15587
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Interpretação do poema concreto e visual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Interpretação do poema concreto e visual

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica

Materiais necessários:

Datashow, cartolina, caneta e fita crepe. Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Poema impresso, disponível aqui

Dificuldades antecipadas: s dificuldades podem ser pelo fato de alguns alunos não conseguirem relacionar o recurso sonoro com o gráficos, isso pode ocorrer pelo fato de algum aluno não estar alfabetizado e de outros não estarem habituados a prestarem atenção em detalhes do poema. Para contribuir com o aprendizado, o professor poderá ler o texto e fazer os apontamentos necessário.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/ Leo Cunha… [et al} - Curitiba : Piá, 2012.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
  • Explicite sobre o assunto,ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.

Materiais complementares:

  • Data show ou quadro, giz ou caneta.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Para entender a importância do recurso visual, será apresentado o poema acima sem a imagem realizada pelo autor para esse texto.
  • Recorte as palavras do poema, antes de iniciar a aula.
  • Fixe o poema na parede, como está no slide. A linguagem escrita do poema se mantém. Contudo o recurso visual não apresenta a mesma disposição que o poema original. Ele será apresentado no desenvolvimento da aula.
  • Apresente o poema A chave mestra (Fábio Bahia).
  • Peça para os alunos lerem o texto.
  • Leia o texto com os alunos.
  • Pergunte para as crianças:
  • Quais as ideias centrais do texto? (Espera-se que os alunos digam que o sucesso não vem por acaso).
  • O que vocês entenderam do texto? (Espera-se que os alunos digam que para atingirmos o que desejamos, precisamos unir teoria, disposição e prática).

Fonte: BAHIA; F. Testemunho do Projétil que Matou Maiakóvski. Ilheus, BA: Mondongo, 2016.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em dupla.
  • Solicite que os alunos organizem a estrutura visual do poema.
  • Circule entre as mesas para orientar os alunos nas dúvidas que surgirem.
  • Quando tiverem concluído fale que o poema será organizado com a contribuição da turma.
  • Aos poucos você irá formar uma ilustração utilizando as palavras do poema.
  • Devagar retire as palavras “Esteja preparado” e forme o círculo interno da chave.
  • Pare a atividade e pergunte para os alunos:
  • Qual desenho está sendo formado? Por quê? (Espera-se que os alunos digam que está formando o círculo que compõe a chave).
  • Pegue a frase “Perseverança e força de vontade” , coloque-as na mesma disposição que o texto.
  • Pergunte para a turma?

-Quem quer ajudar a terminar de construir o desenho? (Espera-se que os alunos digam que querem ajudar a terminar o desenho).

  • Você selecionará cinco alunos durante a atividade.
  • Selecione uma das crianças.
  • Pergunte para os alunos:
  • Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem escolher a frase: “aliadas ao estudo e ao trabalho).
  • Ela deve colocar a frase em qual disposição no desenho? (Espera-se que as criança indiquem a posição correta).
  • Deixe que a criança disponha a frase da maneira que ela achar coerente.
  • Selecione outro aluno e faça a mesma pergunta e coloque a frase na disposição da imagem.
  • Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem pegar a frase: “são a chave mestra”).
  • Chame mais uma criança. Pergunte:
  • Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem pegar a frase: “para todas as portas”)
  • Chame mais uma criança. Pergunte:
  • Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem pegar a frase: “da realização pessoal”.).
  • Chame mais uma criança. Pergunte:
  • Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem pegar a frase:” Não espere ‘cair do céu’”.).
  • Chame mais uma criança. Pergunte:
  • Quando tiverem concluído a atividade. Diga que a disposição empregada pelos alunos é uma possibilidade. No entanto, a poeta optou pela estrutura que será apresentada neste slide.
  • Apresente o slide, ou mostre o poema no cartaz.
  • Observe a reação das crianças.
  • Pergunte para os alunos:
  • Com a imagem ficou mais fácil interpretar o poema? (Espera-se que os alunos digam que a ilustração contribui para o entendimento do texto).
  • Qual a importância do recurso gráfico para dar sentido ao texto? (Espera-se que os alunos digam que o recurso gráfico dialoga com o texto escrito, e que juntos contribuem com a interpretação do poema).

Fonte: BAHIA; F. Testemunho do Projétil que Matou Maiakóvski. Ilheus, BA: Mondongo, 2016.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Questione os alunos:
  • Vocês gostaram do trabalho? (Espera-se que os alunos digam que gostaram da atividade).
  • Antes da ilustração dava para entender sobre o que se tratava o poema? (Espera-se que os alunos digam que a ilustração ajudou na interpretação do poema).
  • Vocês notaram que o elemento visual é necessário para tornar o poema mais compreensivo? (Espera-se que os alunos digam que o elemento visual dialoga com o texto, tornando-o mais compreensivo).
  • Qual parte do poema você observou que o texto apresenta um significado diferente do qual foi empregado? (Espera-se que os alunos digam que O termo “cair do céu” apresenta um significado diferenciado).
  • Escolha um dos alunos para anotar essas impressões em um cartaz.
  • Leia o que os alunos escreveram para a turma toda.
  • Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica

Materiais necessários:

Datashow, cartolina, caneta e fita crepe. Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Poema impresso, disponível aqui

Dificuldades antecipadas: s dificuldades podem ser pelo fato de alguns alunos não conseguirem relacionar o recurso sonoro com o gráficos, isso pode ocorrer pelo fato de algum aluno não estar alfabetizado e de outros não estarem habituados a prestarem atenção em detalhes do poema. Para contribuir com o aprendizado, o professor poderá ler o texto e fazer os apontamentos necessário.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/ Leo Cunha… [et al} - Curitiba : Piá, 2012.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
  • Explicite sobre o assunto,ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.

Materiais complementares:

  • Data show ou quadro, giz ou caneta.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Para entender a importância do recurso visual, será apresentado o poema acima sem a imagem realizada pelo autor para esse texto.
  • Recorte as palavras do poema, antes de iniciar a aula.
  • Fixe o poema na parede, como está no slide. A linguagem escrita do poema se mantém. Contudo o recurso visual não apresenta a mesma disposição que o poema original. Ele será apresentado no desenvolvimento da aula.
  • Apresente o poema A chave mestra (Fábio Bahia).
  • Peça para os alunos lerem o texto.
  • Leia o texto com os alunos.
  • Pergunte para as crianças:
  • Quais as ideias centrais do texto? (Espera-se que os alunos digam que o sucesso não vem por acaso).
  • O que vocês entenderam do texto? (Espera-se que os alunos digam que para atingirmos o que desejamos, precisamos unir teoria, disposição e prática).

Fonte: BAHIA; F. Testemunho do Projétil que Matou Maiakóvski. Ilheus, BA: Mondongo, 2016.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em dupla.
  • Solicite que os alunos organizem a estrutura visual do poema.
  • Circule entre as mesas para orientar os alunos nas dúvidas que surgirem.
  • Quando tiverem concluído fale que o poema será organizado com a contribuição da turma.
  • Aos poucos você irá formar uma ilustração utilizando as palavras do poema.
  • Devagar retire as palavras “Esteja preparado” e forme o círculo interno da chave.
  • Pare a atividade e pergunte para os alunos:
  • Qual desenho está sendo formado? Por quê? (Espera-se que os alunos digam que está formando o círculo que compõe a chave).
  • Pegue a frase “Perseverança e força de vontade” , coloque-as na mesma disposição que o texto.
  • Pergunte para a turma?

-Quem quer ajudar a terminar de construir o desenho? (Espera-se que os alunos digam que querem ajudar a terminar o desenho).

  • Você selecionará cinco alunos durante a atividade.
  • Selecione uma das crianças.
  • Pergunte para os alunos:
  • Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem escolher a frase: “aliadas ao estudo e ao trabalho).
  • Ela deve colocar a frase em qual disposição no desenho? (Espera-se que as criança indiquem a posição correta).
  • Deixe que a criança disponha a frase da maneira que ela achar coerente.
  • Selecione outro aluno e faça a mesma pergunta e coloque a frase na disposição da imagem.
  • Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem pegar a frase: “são a chave mestra”).
  • Chame mais uma criança. Pergunte:
  • Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem pegar a frase: “para todas as portas”)
  • Chame mais uma criança. Pergunte:
  • Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem pegar a frase: “da realização pessoal”.).
  • Chame mais uma criança. Pergunte:
  • Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem pegar a frase:” Não espere ‘cair do céu’”.).
  • Chame mais uma criança. Pergunte:
  • Quando tiverem concluído a atividade. Diga que a disposição empregada pelos alunos é uma possibilidade. No entanto, a poeta optou pela estrutura que será apresentada neste slide.
  • Apresente o slide, ou mostre o poema no cartaz.
  • Observe a reação das crianças.
  • Pergunte para os alunos:
  • Com a imagem ficou mais fácil interpretar o poema? (Espera-se que os alunos digam que a ilustração contribui para o entendimento do texto).
  • Qual a importância do recurso gráfico para dar sentido ao texto? (Espera-se que os alunos digam que o recurso gráfico dialoga com o texto escrito, e que juntos contribuem com a interpretação do poema).

Fonte: BAHIA; F. Testemunho do Projétil que Matou Maiakóvski. Ilheus, BA: Mondongo, 2016.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Questione os alunos:
  • Vocês gostaram do trabalho? (Espera-se que os alunos digam que gostaram da atividade).
  • Antes da ilustração dava para entender sobre o que se tratava o poema? (Espera-se que os alunos digam que a ilustração ajudou na interpretação do poema).
  • Vocês notaram que o elemento visual é necessário para tornar o poema mais compreensivo? (Espera-se que os alunos digam que o elemento visual dialoga com o texto, tornando-o mais compreensivo).
  • Qual parte do poema você observou que o texto apresenta um significado diferente do qual foi empregado? (Espera-se que os alunos digam que O termo “cair do céu” apresenta um significado diferenciado).
  • Escolha um dos alunos para anotar essas impressões em um cartaz.
  • Leia o que os alunos escreveram para a turma toda.
  • Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano :

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano