16320
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Lixo como forma de poluição

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar o  lixo como forma de poluição a partir de exemplos em seu entorno

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Todos os comandos dos slides podem ser escritos no quadro caso não seja possível projetá-los.

Materiais necessários: Papel A4.

Para você saber mais: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/lixo.pdf Acesso em 10 de novembro de 2018

http://www.cenedcursos.com.br/meio-ambiente/lixo-consequencias-desafios-e-solucoes/ Acesso em 10 de novembro de 2018

sugestões de link que apresenta conceito de lixo:

https://portalresiduossolidos.com/o-que-e-lixo/ Acesso em 24 de novembro de 2018

sugestões de link que apresenta conceito de poluição:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-poluicao.htm Acesso em 10 de novembro de 2018

Contextos prévios: Espera-se que os alunos já saibam o conceito de:

  • Lixo: um produto que foi descartado e que não tem valor nenhum. O lixo que pode ser reaproveitado de alguma forma é chamado de resíduo sólido. O lixo que não pode ser aproveitado é chamado de rejeito.
  • Poluição: poluição é definida por alterações indesejáveis nas propriedades físicas, químicas e/ou biológicas do meio ambiente, trazendo danos e desequilíbrios à natureza e ao desenvolvimento de populações naturais e humanas.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema com os alunos. Pergunte aos alunos: “O que é lixo?”. Espera-se que os alunos respondam que lixo é o que não queremos mais, o que se pode jogar fora.

Para você saber mais: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/lixo.pdf Acesso em 10 de novembro de 2018

http://www.cenedcursos.com.br/meio-ambiente/lixo-consequencias-desafios-e-solucoes/ Acesso em 10 de novembro de 2018

Contextos prévios: Espera se que os alunos já saibam o conceito de poluição: é definida por alterações indesejáveis nas propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, trazendo danos e desequilíbrios à natureza e ao desenvolvimento de populações naturais e humanas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia as informações do slide com os alunos. Pergunte aos alunos: “Você sabe quantas sacolas de lixo sua família produz em casa?”, “E só você, quantas sacolas de supermercado você enche de lixo em um dia? Pense nas folhas que você arranca ou rasga do caderno, por exemplo”, “Aqui na escola você imagina quantas sacolas de lixo são produzidas por dia?”

Se não for possível projetar o slide escreva em cartolinas/papel kraft ou no quadro, assim os alunos poderão acompanhar a leitura das informações do slide.

Fonte da imagem: Banco de imagens da Nova escola.

Para você saber mais: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/lixo.pdf Acesso em 10 de novembro de 2018

http://www.cenedcursos.com.br/meio-ambiente/lixo-consequencias-desafios-e-solucoes/ Acesso em 10 de novembro de 2018

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta com os alunos do slide projetado. Você pode escrever a pergunta no quadro se não for possível fazer a projeção. Faça os alunos pensarem sobre o trajeto que fazem todo dia, de sua casa para a escola e vice versa, fazendo-os refletirem no que eles vêm ou não vêm no caminho. Alguns podem dar exemplos como: “quando eu venho para a escola eu tenho que descer da calçada porque está cheia de lixo.”, ”A rua é cheia de lixo no chão.”, “Tem um lugar que todo mundo joga as sacolas de lixo no fim da rua.” Para estimular mais ideias aos alunos pergunte “ Você considera o lixo um problema? Na sua casa, na escola, no bairro da escola?”.

Para você saber mais:http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/lixo.pdf Acesso em 10 de novembro de 2018

http://www.cenedcursos.com.br/meio-ambiente/lixo-consequencias-desafios-e-solucoes/ Acesso em 10 de novembro de 2018

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Distribua uma folha de papel A4 para cada aluno. Explique aos alunos que eles devem desenhar o caminho, “um mapa”, da casa deles até a escola com os locais onde tem descarte de lixo como lixeiras, marcar onde as sacolas de lixo ficam acumuladas no chão (esquinas normalmente), onde tem entulho e outras formas de lixo que eles se lembrarem. Deixe-os desenhando por 15 minutos. Observe que o “mapa" é uma representação do caminho que o aluno faz, um mapa mental, não se espera que haja conceitos cartográficos, afinal não é o objetivo da aula. Por isso, não se espera desenhos complexos nesta faixa etária, veja exemplos de mapa mentais no link: https://www.neusarocha.com.br/projetos/produzindo-mapas-mentais-6-ano acesso em: 10 de novembro de 2018. Desenhe no quadro um exemplo com base nos mapas mentais do link. Entretanto, mesmo não sendo o foco da atividade, você estará proporcionando aos alunos a oportunidade de construção da noção de localização relativa dos objetos no espaço.

Após o tempo para desenhar, diga que vocês vão fazer uma lista, no quadro, das formas de descarte mais comuns, que mais apareceram nos desenhos. Peça aos alunos para ditarem as formas que eles desenharam, peça que cada um cite uma forma, assim todos poderão participar da atividade. Se espera que eles citem: “na lixeira”, ‘na calçada”, “no terreno vazio”. Quando as formas se repetirem marque com um “I” na frente do nome já escrito na lista, assim ao acabarem a lista é possível verificar qual o tipo mais comum.

Os mapas podem ser colados no mural da sala para que ocorra uma comparação entre as quantidades de lixo nos caminhos.

Para você saber mais: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/lixo.pdf Acesso em 10 de novembro de 2018

sugestões de link que apresenta conceito básico de lixo:

https://portalresiduossolidos.com/o-que-e-lixo/ Acesso em 24 de novembro de 2018

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Peça aos alunos que escrevam três ações para diminuir a quantidade de lixo no dia a dia deles. Espera-se que escrevam: “ Não usar copo descartável”, “Usar sacola retornável”, “Usar garrafa de refrigerante de vidro”. Peça para os alunos lerem uma das ações escritas por eles. Incentive os alunos a falarem como colocariam essas ações em prática.

Para você saber mais:

sugestões de link que apresenta conceito de lixo:

https://portalresiduossolidos.com/o-que-e-lixo/ Acesso em 24 de novembro de 2018

sugestões de link que apresenta conceito de poluição:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-poluicao.htm Acesso em 10 de novembro de 2018

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Todos os comandos dos slides podem ser escritos no quadro caso não seja possível projetá-los.

Materiais necessários: Papel A4.

Para você saber mais: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/lixo.pdf Acesso em 10 de novembro de 2018

http://www.cenedcursos.com.br/meio-ambiente/lixo-consequencias-desafios-e-solucoes/ Acesso em 10 de novembro de 2018

sugestões de link que apresenta conceito de lixo:

https://portalresiduossolidos.com/o-que-e-lixo/ Acesso em 24 de novembro de 2018

sugestões de link que apresenta conceito de poluição:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-poluicao.htm Acesso em 10 de novembro de 2018

Contextos prévios: Espera-se que os alunos já saibam o conceito de:

  • Lixo: um produto que foi descartado e que não tem valor nenhum. O lixo que pode ser reaproveitado de alguma forma é chamado de resíduo sólido. O lixo que não pode ser aproveitado é chamado de rejeito.
  • Poluição: poluição é definida por alterações indesejáveis nas propriedades físicas, químicas e/ou biológicas do meio ambiente, trazendo danos e desequilíbrios à natureza e ao desenvolvimento de populações naturais e humanas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema com os alunos. Pergunte aos alunos: “O que é lixo?”. Espera-se que os alunos respondam que lixo é o que não queremos mais, o que se pode jogar fora.

Para você saber mais: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/lixo.pdf Acesso em 10 de novembro de 2018

http://www.cenedcursos.com.br/meio-ambiente/lixo-consequencias-desafios-e-solucoes/ Acesso em 10 de novembro de 2018

Contextos prévios: Espera se que os alunos já saibam o conceito de poluição: é definida por alterações indesejáveis nas propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, trazendo danos e desequilíbrios à natureza e ao desenvolvimento de populações naturais e humanas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia as informações do slide com os alunos. Pergunte aos alunos: “Você sabe quantas sacolas de lixo sua família produz em casa?”, “E só você, quantas sacolas de supermercado você enche de lixo em um dia? Pense nas folhas que você arranca ou rasga do caderno, por exemplo”, “Aqui na escola você imagina quantas sacolas de lixo são produzidas por dia?”

Se não for possível projetar o slide escreva em cartolinas/papel kraft ou no quadro, assim os alunos poderão acompanhar a leitura das informações do slide.

Fonte da imagem: Banco de imagens da Nova escola.

Para você saber mais: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/lixo.pdf Acesso em 10 de novembro de 2018

http://www.cenedcursos.com.br/meio-ambiente/lixo-consequencias-desafios-e-solucoes/ Acesso em 10 de novembro de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta com os alunos do slide projetado. Você pode escrever a pergunta no quadro se não for possível fazer a projeção. Faça os alunos pensarem sobre o trajeto que fazem todo dia, de sua casa para a escola e vice versa, fazendo-os refletirem no que eles vêm ou não vêm no caminho. Alguns podem dar exemplos como: “quando eu venho para a escola eu tenho que descer da calçada porque está cheia de lixo.”, ”A rua é cheia de lixo no chão.”, “Tem um lugar que todo mundo joga as sacolas de lixo no fim da rua.” Para estimular mais ideias aos alunos pergunte “ Você considera o lixo um problema? Na sua casa, na escola, no bairro da escola?”.

Para você saber mais:http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/lixo.pdf Acesso em 10 de novembro de 2018

http://www.cenedcursos.com.br/meio-ambiente/lixo-consequencias-desafios-e-solucoes/ Acesso em 10 de novembro de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Distribua uma folha de papel A4 para cada aluno. Explique aos alunos que eles devem desenhar o caminho, “um mapa”, da casa deles até a escola com os locais onde tem descarte de lixo como lixeiras, marcar onde as sacolas de lixo ficam acumuladas no chão (esquinas normalmente), onde tem entulho e outras formas de lixo que eles se lembrarem. Deixe-os desenhando por 15 minutos. Observe que o “mapa" é uma representação do caminho que o aluno faz, um mapa mental, não se espera que haja conceitos cartográficos, afinal não é o objetivo da aula. Por isso, não se espera desenhos complexos nesta faixa etária, veja exemplos de mapa mentais no link: https://www.neusarocha.com.br/projetos/produzindo-mapas-mentais-6-ano acesso em: 10 de novembro de 2018. Desenhe no quadro um exemplo com base nos mapas mentais do link. Entretanto, mesmo não sendo o foco da atividade, você estará proporcionando aos alunos a oportunidade de construção da noção de localização relativa dos objetos no espaço.

Após o tempo para desenhar, diga que vocês vão fazer uma lista, no quadro, das formas de descarte mais comuns, que mais apareceram nos desenhos. Peça aos alunos para ditarem as formas que eles desenharam, peça que cada um cite uma forma, assim todos poderão participar da atividade. Se espera que eles citem: “na lixeira”, ‘na calçada”, “no terreno vazio”. Quando as formas se repetirem marque com um “I” na frente do nome já escrito na lista, assim ao acabarem a lista é possível verificar qual o tipo mais comum.

Os mapas podem ser colados no mural da sala para que ocorra uma comparação entre as quantidades de lixo nos caminhos.

Para você saber mais: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/lixo.pdf Acesso em 10 de novembro de 2018

sugestões de link que apresenta conceito básico de lixo:

https://portalresiduossolidos.com/o-que-e-lixo/ Acesso em 24 de novembro de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Peça aos alunos que escrevam três ações para diminuir a quantidade de lixo no dia a dia deles. Espera-se que escrevam: “ Não usar copo descartável”, “Usar sacola retornável”, “Usar garrafa de refrigerante de vidro”. Peça para os alunos lerem uma das ações escritas por eles. Incentive os alunos a falarem como colocariam essas ações em prática.

Para você saber mais:

sugestões de link que apresenta conceito de lixo:

https://portalresiduossolidos.com/o-que-e-lixo/ Acesso em 24 de novembro de 2018

sugestões de link que apresenta conceito de poluição:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-poluicao.htm Acesso em 10 de novembro de 2018

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano