Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).
Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que ouvem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. A partir da produção escrita do gênero notícia na escola, é possível levar o aluno a reflexão de que reconstruir, refletir e identificar as condições de produção de um texto são habilidades importantíssimas para uma concepção de aprendizagem de língua que se filia à perspectiva enunciativo-discursivo, segundo o texto da BNCC (2017) sobre a produção de textos pertencentes à diferentes gêneros, que circulam nas diferentes mídias e esferas.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem demonstrar dificuldades em textualizar as ideias organizadas no planejamento. Na textualização será importante articular as ideias de forma coerente e coesa, além de atentar para o emprego das características do gênero notícia.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em 04 de dez. de 2018.
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o tema da aula e relembre os alunos que nesta aula será retomada a produção do jornal coletivo, como planejado na aula anterior (plano 13).
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Retome com os alunos os combinados da aula anterior: pensar ideias sobre nome para o jornal e o que acrescentar na notícia que será escrita.
- Sobre as sugestões de nomes para o jornal, relembre os alunos que a votação será realizada ao concluir o jornal mural.
- Sobre o que acrescentar na notícia, permita que os grupos conversem entre si para verificar o que trouxeram de casa, quais as sugestões, ideias, etc.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Retome com os alunos a tabela produzida na aula anterior. Caso você tenha recolhido, conforme as orientações do plano 13, entregue-as novamente aos alunos. Caso você não tenha utilizado o plano 13, conheça o plano de aula na íntegra e acesse o arquivo nos materiais complementares, para conhecer a tabela que servirá como roteiro para escrita do texto.
- Organize os alunos em grupos com 4 alunos (os mesmos grupos da aula anterior).
- Explique para os alunos que as informações que colocaram na tabela funciona como um roteiro para a elaboração da notícia. Por isso, a notícia ainda precisa ser escrita.
- Distribua as tabelas (roteiros) para os grupos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Explique aos alunos que, neste momento, eles irão criar a notícia na íntegra, baseando-se na tabela elaborada inicialmente.
- Para a escrita da notícia os grupos devem considerar a estrutura e forma de composição das notícias, citadas no slide.
- Destaque aos alunos que eles não podem modificar os fatos da notícia, reforçando a diferença entre informar e opinar, ou seja, os alunos não devem escrever com base no que “acham”, mas sim baseado em acontecimentos reais, de preferência verificados por meio de conversa com envolvidos ou checagem no local onde os fatos ocorreram.
- Para orientar a produção escrita, relembre com os alunos a pirâmide invertida, uma técnica de estruturação de texto jornalístico. Com base na pirâmide invertida, é possível compreender como funciona a disposição das informações em ordem decrescente de importância. Assim, as informações mais interessantes são utilizadas para abrir o texto jornalístico, enquanto as de menor relevância aparecem na sequência.
- Oriente os grupos para escolherem um caderno dos integrantes, para nele organizarem suas produções escritas. Ou, se preferir, entregue uma folha de papel almaço para que os alunos registrem suas produções escritas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Conforme os grupos forem concluindo os textos, oriente-os a elaborar os recursos gráficos e visuais que irão compor a notícia. Se for necessário, reserve um outro momento para finalizar a composição dos recursos visuais. Os alunos podem também finalizar gráficos, tabelas, quadros informativos ou ilustrações em casa.
- A fotografia é um dos recursos visuais mais importantes das notícias, por isso veja a possibilidade de tirar algumas fotos e imprimir na escola, de modo a compor o jornal mural na próxima aula.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Neste momento, peça para que os grupos troquem entre si as notícias elaboradas juntamente com as informações da tabela (o roteiro).
- Peça para que os grupos leiam os textos e analisem se o texto escrito está de acordo com as ideias iniciais feitas do roteiro.
- Questione:
- A notícia escrita ficou clara?
- As informações do roteiro e do texto estão coerentes? Precisa acrescentar algo? Permita que os alunos exponham suas opiniões e críticas e finalize explicando que na próxima aula, será possível revisar e reescrever o que o grupo achar necessário, antes de expor as notícias.