15880
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - A oralidade característica dos contos de humor

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre reconhecer as marcações de oralidade presentes no conto e os efeitos produzidos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana do Nascimento Ramos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana do Nascimento Ramos
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: A oralidade característica dos contos de humor

Finalidade da aula:Reconhecer as marcações de oralidade presentes no conto e os efeitos produzidos, a fim de reconhecer que o conto de humor é um gênero que transforma situações cômicas do cotidiano em temas de literatura, por meio do tratamento literário da linguagem.

Ano:7º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Contos de Humor

Objeto(s) do conhecimento:Estratégias de leitura, apreciação e réplica.

Prática de linguagem:Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF67LP28

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.

 

Materiais necessários:

  • Material em sala de aula: computador com conexão a internet, projetor, equipamento de som, internet, fotocópias do conto de humor Papos, de Luis Fernando Veríssimo (recomendado 1 para cada aluno).

 

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

 

Dificuldades antecipadas: Possível resistência de alguns alunos em participar da atividade de leitura em voz alta; dificuldade para reconhecer a diferença entre informalidade e oralidade.

 

Referências sobre o assunto:

  • BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Textos Humorísticos "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em 03 de agosto de 2018




Código: LPO7_05SQA03

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas