15976
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Dançando com as águas

Nesta proposta, organize um espaço com tecidos para que as crianças se engajem em uma brincadeira de dançar no fundo do mar.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Josiane Souza do Porto

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Conhecendo diferentes ritmos musicais

Os traços marcantes da dança

Dançando como as águas

Passe a dança

Planejando uma apresentação de dança

A proposta desta atividade é um convite para que as crianças dancem, criando expressões inspiradas nos movimentos da água. Considere apreciar vídeos de artistas que criam danças nessa perspectiva e, ainda, de animais e algas movimentando-se no fundo do mar. Escolha um vídeo do mar para projetar no ambiente em que a proposta será vivenciada e uma música clássica para apoiar os movimentos que as crianças criarão. Preparamos uma sugestão para você aqui. Talvez, uma boa estratégia organizar previamente o espaço e o vivencie com alguns professores de sua escola dias antes de propor a atividade ao seu grupo. Assim, os professores poderão construir experiências, traçar estratégias e, sobretudo, olhar de forma ainda mais atenciosa e empática para o desenvolvimento das experiências das crianças.

Materiais:

A atividade propõe que as crianças se envolvam com tecidos e, por meio de uma projeção de vídeo, dancem inspiradas no movimento das águas e no fundo do mar. Para isso, separe equipamento de projeção com caixas de som e o arquivo com o vídeo a ser reproduzido. Teste-os antes da realização da atividade. Organize pelo espaço varais e reserve tecidos leves, como o voal, em tamanhos diversos e cores claras, como branco, creme ou azul céu. Selecione fitas de cetim de diferentes cores, tamanhos e espessuras. Palitos de sorvete e cola quente. Para facilitar o manuseio destas fitas no momento da dança, cole uma das extremidades de cada em um palito de sorvete.

Espaços:

Preveja um espaço amplo e livre de mobiliários, em que seja possível organizar a projeção do vídeo e dispor tecidos pendurados em varais. Observe a necessidade de dispor tecidos em que a projeção atravesse sua transparência, como voal branco, criando a percepção de movimento e profundidade ao que é projetado. Disponha-os frente à parede em que o vídeo será projetado, de modo que permita a circulação das crianças. A ideia não é que os tecidos fiquem um à frente do outro, mas que sejam intercalados. Observe que, para a atividade, o espaço estará pronto com o vídeo e a música sendo reproduzidos para a entrada das crianças. Aqui, você encontra algumas inspirações quanto a composição do ambiente. Pondere a necessidade da organização de dois grupos para a vivência. Preveja um outro espaço para que, enquanto metade do grupo vivencia a proposta, a outra realize uma atividade que execute com autonomia, como jogos diversos, por exemplo. Caso você conte com o apoio de um professor auxiliar, envolva-o na mediação de um contexto de aprendizagem para o grupo que não estará com você.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

Como as crianças envolveram os materiais oferecidos em suas criações corporais? De que forma elas os acolhem e potencializam a expressão de dançar com a água?

Como as crianças harmonizam seus movimentos frente ao desafio da proposta? Buscam apoio no vídeo reproduzido? Adequam ao som da música? Como estão construindo a percepção dos movimentos leves, alongados e fluídos?

Como as crianças experimentam o espaço da atividade? Como acontece o jogo imaginativo de estarem dançando com a água? E a interação entre os colegas?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Transite pelo espaço observando as manifestações corporais das crianças nos momentos da dança e a maneira como se envolvem com a projeção e os tecidos. Observe as relações que estão estabelecendo na vivência da atividade. Atente-se àquelas que aparentemente não estão envolvidas corporalmente e preferem apenas observar o grupo. Atente-se para como elas observam as criações dos pares e permita que apreciem o momento. Contudo, caso perceba que expressar-se corporalmente é um desafio para elas, você pode, participando da composição de dança junto ao grupo, envolvê-las em seus movimentos, convidando-as para dançarem com você.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Reúna-se com o grande grupo e conte para as crianças que hoje você separou vídeos com o elemento água para inspirá-las a dançar. Dialogue com a turma, convidando-a a imaginar como deve ser dançar com a água. Instigue a pensarem como são os movimentos dessa dança, se são leves, pesados, longos, curtos, rápidos, circulares etc. Observe que, neste momento, algumas crianças preferirão contar suas percepções por meios de gestos e expressões corporais. Acolha esses movimentos, envolvendo-as no diálogo. Em seguida, diga às crianças que preparou um espaço especial para essa vivência. Você pode engajá-las em um jogo imaginário de que agora elas farão uma viagem ao fundo do mar e participarão de um baile dançante. Conte para a turma que é uma visita especial ao evento, onde elas vivenciarão o desafio de dançarem com as águas. Sendo assim, ao chegarem no fundo do mar, elas já podem começar a dançar, observando quais movimentos criarão.


2

Antes da saída para o espaço que organizou, faça alguns acordos com o grupo considerando o tempo para a atividade e que no momento dançante do baile, por exemplo, evitem conversas com os pares. Como a música faz o convite para todo o corpo dançar, as crianças precisam estar atentas. As conversas podem fazer com que percam partes importantes deste convite. Entretanto, diga que, se alguma música as convidar para dançarem em duplas ou grupos, elas podem aceitar o convite. Contudo, unindo-se em gestos e não pela fala. Combine que, quando a vivência estiver chegando ao fim, elas perceberão a música abaixando lentamente. Diga que há alguns materiais dispostos no espaço para que elas usem livremente em suas danças.


3

Ao chegarem ao espaço, observe como as crianças o acolhem. Perceba como olham, como andam pelo local, como observam o vídeo, a música e os tecidos dispostos. Dê tempo para elas perceberem e acolherem o ambiente. Se necessário, engaje-as no envolvimento da criação corporal convidando a dançarem. Entretanto, considere que farão isso com autonomia e em tempos distintos. Algumas crianças se engajarão na dança mais rápido que outras.


4

Enquanto as crianças dançam, busque observar e registrar, por meio de vídeos e fotografias, as relações que estão estabelecendo e as construções corporais que estão criando. Evite fazer mediações com falas, mas engaje a turma em uma construção e percepção com o corpo. Caso sinta necessidade, dance com as crianças. Aproxime-se daquelas que estão criando movimentos e faça como elas, de modo a valorizar as criações delas. Já com aquelas que preferem observar, você pode, envolvê-las dançando como seu grupo em alguma criação, utilizando os materiais dispostos.


5

Observe o tempo que reservou para a proposta. Quando faltarem cerca de 30 segundos, comece a baixar a música lentamente até silenciá-la por completo. Em seguida, reúna-se em roda com as crianças e inicie uma conversa, instigando-as a trazerem as impressões delas acerca da vivência. Busque quais foram os convites que a música fez e quais movimentos criaram para esse convite. Ajude-as a expressarem de forma verbal os relatos, considerando acolher as expressões corporais que algumas crianças podem trazer ao contexto. Neste momento, recorra aos registros que fez, a fim de ampliar e potencializar o diálogo do grupo. Em seguida, conte às crianças que, em outro momento, vocês observarão os vídeos e as fotografias que registrou. Caso tenha dividido o grupo em atividades diversificadas, organize as trocas entre as crianças.


Para finalizar:

Depois da conversa, convide as crianças para a organização do material utilizado e oriente-as para a próxima vivência do dia.

Desdobramentos

Você pode repetir a atividade utilizando outras formas de movimentos da natureza, como o movimento do vento e das folhas. Caso queira, amplie a percepção delas acerca da água. Convide as crianças para observarem e vivenciarem o movimentos de alguns elementos líquidos e, depois, reproduzirem com o corpo esses movimentos. Neste vídeo você encontra uma inspiração.

Engajando as famílias

Prepare com as crianças um convite em forma de cartaz para que a comunidade vivencie a atividade no espaço que preparou. Fixe em uma das paredes do espaço um cartaz e fotografias que narrem, de forma resumida, a atividade vivenciada pelas crianças.

  • Atividade para impressão
  • Documento

    Atividade para impressão - Apresentação

  • Documento

    Atividade para impressão - Organização P13


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 01

Conhecendo diferentes ritmos musicais

ATIVIDADE 02

Os traços marcantes da dança

ATIVIDADE 04

Passe a dança

ATIVIDADE 05

Planejando uma apresentação de dança

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Banho nas bonecas

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintando com carvão e café

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Apreciação e produção artística

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com água

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração livre de materiais de largo alcance

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Explorando um lugar de brincar

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Feche a caixa: um jogo de raciocínio com dados

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Criação de um jogo de percurso

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Como continua a história?

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Fazendo rimas a partir de uma parlenda

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogos no quintal

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogo Volençol

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Expressões gráficas de experiências na natureza

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com adereços

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincar com tecidos

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Massageando uns aos outros

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando de cuidar dos cabelos

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Experimentações com tintas e pigmentos naturais

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Entrevista sobre lugares de brincar no passado

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Dançar com materiais flexíveis

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Descobrindo lugares de brincar na região da escola

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cantinhos das profissões

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as profissões dos familiares

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Escolhendo profissões para conhecer melhor

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03TS01 da BNCC

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Sonorizando um conto indígena

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Compartilhando a cultura sonora indígena

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincar com sombras

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Construindo nosso Boi

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

A festa do Boi em diferentes representações

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo e explorando instrumentos da festa do Boi

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Dançando com as águas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Nossa peça teatral: Cenário, figurino e sonoplastia

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Nossa peça teatral: Ensaiar, convidar, apresentar

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO02 da BNCC

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Feche a caixa: um jogo de raciocínio com dados

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Fazendo rimas a partir de uma parlenda

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincando com adereços

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincar com tecidos

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenhos com areia e cola

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

O desenho das cavernas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Ler para se orientar

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Mancala: um jogo ancestral

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Planejando o momento de alimentação

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Batalha: um jogo de baralho

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Planejando o tempo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenho de perspectiva

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brinquedos e brincadeiras tradicionais

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Retratos do cotidiano

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Classificando elementos das coleções

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Investigando objetos que flutuam ou que afundam

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo outras formas e instrumentos de medidas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Construindo um roteiro

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Primeiros dias na escola: conhecendo os espaços

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Primeiros dias - expectativas para o dia seguinte

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Dançando com as águas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Criando um mapa de um trajeto conhecido

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann