16201
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Meu, seu, nosso Patrimônio!

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Meu, seu, nosso Patrimônio!

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em pdf, word, txt; email; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância de se preservar os patrimônios para a manutenção da identidade e história de uma sociedade, e as noções dos termos relacionados.

Agende uma videoconferência e siga as orientações desta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.

Caso ache interessante, crie um painel virtual (Padlet) com imagens que contemplem as noções de patrimônio trabalhados nesta aula.

Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa, mas proponha aos alunos que encontrem o significado dos termos usados no dicionário. Você pode pedir aos alunos que busquem estes significados usando o dicionário virtual. Considere criar uma nuvem de palavras ou um painel com os termos determinados para esse momento e compartilhar com os alunos enviando para o Whatsapp da turma.

Compartilhe com os alunos os slide propostos para esse momento e proponha uma discussão sobre os termos apresentados: o que sabem, quais são os patrimônios da cidade onde moram, como pensam que devem agir para preservá-los e a história da cidade.

Caso ache interessante, envie os links a seguir, para que os alunos tenham mais informações sobre o tema proposto:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Link 4 (disponível aqui).
Link 5 (disponível aqui).

Sistematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: compartilhe com os alunos os slides propostos para esse momento. Proponha que completem o painel criado por você na etapa de Contextualização com as imagens (ou desenhos) dos patrimônios da cidade, com as definições (criadas por eles), frases em defesa da conservação e o registro de outras situações ou colocações que ocorreram durante as explanações da aula.

Sugira a elaboração de uma campanha virtual, para que os alunos possam divulgar as ações que pensarem para a manutenção e preservação do patrimônio público do bairro/cidade onde vivem. Quando o material estiver pronto, publique no grupo de Whatsapp da turma e nas rede sociais da escola.

Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).      
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).      
Google Docs (disponível aqui).  
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, participando da elaboração e detalhamento da campanha virtual para chamar a atenção da comunidade.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_10UND01

(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas