Contexto
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
1- Organize a turma em círculo.
2- Apresente reproduções de cinco imagens referentes aos conceitos que serão trabalhados: Patrimônio, Patrimônio Público, Patrimônio Cultural, Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial, posicionando-as aleatoriamente no centro do círculo.
3- Solicite aos alunos que, de forma voluntária, respondam o que cada imagem representa para eles.
4- Após a coleta oral das respostas dos alunos, convide-os para construir o conhecimento sobre a temática “Patrimônio Cultural”, com a seguinte pergunta: Vamos conhecer mais sobre o nosso patrimônio?
Após essa atividade as imagens devem ser fixadas em um mural bem localizado na sala.
Como adequar à sua realidade:
As imagens sugeridas podem ser substituídas por outras que contemplem os aspectos culturais, sociais e históricos da localidade onde a escola está inserida.
Em caso de turmas numerosas, é sugerida a divisão em 02 (dois) ou 05 (cinco) grupos. Se for assim, o professor deve multiplicar a quantidade de reprodução de imagens, fichas e verbetes.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia
http://portal.iphan.gov.br/
https://conceito.de/patrimonio
https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
1- Ainda com a turma disposta em círculo, apresente fichas com os principais conceitos e verbetes, posicionando-os aleatoriamente no centro da roda.
a) Patrimônio
Verbete: Herança e bens de família.
http://michaelis.uol.com.br/busca?id=3wPaw
b) Patrimônio Público
Verbete: Conjunto de bens e direitos que pertence a todos e não a um determinado indivíduo ou entidade, ou ainda o conjunto de bens à disposição da coletividade.
https://www.novamaringa.mt.gov.br/Noticias/Cuidar-do-patrimonio-publico-e-um-dever-de-todos-nos/
c) Patrimônio Cultural
Verbete: Bens “de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218
d) Patrimônio Material
Verbete: Composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.
e) Patrimônio Imaterial
Verbete: Compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/intangible-heritage/
2- Solicite aos alunos que relacionem as fichas com verbetes com termo/ conceito correspondentes.
3- Após a compreensão dos principais conceitos o grupo deverá agora associá-los às imagens apresentadas na contextualização. É importante que o professor conduza toda dinâmica de forma que os alunos possam participar ativamente, e que a turma valide se a associação Conceito-verbete-imagens está adequada.
Como adequar à sua realidade:
Em casos de turmas numerosas, é sugerida a divisão em 02 (dois) ou 05 (cinco) grupos. Se for assim, o professor deve multiplicar a quantidade de reprodução de imagens, fichas e verbetes.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia
http://portal.iphan.gov.br/
https://conceito.de/patrimonio
https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
1- Solicite aos alunos que organizem todas as informações em um mural, ordenando-as de forma que a leitura fique o mais clara possível.
2- Ao finalizar o Mural, convide os alunos a revisarem os conceitos trabalhados e provoque-os a sugerirem novos exemplos que poderiam ilustrar o mural. Registrem os exemplos e solicite que tragam a imagem ou produzam uma ilustração para completar o painel. Sempre estimule a participação de todos, seja na roda de conversa ou nas validações das respostas dos colegas.
Material necessário:
Cartolinas, tesouras, cola ou fitas adesivas, canetas coloridas, etc.
Como adequar à sua realidade:
Em casos de turmas numerosas, é sugerida a divisão em 02 (dois) ou 05 (cinco) grupos. Se for assim, o professor deve multiplicar a quantidade de reprodução de imagens, fichas e verbetes.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia
http://portal.iphan.gov.br/
https://conceito.de/patrimonio
https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/