Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Produção de vlogs
Finalidade da aula: Demonstrar o domínio do gênero através da produção de vlogs voltados ao público jovem, com base em roteiro escrito, a fim de utilizar diferentes recursos linguísticos e semióticos na sua composição.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resenha/Vlog
Objeto(s) do conhecimento: Produção de vlogs
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP10
Sobre esta aula: esta é a décima-primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Smartphones e câmeras digitais.
Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.
Dificuldades antecipadas: Os alunos ainda podem demonstrar falta de familiaridade com o gênero. Desse modo, sugerimos que se faça a indicação de alguns vídeos, para familiarizá-los com o formato. Boas sugestões:
Referências sobre o assunto:
BEZERRA, Larissa Layane; SANTOS, Ronaldo Bispo. Um Estudo Sobre Vlogs e Sua Influência na Cultura Participativa. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-0226-1.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
DORNELLES, Juliano Paz. O FENÔMENO VLOG NO YOUTUBE Análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4599/1/464433.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
Código: LPO9_10SQA11
(EF69LP10) Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.
AULA 02
AULA 08
AULA 12
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes