15681
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Oralidade

Plano de aula - Criando uma esquete.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Criando uma esquete.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações e atividades, e troca de mensagens com os estudantes.
Vídeo “Criança tem cada uma...” (assistir ao trecho entre 3:18 e 7:22), disponível aqui;
Canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Tabela para avaliação das apresentações, disponível aqui;

- Opcionais: editor de vídeo Movavi (tutorial disponível aqui);
Google Drive (tutorial para subir vídeo e compartilhar link disponível aqui).

Introdução
Esta é uma proposta de adaptação dos planos 11 e 12 desta sequência, e depende da aula anterior para poder ser realizada. Envie aos estudantes uma mensagem relembrando o levantamento feito na aula anterior sobre as etapas que vão anteceder a apresentação das esquetes teatrais: decidir se será feita individualmente ou em duplas; decidir o tema (de preferência com humor); escrever um breve roteiro com começo, meio e fim, além de diálogos e marcas cênicas; ensaiar; escolher figurino e cenário e, por fim, apresentar-se (gravar um vídeo ou se preparar para atuar “ao vivo”, em uma videochamada). Para incentivá-los, envie o link do vídeo “Criança tem cada uma...” (oriente-os a assistir ao trecho entre 3:18 e 7:22) e sugira que planejem algo simples, semelhante ao que viram.

Desenvolvimento
Após ter orientado sobre o planejamento das esquetes, estipule um prazo para o término da atividade e envio do material a você (vídeos gravados ou roteiros que serão encenados em uma videochamada). Disponibilize-se para ajudá-los em todas as etapas do planejamento: você pode contribuir com ideias de temas, analisar a primeira versão do roteiro antes que iniciem os ensaios; fazer sugestões de movimentação corporal e gestual, figurinos, cenário etc.

Para a edição dos vídeos, você pode sugerir que os estudantes busquem no computador ou no celular algum aplicativo já instalado e de fácil manuseio. Uma opção é usar o Movavi (tutorial disponível aqui). Para subir os vídeos, sugira o Google Drive, gerando um link para compartilhar com o grupo.

Quando os vídeos gravados estiverem prontos, ajude os que tiverem dificuldade para compartilhar, de modo que todos possam apreciar as esquetes dos colegas. Combine uma data para a videochamada, para apresentação dos que preferiram atuar “ao vivo” e fechamento da atividade.

Fechamento
Combine uma vídeochamada para realização das últimas apresentações. Posteriormente, sugira que os estudantes compartilhem como foi a experiência de criar uma esquete, ensaiar e se apresentar.
Envie a tabela de autoavaliação e avaliação de outras apresentações, e oriente o preenchimento. Estipule um prazo para o envio das respostas a você e organize uma devolutiva para todos. Grave a videochamada e envie àqueles que não puderam participar.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a apoiar as crianças na organização, nos ensaios e, se for o caso, na gravação da esquete. Depois, podem apreciar juntos os vídeos da turma, valorizando o percurso e as criações das crianças.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_03SQA11

(EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas