15692
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Apresentando e avaliando podcasts noticiosos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre revisar as notícias orais produzidas em aula e apresentá-las à turma para avaliar as próprias produções, editá-las e conhecer as produções dos colegas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Apresentando e avaliando podcasts noticiosos

Finalidade da aula: Revisar as notícias orais produzidas em aula e apresentá-las à turma para avaliar as próprias produções, editá-las e conhecer as produções dos colegas.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Notícia online, podcast

Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos jornalísticos orais

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: (EF69LP10) , (EF69LP12)

Sobre esta aula: Esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online/podcast e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

 

Materiais necessários:

Notícias online impressas

Aparelhos celulares.

Roteiros de produção dos podcasts

Gravação (1ª versão) dos podcasts de cada grupo.

tabela de critérios de avaliação da oralidade.

 

Informações sobre o gênero:

O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda (você escolhe o assunto ou tema, pode ouvir o que quiser, na momento em que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio).

 

Dificuldades antecipadas:

Os alunos poderão ter dificuldade para ouvir e receber sugestões/críticas sobre seu trabalho.

 

Referências sobre o assunto:

BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola editorial, 2013. (Apresentação e capítulo 8)

Para saber o que é um podcast, clique aqui. acesso em 08/12/2018.

Para conhecer um pouco mais sobre os tipos de podcast que mais circulam, clique aqui. acesso em 08/12/2018.


Código: LPO7_01SQA12

(EF69LP12) Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

(EF69LP10) Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas