15203
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Recolhendo elementos da natureza

Nesta proposta, convide as crianças a recolherem galhos, folhas, flores e outros itens no jardim da escola.Plano de atividade de Educação Infantil com atividades para

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Zanatta

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Escolha um espaço externo que possua diversidade de elementos da natureza, como plantas, flores, galhos, folhas, sementes. De preferência, opte por um ambiente que os bebês já conheçam e tenham vivenciado outras propostas. Providencie cestas ou caixas para que os bebês coloquem os elementos naturais que recolherem no pátio.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Um passeio pela natureza 

Recolhendo elementos da natureza

Organizando coleções com elementos da natureza

Folhas, galhos, pedras e um pouco mais

Descobrir e relacionar novas coleções na natureza 

Materiais:

Cestas ou caixas de tamanhos pequenos a médios e de diferentes materiais (vime, plástico, palha, papelão).

Espaços:

A proposta deve ser realizada no espaço externo, que deve possuir diversidade de elementos da natureza, como pátio, jardim ou outro. Organize de forma que os elementos naturais estejam ao alcance dos bebês. Caso não estejam, disponibilize-os pelo chão ou na altura deles. Deixe as cestas e as caixas espalhadas pelo espaço, uma longe da outra e à disposição de todos.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que forma os bebês exploram os sons produzidos ao vivenciarem essa proposta com os elementos naturais?

2.Como a interação dos bebês entre eles e com os adultos potencializa as descobertas e a experiência no momento de escolher e coletar os elementos naturais?

3.Como o bebê usa seu corpo durante a exploração da natureza e no momento de realizar a coleta dos materiais (se agacha para observar o que tem no chão, se estica para alcançar, segura a cesta com uma das mãos ou a deixa no chão etc.)?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos participem da proposta, cada um de acordo com suas possibilidades. Assegure apoios para os bebês menores em locais próximos aos elementos da natureza. Disponibilize um espaço seguro para os que andam e engatinham com autonomia. Deixe uma caixa com brinquedos de encaixes para usarem durante ou ao final da proposta, caso desejarem.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Sugira a todos os bebês o passeio em meio a natureza e se encaminhem ao espaço externo em pequenos grupos. Acompanhe aqueles que engatinham e andam com autonomia e leve ao colo os que necessitam de apoio. Ao chegar no espaço, acomode-os próximos aos elementos da natureza. Convide os bebês a observarem oque está ao redor, como folhas, plantas altas e baixas, flores, pedras e galhos. Favoreça aos bebês que não se locomovem o acesso aos elementos. Sente-os próximos aos elementos ou pegue os menores no colo e ofereça o manuseio. Possibilite que explorem livremente o espaço de acordo com seus ritmos, interesses e desejos. Mostre-se interessado pelas descobertas, ações e reações dos bebês ao explorarem os elementos da natureza. Observe atentamente o que fazem e aproveite para iniciar os registros por meio de fotos ou vídeos. É importante que tenham dois professores acompanhando o grupo, possibilitando a ampliação das experiências das crianças.


2

Atente às ações dos bebês em relação às cestas e caixas. Se aproxime de um pequeno grupo com uma cesta nas mãos e brinque junto a eles. Convide-os a brincarem no espaço, fazendo comentários. Recolha galhos, folhas, sementes e coloque na cesta, dialogando a respeito das características deles, como formas, cores, texturas e tamanhos. Valorize as iniciativas ao pegarem as cestas e colocarem os elementos dentro. Encoraje aqueles que só observam as ações realizadas e, caso demonstrem interesse, ajude-os a segurar a cesta ou a caixa e colocar o que recolheram.

Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê observa o professor com a cesta no braço e também pega uma e coloca no seu. Sorri ao perceber que consegue e sai pelo espaço balançando-a. Outro bebê que está próximo observa as folhas e galhos caídos, junta alguns deles observando-os com atenção. Vai até uma caixa que está no chão e coloca-os dentro.

Possíveis falas do professor neste momento: o que temos nesse espaço? Muitos elementos da natureza, não é?! Vamos escolher alguns para levar à nossa sala? Você me ajuda a recolher e colocar nesta cesta?


3

Acompanhe os bebês individualmente e em pequenos grupos ao recolherem os elementos da natureza. Valorize as iniciativas das crianças ao explorar o espaço e ao escolher os elementos. Preste atenção na forma que recolhem, por quais eles demonstram mais interesse e como reagem ao entrar em contato com eles. Perceba se os bebês reconhecem algumas de suas características e como comunicam isso aos outros bebês e adultos presentes.

Possíveis falas do professor neste momento: Olha, nesse lugar há muitas sementes pequenas. Vamos colocá-las nessa cesta. Quem consegue abaixar-se para recolher? Ali do outro lado há algumas pedras diferentes, você consegue pegá-las e colocar nessa outra cesta?

Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê que engatinha vai próximo a uma flor e estica seus braços para alcançá-la. Logo que consegue pegar, sente seu perfume e coloca na cesta que está próxima. Outros dois bebês que caminham, engajam-se em recolher elementos diversos, trocando entre eles a cesta. Demonstram alegria por meio de sorrisos e balbucios.


4

Mostre-se receptivo e apoie as descobertas feitas pelos bebês. Ao recolher os elementos junto com eles, nomeie um a um. Aos bebês menores que não sentam com autonomia, possibilite que fiquem sobre a superfície de bruços, deitados ou como se sentirem mais à vontade. Garanta que consigam observar ao redor, pegar os elementos com as mãos. Ofereça a cesta para colocarem os objetos, caso desejarem. Atente-se para a forma como exploram os elementos naturais e se produzem sons. Parta dessas situações para pegar algumas folhas secas e amassá-las, provocando sons. Faça o mesmo com as folhas verdes e instigue que percebam semelhanças e diferenças.

Possíveis falas do professor neste momento: Aquela folha estava seca, por isso quebrou-se ao apertar. Que som ela fez? Não conseguimos levá-la na cesta assim. Essa outra está verde e por isso não amassa. Vamos colocá-la na cesta?


Para finalizar:

Esteja atento ao tempo de interesse dos bebês. Conforme for percebendo menos envolvimento na proposta e elementos suficientes já coletados, convide-os a recolherem as cestas, dentro de suas possibilidades, e informe que retornarão à sala para a próxima atividade do dia. Apoie e encorage as iniciativas dos bebês nesse momento. Explique que os elementos da natureza que recolheram serão levados para a sala, onde poderão continuar suas experiências num outro momento. Tenha um cesto com brinquedos preferidos a disposição na sala de referência para que, conforme forem chegando, possam explorar.

Desdobramentos

Organize na sala de referência um canto com os elementos da natureza recolhidos pelas crianças, para que, assim, possam continuar suas pesquisas exploratórias com a seleção feita anteriormente no espaço externo. Proponha essa exploração também com um agrupamento maior, possibilitando as trocas de experiências.

Engajando as famílias

Faça móbiles com fotos da proposta coladas em folhas de plantas já secas, fixadas em galhos de diversos tamanhos. Faça uma legenda clara das situações ocorridas e coloque no corredor próximo a entrada da sala dos bebês, partilhando a vivência com a comunidade escolar.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês :

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01ET03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01TS01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EO02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano