a eles que precisam observar todos os elementos dos gráficos ( título, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas, legenda).
Fale para as crianças que deverão resolver os questionamentos após terem analisado e comparado os dois gráficos.
Diga então para que junto ao colega da direita, deverão comparar as respostas e argumentar o porquê da escolha daquela resposta caso haja alguma divergência entre as respostas.
Durante a realização da atividade você deve caminhar entre os alunos e observar as estratégias que estão utilizando elencando um grupo de alunos para fazer questionamentos intervindo a cada aula com um grupo de alunos diferenciado para que todos tenham a oportunidade, em um determinado espaço de tempo, de participar de suas intervenções.
Observe durante estas intervenções alunos que tenham cometido algum erro na execução da proposta e faça a ele questionamentos para que possa refletir sobre o processo de resolução que utilizou e identifique onde houve a dificuldade (impedimento).
Propósito:Analisar e comparar semelhanças e diferenças entre gráficos.
Discuta com a turma:
- Quais são as semelhanças e diferenças entre os dois gráficos?
- Existem elementos que são obrigatórios nos gráficos?
- Qual gráfico você acha que seria o gráfico de colunas? Porque acha isto?
- Qual seria o gráfico de barras? Que outro nome você daria a este tipo de gráfico?
- Como você pensou para chegar a este resultado? Qual caminho você percorreu? Pode me explicar.
- Me diga como você chegou até este ponto, que jeito você fez? O que te impede de continuar a partir daqui?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 5 ao 9)
Orientações:
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado. Peça aos alunos para que resolvam inicialmente sozinhos e que depois irão socializar com o colega da direita.
Pode ser necessário retomar o conceito de animais e sua classificação em relação ao corpo e alimentação.
Para isso retome os conceitos com os alunos e crie na lousa um quadro que auxilie os alunos para resolver a situação, contendo o conceito e alguns exemplos de cada tipo de animal.
Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente.
Peça aos alunos para que observem os dois gráficos e façam a comparação dos dados apresentados neles assim como fizeram no início da aula com as imagens.
Diga a eles que precisam observar todos os elementos dos gráficos ( título, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas, legenda).
Fale para as crianças que deverão resolver os questionamentos após terem analisado e comparado os dois gráficos.
Diga então para que junto ao colega da direita, deverão comparar as respostas e argumentar o porquê da escolha daquela resposta caso haja alguma divergência entre as respostas.
Durante a realização da atividade você deve caminhar entre os alunos e observar as estratégias que estão utilizando elencando um grupo de alunos para fazer questionamentos intervindo a cada aula com um grupo de alunos diferenciado para que todos tenham a oportunidade, em um determinado espaço de tempo, de participar de suas intervenções.
Observe durante estas intervenções alunos que tenham cometido algum erro na execução da proposta e faça a ele questionamentos para que possa refletir sobre o processo de resolução que utilizou e identifique onde houve a dificuldade (impedimento).
Propósito:Analisar e comparar semelhanças e diferenças entre gráficos.
Discuta com a turma:
- Quais são as semelhanças e diferenças entre os dois gráficos?
- Existem elementos que são obrigatórios nos gráficos?
- Qual gráfico você acha que seria o gráfico de colunas? Porque acha isto?
- Qual seria o gráfico de barras? Que outro nome você daria a este tipo de gráfico?
- Como você pensou para chegar a este resultado? Qual caminho você percorreu? Pode me explicar.
- Me diga como você chegou até este ponto, que jeito você fez? O que te impede de continuar a partir daqui?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 5 ao 9)
Orientações:
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado. Peça aos alunos para que resolvam inicialmente sozinhos e que depois irão socializar com o colega da direita.
Pode ser necessário retomar o conceito de animais e sua classificação em relação ao corpo e alimentação.
Para isso retome os conceitos com os alunos e crie na lousa um quadro que auxilie os alunos para resolver a situação, contendo o conceito e alguns exemplos de cada tipo de animal.
Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente.
Peça aos alunos para que observem os dois gráficos e façam a comparação dos dados apresentados neles assim como fizeram no início da aula com as imagens.
Diga a eles que precisam observar todos os elementos dos gráficos ( título, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas, legenda).
Fale para as crianças que deverão resolver os questionamentos após terem analisado e comparado os dois gráficos.
Diga então para que junto ao colega da direita, deverão comparar as respostas e argumentar o porquê da escolha daquela resposta caso haja alguma divergência entre as respostas.
Durante a realização da atividade você deve caminhar entre os alunos e observar as estratégias que estão utilizando elencando um grupo de alunos para fazer questionamentos intervindo a cada aula com um grupo de alunos diferenciado para que todos tenham a oportunidade, em um determinado espaço de tempo, de participar de suas intervenções.
Observe durante estas intervenções alunos que tenham cometido algum erro na execução da proposta e faça a ele questionamentos para que possa refletir sobre o processo de resolução que utilizou e identifique onde houve a dificuldade (impedimento).
Propósito:Analisar e comparar semelhanças e diferenças entre gráficos.
Discuta com a turma:
- Quais são as semelhanças e diferenças entre os dois gráficos?
- Existem elementos que são obrigatórios nos gráficos?
- Qual gráfico você acha que seria o gráfico de colunas? Porque acha isto?
- Qual seria o gráfico de barras? Que outro nome você daria a este tipo de gráfico?
- Como você pensou para chegar a este resultado? Qual caminho você percorreu? Pode me explicar.
- Me diga como você chegou até este ponto, que jeito você fez? O que te impede de continuar a partir daqui?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 5 ao 9)
Orientações:
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado. Peça aos alunos para que resolvam inicialmente sozinhos e que depois irão socializar com o colega da direita.
Pode ser necessário retomar o conceito de animais e sua classificação em relação ao corpo e alimentação.
Para isso retome os conceitos com os alunos e crie na lousa um quadro que auxilie os alunos para resolver a situação, contendo o conceito e alguns exemplos de cada tipo de animal.
Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente.
Peça aos alunos para que observem os dois gráficos e façam a comparação dos dados apresentados neles assim como fizeram no início da aula com as imagens.
Diga a eles que precisam observar todos os elementos dos gráficos ( título, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas, legenda).
Fale para as crianças que deverão resolver os questionamentos após terem analisado e comparado os dois gráficos.
Diga então para que junto ao colega da direita, deverão comparar as respostas e argumentar o porquê da escolha daquela resposta caso haja alguma divergência entre as respostas.
Durante a realização da atividade você deve caminhar entre os alunos e observar as estratégias que estão utilizando elencando um grupo de alunos para fazer questionamentos intervindo a cada aula com um grupo de alunos diferenciado para que todos tenham a oportunidade, em um determinado espaço de tempo, de participar de suas intervenções.
Observe durante estas intervenções alunos que tenham cometido algum erro na execução da proposta e faça a ele questionamentos para que possa refletir sobre o processo de resolução que utilizou e identifique onde houve a dificuldade (impedimento).
Propósito:Analisar e comparar semelhanças e diferenças entre gráficos.
Discuta com a turma:
- Quais são as semelhanças e diferenças entre os dois gráficos?
- Existem elementos que são obrigatórios nos gráficos?
- Qual gráfico você acha que seria o gráfico de colunas? Porque acha isto?
- Qual seria o gráfico de barras? Que outro nome você daria a este tipo de gráfico?
- Como você pensou para chegar a este resultado? Qual caminho você percorreu? Pode me explicar.
- Me diga como você chegou até este ponto, que jeito você fez? O que te impede de continuar a partir daqui?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem as soluções deles.
Escolha uma dupla que havia encontrado resultados diferentes e que utilizaram a argumentação para explicar como chegaram ao resultado e peça para que comentem com os colegas como foi a socialização entre os dois alunos da dupla.
Chame então aquele aluno que você percebeu que não havia obtido o resultado correto e peça para que ele explique para os colegas qual caminho ele percorreu até encontrar um impedimento, diga aos colegas que o aluno foi muito esforçado e chegou até ali e que agora alguém poderia dar uma dica para que ele possa prosseguir.
Chame a criança e deixe que juntos encontrem uma resolução.
Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.
Discuta com a turma:
Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
Como foi quando percebeu que seu colega havia chegado a um resultado diferente do seu?
Como foi explicar ao colega como chegou aquela solução (resposta)?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje.
Propósito: Utilizar linguagem própria para socializar as aprendizagens adquiridas ou sistematizadas.
Discuta com a turma:
- Quais as principais semelhanças que você encontrou nos gráficos estudados?
- E quais são as principais diferenças entre os gráficos estudados?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação:
Peça aos alunos para que se reorganizem individualmente e diga que você irá entregá-los uma atividade para que eles apliquem os conhecimentos adquiridos durante aquela aula.
Diga que é muito importante que eles realizem a leitura e entendam a situação para que possam conseguir resolvê-la.
Leia o enunciado para aqueles alunos que ainda não possuem a fluência leitora e pea para que te expliquem o que compreenderam.
Deixe os alunos resolverem a atividade com autonomia.
Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.
Discuta com a turma:
- Me conte com suas palavras a situação proposta?
- Se trata de um gráfico ou de tabela?
- Que tipo de gráfico é esse?
Materiais complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação:
Peça aos alunos para que se reorganizem individualmente e diga que você irá entregá-los uma atividade para que eles apliquem os conhecimentos adquiridos durante aquela aula.
Diga que é muito importante que eles realizem a leitura e entendam a situação para que possam conseguir resolvê-la.
Leia o enunciado para aqueles alunos que ainda não possuem a fluência leitora e pea para que te expliquem o que compreenderam.
Deixe os alunos resolverem a atividade com autonomia.
Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.
Discuta com a turma:
- Me conte com suas palavras a situação proposta?
- Se trata de um gráfico ou de tabela?
- Que tipo de gráfico é esse?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_24PES05
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (deve ser a última opção neste momento).
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo online: Gráficos e tabelas
Jogo online: That quiz
Artigo: Gráficos e tabelas para organizar informações
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é comparação de gráficos de colunas e gráfico de barras. Os alunos precisam ter acesso aos dois gráficos dos slides 7 e 8. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar todos os slides para os alunos em sequência, ler a situação problema e pedir que copiem as questões do slide 9 no caderno. Eles vão precisar de um tempo para resolver as questões. Caso seja possível, usar o Zoom, você pode separá-los em grupos para trabalharem e discutirem juntos. Depois podem responder os questionamentos oralmente ou pelo bate-papo. Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode contar a situação problema por meio de um vídeo mostrando as figuras dos animais (os alunos vão gostar de ver o professor em um vídeo contando a situação problema como se fosse uma história) ou de um áudio e enviar as imagens dos gráficos tirando um print do slide ou enviando o arquivo da atividade principal pelo WhatsApp, e-mail ou similar. Os questionamentos podem ser enviados por áudio ou texto. Os alunos podem também ter um tempo para responder às questões individualmente e depois com todo o grupo. Eles podem apresentar suas respostas e conclusões por áudio, texto ou vídeo.
Discuta com os alunos as respostas e peça que eles comentem as respostas uns dos outros, concordando, discordando ou complementando as informações dadas.
O trabalho com gráficos e tabelas é importante para o desenvolvimento de um tipo de leitura que está presente na vida dos alunos dentro e fora da escola.
Discussão das soluções
Compartilhe o slide com os comentários das personagens com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça aos alunos que leiam os comentários e as soluções e comparem com as suas conclusões. Apresente os comentários e pergunte com qual das personagens eles concordam e o porquê.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Peça aos alunos que complementem com informações que não foram contempladas no slide.
Raio X
A atividade de Raio X retoma a comparação entre os gráficos de barras e de colunas. Você pode enviá-la pelo mesmo meio emque envia as outras atividades. Os alunos podem devolver as atividades pelos mesmos meios também. Você também pode escolher e enviar dentre as atividades complementares, as que são mais adequadas a sua turma.
Convite às famílias
Envie uma mensagem por texto, áudio ou vídeo para a família mostrando o que está sendo trabalhado em sala de aula e incentive-a a participar desse momento de aprendizado junto com os alunos. Os gráficos estão presentes no dia a dia dos alunos e a família pode explorar gráficos e seus elementos encontrados em jornais, revistas ou mesmo os que aparecem nos telejornais, ou seja, podem utilizar dados concretos para que eles possam perceber a utilidade dos gráficos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentora: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA26 EF0327) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).
Objetivos específicos
Comparar gráficos de barras horizontais e verticais , interpretando dados, seus elementos e comunicando sua compreensões com linguagem adequada
(variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; eixos de dados).
Conceito-chave
Comparação de gráficos de colunas e gráfico de barras.
Conhecimentos prévios
Reconhecer os elementos do gráfico de barras (variáveis categóricas, legenda, título, fonte de dados, eixos dos dados).
Recursos necessários
- retroprojetor ou projetor multimídia;
- cópias da atividade principal, atividade complementar, atividade de aquecimento e atividade de raio X;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.