Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Gráficos horizontais e verticais
Plano 5 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Tabelas e gráficos de barras
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentora: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA26 EF0327) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).
Objetivos específicos
Comparar gráficos de barras horizontais e verticais , interpretando dados, seus elementos e comunicando sua compreensões com linguagem adequada
(variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; eixos de dados).
Conceito-chave
Comparação de gráficos de colunas e gráfico de barras.
Conhecimentos prévios
Reconhecer os elementos do gráfico de barras (variáveis categóricas, legenda, título, fonte de dados, eixos dos dados).
Recursos necessários
- retroprojetor ou projetor multimídia;
- cópias da atividade principal, atividade complementar, atividade de aquecimento e atividade de raio X;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Comparar gráficos de barras horizontais e verticais , interpretando dados, seus elementos e comunicando sua compreensões com linguagem adequada
(variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; eixos de dados).
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA