15943
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Relacionando os gêneros Crônica e Cartum

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre estabelecer relações entre os gêneros Crônica e Cartum.

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários: - Projetor para exibição dos cartuns.

(Caso a escola não conte com esse aparelho, os cartuns podem ser impressos em tamanho grande)

- Cópias do texto A Bola, de Luís Fernando Veríssimo para todos os alunos

- Cópias da atividade de interpretação escrita para todos os alunos

- Pincel para quadro

Informações sobre o gênero: A palavra cartum é uma forma aportuguesada da americana cartoon, que diz respeito a um desenho engraçado. O Cartum é um gênero jornalístico, que tem como principais meios de circulação veículos como jornais, revistas e internet. Com uso do humor como forma de criticar problemas sociais, políticos e ambientais, dentre outros, geralmente trata de temas e assuntos cotidianos - aspectos pelos quais se assemelha à Crônica.

Dificuldades antecipadas: Embora a presença de imagem geralmente seja um facilitador para a compreensão dos textos, visto que pode complementar o que nele é informado, a interpretação de textos não verbais ou de linguagem mista requer estratégias de leitura mais refinadas. Compreender as informações transmitidas por meio da imagem e relacioná-la à mensagem verbal são ações que podem exigir mediação do professor.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o slide para os alunos e questione-os sobre o que entendem sobre essa frase.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Proponha uma tempestade de ideias, a fim de resgatar o que os alunos já sabem sobre as linguagens mista e não verbal e ampliar esse conhecimento. Além dos questionamentos sugeridos do slide 3, você pode lançar outros, para ampliar a discussão ou complementar alguma resposta dada.
  • É provável que a resposta à segunda pergunta remeta às histórias em quadrinhos, por isso, se necessário, ajude-os a ampliar esse repertório questionando-os ou citando outros gêneros que se utilizam de linguagem mista, como anúncios publicitários, charges, outdoors, memes, tirinhas e outros.
  • No caso do terceiro questionamento, é possível que os alunos precisem da mediação do professor para compreender a imagem como um tipo de texto. Para promover essa compreensão, questione-os sobre quadros, fotos ou placas de trânsito e as mensagens que eles comunicam.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 6 minutos para a análise do primeiro cartum e 6 minutos para a análise do segundo cartum (1º momento) + 10 minutos para a leitura e discussão da crônica (2º momento) + 16 minutos para a resolução e socialização da atividade (3º momento).
  • Apresente o primeiro cartum aos alunos. Deixe que o observem, analisem e, após isso, lance os seguintes questionamentos:
  • Quem é a personagem que aparece na imagem?
  • O que ela está fazendo?
  • Observe as roupas que o menino veste e os demais elementos que compõem a imagem. Essa imagem retrata uma situação atual ou de tempos atrás?
  • Esse texto possui um narrador, ou seja, há alguém contando a história?
  • Podemos afirmar que, mesmo sem conter palavras, o cartum analisado transmite uma mensagem? Qual?
  • O cartum é um texto que, por meio do humor, critica alguma situação. O que esse cartum critica?

  • Em seguida, apresente o segundo cartum e, após observarem, volte a questionar:
  • Quem são as personagens do cartum?
  • O que elas estão fazendo?
  • Observe a expressão facial do menino. O que ela demonstra?
  • O cartum retrata uma situação atual ou antiga? Como você percebeu?
  • Esse texto possui um narrador, ou seja, há alguém contando a história?
  • Se não houvesse o balão com a fala do menino, os leitores conseguiriam compreender a mensagem? Por quê?
  • E se deixássemos só o balão de fala e retirássemos a imagem, seria possível compreender a mensagem? Por quê?
  • Qual a mensagem responsável pelo humor do texto?

  • Segundo momento: Inicie perguntando aos alunos se eles se lembram do autor do texto trabalhado na aula anterior, Luís Fernando Veríssimo. Se necessário, relembre rapidamente o texto estudado (a crônica A Volta) e as informações compartilhadas sobre o escritor. Em seguida, anuncie que conheceremos uma outra crônica dele, também muito interessante. Esse momento tem por objetivo ativar os conhecimentos que as crianças já trazem sobre o gênero, o autor e suas marcas de estilo, bem como despertar o interesse pelo texto que será lido neste momento.
  • Distribua uma cópia do texto A Bola, de Luís Fernando Veríssimo, para cada aluno. Leia o texto para o grupo, comentando-o e tirando as dúvidas que possam surgir - sobre vocabulário ou compreensão de algum trecho. Pode-se explorar, nesse momento, aspectos como os sentimentos do pai ao presentear o filho e deste ao receber o presente; o significado da expressão “legal” no contexto do texto; o porquê de o filho procurar um manual de instrução; a tentativa do pai em chamar a atenção do filho, entre outros.
  • Terceiro momento: Distribua uma cópia da atividade escrita de interpretação e análise para cada aluno e oriente-os a fazê-la individualmente. Durante a realização, circule entre as mesas/carteiras, observe a resolução e as dúvidas apresentadas, a fim de fazer as mediações necessárias.
  • Para finalizar, proponha a socialização das respostas, atendo-se, sobretudo, à questão final, que explora a comparação entre os textos trabalhados (Cartuns e Crônica).

Materiais complementares:

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Promova uma leitura coletiva e comentada do slide 6, a fim de fechar e organizar o que foi trabalhado ao longo da aula.
  • Informe aos alunos que na próxima aula continuaremos trabalhando com crônicas, porém investigando e descobrindo outros aspectos importantes delas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários: - Projetor para exibição dos cartuns.

(Caso a escola não conte com esse aparelho, os cartuns podem ser impressos em tamanho grande)

- Cópias do texto A Bola, de Luís Fernando Veríssimo para todos os alunos

- Cópias da atividade de interpretação escrita para todos os alunos

- Pincel para quadro

Informações sobre o gênero: A palavra cartum é uma forma aportuguesada da americana cartoon, que diz respeito a um desenho engraçado. O Cartum é um gênero jornalístico, que tem como principais meios de circulação veículos como jornais, revistas e internet. Com uso do humor como forma de criticar problemas sociais, políticos e ambientais, dentre outros, geralmente trata de temas e assuntos cotidianos - aspectos pelos quais se assemelha à Crônica.

Dificuldades antecipadas: Embora a presença de imagem geralmente seja um facilitador para a compreensão dos textos, visto que pode complementar o que nele é informado, a interpretação de textos não verbais ou de linguagem mista requer estratégias de leitura mais refinadas. Compreender as informações transmitidas por meio da imagem e relacioná-la à mensagem verbal são ações que podem exigir mediação do professor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o slide para os alunos e questione-os sobre o que entendem sobre essa frase.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Proponha uma tempestade de ideias, a fim de resgatar o que os alunos já sabem sobre as linguagens mista e não verbal e ampliar esse conhecimento. Além dos questionamentos sugeridos do slide 3, você pode lançar outros, para ampliar a discussão ou complementar alguma resposta dada.
  • É provável que a resposta à segunda pergunta remeta às histórias em quadrinhos, por isso, se necessário, ajude-os a ampliar esse repertório questionando-os ou citando outros gêneros que se utilizam de linguagem mista, como anúncios publicitários, charges, outdoors, memes, tirinhas e outros.
  • No caso do terceiro questionamento, é possível que os alunos precisem da mediação do professor para compreender a imagem como um tipo de texto. Para promover essa compreensão, questione-os sobre quadros, fotos ou placas de trânsito e as mensagens que eles comunicam.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 6 minutos para a análise do primeiro cartum e 6 minutos para a análise do segundo cartum (1º momento) + 10 minutos para a leitura e discussão da crônica (2º momento) + 16 minutos para a resolução e socialização da atividade (3º momento).
  • Apresente o primeiro cartum aos alunos. Deixe que o observem, analisem e, após isso, lance os seguintes questionamentos:
  • Quem é a personagem que aparece na imagem?
  • O que ela está fazendo?
  • Observe as roupas que o menino veste e os demais elementos que compõem a imagem. Essa imagem retrata uma situação atual ou de tempos atrás?
  • Esse texto possui um narrador, ou seja, há alguém contando a história?
  • Podemos afirmar que, mesmo sem conter palavras, o cartum analisado transmite uma mensagem? Qual?
  • O cartum é um texto que, por meio do humor, critica alguma situação. O que esse cartum critica?

  • Em seguida, apresente o segundo cartum e, após observarem, volte a questionar:
  • Quem são as personagens do cartum?
  • O que elas estão fazendo?
  • Observe a expressão facial do menino. O que ela demonstra?
  • O cartum retrata uma situação atual ou antiga? Como você percebeu?
  • Esse texto possui um narrador, ou seja, há alguém contando a história?
  • Se não houvesse o balão com a fala do menino, os leitores conseguiriam compreender a mensagem? Por quê?
  • E se deixássemos só o balão de fala e retirássemos a imagem, seria possível compreender a mensagem? Por quê?
  • Qual a mensagem responsável pelo humor do texto?

  • Segundo momento: Inicie perguntando aos alunos se eles se lembram do autor do texto trabalhado na aula anterior, Luís Fernando Veríssimo. Se necessário, relembre rapidamente o texto estudado (a crônica A Volta) e as informações compartilhadas sobre o escritor. Em seguida, anuncie que conheceremos uma outra crônica dele, também muito interessante. Esse momento tem por objetivo ativar os conhecimentos que as crianças já trazem sobre o gênero, o autor e suas marcas de estilo, bem como despertar o interesse pelo texto que será lido neste momento.
  • Distribua uma cópia do texto A Bola, de Luís Fernando Veríssimo, para cada aluno. Leia o texto para o grupo, comentando-o e tirando as dúvidas que possam surgir - sobre vocabulário ou compreensão de algum trecho. Pode-se explorar, nesse momento, aspectos como os sentimentos do pai ao presentear o filho e deste ao receber o presente; o significado da expressão “legal” no contexto do texto; o porquê de o filho procurar um manual de instrução; a tentativa do pai em chamar a atenção do filho, entre outros.
  • Terceiro momento: Distribua uma cópia da atividade escrita de interpretação e análise para cada aluno e oriente-os a fazê-la individualmente. Durante a realização, circule entre as mesas/carteiras, observe a resolução e as dúvidas apresentadas, a fim de fazer as mediações necessárias.
  • Para finalizar, proponha a socialização das respostas, atendo-se, sobretudo, à questão final, que explora a comparação entre os textos trabalhados (Cartuns e Crônica).

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Promova uma leitura coletiva e comentada do slide 6, a fim de fechar e organizar o que foi trabalhado ao longo da aula.
  • Informe aos alunos que na próxima aula continuaremos trabalhando com crônicas, porém investigando e descobrindo outros aspectos importantes delas.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP29 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano