15445
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Um novo soneto: finalização da paródia ou paráfrase

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Um novo soneto: finalização da paródia ou paráfrase

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danielle Lima De Vasconcelos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui). 

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.

Introdução
No mesmo arquivo (vídeo ou áudio), peça que os alunos resgatem o texto produzido na aula anterior (de acordo com as orientações do plano disponível aqui) e façam uma revisão conforme as orientações presentes no slide Introdução, enfatizando a métrica e a rima.

Desenvolvimento
No mesmo arquivo de áudio ou de vídeo (ou em mensagem de texto), peça que os alunos reescrevam os seus poemas, de forma a corrigir os possíveis problemas encontrados na revisão. Oriente-os que, quando acabarem a revisão, reescrevam os seus textos, compartilhando-os com o professor por meio de um link e/ou QR code (para isso, observe os tutoriais anexados ao plano de aula no slide Desenvolvimento), que podem ser enviados por e-mail ou como mensagem de texto em alguma rede social.

Fechamento
Quando todos os alunos tiverem mandado o link e/ou o QR code, disponibilize, por meio de mensagem de texto (no WhatsApp, por exemplo), os links dos poemas para que todos consigam ter acesso eletrônico aos textos produzidos. Sugira que os alunos divulgem os links em redes sociais e grupos de WhatsApp.

Convite às famílias
Toda a família pode se reunir para ler os textos produzidos pelos colegas de classe. Além disso, a família pode auxiliar na revisão do texto, dando opiniões e dicas para que o poema se torne mais acessível ao público em geral.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_02SQA15

(EF89LP36) Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas