Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Elisa Vilalta
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Escrevendo a continuação de uma cena
Finalidade da aula: Escrever, em grupos, a continuação de uma cena da peça teatral Pluft, o fantasminha.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto Dramático
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP08, EF35LP09, EF35LP25, EF35LP26.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Neste módulo, as atividades serão centradas no planejamento, escrita e revisão de um texto dramático. Nessa aula a partir do que planejaram na aula anterior (plano LPO4_03SQA13), os alunos irão fazer a escrita da continuação da cena que assistiram.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides e cópias das atividades.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (Adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldades em escrever a continuação da cena que planejaram por não ter estruturado bem a cena, definido os personagens. Por isso, no início da atividade, você deve buscar relacionar as características do gênero com o esquema que realizaram com o planejamento do que pretendem escrever. Será importante lembrar que os textos dramáticos não são lidos durante a peça, são roteiros que norteiam a interpretação dos atores em cena (por isso a importância da colocação de diálogos e de marcadores). A maior dificuldade reside na pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode até mesmo gerar desinteresse. Os alunos podem ainda ter dificuldades em escrever a continuação da cena por não conseguir definir bem as personagens e os cenários ou não conseguir elaborar um conflito e um desfecho que siga com a lógica da cena inicial.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, R. B. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acessado em 2 de dezembro de 2018.
GRANERO, V. V. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.
Código: LPO4_03SQA14
(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
AULA 02
AULA 08
AULA 11
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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