15708
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de texto argumentativo: o editorial em foco

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Produção de texto argumentativo: o editorial em foco

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online–  como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).

Tema
Grave um áudio ou um vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema, de modo a explicar que eles irão produzir um editorial, considerando um planejamento prévio (veja o plano de aula de planejamento aqui).

Introdução
No mesmo vídeo, peça que os alunos releiam a notícia que serviu de mote para a elaboração do projeto de texto, disponível aqui  se possível, compartilhe o link com eles novamente. Ainda por meio do vídeo, apresente o contexto da produção do editorial lendo o slide Introdução. Depois, peça que eles revejam seus planos de textos elaborados anteriormente, para que verifiquem se está de acordo com a comanda da produção textual. Caso seja necessário, já indique, no final do vídeo, que alterem seus planos.

Desenvolvimento
No mesmo vídeo, peça que os alunos se organizem em duplas (preferencialmente, na mesmo dupla que criou o roteiro) e apresente a proposta de trabalho, conforme as orientações do Desenvolvimento, para produzir um editorial. Sugira, no áudio ou vídeo, que os alunos criem o texto no Google Docs, em que eles poderão deixar suas dúvidas em forma de comentário para o professor, e em que poderá ser acompanhada, em tempo real, a produção escrita. Oriente-os que, assim que acabarem a produção, sinalizem ao professor para que recebam, via e-mail ou WhatsApp, a rubrica de qualidade disponível no plano de aula, para avaliar o texto produzido (se necessário, aponte a necessidade de se fazer alterações).

Fechamento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, peça que um aluno de cada dupla, ao acabar a produção escrita, envie um áudio lendo o texto para todos da turma. Nesse momento de exposição, faça comentários e instigue os colegas a participarem, percebendo os argumentos e contra-argumentos utilizados por cada grupo, bem como o estilo de cada texto.

Convite às famílias
Convide a família a revisar os planos de textos produzidos pelos alunos, indicando se está coerente e se as informações escolhidas fazem sentido com o propósito comunicativo, respeitando os itens da rubrica de qualidade.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda  


Código: LPO9_11SQA14

(EF09LP03) Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo posição diante de tema polêmico, argumentando de acordo com a estrutura própria desse tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos – de autoridade, comprovação, exemplificação princípio etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas