Plano de Aula

Plano de aula: Folhas, galhos, pedras e um pouco mais

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Colecionar elementos da natureza

mais ações

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Nesta proposta serão utilizadas coleções de elementos naturais já organizadas pelas crianças em outros momentos. Providencie materiais de largo alcance como potes, colheres usadas, tampinhas e retalhos de tecido já conhecidos por elas. Esteja atento para que os bebês não coloquem pedras ou sementes na boca, no nariz...

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Um passeio pela natureza 

Recolhendo elementos da natureza

Organizando coleções com elementos da natureza

Folhas, galhos, pedras e um pouco mais

Descobrir e relacionar novas coleções na natureza 

Materiais:

Coleções de elementos da natureza coletados pelas crianças anteriormente, materiais de largo alcance (tampinhas, potes, retalhos de tecido, colheres usadas etc), animais de plástico, borracha ou outro material e caminhões pequenos de plástico ou de madeira já explorados anteriormente pelas crianças.

Espaços:

A proposta pode ser realizada na sala do grupo de bebês ou em outro espaço coletivo disponível em sua escola. As coleções de elementos da natureza, que foram coletados e organizados pelas crianças em momentos anteriores, devem ficar disponíveis para crianças em estantes baixas ou em tapetes. Proponha também dois cantos próximos a esses espaços, assim organizados:

um canto com o materiais de largo alcance (tampinhas, potes, retalhos de tecido, colheres usadas etc);

um canto com os animais e os caminhões.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que formas os bebês exploram as características dos objetos e os elementos da natureza (cor, temperatura, odor, textura)?

2. Quais descobertas fazem ao brincar com os elementos da natureza junto aos brinquedos? Como usam o faz de conta nas suas brincadeiras?

3. De que forma comunicam suas descobertas, aprendizagens e experiências aos outros bebês e aos adultos presentes (utilizam gestos, expressões faciais, balbucios, palavras)?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Possibilite que os bebês menores tenham acesso aos materiais organizados, aconchegando-os próximos aos cantos e colocando os objetos ao alcance deles. Proponha apoio para os bebês que não sentam com autonomia, bem como um espaço livre e seguro para os que engatinham e andam com autonomia. Disponibilize um cesto com peças de encaixe para a exploração das crianças, caso desejarem.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide o grupo todo de bebês para brincar com os materiais organizados e com as coleções da natureza. Deixe que explorem livremente os materiais disponibilizados, de acordo com seus desejos, interesses e possibilidades. Encoraje as crianças a explorar os materiais e a iniciar suas pesquisas com os elementos naturais e com os outros materiais. Fique atento ao que os bebês demonstram mais interesse na atividade e às as ações deles ao entrar em contato com esses materiais. Atente-se para as formas como comunicam suas descobertas aos outros bebês e adultos.

Inicie os registros fotográficos e com vídeo para usar posteriormente em uma exposição e em sua documentação pedagógica.


2

Observe quais relações fazem entre os materiais disponibilizados, realizando brincadeiras diversas. Acompanhe individualmente ou em duplas essas experiências. Fique ao lado das crianças e brinque junto com elas, propondo brincadeiras com falas, como por exemplo: Um colega está colocando pedrinhas no pote com as colheres. Você quer ajudar? Veja, essas sementes são pequenas, como podemos brincar com elas? Veja, seu colega está embalando pedrinhas nos tecidos. Você quer tentar também? Mostre-se interessado pelas brincadeiras que irão surgir, demonstrando seu apoio e encorajando novas ações. Fique próximo aos bebês, auxiliando os menores no que for necessário, sendo o menos diretivo possível nesses momentos.


3

Acompanhe também as brincadeiras com os caminhões e com os animais de brinquedo. Parta das ações de algumas crianças, como por exemplo, colocar algumas sementes e folhas dentro do caminhão e empurrar pelo espaço, para chamar a atenção dos bebês para atos que eles estejam fazendo, propondo imitações. Observe as relações entre as duplas de bebês e como comunicam as suas pesquisas a quem está próximo. Possibilite aosbebês menores que fiquem próximos aos materiais, colocando-os ao alcance deles.

Possíveis ações da criança neste momento : Um bebê organiza os animais de pé sobre o tapete. Pega algumas folhas e alguns gravetos e vai criando um cenário. Um segundo bebê observa e vai até uma das cestas com os elementos, pega algumas pedras e também coloca as sobre o tapete, uma ao lado da outra, em forma de trilho. Pega os caminhões e então anda com ele por ali, demonstrando satisfação e alegria.

Possíveis falas do professor neste momento: Como podemos brincar com esses brinquedos? Quem consegue me ajudar a fazer uma floresta ? Veja, o colega está carregando folhas em seu caminhão! Para onde vai levá-las?


4

Interaja nas duplas ou pequenos grupos de forma a potencializar as descobertas feitas a partir da experiência com os elementos naturais e com os brinquedos. Oportunize que todos possam brincar, explorar, imitar, se divertir, vivenciando a proposta de acordo com seus interesses desejos e possibilidades. Compartilhe brincadeiras com os bebês menores, propondo ações e encorajando-os a explorar os materiais de diversas formas. Faça barulho do caminhão ao empurrá-lo, coloque folhas e pedras dentro deles e empurre-os próximo aos bebês, possibilitando que os manipulem, encha e esvazie potes com os elementos naturais disponíveis, enfim, proponha brincadeiras das quais os menores possam participar tanto visualmente como com ações motoras (acompanhamento viso-motor).

Possíveis ações das crianças neste momento: Um bebê observa o professor fazendo o som do caminhão e sorri, tentando imitar o som dele também. Um pequeno grupo de bebês observa com atenção os movimentos do professor enchendo e esvaziando os potes, olhando ora para os elementos no chão, ora para o pote nas mãos. Esticam os bracinhos para alcançar também os materiais e fazem tentativas de colocá-los nos potes.


Para finalizar:

Conforme for percebendo menos envolvimento na proposta, informe às crianças que irão iniciar a organização da sala e diga qual será a próxima proposta do dia. Convide-as para guardarem os brinquedos nos devidos lugares e peça ajuda para colocar os elementos da natureza de volta nas cestas ou nas bandejas em que estavam. Incentive a participação de todos, valorizando iniciativas neste momento.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados