Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online/podcast e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.
Materiais necessários:
Notícias online impressas
Aparelhos celulares.
Roteiros de produção dos podcasts
Gravação (1ª versão) dos podcasts de cada grupo.
tabela de critérios de avaliação da oralidade.
Informações sobre o gênero:
O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda (você escolhe o assunto ou tema, pode ouvir o que quiser, na momento em que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio).
Dificuldades antecipadas:
Os alunos poderão ter dificuldade para ouvir e receber sugestões/críticas sobre seu trabalho.
Referências sobre o assunto:
BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola editorial, 2013. (Apresentação e capítulo 8)
Para saber o que é um podcast, clique aqui. acesso em 08/12/2018.
Para conhecer um pouco mais sobre os tipos de podcast que mais circulam, clique aqui. acesso em 08/12/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula para os alunos.
- Para esta aula é importante que a turma já tenha planejado e organizado um podcast previamente.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Questione seus alunos:
- O que é necessário para se produzir um podcast noticioso de qualidade?
- Vocês sabem é o que é performance? (Independente do que disserem, é importante que fique claro que performance é como alguém apresenta/ atua/ exibe algo, enfim, refere-se ao desempenho de quem se apresenta).
- Que elementos são importantes para uma boa performance oral? (Esperamos que digam que é importante uma boa modulação da voz, boa dicção, um bom fio condutor do assunto a ser tratado, da forma mais direta possível. Se ela for presencial, os meios cinestésicos são igualmente importantes, como: o olhar, as atitudes corporais, a empatia do apresentador/orador com seu público).
- Como os apresentadores do podcast mantêm a atenção de seu público, já que não podem ser vistos? (Eles mantém um discurso mais informal, procurando dar um tom de conversa, como se o ouvinte participasse de fato do que está sendo dito, através de marcadores como “e então, você que está me ouvindo…”, Faz perguntas e as responde em seguida, segue uma narrativa já explicada no início do programa a fim de situar o ouvinte para que este saiba o que acontecerá em cada etapa do programa).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Inicie as apreciações dos podcast organizando uma ficha de avaliação com os alunos. Pergunte aos alunos o que é importante levar em conta. Espera-se que os alunos digam:
- que o podcast precisa trazer as principais informações da notícia de forma clara e objetiva
- precisa ter uma estrutura: saudação, notícia, encerramento
- qualidade da voz e boa dicção
- linguagem culta, mas não tão formal
- cuidado com uso de marcas da oralidade
- fala fluente, sem que se perceba apenas a leitura do conteúdo
- Organize com os alunos uma ficha de avaliação. Uma sugestão de ficha de avaliação pode ser acessada nos materiais complementares.
- Solicite que os grupos apresentem seus podcasts e os demais avaliam de acordo com os itens levantados para a avaliação.
- Peça que os grupos anotem as sugestões dos colegas para que possam revisar e refazer seus podcasts
Materiais complementares: Para imprimir o roteiro de avaliação da performance oral, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Cole no quadro as tabelas “critérios de avaliação da performance oral” já preenchidas pelas equipes.
- Analise coletivamente cada ficha e reflita sobre os pontos abordados:
Qualidade da voz:
- Alguém leu? Como foi a modulação da voz? A dicção estava clara?
- Havia alguma emoção na voz? - (esperamos que percebam que a fala é diferente da leitura oral, que a dicção precisa estar clara e que quem se apresenta precisa estabelecer uma conexão com a plateia, para capturar sua atenção)
Marcadores da fala/ hesitações (espontaneidade)/ repetições/ paráfrases:
- Apareceram marcadores como então, e depois… ou então outros mais regionais como pronto, visse, bah, hum…, dependendo da região em que a aula estiver acontecendo?
- O que esses marcadores nos mostram? (Esperamos que entendam que alguns marcadores da fala são mais universais e outros mais regionais, constituindo a sala de aula um grupo identitário riquíssimo, pois cada grupo social tem seu modo peculiar de expressar-se, sem soberania alguma de um sobre outro. Quanto às repetições e paráfrases, na oralidade são comuns. O narrador, a fim de retomar o fio narrativo, repete frases inteiras ou diz algo como “ou seja”, e reformula a frase a fim de ajudar o espectador a compreender melhor o que está sendo dito).
- Registre as respostas e monte um cartaz do que aprenderam nesta aula ressaltando a importância do trabalho com a oralidade.
- Aproveite para discutir a variação linguística como aspecto positivo e identitário, mais presente na oralidade que na escrita.
Materiais complementares: Para acessar a sugestão de cartaz, clique aqui.