Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Neste módulo, as atividades serão centradas no planejamento, escrita e revisão de um texto dramático. Nessa aula a partir do que planejaram na aula anterior (plano LPO4_03SQA13), os alunos irão fazer a escrita da continuação da cena que assistiram.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides e cópias das atividades.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (Adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldades em escrever a continuação da cena que planejaram por não ter estruturado bem a cena, definido os personagens. Por isso, no início da atividade, você deve buscar relacionar as características do gênero com o esquema que realizaram com o planejamento do que pretendem escrever. Será importante lembrar que os textos dramáticos não são lidos durante a peça, são roteiros que norteiam a interpretação dos atores em cena (por isso a importância da colocação de diálogos e de marcadores). A maior dificuldade reside na pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode até mesmo gerar desinteresse. Os alunos podem ainda ter dificuldades em escrever a continuação da cena por não conseguir definir bem as personagens e os cenários ou não conseguir elaborar um conflito e um desfecho que siga com a lógica da cena inicial.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, R. B. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acessado em 2 de dezembro de 2018.
GRANERO, V. V. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia. Lembre os alunos que esse módulo é composto de 3 aulas: na primeira, já produziram o esquema para a escrita de uma cena de teatro, nessa eles vão escrever a cena e na próxima haverá tempo para revisar.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Essa atividade será introduzida a partir da retomada da tabela que os alunos preencheram com as características do texto dramático e com o esquema de planejamento da continuação da cena que os alunos realizaram.
- Peça que os alunos se reúnam em seus grupos e que peguem a tabela e o planejamento.
- Pergunte: O que é necessário para escrever uma cena de um texto dramático?
- Conforme os alunos forem respondendo, anote o os pontos que os alunos forem levantando no quadro como: é importante definir cenário, personagens, haver diálogos, marcadores de cena e de fala escritos entre parênteses. Devem lembrar também que esse texto é composto de diálogos, iniciados com o nome da personagem. Não é necessário haver narrador.
- Se achar necessário, pode colocar novamente o vídeo com a cena a ser continuada.
Material complementar:
Vídeo: MACHADO, Maria Clara. Pluft, o fantasminha, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ta3yYzeY5a4. Acessado em 2 de dezembro de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 36 minutos
Orientações:
- Os alunos, em seus grupos, irão escrever a continuação da cena. Eles podem escrevê-la no seu caderno, ou na folha modelo do material complementar.
- Projete ou escreva no quadro as orientações para a escrita.
- Circule pela sala para perceber se os grupos estão conseguindo desenvolver as suas ideias e escrevê-las. Dê atenção aos grupos que apresentarem maior dificuldade.
- Nesse momento, os alunos devem escrever o seu texto de continuação da cena, com base no esquema de planejamento.
Material complementar:
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, projete ou escreva as orientações para o fechamento no quadro.
- Peça aos alunos que façam uma primeira leitura dos seus textos em seus grupos e verifiquem se o texto atendeu o planejamento que haviam feito anteriormente.
- Peça para que registrem os comentário ou que façam apontamentos para a revisão do texto.
- Informe que na próxima aula, baseados nas características da tabela que elaboraram na primeira aula, os alunos farão a revisão de seus textos e dos textos dos colegas.
Comentários:
É muito importante que, após a escrita do texto, o próprio grupo faça uma primeira leitura para que vejam se o texto faz sentido e se está de acordo com as características do texto dramático.