15721
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Elaboração de uma propaganda

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Elaboração de uma propaganda

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janes Santos Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Softwares de edição de texto e imagem para editar textos produzidos em várias mídias; anotações feitas pelos estudantes na aula anterior (aula 13 desta sequência).

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: Execução do planejamento e manejo dos softwares de edição.

Referências sobre o assunto:

ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220>. Acesso em: 17 jan. 2019.

CARRASCOZA, João. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.

CARRASCOZA, João A. Redação publicitária. São Paulo: Futura, 2003.

FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

PRESAS, Joaquim Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP3PRESAS1.PDF>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Peça que os estudantes se organizem nos mesmos grupos da aula anterior, pois nessa aula eles devem elaborar a propaganda que esboçaram na aula 13.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os estudantes leiam o texto que está no slide. Se não for possível projetar, imprima um texto para cada grupo.
  • Converse oralmente com os estudantes sobre as seguintes questões:
  • Qual é o tema dessa propaganda?

Essa propaganda aborda o bullying na escola.

  • Para que público esse texto é dirigido? Que elementos do texto confirmam isso?

Essa propaganda é dirigida à comunidade escolar do estado de Pernambuco. Podemos perceber isso pelo uso de elementos comuns à rotina escolar, como lousa, lápis e papel.

  • Diga aos estudantes que é importante que eles pensem em todos os elementos que comporão o texto final a fim de que a linguagem não verbal e a verbal estejam a serviço da persuasão.

Materiais complementares: Caso seja necessário, acesse o arquivo para impressão do texto nesse link.

Professor, na aula anterior - aula 13 -, os estudantes planejaram as suas propagandas: escolheram o tema e o gênero da propaganda com a qual irão trabalhar. Nesta aula eles executarão esse planejamento. O exemplo utilizado aqui na introdução serve para que os estudantes relembrem a importância de cada elemento para que a propaganda cumpra o objetivo persuasivo a que se propõe.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Oriente os estudantes a utilizarem o programa de edição de texto da sua preferência. Peça que os grupos utilizem 30 minutos para elaborar a propaganda.
  • Circule entre os grupos para acompanhar a produção da propaganda. Faça comentários que auxiliem os estudantes a cumprir os objetivos do gênero.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça que um integrante de cada grupo exponha para turma o que foi realizado na aula de hoje e se houve alguma dificuldade para o grupo.
  • Oriente os estudantes a finalizarem as propagandas e trazerem para a próxima aula - o trabalho pode ser apresentado de forma digital ou impressa.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Softwares de edição de texto e imagem para editar textos produzidos em várias mídias; anotações feitas pelos estudantes na aula anterior (aula 13 desta sequência).

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: Execução do planejamento e manejo dos softwares de edição.

Referências sobre o assunto:

ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220>. Acesso em: 17 jan. 2019.

CARRASCOZA, João. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.

CARRASCOZA, João A. Redação publicitária. São Paulo: Futura, 2003.

FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

PRESAS, Joaquim Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP3PRESAS1.PDF>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Peça que os estudantes se organizem nos mesmos grupos da aula anterior, pois nessa aula eles devem elaborar a propaganda que esboçaram na aula 13.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os estudantes leiam o texto que está no slide. Se não for possível projetar, imprima um texto para cada grupo.
  • Converse oralmente com os estudantes sobre as seguintes questões:
  • Qual é o tema dessa propaganda?

Essa propaganda aborda o bullying na escola.

  • Para que público esse texto é dirigido? Que elementos do texto confirmam isso?

Essa propaganda é dirigida à comunidade escolar do estado de Pernambuco. Podemos perceber isso pelo uso de elementos comuns à rotina escolar, como lousa, lápis e papel.

  • Diga aos estudantes que é importante que eles pensem em todos os elementos que comporão o texto final a fim de que a linguagem não verbal e a verbal estejam a serviço da persuasão.

Materiais complementares: Caso seja necessário, acesse o arquivo para impressão do texto nesse link.

Professor, na aula anterior - aula 13 -, os estudantes planejaram as suas propagandas: escolheram o tema e o gênero da propaganda com a qual irão trabalhar. Nesta aula eles executarão esse planejamento. O exemplo utilizado aqui na introdução serve para que os estudantes relembrem a importância de cada elemento para que a propaganda cumpra o objetivo persuasivo a que se propõe.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Oriente os estudantes a utilizarem o programa de edição de texto da sua preferência. Peça que os grupos utilizem 30 minutos para elaborar a propaganda.
  • Circule entre os grupos para acompanhar a produção da propaganda. Faça comentários que auxiliem os estudantes a cumprir os objetivos do gênero.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça que um integrante de cada grupo exponha para turma o que foi realizado na aula de hoje e se houve alguma dificuldade para o grupo.
  • Oriente os estudantes a finalizarem as propagandas e trazerem para a próxima aula - o trabalho pode ser apresentado de forma digital ou impressa.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano