Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico literário. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço -, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: É provável que os alunos apresentem certa resistência para o trabalho de revisão ou manifestem a preocupação em apenas corrigir os aspectos ortográficos, por exemplo.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Comece a aula pedindo que um aluno leia o tema da aula em voz alta e veja a reação que ele provoca.
- Pergunte se existe alguma coisa de estranha com as frases. As palavras estão escritas e pontuadas corretamente? Como corrigi-las? Corrija-as com os alunos.
- Depois disso, provoque-os a pensar em: O que é revisar alguma coisa? Qual a diferença entre revisar e corrigir um texto?
- Espera-se que o aluno chegue à conclusão que revisar algo, como o próprio prefixo aponta, é ver ou visar algo pela segunda vez, e que esta ação servirá para avaliarmos se algo precisa de ajuste, reconsiderações, correções etc. O aluno deve entender que a correção é apenas um dos aspectos da revisão, já que esta ação exige um trabalho mais abrangente: revisar não é apenas corrigir o texto com base em possíveis erros, mas melhorar sua estrutura com base em aspectos que vão desde a correção ortográfica até o uso de figuras de linguagem (no caso do Conto de humor, por exemplo, o uso da ironia). A edição é a seleção e organização desta melhoria feita ao longo do processo de revisão.
- Para esta aula, é necessário que os alunos tenham preparado previamente um Conto de humor. É altamente recomendável, portanto, que o professor siga a sequência de Produção textual que contempla as aulas 13, 14 e 15.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:
- Projete este slide para os alunos.
- Peça para que um aluno procure dizer do que se trata.
- Pergunte se os outros alunos compartilham desta opinião.
- Caso eles não reconheçam que se trata de uma ilustração de uma possível revisão textual, instigue-os a pensar com perguntas do tipo: O que seriam todas estas figuras geométricas? E estes traços? E as cores, para que servem? Para que servem empregadas no corpo do texto? Elas separam o texto em partes?
- Espera-se que o aluno entenda que a revisão textual é um processo que passa, basicamente, por algumas ações: reler, reescrever, rabiscar, corrigir, organizar e editar. Para tanto, podemos utilizar algumas marcações tais como: cores diferentes, rasuras, setas e tabelas para cada processo. Por exemplo, podemos indicar com flechas o deslocamento de palavras ou frases.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Separe os alunos em duplas. Caso o professor já tenha desenvolvido as aulas 13 e 14, as duplas deverão permanecer as mesmas.
- Explique a atividade para os alunos: eles irão revisar, corrigir e editar o Conto de humor preparado por seu companheiro de dupla.
- Distribua os contos para seus respectivos editores, de acordo com as duplas.
- Antes de os alunos iniciarem as atividades, oriente-os para que levem em consideração, nas revisões, tudo o que aprenderam nas aulas de Língua Portuguesa, desde a produção textual até os aspectos linguísticos e textuais: coesão, adequação vocabular, discurso direto e indireto, aspectos da oralidade, vozes textuais etc.
- Caso os alunos já tenham feito o planejamento presente nas aulas 13 e 14, eles agora poderão usar este esqueleto para ajudá-los (lembre-os de que o conto que cada aluno planejou foi inspirado na história contada por sua respectiva dupla).
- As duplas podem se comunicar durante o exercício mas a ideia é que cada um revise o conto do colega, e não o contrário. Isso ajudará na isenção da revisão, que partirá de um “olhar de fora” do texto.
- Enquanto os alunos executam a atividade, percorra a sala de aula para atender às dúvidas pontuais das duplas.
Material complementar: Será necessário um Conto de humor produzido previamente por cada aluno. Caso haja também o planejamento do conto, poderá ser utilizado para consulta. A tabela de planejamento você encontra aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Para o fechamento desta aula, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade.
- Em seguida, peça para que façam um breve relato da atividade, e contem o que aprenderam nesta fase de revisão do texto e de todo o processo de planejamento, produção e revisão do conto, caso tenham feito.