15640
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de textos: coletânea de cordéis

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre produção de coletânea de cordel

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção textual.

Materiais necessários: Prepare e imprima os textos e atividades sugeridas no plano.

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras, uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer e reproduzir, de acordo com a mensagem dos textos, as marcas da oralidade.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia.Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742>. Acesso em: 12 jan. 2019.

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126>. Acesso em: 12 jan. 2019.TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969>. Acesso em: 12 jan. 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que, nesta aula, eles farão a reescrita no texto já revisado para produzir os folhetos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para a introdução desta aula, será necessário solicitar que os alunos retomem as análises realizadas sobre a reescrita do cordel.
  • Com as análises em mãos, há necessidade de se retomar alguns conceitos para a produção do folheto.
  • Você deve lembrá-los que o texto deve ser escrito em formato de folheto e também que eles devem pensar na gravura que produzirão para ilustrá-lo.
  • Se houver disponibilidade em sua escola, os textos poderão ser digitados e impressos.
  • Você pode compartilhar com os alunos o vídeo que fala sobre a produção de um cordel. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8OHus4pCgTk>. Acesso em 17/12/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos comecem a desenvolver seus textos com base nas reescritas realizadas.
  • Se não for possível a impressão dos textos, distribua folhas de sulfite (coloridas) para que possam desenvolver o folheto.
  • Os alunos também poderão produzir a gravura que colocarão como capa do folheto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Para finalizar a aula organize os cordéis produzidos por assuntos e pense em exposições que permitam aos alunos manuseá-los e fazer a leitura, varais de pregadores e barbantes, ou mesmo apenas dobraduras e barbantes de modo que eles possam visualizar capa (xilogravuras) e títulos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção textual.

Materiais necessários: Prepare e imprima os textos e atividades sugeridas no plano.

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras, uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer e reproduzir, de acordo com a mensagem dos textos, as marcas da oralidade.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia.Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742>. Acesso em: 12 jan. 2019.

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126>. Acesso em: 12 jan. 2019.TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969>. Acesso em: 12 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que, nesta aula, eles farão a reescrita no texto já revisado para produzir os folhetos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para a introdução desta aula, será necessário solicitar que os alunos retomem as análises realizadas sobre a reescrita do cordel.
  • Com as análises em mãos, há necessidade de se retomar alguns conceitos para a produção do folheto.
  • Você deve lembrá-los que o texto deve ser escrito em formato de folheto e também que eles devem pensar na gravura que produzirão para ilustrá-lo.
  • Se houver disponibilidade em sua escola, os textos poderão ser digitados e impressos.
  • Você pode compartilhar com os alunos o vídeo que fala sobre a produção de um cordel. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8OHus4pCgTk>. Acesso em 17/12/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos comecem a desenvolver seus textos com base nas reescritas realizadas.
  • Se não for possível a impressão dos textos, distribua folhas de sulfite (coloridas) para que possam desenvolver o folheto.
  • Os alunos também poderão produzir a gravura que colocarão como capa do folheto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Para finalizar a aula organize os cordéis produzidos por assuntos e pense em exposições que permitam aos alunos manuseá-los e fazer a leitura, varais de pregadores e barbantes, ou mesmo apenas dobraduras e barbantes de modo que eles possam visualizar capa (xilogravuras) e títulos.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP35 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano