Plano de Aula

Plano de aula: Organizando coleções com elementos da natureza

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Colecionar elementos da natureza

mais ações

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para essa proposta é desejável que as criançasjá tenham recolhido elementos naturais variados. Providencie cestas, caixas ou bandejas pequenas ou médias para elas usarem no momento de organizar as coleções. Também é indicado que exista outro adulto responsável no grupo para que os bebês possam ampliar suas pesquisas e descobertas. Esteja atento para que os bebês não coloquem pedras ou sementes na boca, no nariz...

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Um passeio pela natureza 

Recolhendo elementos da natureza

Organizando coleções com elementos da natureza

Folhas, galhos, pedras e um pouco mais

Descobrir e relacionar novas coleções na natureza 

Materiais:

Cestas, caixas ou bandejas pequenas ou médias que comportem os elementos da natureza separadamente.

Espaços:

O espaço a ser realizada a proposta é a sala do grupo de bebês. Proponha dois cantos com os elementos da natureza já recolhidos colocados sobre um tapete. Próximo a eles, coloque algumas cestas, caixas ou bandejas. Organize também na sala um lugar, como uma pequena prateleira fixada na parede, para deixar as coleções de elementos à disposição dos bebês no cotidiano. Assim eles poderão investigar e organizar esses materiais de acordo com seus próprios gostos e preferências.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais são as descobertas realizadas pelos bebês ao explorar os elementos da natureza? Quais ações realizam com eles (cheiram, apertam, batem um no outro…)?

2.De que forma os bebês exploram as características dos elementos naturais no momento de organizá-los? Essas características são percebidas e levadas em consideração no momento de fazer as coleções?

3. Como o bebê usa seu corpo, gestos e movimentos ao buscar e organizar as coleções com os elementos da natureza?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Assegure espaço para aqueles que sentam-se com autonomia e espaço de mobilidade para aqueles que engatinham e andam, com ou sem autonomia. Proponha apoios para os bebês muito pequenos próximo aos cantos com os materiais, possibilitando o acesso a eles. Garanta que todos possam estar em atividade de acordo com seus ritmos, preferências e possibilidades.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Enquanto o grande grupo de bebês explora materiais de largo alcance em sua sala, a professora acompanha pequenos grupos na exploração dos cantos organizados com os elementos da natureza. Fique atento às ações dos pequenos e valorize as iniciativas deles. Deixe que explorem livremente os elementos naturais, tais como folhas grandes médias e pequenas; pedras médias, gravetos de tamanhos diversos, manipulando-os e percebendo suas características. Enquanto os bebês estão manipulando livremente os elementos, chame a atenção deles para suas próprias ações, a fim de levantar comparações entre diferenças e semelhanças, por exemplo, entre o som produzido ao bater galhos, pedras ou sementes. Esteja próximo deles, observe-os e registre as ações, quando possível. Esses registros farão parte da documentação pedagógica sobre as formas usadas pelos bebês para pesquisar os elementos da natureza.


2

Pegue algumas folhas, coloque dentro de uma cesta. Disponha galhos em outra, convidando as crianças para organizá-los em coleções. Faça comentários assim: Como podemos organizar os elementos da natureza? E como guardá-los nas cestas e caixas? Vamos brincar? Quem me ajuda? Observe como os bebês, individualmenteou em duplas, se relacionam com os materiais, organizam-se seguindo algum critério. Verifique também como comunicam-se com outros bebês e com os adultos presentes, se buscam outras cestas para colocar os objetos dentro delas e o que fazem antes de selecionar os elementos que vão organizar.

Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê olha para o professor colocando galhos na cesta, vai até o monte de galhos que está no chão e pega alguns deles. Volta para próximo da cestae coloca dentro dela os objetos. Um segundo bebê vai até um dos cantos com pedras, pega duas delas e bate uma na outra, sorrindo ao escutar o barulho e logo depois as coloca na cesta que está próxima dele.


3

Se aproxime de duplas de bebês que estejam manipulando os elementos e parta das ações deles para encorajar os outros a fazer os mesmo, valorizando suas atitudes perante os materiais. Encoraje-os a explorar e a organizar os elementos da natureza, ficando junto às crianças no momento de colocar os objetos nas cestas, nas caixas e nas bandejas. Vá nomeando cada elemento ao colocá-lo em seu lugar. Potencialize as ações dos bebês com falas assim: Muito bem, você colocou as sementes no pote das sementes. E essas pedras, em qual cesta iremos colocá-las? Veja, essas pedras têm cores diferentes, precisamos organizar em lugares distintos. Como podemos fazer isso? Possibilite aos bebês menores o contato com os elementos e cestas, aconchegando-os próximos aos colegas e aos objetos.

Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê que senta estica o braço para alcançar uma cesta. Logo consegue e começa a colocar sementes dentro dela.

Possíveis falas do professor nesse momento: Veja, o colega está separando algumas sementes. Vamos colocar as grandes nessa bandeja e essas pequenas em outra. Você pode ajudar também. Quer organizar essas folhas por tamanho? Como pode fazer isso?


Para finalizar:

Conforme perceba menos envolvimento na proposta e a finalização das coleções, convide as crianças para colocar as bandejas, cestas e caixas no local combinado. Organizem juntos o espaço, incentivando e valorizando as ações dos pequenos. Recolha o que sobrar de elementos naturais e peça ajuda para levá-los de volta à natureza. Anuncie a próxima proposta do dia e solicite que guardem também os materiais de largo alcance com os quais o grupo maior estava brincando.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados