Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador com conexão a internet, projetor, equipamento de som, internet, fotocópias do conto de humor Lixo, de Luis Fernando Veríssimo (recomendado 1 para cada aluno).
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Possível resistência de alguns alunos em participar da atividade de leitura em voz alta; dificuldade para reconhecer a diferença entre informalidade e oralidade.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Textos Humorísticos "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em 03 de agosto de 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Leia previamente o conto de humor O Lixo, de Luis Fernando Veríssimo, e assista ao curta-metragem O Lixo, baseado na mesma obra.
2. Inicie a aula mostrando essa frase à turma e estimule os alunos a comentarem livremente: O que você espera escutar quando alguém começa uma frase assim?
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- O professor deve dividir a turma em grupos, para melhor aproveitamento das atividades. Sugestão: grupos de no máximo 4 alunos.
- Pergunte aos alunos se eles já passaram por alguma situação muito engraçada relacionada à imagem que estão vendo.
- Peça para os grupos se articularem e pensarem em uma situação engraçada relacionada ao tema “lixo”, e que “daria” um conto de humor.
- O objetivo das perguntas é provocar os alunos de modo que eles possam entender como a articulação linguística necessária para a consolidação de um conto de humor tende a utilizar marcações orais para salientar a comicidade em questões cotidianas. Se necessário, ajude-os dando dicas como: quando aconteceu essa situação, quem são os personagens, onde se passa essa história, etc.
Desenvolvimento
Tempo total sugerido: 37 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos se conhecem o significado da palavra "homônimo". Permita que levantem hipóteses. Caso não cheguem a uma resposta correta, apresente a eles o significado:
adj sm
1 Diz-se de ou pessoa, coisa ou lugar que tem o mesmo nome de outra: Paris, a capital da França, e Paris, lugarejo no Texas, são cidades homônimas. Seu homônimo causava-lhe transtornos com dívidas e falcatruas.
2 Diz-se de ou o que tem similaridades, pontos de correspondência; homólogo.
(https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/hom%C3%B4nimo/) acesso em 29/07/2020
- Explique que os alunos assistirão a um vídeo e que, durante a exibição, eles devem fazer algumas anotações sobre sobre a maneira com a qual cada personagem se expressa - procure pontuar os seguintes temas: escolha lexical, entonação, pontuação, pausas, expressão facial.
- Mostre o vídeo O Lixo, cujo roteiro é baseado no texto homônimo de Luís Fernando Veríssimo.
- Depois de assistir ao vídeo, questione os alunos, tendo como base as seguintes perguntas:
- Você diria que esse roteiro foi adaptado de um conto contemporâneo ou mais antigo? Por quê?
- O que vocês anotaram/observaram em relação às escolhas de palavras, entonação, pontuação, expressão facial dos atores?
- Você se lembra de alguma marcação específica de oralidade ao longo do vídeo?
- Por que o discurso dos personagens do vídeo se dá de maneira tão informal?
- A ideia é que os próprios alunos, conduzidos por perguntas que o professor fará, cheguem a expor como se dão as marcas de oralidade (por pausas mais longas ou mais curtas, por entonação ascendeste ou descendente; por suspensão da fala, por alongamento de vogais, por aumento ou diminuição na velocidade/ritmo da fala para que, posteriormente, os alunos possam entender os efeitos de sentido dessas marcas da modalidade oral de um conto de humor, fazendo a transposição também para a modalidade escrita.
- Tempo sugerido para essa atividade: 13 minutos
- Você pode acessar o link do vídeo aqui. Acesso em 22 de março de 2019
Desenvolvimento
Orientações:
- O professor distribuirá, para cada aluno, uma fotocópia do conto O lixo, de Luís Fernando Veríssimo. Antes de fazer as cópias do texto, você deve retirar toda a pontuação do conto. Peça para que os alunos se atentem a isso.
- A turma fará uma leitura em voz alta do conto, usando os mesmos recursos discutidos na atividade anterior (entonação, pontuação, pausas etc). A ideia é que os alunos, durante a leitura, usem as marcações de oralidade estudadas mesmo sem ter certeza da pontuação do conto. É importante que todos os alunos participem da leitura, ainda que o conto precise ser lido mais de uma vez.
- Depois de feita a leitura, peça para cada grupo pontuar o conto a partir do vídeo e das leituras feitas.
- Lance as seguintes perguntas para ajudá-los nesta tarefa:
- Que sinais de pontuação são utilizados para marcar pausas longas e breves?
- Como marcamos na escrita a entonação ascendente?
- E a entonação descendente?
- Em que marcação da oralidade usamos as reticências? Há muitas marcações na produção oral desse texto para os quias na escrita que na escrita usaremos as reticências? Justifique a sua resposta.
- Por que os contos de humor necessitam de muitas marcações na modaloidade oral? E como utilizamos a mesma estratégia para produção escrita do conto de humor?
- Depois de concluída a atividade, corrija o texto, identificando os efeitos de sentidos da pontuação neste conto.
- Atenção: apenas projete o slide com o texto pontuado depois que os alunos completarem a atividade.
- Tempo sugerido para essa atividade: 24 minutos
Material complementar:
- Você pode acessar o link do vídeo aqui.
Desenvolvimento
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Use um dos exemplos de situação cômica citada pelos alunos e deixe os alunos concluírem como algumas marcações de oralidade típicas do gênero contos de humor poderiam se aplicar nesse caso. Utilize as anotações teóricas feitas na atividade do slide 4 para construir esse exercício final. Espera-se que os alunos percebam a transformação de situações cômicas do cotidiano em temas de literatura, por meio do tratamento literário da linguagem.