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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Receita: produção escrita

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre produção escrita de receita

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), folhas de papel sulfite com pauta, canetas hidrocores e/ou lápis de cor.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá dificultar na escrita autônoma.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: <http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora>. Acesso em: 30 jul /2018.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Souza. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp.127 - 142.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade IV. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf>. Acesso em 30 jul 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Escreva no quadro o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão produzir a receita culinária conforme o planejamento realizado.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Projete, com auxílio de data show, o vídeo animado “Do livro Poemas e comidinhas, Caldeirão da bruxa Roseana Murray” (disponível em materiais complementares). Na impossibilidade de projeção, exiba o vídeo no aparelho de TV.
  • Informe à turma que “Caldeirão da bruxa” é um dos poemas presentes no livro “Poemas e Comidinhas” e que esse texto foi criado pela autora Roseana Murray em parceria com seu filho André Murray, que é um Chef de cozinha.
  • Promova uma breve roda de conversa questionando os alunos se já leram esse texto, se conhecem o livro ou a autora, se gostaram do vídeo e do conteúdo trazido.
  • Comente com a turma que o texto apresentado possui elementos característicos de uma receita, porém escritos de forma poética. Solicite que identifiquem quais são os ingredientes colocados na receita da bruxa e liste os mesmos no quadro. Questione os alunos acerca das quantidades e, se necessário, apresente o vídeo novamente para verificarem essas informações por meio das imagens animadas. Coletivamente, sendo escriba da turma, elabore o modo de preparo feito pela bruxa, tendo tais informações também registradas no quadro para possíveis consultas posteriores.
  • Leia junto com os alunos a receita produzida a partir do vídeo assistido para verificação da coerência e da presença dos elementos compositores principais desse gênero abordado (título, ingredientes, modo de preparo e verbos no imperativo). Se necessário, reelabore trechos ou partes do texto a partir das discussões e sugestões da turma.

Materiais complementares: Do livro Poemas e Comidinhas, caldeirão da bruxa Roseana Murray. Disponível em: <http://roseanamurray.com/site/index.php/2009/10/26/do-livro-poemas-e-comidinhas-caldeirao-da-bruxa/>. Acesso em: 05 dez 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas produtivas para que seja iniciada a produção escrita das receitas de comidas apetitosas para bruxas.
  • Retome com os alunos que a ideia é criar receitas do mundo do faz-de-conta, inventando seu conteúdo, mas mantendo a estrutura característica desse texto culinário (título, lista e medidas dos ingredientes, modo de preparo na ordem de execução e verbos no imperativo).
  • Solicite que retomem o planejamento realizado, relembrando os aspectos planejados anteriormente em relação ao título, ilustração, ingredientes e procedimentos que serão utilizados. Oriente a turma que, caso ocorra novas ideias, alterações no planejamento poderão ser realizadas, mas deverão ser validadas pelo professor antes de serem executadas.
  • Distribua a cada dupla uma folha sulfite pautada para que possam iniciar a primeira escrita da receita que produzirão. Circule por entre os alunos no decorrer da produção escrita, a fim de verificar se a atividade está sendo desenvolvida conforme o esperado. Se necessário, retome individualmente com cada dupla os aspectos por elas planejados e auxilie na organização textual e no imaginário dos alunos. Para tanto, utilize como exemplo a receita da bruxa explorada no início da aula e que se encontra registrada no quadro.
  • Oriente que os alunos releiam o texto durante e após a escrita da receita para que possam realizar eventuais adequações para melhoria da qualidade textual, sendo por fim produzida a ilustração da comida criada (o que também é característico em uma receita culinária).

Material complementar: Folhas sulfites pautadas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Proponha a cada dupla que observe se o texto escrito, mesmo possuindo conteúdo característico “do mundo do faz-de-conta”, apresenta elementos compositores comuns a uma receita culinária. Para auxiliar nesta reflexão, projete ou transcreva no quadro questões que auxiliem os alunos a avaliar se consideraram tais aspectos no decorrer da produção textual que fizeram. Discuta com a turma possíveis casos de inadequações que forem surgindo, ressaltando que poderão realizar as alterações necessárias no momento da revisão textual.
  • Encerre a aula relembrando a turma que os textos por eles produzidos, após passarem pelo processo de revisão, farão parte de um livro de receitas culinárias que será divulgado entre os alunos da escola e seus familiares.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), folhas de papel sulfite com pauta, canetas hidrocores e/ou lápis de cor.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá dificultar na escrita autônoma.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: <http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora>. Acesso em: 30 jul /2018.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Souza. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp.127 - 142.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade IV. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf>. Acesso em 30 jul 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Escreva no quadro o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão produzir a receita culinária conforme o planejamento realizado.

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Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Projete, com auxílio de data show, o vídeo animado “Do livro Poemas e comidinhas, Caldeirão da bruxa Roseana Murray” (disponível em materiais complementares). Na impossibilidade de projeção, exiba o vídeo no aparelho de TV.
  • Informe à turma que “Caldeirão da bruxa” é um dos poemas presentes no livro “Poemas e Comidinhas” e que esse texto foi criado pela autora Roseana Murray em parceria com seu filho André Murray, que é um Chef de cozinha.
  • Promova uma breve roda de conversa questionando os alunos se já leram esse texto, se conhecem o livro ou a autora, se gostaram do vídeo e do conteúdo trazido.
  • Comente com a turma que o texto apresentado possui elementos característicos de uma receita, porém escritos de forma poética. Solicite que identifiquem quais são os ingredientes colocados na receita da bruxa e liste os mesmos no quadro. Questione os alunos acerca das quantidades e, se necessário, apresente o vídeo novamente para verificarem essas informações por meio das imagens animadas. Coletivamente, sendo escriba da turma, elabore o modo de preparo feito pela bruxa, tendo tais informações também registradas no quadro para possíveis consultas posteriores.
  • Leia junto com os alunos a receita produzida a partir do vídeo assistido para verificação da coerência e da presença dos elementos compositores principais desse gênero abordado (título, ingredientes, modo de preparo e verbos no imperativo). Se necessário, reelabore trechos ou partes do texto a partir das discussões e sugestões da turma.

Materiais complementares: Do livro Poemas e Comidinhas, caldeirão da bruxa Roseana Murray. Disponível em: <http://roseanamurray.com/site/index.php/2009/10/26/do-livro-poemas-e-comidinhas-caldeirao-da-bruxa/>. Acesso em: 05 dez 2018.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas produtivas para que seja iniciada a produção escrita das receitas de comidas apetitosas para bruxas.
  • Retome com os alunos que a ideia é criar receitas do mundo do faz-de-conta, inventando seu conteúdo, mas mantendo a estrutura característica desse texto culinário (título, lista e medidas dos ingredientes, modo de preparo na ordem de execução e verbos no imperativo).
  • Solicite que retomem o planejamento realizado, relembrando os aspectos planejados anteriormente em relação ao título, ilustração, ingredientes e procedimentos que serão utilizados. Oriente a turma que, caso ocorra novas ideias, alterações no planejamento poderão ser realizadas, mas deverão ser validadas pelo professor antes de serem executadas.
  • Distribua a cada dupla uma folha sulfite pautada para que possam iniciar a primeira escrita da receita que produzirão. Circule por entre os alunos no decorrer da produção escrita, a fim de verificar se a atividade está sendo desenvolvida conforme o esperado. Se necessário, retome individualmente com cada dupla os aspectos por elas planejados e auxilie na organização textual e no imaginário dos alunos. Para tanto, utilize como exemplo a receita da bruxa explorada no início da aula e que se encontra registrada no quadro.
  • Oriente que os alunos releiam o texto durante e após a escrita da receita para que possam realizar eventuais adequações para melhoria da qualidade textual, sendo por fim produzida a ilustração da comida criada (o que também é característico em uma receita culinária).

Material complementar: Folhas sulfites pautadas.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Proponha a cada dupla que observe se o texto escrito, mesmo possuindo conteúdo característico “do mundo do faz-de-conta”, apresenta elementos compositores comuns a uma receita culinária. Para auxiliar nesta reflexão, projete ou transcreva no quadro questões que auxiliem os alunos a avaliar se consideraram tais aspectos no decorrer da produção textual que fizeram. Discuta com a turma possíveis casos de inadequações que forem surgindo, ressaltando que poderão realizar as alterações necessárias no momento da revisão textual.
  • Encerre a aula relembrando a turma que os textos por eles produzidos, após passarem pelo processo de revisão, farão parte de um livro de receitas culinárias que será divulgado entre os alunos da escola e seus familiares.

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