Avaliação para impressão - Podcast - LP07_SQA12
Plano de Aula
Plano de aula: Apresentando e avaliando podcasts noticiosos
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online/podcast e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.
Materiais necessários:
Notícias online impressas
Aparelhos celulares.
Roteiros de produção dos podcasts
Gravação (1ª versão) dos podcasts de cada grupo.
tabela de critérios de avaliação da oralidade.
Informações sobre o gênero:
O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda (você escolhe o assunto ou tema, pode ouvir o que quiser, na momento em que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio).
Dificuldades antecipadas:
Os alunos poderão ter dificuldade para ouvir e receber sugestões/críticas sobre seu trabalho.
Referências sobre o assunto:
BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola editorial, 2013. (Apresentação e capítulo 8)
Para saber o que é um podcast, clique aqui. acesso em 08/12/2018.
Para conhecer um pouco mais sobre os tipos de podcast que mais circulam, clique aqui. acesso em 08/12/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula para os alunos.
- Para esta aula é importante que a turma já tenha planejado e organizado um podcast previamente.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Questione seus alunos:
- O que é necessário para se produzir um podcast noticioso de qualidade?
- Vocês sabem é o que é performance? (Independente do que disserem, é importante que fique claro que performance é como alguém apresenta/ atua/ exibe algo, enfim, refere-se ao desempenho de quem se apresenta).
- Que elementos são importantes para uma boa performance oral? (Esperamos que digam que é importante uma boa modulação da voz, boa dicção, um bom fio condutor do assunto a ser tratado, da forma mais direta possível. Se ela for presencial, os meios cinestésicos são igualmente importantes, como: o olhar, as atitudes corporais, a empatia do apresentador/orador com seu público).
- Como os apresentadores do podcast mantêm a atenção de seu público, já que não podem ser vistos? (Eles mantém um discurso mais informal, procurando dar um tom de conversa, como se o ouvinte participasse de fato do que está sendo dito, através de marcadores como “e então, você que está me ouvindo…”, Faz perguntas e as responde em seguida, segue uma narrativa já explicada no início do programa a fim de situar o ouvinte para que este saiba o que acontecerá em cada etapa do programa).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Inicie as apreciações dos podcast organizando uma ficha de avaliação com os alunos. Pergunte aos alunos o que é importante levar em conta. Espera-se que os alunos digam:
- que o podcast precisa trazer as principais informações da notícia de forma clara e objetiva
- precisa ter uma estrutura: saudação, notícia, encerramento
- qualidade da voz e boa dicção
- linguagem culta, mas não tão formal
- cuidado com uso de marcas da oralidade
- fala fluente, sem que se perceba apenas a leitura do conteúdo
- Organize com os alunos uma ficha de avaliação. Uma sugestão de ficha de avaliação pode ser acessada nos materiais complementares.
- Solicite que os grupos apresentem seus podcasts e os demais avaliam de acordo com os itens levantados para a avaliação.
- Peça que os grupos anotem as sugestões dos colegas para que possam revisar e refazer seus podcasts
Materiais complementares: Para imprimir o roteiro de avaliação da performance oral, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Cole no quadro as tabelas “critérios de avaliação da performance oral” já preenchidas pelas equipes.
- Analise coletivamente cada ficha e reflita sobre os pontos abordados:
Qualidade da voz:
- Alguém leu? Como foi a modulação da voz? A dicção estava clara?
- Havia alguma emoção na voz? - (esperamos que percebam que a fala é diferente da leitura oral, que a dicção precisa estar clara e que quem se apresenta precisa estabelecer uma conexão com a plateia, para capturar sua atenção)
Marcadores da fala/ hesitações (espontaneidade)/ repetições/ paráfrases:
- Apareceram marcadores como então, e depois… ou então outros mais regionais como pronto, visse, bah, hum…, dependendo da região em que a aula estiver acontecendo?
- O que esses marcadores nos mostram? (Esperamos que entendam que alguns marcadores da fala são mais universais e outros mais regionais, constituindo a sala de aula um grupo identitário riquíssimo, pois cada grupo social tem seu modo peculiar de expressar-se, sem soberania alguma de um sobre outro. Quanto às repetições e paráfrases, na oralidade são comuns. O narrador, a fim de retomar o fio narrativo, repete frases inteiras ou diz algo como “ou seja”, e reformula a frase a fim de ajudar o espectador a compreender melhor o que está sendo dito).
- Registre as respostas e monte um cartaz do que aprenderam nesta aula ressaltando a importância do trabalho com a oralidade.
- Aproveite para discutir a variação linguística como aspecto positivo e identitário, mais presente na oralidade que na escrita.
Materiais complementares: Para acessar a sugestão de cartaz, clique aqui.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Planejando, produzindo um podcast noticioso e refletindo sobre a oralidade planejada
Envie aos alunos um áudio ou um e-mail solicitando que ouçam o podcast sugerido na introdução do plano original. Envie também o link do podcast e as orientações constantes no slide, para que os alunos observem o roteiro. Peça que anotem suas observações e enviem-nas a você, por e-mail ou WhatsApp, juntamente com um comentário dizendo se gostaram de ouvir o podcast.
Ao receber a devolutiva dos alunos, faça um quadro com os principais pontos do roteiro do podcast observados por eles e inclua outros, constantes na introdução do plano original. Nesse quadro, inclua também a explicação sobre o gênero podcast. Esse material, que pode ser produzido no Word, deve ser enviado aos alunos com uma orientação para que o leiam, pois será retomado no desenvolvimento da aula.
Importante! Sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Planejamento em equipe - Vamos planejar e produzir um podcast noticioso?
Primeiramente, envie aos alunos um áudio comentando a atividade realizada no passo anterior, com as observações sobre o gênero podcast e suas características. Retome o quadro enviado e as características do gênero podcast. Então, convide os alunos a planejar e produzir podcasts para serem compartilhados com a turma posteriormente. Diga que eles receberão um arquivo com o roteiro para a realização do trabalho e links de notícias online para serem transformadas em podcast. Encerre o áudio organizando a classe em 5 grupos para a realização da atividade.
Envie aos alunos, por e-mail, o roteiro para impressão, disponível na seção “Materiais e atividades”, e os links sugeridos como materiais complementares. Peça que leiam o material com atenção.
Grave outro áudio explicativo sobre a proposta de escrita e sobre o passo a passo do planejamento e da construção do roteiro, conforme o plano 11. Explique que, a partir de agora, cada grupo deve pôr a mão na massa e trabalhar. Aproveite para comentar, nesse áudio, os detalhes da performance oral, disponíveis no cartaz para impressão, no plano 12. Envie aos alunos o arquivo do cartaz.
Estabeleça um prazo para a entrega da gravação-teste e, ao recebê-la, faça a devolutiva a cada grupo, por áudio, orientando o que deve ser melhorado, a partir dos detalhes do cartaz sobre a performance oral. Estabeleça um novo prazo para a entrega da última versão do podcast.
Fechamento: Como ficou nosso planejamento e a performance oral da turma?
Depois de feita e enviada a versão final do podcast, compartilhe todos eles com a classe, por WhatsApp, para que os trabalhos possam ser apreciados e avaliados. Então, envie aos alunos a ficha “Avaliação de Performance Oral - podcasts noticiosos”, disponível no plano de aula 12 desta sequência, e oriente-os a proceder a avaliação, de modo que um grupo avalie o outro. As avaliações devem ser enviadas a você, para que seja dada uma devolutiva geral, por meio de um novo áudio, sobre a performance de cada grupo.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilhar com seus familiares os podcasts produzidos, para divulgação e apreciação do trabalho. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Apresentando e avaliando podcasts noticiosos
Finalidade da aula: Revisar as notícias orais produzidas em aula e apresentá-las à turma para avaliar as próprias produções, editá-las e conhecer as produções dos colegas.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Notícia online, podcast
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos jornalísticos orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: (EF69LP10) , (EF69LP12)
Sobre esta aula: Esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online/podcast e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.
Materiais necessários:
Notícias online impressas
Aparelhos celulares.
Roteiros de produção dos podcasts
Gravação (1ª versão) dos podcasts de cada grupo.
tabela de critérios de avaliação da oralidade.
Informações sobre o gênero:
O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda (você escolhe o assunto ou tema, pode ouvir o que quiser, na momento em que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio).
Dificuldades antecipadas:
Os alunos poderão ter dificuldade para ouvir e receber sugestões/críticas sobre seu trabalho.
Referências sobre o assunto:
BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola editorial, 2013. (Apresentação e capítulo 8)
Para saber o que é um podcast, clique aqui. acesso em 08/12/2018.
Para conhecer um pouco mais sobre os tipos de podcast que mais circulam, clique aqui. acesso em 08/12/2018.