16243
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - O conquistador espanhol e a conquista, uma visão diferente da história.

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre O conquistador espanhol e a conquista, uma visão diferente da história.

Plano 03 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Felipe Asbahr Pedoneze

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07HI08) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante algum dispositivo para poder mostrar a imagem da aula com cores, para eles poderem ver e analisar melhor.

Material complementar:

Imagem: "The Conquest of Tenochtitlán," from the Conquest of México series, Mexico, second half of seventeenth century, Oil on canvas. Jay I. Kislak Collection Rare Book and Special Collections Division, Library of Congress (26.2)”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wC85JJgVVwthNxzskTgNcwS4xT3QXVBcrtXvSCemcP9jmRRqXTzawfpGKVeK/his7-08und03-the-conquest-of-tenochtitlan.pdf

Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre onde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente, que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.

Compreender que a atuação dos espanhóis durante a conquista do México contou com forças além do poderio militar e bélico dos espanhóis, como algumas vertentes contam. Demonstrar aos alunos que os espanhóis contaram tanto com alianças com indígenas quanto com a disseminação involuntária de doenças, como a varíola, na população indígena nativa, o que acabou por enfraquecer o poderio do império Asteca e possibilitando a conquista da região.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Organize a sala em duplas ou trios, indague os alunos sobre feitos de grande força, que poderiam ser atribuídos a pessoas que, para realizar tal feito, poderiam ser consideradas como “super-heróis”. Relembre a eles, por exemplo, os feitos de Hércules, e como ele, só por ter super força, pode realizá-los. A intenção é levantar a dúvida para os alunos sobre esses feitos na história: seriam essas pessoas realmente dotados de super poderes ou a história em si, em torno dessas pessoas e seus feitos, está, de certa forma, mal contada? Cuidado para a aula não avançar muito neste slide.

Link para a imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wC85JJgVVwthNxzskTgNcwS4xT3QXVBcrtXvSCemcP9jmRRqXTzawfpGKVeK/his7-08und03-the-conquest-of-tenochtitlan.pdf

Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre como a narrativa histórica tradicional criou uma visão de “super-herói” em relação aos conquistadores espanhóis, como se as suas atividades nesta época dependesse somente de suas a vontade e determinação, colocando de lado as esforços coletivos de diversos outros povos nativos da região que foram imprescindíveis na conquista do território. Portanto, se você mora em alguma região do Brasil onde houveram conflitos ou passagens históricas que acabaram por colocar indivíduos como centrais e atribuindo à eles a capacidade individual de cumprir com o desfecho destes eventos históricos, você pode utilizar como exemplo nesta aula. Por exemplo, caso você more na região sudoeste do país, é interessante falar um pouco dos Bandeirantes, tratando a visão destes homens em relação à expansão colonial para o interior como feitos que estavam inseridos dentro de contextos específicos e que não dependiam somente da capacidade individual deste grupo.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Este é um slide de instrução aos alunos. Mostre a eles e peça para que fiquem atentos aos próximos slides e às fontes mostradas. Você pode somente ler este slide para os alunos, caso não seja possível projetar.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça aos alunos que leiam com calma, é um texto um pouco comprido e precisa de atenção. Peça aos alunos que se perguntem, em relação ao texto:

  • Quais são os povos nativos descritos no texto?
  • Qual a relação entre eles?
  • Quem se aproveita dessa relação?
  • No final, essa relação seria benéfica para ambos os povos que se aliaram?

Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para que os alunos analisem a imagem com as perguntas em mente:

  • O número de pessoas pintadas no quadro é grande?
  • Quem está sendo retratado?
  • O que está sendo retratado?
  • Qual é o local onde este evento está se passando?

Link para a imagem: "The Conquest of Tenochtitlán," from the Conquest of México series, Mexico, second half of seventeenth century, Oil on canvas. Jay I. Kislak Collection Rare Book and Special Collections Division, Library of Congress (26.2)”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wC85JJgVVwthNxzskTgNcwS4xT3QXVBcrtXvSCemcP9jmRRqXTzawfpGKVeK/his7-08und03-the-conquest-of-tenochtitlan.pdf

Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf

Como adequar à sua realidade:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente as questões aos alunos e, se quiser, pode falar brevemente sobre cada uma, mas não é necessário. Só reforce a eles que é importante mantê-las em mente. No tocante à segunda pergunta, você deve falar que mesmo sendo uma visão da realidade, não quer dizer que esteja errada, pois esses povos não tinham contato com cavalos e armas de fogo, portanto, mesmo sendo uma visão do que era aquilo, é uma visão que, do ponto de vista deles, é correta e, portanto, é a realidade para eles.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Este slide apenas apresenta a intenção de levantar o questionamento aos alunos sobre a atuação dos espanhóis e a dimensão da queda populacional ocasionada pelo contato entre os dois povos, o europeu e os nativos americanos. Os alunos tem que levantar o questionamento de que mesmo com o conflito armado e o auxílio de outras populações nativas, a quantidade de mortes é muito grande para ter sido causada somente com o conflito armado direto.

Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente a fonte aos alunos, peça a eles para pensarem em cidades e países atuais que tem sua população aproximada da descrita na fonte, grandes cidades e países pequenos com essa concentração populacional. A intenção é que eles tenham em mente a grandeza do desastre para os povos nativos desse contato com os europeus. Em relação à questão levantada no slide anterior, peça aos alunos para pensar, inclusive sobre os slides anteriores, do contexto:

  • quem foram essas pessoas que morreram nesse processo?
  • Os povos nativos que se aliaram aos europeus na conquista do império asteca, estão incluídos nessa contagem?
  • E os europeus?

Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Espere os alunos lerem e debaterem um momento, coloque para a análise deles a relação dos indígenas com essas doenças. Peça para eles se perguntarem sobre as doenças que já tiveram, como se trataram? E para evitar algumas doenças, o que eles tomaram? Explique, se necessário a relação da vacina com a prevenção de doenças consideradas mais perigosas e pergunte a eles se acham que os povos nativos da América tinham acesso a vacinas e prevenção em relação a doenças, principalmente essas que vieram indiretamente com os espanhóis. Também pergunte a eles se eles acreditam que os europeus trouxeram essas doenças por intenção própria ou se elas “vieram” indiretamente com eles.

Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os grupos com todas as fontes analisadas e discutidas, peça para que redijam um texto que será acoplado à uma estátua de Hernán Cortés, que foi feita “para celebrar 500 anos do contato dos conquistadores na América”, que foi recentemente colocada em uma praça pública, ou seja, que pode ser vista por qualquer pessoa que transitar naquele local. Diga a eles que o texto tem que ser curto, no máximo 10 linhas, e que tem que ser objetivo em relação à atuação dos espanhóis, principalmente de Hernán Cortés, na conquista da América.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07HI08) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante algum dispositivo para poder mostrar a imagem da aula com cores, para eles poderem ver e analisar melhor.

Material complementar:

Imagem: "The Conquest of Tenochtitlán," from the Conquest of México series, Mexico, second half of seventeenth century, Oil on canvas. Jay I. Kislak Collection Rare Book and Special Collections Division, Library of Congress (26.2)”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wC85JJgVVwthNxzskTgNcwS4xT3QXVBcrtXvSCemcP9jmRRqXTzawfpGKVeK/his7-08und03-the-conquest-of-tenochtitlan.pdf

Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre onde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente, que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.

Compreender que a atuação dos espanhóis durante a conquista do México contou com forças além do poderio militar e bélico dos espanhóis, como algumas vertentes contam. Demonstrar aos alunos que os espanhóis contaram tanto com alianças com indígenas quanto com a disseminação involuntária de doenças, como a varíola, na população indígena nativa, o que acabou por enfraquecer o poderio do império Asteca e possibilitando a conquista da região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Organize a sala em duplas ou trios, indague os alunos sobre feitos de grande força, que poderiam ser atribuídos a pessoas que, para realizar tal feito, poderiam ser consideradas como “super-heróis”. Relembre a eles, por exemplo, os feitos de Hércules, e como ele, só por ter super força, pode realizá-los. A intenção é levantar a dúvida para os alunos sobre esses feitos na história: seriam essas pessoas realmente dotados de super poderes ou a história em si, em torno dessas pessoas e seus feitos, está, de certa forma, mal contada? Cuidado para a aula não avançar muito neste slide.

Link para a imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wC85JJgVVwthNxzskTgNcwS4xT3QXVBcrtXvSCemcP9jmRRqXTzawfpGKVeK/his7-08und03-the-conquest-of-tenochtitlan.pdf

Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre como a narrativa histórica tradicional criou uma visão de “super-herói” em relação aos conquistadores espanhóis, como se as suas atividades nesta época dependesse somente de suas a vontade e determinação, colocando de lado as esforços coletivos de diversos outros povos nativos da região que foram imprescindíveis na conquista do território. Portanto, se você mora em alguma região do Brasil onde houveram conflitos ou passagens históricas que acabaram por colocar indivíduos como centrais e atribuindo à eles a capacidade individual de cumprir com o desfecho destes eventos históricos, você pode utilizar como exemplo nesta aula. Por exemplo, caso você more na região sudoeste do país, é interessante falar um pouco dos Bandeirantes, tratando a visão destes homens em relação à expansão colonial para o interior como feitos que estavam inseridos dentro de contextos específicos e que não dependiam somente da capacidade individual deste grupo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Este é um slide de instrução aos alunos. Mostre a eles e peça para que fiquem atentos aos próximos slides e às fontes mostradas. Você pode somente ler este slide para os alunos, caso não seja possível projetar.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça aos alunos que leiam com calma, é um texto um pouco comprido e precisa de atenção. Peça aos alunos que se perguntem, em relação ao texto:

  • Quais são os povos nativos descritos no texto?
  • Qual a relação entre eles?
  • Quem se aproveita dessa relação?
  • No final, essa relação seria benéfica para ambos os povos que se aliaram?

Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para que os alunos analisem a imagem com as perguntas em mente:

  • O número de pessoas pintadas no quadro é grande?
  • Quem está sendo retratado?
  • O que está sendo retratado?
  • Qual é o local onde este evento está se passando?

Link para a imagem: "The Conquest of Tenochtitlán," from the Conquest of México series, Mexico, second half of seventeenth century, Oil on canvas. Jay I. Kislak Collection Rare Book and Special Collections Division, Library of Congress (26.2)”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wC85JJgVVwthNxzskTgNcwS4xT3QXVBcrtXvSCemcP9jmRRqXTzawfpGKVeK/his7-08und03-the-conquest-of-tenochtitlan.pdf

Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf

Como adequar à sua realidade:

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente as questões aos alunos e, se quiser, pode falar brevemente sobre cada uma, mas não é necessário. Só reforce a eles que é importante mantê-las em mente. No tocante à segunda pergunta, você deve falar que mesmo sendo uma visão da realidade, não quer dizer que esteja errada, pois esses povos não tinham contato com cavalos e armas de fogo, portanto, mesmo sendo uma visão do que era aquilo, é uma visão que, do ponto de vista deles, é correta e, portanto, é a realidade para eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Este slide apenas apresenta a intenção de levantar o questionamento aos alunos sobre a atuação dos espanhóis e a dimensão da queda populacional ocasionada pelo contato entre os dois povos, o europeu e os nativos americanos. Os alunos tem que levantar o questionamento de que mesmo com o conflito armado e o auxílio de outras populações nativas, a quantidade de mortes é muito grande para ter sido causada somente com o conflito armado direto.

Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente a fonte aos alunos, peça a eles para pensarem em cidades e países atuais que tem sua população aproximada da descrita na fonte, grandes cidades e países pequenos com essa concentração populacional. A intenção é que eles tenham em mente a grandeza do desastre para os povos nativos desse contato com os europeus. Em relação à questão levantada no slide anterior, peça aos alunos para pensar, inclusive sobre os slides anteriores, do contexto:

  • quem foram essas pessoas que morreram nesse processo?
  • Os povos nativos que se aliaram aos europeus na conquista do império asteca, estão incluídos nessa contagem?
  • E os europeus?

Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Espere os alunos lerem e debaterem um momento, coloque para a análise deles a relação dos indígenas com essas doenças. Peça para eles se perguntarem sobre as doenças que já tiveram, como se trataram? E para evitar algumas doenças, o que eles tomaram? Explique, se necessário a relação da vacina com a prevenção de doenças consideradas mais perigosas e pergunte a eles se acham que os povos nativos da América tinham acesso a vacinas e prevenção em relação a doenças, principalmente essas que vieram indiretamente com os espanhóis. Também pergunte a eles se eles acreditam que os europeus trouxeram essas doenças por intenção própria ou se elas “vieram” indiretamente com eles.

Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os grupos com todas as fontes analisadas e discutidas, peça para que redijam um texto que será acoplado à uma estátua de Hernán Cortés, que foi feita “para celebrar 500 anos do contato dos conquistadores na América”, que foi recentemente colocada em uma praça pública, ou seja, que pode ser vista por qualquer pessoa que transitar naquele local. Diga a eles que o texto tem que ser curto, no máximo 10 linhas, e que tem que ser objetivo em relação à atuação dos espanhóis, principalmente de Hernán Cortés, na conquista da América.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano do 7º ano :

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07HI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano