15793
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Organizando coleções com elementos da natureza

Nesta atividade, as crianças vão organizar elementos recolhidos na natureza de acordo com características semelhantes

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Zanatta

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para essa proposta é desejável que as criançasjá tenham recolhido elementos naturais variados. Providencie cestas, caixas ou bandejas pequenas ou médias para elas usarem no momento de organizar as coleções. Também é indicado que exista outro adulto responsável no grupo para que os bebês possam ampliar suas pesquisas e descobertas. Esteja atento para que os bebês não coloquem pedras ou sementes na boca, no nariz...

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Um passeio pela natureza 

Recolhendo elementos da natureza

Organizando coleções com elementos da natureza

Folhas, galhos, pedras e um pouco mais

Descobrir e relacionar novas coleções na natureza 

Materiais:

Cestas, caixas ou bandejas pequenas ou médias que comportem os elementos da natureza separadamente.

Espaços:

O espaço a ser realizada a proposta é a sala do grupo de bebês. Proponha dois cantos com os elementos da natureza já recolhidos colocados sobre um tapete. Próximo a eles, coloque algumas cestas, caixas ou bandejas. Organize também na sala um lugar, como uma pequena prateleira fixada na parede, para deixar as coleções de elementos à disposição dos bebês no cotidiano. Assim eles poderão investigar e organizar esses materiais de acordo com seus próprios gostos e preferências.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais são as descobertas realizadas pelos bebês ao explorar os elementos da natureza? Quais ações realizam com eles (cheiram, apertam, batem um no outro…)?

2.De que forma os bebês exploram as características dos elementos naturais no momento de organizá-los? Essas características são percebidas e levadas em consideração no momento de fazer as coleções?

3. Como o bebê usa seu corpo, gestos e movimentos ao buscar e organizar as coleções com os elementos da natureza?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Assegure espaço para aqueles que sentam-se com autonomia e espaço de mobilidade para aqueles que engatinham e andam, com ou sem autonomia. Proponha apoios para os bebês muito pequenos próximo aos cantos com os materiais, possibilitando o acesso a eles. Garanta que todos possam estar em atividade de acordo com seus ritmos, preferências e possibilidades.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Enquanto o grande grupo de bebês explora materiais de largo alcance em sua sala, a professora acompanha pequenos grupos na exploração dos cantos organizados com os elementos da natureza. Fique atento às ações dos pequenos e valorize as iniciativas deles. Deixe que explorem livremente os elementos naturais, tais como folhas grandes médias e pequenas; pedras médias, gravetos de tamanhos diversos, manipulando-os e percebendo suas características. Enquanto os bebês estão manipulando livremente os elementos, chame a atenção deles para suas próprias ações, a fim de levantar comparações entre diferenças e semelhanças, por exemplo, entre o som produzido ao bater galhos, pedras ou sementes. Esteja próximo deles, observe-os e registre as ações, quando possível. Esses registros farão parte da documentação pedagógica sobre as formas usadas pelos bebês para pesquisar os elementos da natureza.


2

Pegue algumas folhas, coloque dentro de uma cesta. Disponha galhos em outra, convidando as crianças para organizá-los em coleções. Faça comentários assim: Como podemos organizar os elementos da natureza? E como guardá-los nas cestas e caixas? Vamos brincar? Quem me ajuda? Observe como os bebês, individualmenteou em duplas, se relacionam com os materiais, organizam-se seguindo algum critério. Verifique também como comunicam-se com outros bebês e com os adultos presentes, se buscam outras cestas para colocar os objetos dentro delas e o que fazem antes de selecionar os elementos que vão organizar.

Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê olha para o professor colocando galhos na cesta, vai até o monte de galhos que está no chão e pega alguns deles. Volta para próximo da cestae coloca dentro dela os objetos. Um segundo bebê vai até um dos cantos com pedras, pega duas delas e bate uma na outra, sorrindo ao escutar o barulho e logo depois as coloca na cesta que está próxima dele.


3

Se aproxime de duplas de bebês que estejam manipulando os elementos e parta das ações deles para encorajar os outros a fazer os mesmo, valorizando suas atitudes perante os materiais. Encoraje-os a explorar e a organizar os elementos da natureza, ficando junto às crianças no momento de colocar os objetos nas cestas, nas caixas e nas bandejas. Vá nomeando cada elemento ao colocá-lo em seu lugar. Potencialize as ações dos bebês com falas assim: Muito bem, você colocou as sementes no pote das sementes. E essas pedras, em qual cesta iremos colocá-las? Veja, essas pedras têm cores diferentes, precisamos organizar em lugares distintos. Como podemos fazer isso? Possibilite aos bebês menores o contato com os elementos e cestas, aconchegando-os próximos aos colegas e aos objetos.

Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê que senta estica o braço para alcançar uma cesta. Logo consegue e começa a colocar sementes dentro dela.

Possíveis falas do professor nesse momento: Veja, o colega está separando algumas sementes. Vamos colocar as grandes nessa bandeja e essas pequenas em outra. Você pode ajudar também. Quer organizar essas folhas por tamanho? Como pode fazer isso?


Para finalizar:

Conforme perceba menos envolvimento na proposta e a finalização das coleções, convide as crianças para colocar as bandejas, cestas e caixas no local combinado. Organizem juntos o espaço, incentivando e valorizando as ações dos pequenos. Recolha o que sobrar de elementos naturais e peça ajuda para levá-los de volta à natureza. Anuncie a próxima proposta do dia e solicite que guardem também os materiais de largo alcance com os quais o grupo maior estava brincando.

Desdobramentos

Possibilite que todos os bebês tenham acesso à organização das coleções. Para isso, proponha a atividade em outros momentos do cotidiano, sugerindo novas formas de organizar as coleções e diversificando os elementos naturais contidos nelas. Disponibilize tambémessas coleções em outros espaços coletivos de sua escola. Proponha momentos no cotidiano para que os pequeno explorem esse canto com as coleções, utilizando também outros brinquedos e recursos, como baldes que poderão ser enchidos de pedras, animais de plástico para montar uma floresta, ampliando assim as pesquisas exploratórias dos bebês.

Engajando as famílias

Solicite às famílias o envio de outros elementos da natureza que encontrarem em casa ou no caminho para a escola e permita que a criança coloque-os junto às coleções, ampliando as pesquisas do grupo. Organize uma exposição das coleções num espaço fora da sala, mas próximo à entrada dela, possibilitando que as famílias brinquem com as crianças na entrada ou na saída da escola. Deixe a exposição ali por alguns dias, oportunizando que os responsáveis participem delaconforme a disponibilidade de tempo deles. Faça o convite para famílias via bilhete, recado no mural da entrada ou outro meio de comunicação que sua escola use.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 01

Um passeio pela natureza

ATIVIDADE 02

Recolhendo elementos da natureza

ATIVIDADE 04

Folhas, galhos, pedras e um pouco mais

ATIVIDADE 05

Descobrir e relacionar novas coleções na natureza

ATIVIDADES DE Bebês :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Preparação do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Manipulação de massas de pães com bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Marcas gráficas em argila com bebês

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01ET03 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Unidade

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Unidade

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Creche / Educação Infantil / Unidade

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Creche / Educação Infantil / Unidade

Quem está aí? Brincando com panos e espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Eu conheço esse brinquedo!

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percurso inclinado

Creche / Educação Infantil / Unidade

Uma visita até a secretaria

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: apresentação da escola para os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Qual é o bicho escondido aqui?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com massinha

Creche / Educação Infantil / Unidade

Som e imagem de pássaros com bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração de superfície com terra

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorações diversas no gramado

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorar os bichos do jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com espuma colorida

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com o corpo, com a luz e a sombra

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração de massinha caseira

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cestinha dos elementos naturais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Possibilidades transformadoras: brincadeiras com areia

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecer bichos de estimação

Creche / Educação Infantil / Unidade

O jardim de chás: brincadeiras com bebês potencializando o tato

Creche / Educação Infantil / Unidade

O jardim de chás: brincadeiras com bebês despertando o olhar

Creche / Educação Infantil / Unidade

Meleca com amido colorido

Creche / Educação Infantil / Unidade

Um passeio pela natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Recolhendo elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cesta de sabores

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cestinha das preferências

Creche / Educação Infantil / Unidade

Organizando coleções com elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Folhas, galhos, pedras e um pouco mais

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01ET05 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Produção do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Garrafa Pet Sensorial

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Qual é o bicho escondido aqui?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cesta de toques

Creche / Educação Infantil / Unidade

Um passeio pela natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cestinha das preferências

Creche / Educação Infantil / Unidade

O jardim de chás: bebês sensibilizando o olfato

Creche / Educação Infantil / Unidade

Organizando coleções com elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Descobrir e relacionar novas coleções na natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Jardim de chás: brincadeiras com bebês e famílias

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EO02 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Unidade

Marcas gráficas em argila com bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com as expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percurso inclinado

Creche / Educação Infantil / Unidade

Tingir e misturar massas com os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Paninho que une e faz dançar

Creche / Educação Infantil / Unidade

Qual é o bicho escondido aqui?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percurso e muitos desafios motores

Creche / Educação Infantil / Unidade

Luz e sombras: Brincando com objetos luminosos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Habitando outras salas da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com tecidos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com massinha

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração de caixas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Nas superfícies com pedras

Creche / Educação Infantil / Unidade

Troca de roupa em frente ao espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Possibilidades transformadoras: deixando marcas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com o corpo, com a luz e a sombra

Creche / Educação Infantil / Unidade

Possibilidades transformadoras: brincadeiras com areia

Creche / Educação Infantil / Unidade

Leitura na cabana para os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem como experiência corporal

Creche / Educação Infantil / Unidade

Recolhendo elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

O brincar com a sonoridade de poemas e parlendas

Creche / Educação Infantil / Unidade

O brincar na interação com poemas e parlendas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cesta de sabores

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cestinha das preferências

Creche / Educação Infantil / Unidade

Organizando coleções com elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Descobrir e relacionar novas coleções na natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Relaxamento e descanso para bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem: meu corpo e o corpo do outro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem com música instrumental

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann