Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
Textos produzidos pelos alunos na aula anterior;
Atividade disponível aqui.
- Opcionais:
Ferramentas de chamada de vídeo: WhatsApp, Google Meets ou Hangouts.
Introdução
Envie pelo WhatsApp uma orientação por áudio ou vídeo aos alunos, explicando que eles irão revisar os trechos produzidos na aula passada para que fiquem ainda mais bem escritos. Fale para os alunos sobre a importância dessa etapa da produção textual para garantir a qualidade dos textos produzidos, e cite, como exemplo, os trabalhos dos escritores profissionais, que também passam pelas etapas de releitura e revisão de seus textos antes de publicá-los. Envie a eles, nas orientações, as questões propostas no slide da Introdução do plano de aula, e oriente que leiam as questões norteadoras da revisão. Leia em voz alta para os alunos a primeira parte do texto, para que relembrem a história e saibam de que ponto devem continuar, para garantir a melhor coesão do texto. Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo para orientar o trabalho de revisão do texto. Aproveite para dialogar com a turma sobre as características que compõem o gênero e tirar as dúvidas sobre as questões propostas para a revisão.
Desenvolvimento
Proponha aos alunos que releiam os trechos produzidos e reflitam se há coerência com a primeira parte do texto. Oriente que retomem o planejamento do texto e a opinião de familiares e colegas, anotados na aula anterior. Proponha que analisem o texto utilizando os indicadores propostos na ficha de revisão do plano de aula, preenchendo a ficha e, depois, que façam as revisões necessárias. Oriente que leiam o texto revisado para um familiar, para compartilhar como ficou o texto pronto. Solicite que os alunos enviem os textos para que você possa circulá-los entre a turma. O texto também é um instrumento importante de avaliação.
Fechamento
Proponha aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam com a produção de contos populares afro-brasileiros, e que anotem no caderno ou gravem um áudio para um colega contando sobre o aprendizado.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem a versão final do conto popular afro-brasileiro com os seus familiares.
Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos
Código: LPO5_02SQA15
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
AULA 04
AULA 10
AULA 11
AULA 12
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes