15357
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão de um Conto de humor

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição.

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana do Nascimento Ramos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico literário. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários:

  • Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço -, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: É provável que os alunos apresentem certa resistência para o trabalho de revisão ou manifestem a preocupação em apenas corrigir os aspectos ortográficos, por exemplo.

Referências sobre o assunto:

  • BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Comece a aula pedindo que um aluno leia o tema da aula em voz alta e veja a reação que ele provoca.
  • Pergunte se existe alguma coisa de estranha com as frases. As palavras estão escritas e pontuadas corretamente? Como corrigi-las? Corrija-as com os alunos.
  • Depois disso, provoque-os a pensar em: O que é revisar alguma coisa? Qual a diferença entre revisar e corrigir um texto?
  • Espera-se que o aluno chegue à conclusão que revisar algo, como o próprio prefixo aponta, é ver ou visar algo pela segunda vez, e que esta ação servirá para avaliarmos se algo precisa de ajuste, reconsiderações, correções etc. O aluno deve entender que a correção é apenas um dos aspectos da revisão, já que esta ação exige um trabalho mais abrangente: revisar não é apenas corrigir o texto com base em possíveis erros, mas melhorar sua estrutura com base em aspectos que vão desde a correção ortográfica até o uso de figuras de linguagem (no caso do Conto de humor, por exemplo, o uso da ironia). A edição é a seleção e organização desta melhoria feita ao longo do processo de revisão.
  • Para esta aula, é necessário que os alunos tenham preparado previamente um Conto de humor. É altamente recomendável, portanto, que o professor siga a sequência de Produção textual que contempla as aulas 13, 14 e 15.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Projete este slide para os alunos.
  • Peça para que um aluno procure dizer do que se trata.
  • Pergunte se os outros alunos compartilham desta opinião.
  • Caso eles não reconheçam que se trata de uma ilustração de uma possível revisão textual, instigue-os a pensar com perguntas do tipo: O que seriam todas estas figuras geométricas? E estes traços? E as cores, para que servem? Para que servem empregadas no corpo do texto? Elas separam o texto em partes?
  • Espera-se que o aluno entenda que a revisão textual é um processo que passa, basicamente, por algumas ações: reler, reescrever, rabiscar, corrigir, organizar e editar. Para tanto, podemos utilizar algumas marcações tais como: cores diferentes, rasuras, setas e tabelas para cada processo. Por exemplo, podemos indicar com flechas o deslocamento de palavras ou frases.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Separe os alunos em duplas. Caso o professor já tenha desenvolvido as aulas 13 e 14, as duplas deverão permanecer as mesmas.
  • Explique a atividade para os alunos: eles irão revisar, corrigir e editar o Conto de humor preparado por seu companheiro de dupla.
  • Distribua os contos para seus respectivos editores, de acordo com as duplas.
  • Antes de os alunos iniciarem as atividades, oriente-os para que levem em consideração, nas revisões, tudo o que aprenderam nas aulas de Língua Portuguesa, desde a produção textual até os aspectos linguísticos e textuais: coesão, adequação vocabular, discurso direto e indireto, aspectos da oralidade, vozes textuais etc.
  • Caso os alunos já tenham feito o planejamento presente nas aulas 13 e 14, eles agora poderão usar este esqueleto para ajudá-los (lembre-os de que o conto que cada aluno planejou foi inspirado na história contada por sua respectiva dupla).
  • As duplas podem se comunicar durante o exercício mas a ideia é que cada um revise o conto do colega, e não o contrário. Isso ajudará na isenção da revisão, que partirá de um “olhar de fora” do texto.
  • Enquanto os alunos executam a atividade, percorra a sala de aula para atender às dúvidas pontuais das duplas.

Material complementar: Será necessário um Conto de humor produzido previamente por cada aluno. Caso haja também o planejamento do conto, poderá ser utilizado para consulta. A tabela de planejamento você encontra aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Para o fechamento desta aula, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade.
  • Em seguida, peça para que façam um breve relato da atividade, e contem o que aprenderam nesta fase de revisão do texto e de todo o processo de planejamento, produção e revisão do conto, caso tenham feito.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico literário. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários:

  • Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço -, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: É provável que os alunos apresentem certa resistência para o trabalho de revisão ou manifestem a preocupação em apenas corrigir os aspectos ortográficos, por exemplo.

Referências sobre o assunto:

  • BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Comece a aula pedindo que um aluno leia o tema da aula em voz alta e veja a reação que ele provoca.
  • Pergunte se existe alguma coisa de estranha com as frases. As palavras estão escritas e pontuadas corretamente? Como corrigi-las? Corrija-as com os alunos.
  • Depois disso, provoque-os a pensar em: O que é revisar alguma coisa? Qual a diferença entre revisar e corrigir um texto?
  • Espera-se que o aluno chegue à conclusão que revisar algo, como o próprio prefixo aponta, é ver ou visar algo pela segunda vez, e que esta ação servirá para avaliarmos se algo precisa de ajuste, reconsiderações, correções etc. O aluno deve entender que a correção é apenas um dos aspectos da revisão, já que esta ação exige um trabalho mais abrangente: revisar não é apenas corrigir o texto com base em possíveis erros, mas melhorar sua estrutura com base em aspectos que vão desde a correção ortográfica até o uso de figuras de linguagem (no caso do Conto de humor, por exemplo, o uso da ironia). A edição é a seleção e organização desta melhoria feita ao longo do processo de revisão.
  • Para esta aula, é necessário que os alunos tenham preparado previamente um Conto de humor. É altamente recomendável, portanto, que o professor siga a sequência de Produção textual que contempla as aulas 13, 14 e 15.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Projete este slide para os alunos.
  • Peça para que um aluno procure dizer do que se trata.
  • Pergunte se os outros alunos compartilham desta opinião.
  • Caso eles não reconheçam que se trata de uma ilustração de uma possível revisão textual, instigue-os a pensar com perguntas do tipo: O que seriam todas estas figuras geométricas? E estes traços? E as cores, para que servem? Para que servem empregadas no corpo do texto? Elas separam o texto em partes?
  • Espera-se que o aluno entenda que a revisão textual é um processo que passa, basicamente, por algumas ações: reler, reescrever, rabiscar, corrigir, organizar e editar. Para tanto, podemos utilizar algumas marcações tais como: cores diferentes, rasuras, setas e tabelas para cada processo. Por exemplo, podemos indicar com flechas o deslocamento de palavras ou frases.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Separe os alunos em duplas. Caso o professor já tenha desenvolvido as aulas 13 e 14, as duplas deverão permanecer as mesmas.
  • Explique a atividade para os alunos: eles irão revisar, corrigir e editar o Conto de humor preparado por seu companheiro de dupla.
  • Distribua os contos para seus respectivos editores, de acordo com as duplas.
  • Antes de os alunos iniciarem as atividades, oriente-os para que levem em consideração, nas revisões, tudo o que aprenderam nas aulas de Língua Portuguesa, desde a produção textual até os aspectos linguísticos e textuais: coesão, adequação vocabular, discurso direto e indireto, aspectos da oralidade, vozes textuais etc.
  • Caso os alunos já tenham feito o planejamento presente nas aulas 13 e 14, eles agora poderão usar este esqueleto para ajudá-los (lembre-os de que o conto que cada aluno planejou foi inspirado na história contada por sua respectiva dupla).
  • As duplas podem se comunicar durante o exercício mas a ideia é que cada um revise o conto do colega, e não o contrário. Isso ajudará na isenção da revisão, que partirá de um “olhar de fora” do texto.
  • Enquanto os alunos executam a atividade, percorra a sala de aula para atender às dúvidas pontuais das duplas.

Material complementar: Será necessário um Conto de humor produzido previamente por cada aluno. Caso haja também o planejamento do conto, poderá ser utilizado para consulta. A tabela de planejamento você encontra aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Para o fechamento desta aula, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade.
  • Em seguida, peça para que façam um breve relato da atividade, e contem o que aprenderam nesta fase de revisão do texto e de todo o processo de planejamento, produção e revisão do conto, caso tenham feito.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano