Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: - Projetor para exibição dos cartuns.
(Caso a escola não conte com esse aparelho, os cartuns podem ser impressos em tamanho grande)
- Cópias do texto A Bola, de Luís Fernando Veríssimo para todos os alunos
- Cópias da atividade de interpretação escrita para todos os alunos
- Pincel para quadro
Informações sobre o gênero: A palavra cartum é uma forma aportuguesada da americana cartoon, que diz respeito a um desenho engraçado. O Cartum é um gênero jornalístico, que tem como principais meios de circulação veículos como jornais, revistas e internet. Com uso do humor como forma de criticar problemas sociais, políticos e ambientais, dentre outros, geralmente trata de temas e assuntos cotidianos - aspectos pelos quais se assemelha à Crônica.
Dificuldades antecipadas: Embora a presença de imagem geralmente seja um facilitador para a compreensão dos textos, visto que pode complementar o que nele é informado, a interpretação de textos não verbais ou de linguagem mista requer estratégias de leitura mais refinadas. Compreender as informações transmitidas por meio da imagem e relacioná-la à mensagem verbal são ações que podem exigir mediação do professor.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o slide para os alunos e questione-os sobre o que entendem sobre essa frase.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Proponha uma tempestade de ideias, a fim de resgatar o que os alunos já sabem sobre as linguagens mista e não verbal e ampliar esse conhecimento. Além dos questionamentos sugeridos do slide 3, você pode lançar outros, para ampliar a discussão ou complementar alguma resposta dada.
- É provável que a resposta à segunda pergunta remeta às histórias em quadrinhos, por isso, se necessário, ajude-os a ampliar esse repertório questionando-os ou citando outros gêneros que se utilizam de linguagem mista, como anúncios publicitários, charges, outdoors, memes, tirinhas e outros.
- No caso do terceiro questionamento, é possível que os alunos precisem da mediação do professor para compreender a imagem como um tipo de texto. Para promover essa compreensão, questione-os sobre quadros, fotos ou placas de trânsito e as mensagens que eles comunicam.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
- Distribua o tempo da seguinte maneira: 6 minutos para a análise do primeiro cartum e 6 minutos para a análise do segundo cartum (1º momento) + 10 minutos para a leitura e discussão da crônica (2º momento) + 16 minutos para a resolução e socialização da atividade (3º momento).
- Apresente o primeiro cartum aos alunos. Deixe que o observem, analisem e, após isso, lance os seguintes questionamentos:
- Quem é a personagem que aparece na imagem?
- O que ela está fazendo?
- Observe as roupas que o menino veste e os demais elementos que compõem a imagem. Essa imagem retrata uma situação atual ou de tempos atrás?
- Esse texto possui um narrador, ou seja, há alguém contando a história?
- Podemos afirmar que, mesmo sem conter palavras, o cartum analisado transmite uma mensagem? Qual?
- O cartum é um texto que, por meio do humor, critica alguma situação. O que esse cartum critica?
- Em seguida, apresente o segundo cartum e, após observarem, volte a questionar:
- Quem são as personagens do cartum?
- O que elas estão fazendo?
- Observe a expressão facial do menino. O que ela demonstra?
- O cartum retrata uma situação atual ou antiga? Como você percebeu?
- Esse texto possui um narrador, ou seja, há alguém contando a história?
- Se não houvesse o balão com a fala do menino, os leitores conseguiriam compreender a mensagem? Por quê?
- E se deixássemos só o balão de fala e retirássemos a imagem, seria possível compreender a mensagem? Por quê?
- Qual a mensagem responsável pelo humor do texto?
- Segundo momento: Inicie perguntando aos alunos se eles se lembram do autor do texto trabalhado na aula anterior, Luís Fernando Veríssimo. Se necessário, relembre rapidamente o texto estudado (a crônica A Volta) e as informações compartilhadas sobre o escritor. Em seguida, anuncie que conheceremos uma outra crônica dele, também muito interessante. Esse momento tem por objetivo ativar os conhecimentos que as crianças já trazem sobre o gênero, o autor e suas marcas de estilo, bem como despertar o interesse pelo texto que será lido neste momento.
- Distribua uma cópia do texto A Bola, de Luís Fernando Veríssimo, para cada aluno. Leia o texto para o grupo, comentando-o e tirando as dúvidas que possam surgir - sobre vocabulário ou compreensão de algum trecho. Pode-se explorar, nesse momento, aspectos como os sentimentos do pai ao presentear o filho e deste ao receber o presente; o significado da expressão “legal” no contexto do texto; o porquê de o filho procurar um manual de instrução; a tentativa do pai em chamar a atenção do filho, entre outros.
- Terceiro momento: Distribua uma cópia da atividade escrita de interpretação e análise para cada aluno e oriente-os a fazê-la individualmente. Durante a realização, circule entre as mesas/carteiras, observe a resolução e as dúvidas apresentadas, a fim de fazer as mediações necessárias.
- Para finalizar, proponha a socialização das respostas, atendo-se, sobretudo, à questão final, que explora a comparação entre os textos trabalhados (Cartuns e Crônica).
Materiais complementares:
- Cartum 1: Fonte: “Tecnologia - Pro dia nascer melhor 28/01/2012”, José Mesquita. Disponível em: http://mesquita.blog.br/tecnologia-pro-dia-nascer-melhor-28012012. Acesso em: 20/09/2018.
- Cartum 2: Fonte: “Pro dia nascer melhor 24/07/2009”, José Mesquita. Disponível em: http://mesquita.blog.br/pro-dia-nascer-melhor-24072009. Acesso em 20 de setembro de 2018.
- Para acessar e imprimir a atividade escrita de interpretação e análise, clique aqui.
- Caso deseje acessar a resolução da atividade acima, clique aqui.
- Caso deseje acessar as respostas da exploração oral dos cartuns, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Promova uma leitura coletiva e comentada do slide 6, a fim de fechar e organizar o que foi trabalhado ao longo da aula.
- Informe aos alunos que na próxima aula continuaremos trabalhando com crônicas, porém investigando e descobrindo outros aspectos importantes delas.